Boavista tenta evitar que Estádio do Bessa vá a leilão | Relvado

Boavista tenta evitar que Estádio do Bessa vá a leilão

 


Boavista tenta evitar que Estádio do Bessa vá a leilão
A direcção do Boavista está a tentar impugnar, em nome dos sócios do clube, a venda em hasta pública do Estádio do Bessa. O leilão está agendado para 20 de Novembro com uma base de licitação de 28,1 milhões de euros. Os responsáveis axadrezados argumentam que a infra-estrutura é do clube e não da SAD e que portanto não podia ser dada como garantia para o pagamento das dívidas fiscais da ordem dos 5 milhões de euros.





O Estádio do Bessa foi apresentado como garantia ao Estado em 2005 no âmbito do Plano Extrajudicial de Conciliação que visava o pagamento das dívidas do clube ao Fisco e à Segurança Social. João Loureiro era então presidente do Boavista, mas o actual Conselho Fiscal axadrezado entende que ess procedimento não foi validado pelos sócios em Assembleia-Geral e que portanto foi ilegal.



II Liga:

Comentários [24]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Nojo

O Palácio da Bolsa serve quinta-feira de casa emprestada do Boavista para um jantar de angariação de fundos, que irá contar com a presença de mais de 330 apoiantes, entre os quais o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio.

As sad's.

Todos os clubes que tem sad, fazem isso. Alugam o estádio ao clube para no caso de acontecer alguma coisa, o estádio é do clube e não da sad. Maneira de acautelar o futuro. Agora o estado portugues é que aceita tudo sem ver o que está a aceitar.

Estes

e o estrela é para fechar as portas. Que venham clubes honestos e cumpridores.

Ironia

Garantias de pagamento à parte, o destino tem destas coisas. O único estádio que não teve dinheiro dos contribuintes na sua remodelação, corre o risco de ir parar às mãos do estado.

Re: Ironia

se tivessem feito um estádio como o do Gil Vicente (que tb não teve tanta comparticipação como os outros) se calhar não estavam nesta situação.

Re: Ironia

Se a tua azia não te toldasse a "boa vista" saberias que sem Estádio do Bessa não haveria Euro 2004...

Não teve???

Diz-me lá, de onde tiraste essas brilhantes conclusões?

Re: Não teve???

Até teve, os 25% do Estado e umas pequenas contribuições da câmara. O que se pode dizer é que essas ajudas municipais foram migalhas comparadas com todas as outras, em especial com o FCP, que ganhou 87 milhões de euros da CMP, contra 1,5 milhões para o BFC.

Re: Não teve??? 14 milhões são migalhas?

Teve direito a 25% do total do custo, como qualquer promotor privado. OK, será o meu conceito de migalha que está desactualizado. http://2.bp.blogspot.com/_e9X_60sbE_s/SJzKirmR1FI/AAAAAAAABvU/qgXIt3AT8Nk/s1600-h/bessa+trib+contas.bmp, quadro retirado do relatório do Tribunal de Contas. Vê os totais, embora existam dados não disponíveis. Há coisas fantásticas, não há?

Re: Não teve??? 14 milhões são migalhas?

Que blog é esse? Mais ainda quando não se consegue aceder ao mesmo... Que eu saiba - e garanto-te que sei - o Estádio do Restelo recebeu mais verbas estatais e camarárias, tão somente para receber os treinos da Seleção de Itália, que o Estádio do Bessa. Que as obras no Bessa representaram 4% do bolo total... Que, por imposição da UEFA, o Estádio do Bessa teve que alterar o projecto inicial e aumentart a capacidade em cerca de 8.000 lugares para perfazer os 30.000 lugares exigidos pela UEFA. Pena que não tivesses lido a parte em que o Tribunal de Contas afirma - mesmo que em letra muito miudinha - que o Boavista foi de longe o clube mais prejudicado no Euro.

não é blog

foi um print screen do Relatório que alguém deve ter feito upload para o blogger. O gráfico está, mais ou menos, na pag. 90 do relatório de 2005. O Boavista disse que o estádio custava 50 e tal milhões, recebeu directamente 25% disso, tal como qualquer promotor privado (que eram só mais 3, nem deves incluir os seis estádios municipais). Em relação ao desfavorecimento municipal nos apoios indirectos, não sei o que queres mais que te diga, já falámos disso aqui. Mas achas que o Nandinho Gomes e o Nuno Cardoso iam beneficiar quem? O TC é bem claro nesse aspecto, mas se os portuenses gostavam deles, não havia nada a fazer. O Rio ganhou em 2005 completamente sem o prever. E no fundo, alguém obrigou o Boavista a candidatar o seu estádio? Não deviam os seus dirigentes ter feito contas ao dinheiro que tinham e iam ter? O Sorting, antes do Euro, tinha planeado construir um estádio de 40 mil lugares, e aumentou-o para 50 mil pelas mesmas exigências da UEFA. E depois? A Cãmara de Leiria tinha uma bancada temporária por causa da mesma exigência da UEFA, agora já não existe, será parte de um grande centro comercial a construir. E o que aconteceu aos terrenos que o Valentim tinha comprado na década de 70 para o Boavista à volta do estádio? Quanto dinheiro recebeu o Boavista pelas 3 torres que se vêem ao lado do estádio? Isso é que vocês, sócios preocupados, também deviam querer saber. Bem como o papel dos restantes mebros dos órgãos sociais, Conselho Fiscal em especial, que devia servir para mais do que dizer amén Dr. João.

rETIRADO DO rELATÓRIO DO tRIBUNAL DE cONTAS

ao EURO 2004 34 Un: Euros Encargo Público Global Componente Valor % Estádios 384.216.055 37,09 Estacionamentos 36.687.478 3,54 Acessibilidades 228.633.568 22,07 Outras Infra-estruturas 31.648.587 3,06 VAL Encargos financeiros 59.750.000 5,77 Animação e promoção das cidades 6.406.186 0,62 Outros investimentos Euro 2004 57.096.613 5,51 Futebol Clube do Porto 88.379.146 Boavista Futebol Clube 1.009.750 Execução do PPA 62.840.070 Apoios indirectos CM Porto 152.228.966 14,70 Sport Lisboa e Benfica 49.503.360 Sporting Clube de Portugal 10.061.900 Apoios indirectos CM Lisboa 59.565.260 5,75 Bonificação de juros - Promotores Privados 16.646.321 1,61 Bonificação de juros - Promotores Públicos 2.939.476 0,28 Total 1.035.818.511 100,00 Face ao que precede, verifica-se que o encargo público com o projecto Euro 2004 foi de, pelo menos, 1,035 mil milhões de euros. Da observação do quadro anterior resulta que a maior fatia do encargo público global foi aplicada na construção dos estádios, 37,09%. Considerando as três componentes principais da construção, os estádios, os estacionamentos e as acessibilidades tal percentagem aumenta para 62,71%. Destaca-se ainda o elevado montante de custos suportados pela Câmara do Porto, ao nível da execução do Plano de Pormenor das Antas, 62,8 milhões de euros e de apoios indirectos concedidos pela CM do Porto e pela CM de Lisboa, no valor global de 148,9 milhões de euros, aos clubes privados, nomeadamente ao FCP, SLB, SCP e BFC, embora este último tenha recebido montantes bastantes inferiores aos outros três, conforme se observa no quadro anterior e se desenvolver no capitulo 3 deste relatório. Já o valor actual dos encargos financeiros atinge quase 6% do encargo público global e no fundo representa o custo do financiamento de longo prazo necessário para a realização das obras em apreço, a valores actuais. Por último, não se pode ainda deixar de

Re: não é blog

Relativamente aos terrenos e mais uma vez para evitar a não realização do Euro em Portugal o Boavista FC cedeu para a edificação das acessibilidades ao Est. Bessa o triplo em mt2 do que aqueles que recebeu da CMP no regime de permuta... Ou seja ficamos com um determinado terreno e tivemos que ceder o triplo... Já agora esses números pecam logo por gritante erro nos valores que o SCP recebeu... Já te disse e reafirmo o CFBelenenses recebeu mais para providenciar condições para a seleção italiana utilizar o Restelo como "Centro de Estágio" que o BFC... Quando falas em 25% tal sucedia antes de se saber que o Estado no que concerna às cadeiras e com o mesmo modelo e a mesma empresa que as vendeu, os 3 grandes receberam 75% de ajuda e o BFC apenas 25%...logo aqui gritante discrepância... Depois tais contas foram efectuadas antes do seu término, toda a gente recorda das queixas efectuadas, o Boavista foi o primeiro clube a erigir o novo estádio e o último a inaugurá-lo precisamente por causa dos atrasos nas entregas das verbas e nas promessas nunca passadas para o papel que fizeram aos dirigentes axadrezados... Mais os tais 25% de ajudas quando as obras terminaram e devido à inflação e aumento de custo das mesmas traduziram-se apenas em 13% do valor das verbas...logo menos 12% do que deveria ter recebido.

Re: não é blog

Mais 4 questões: - acabou por não ficar o que tinha escrito, o relatório está incompleto em relação aos benefícios indirectos dos clubes de Lisboa porque ainda não tinham sido todos contabilizados (nem hoje, aliás, pelo menos em relação ao Sporting, por causa da questão que chegou ao tribunal arbitral) - sobre o Belenenses desconheço completamente, agora terão recebido mais de CATORZE MILHÕES? - em relação ao acréscimo de custos, o Governo disse claramente que pagava sobre o orçamento inicial e não ia suportar as derrapagens orçamentais. - Não respondeste a isto: E o que aconteceu aos terrenos que o Valentim tinha comprado na década de 70 para o Boavista à volta do estádio? Quanto dinheiro recebeu o Boavista pelas 3 torres que se vêem ao lado do estádio? . Isso não terá ido tudo para acessibilidades. E estou a falar das torres com pelos menos 20 andares, brancas, que se vêem do lado direito da estrada quando se vai da Arrábida para Viana. Em relação ao que escreves em baixo, não se percebe muito bem por causa da desformatação, mas a ideia que dá é que o Boavista está para o Porto assim como o Sporting está para o Benfica. Vê a diferença nas comparticipações indirectas (embora incompletas, como disse acima) PS: e essa de o Boavista ser um mártir,sacrificando-se para que houvesse Euro em POrtugal é tanga, por dois motivos. Um, a UEFA disse que bastavam 8 estádios. Dois, não havendo Boavista, o Ruas de Viseu estava doidinho para reabilitar o Fontelo

Re: não é blog

Outros investimentos Euro 2004 57.096.613 5,51 Futebol Clube do Porto 88.379.146 Boavista Futebol Clube 1.009.750 Execução do PPA 62.840.070 Apoios indirectos CM Porto 152.228.966 14,70 Sport Lisboa e Benfica 49.503.360 Sporting Clube de Portugal 10.061.900 Apoios indirectos CM Lisboa 59.565.260 5,75 Ainda achas que são comparáveis...aliás ao valores recebidos pelo SCP terás que juntar os valores determinados este ano pelo Tribunal, após disputa com a CML... Caramba o Boavista - mais uma vez a fazermos de vítimas - recebeu um milhão...repara na diferença para o Porto, Sporting e Benfica. Curioso é os sportinguistas acharem muito bem terem concedido aos leões as verbas que concederam e depois quando se fala no BFC ficam de tal forma indignados que nós tenhamos sequer direito a queixarmo-nos e demonstrarmos a nossa indignação... Somos sempre fodidos, aliás andamos a ser fodidos desde 1903, poderia ser o nosso lema...

Re: não é blog

- em relação ao acréscimo de custos, o Governo disse claramente que pagava sobre o orçamento inicial e não ia suportar as derrapagens orçamentais. Aliás as palavras do novo Governo, na altura, foram cumpridas à risca, como facilmente se constata ao ler o Relatório... Todas as derrapagens não foram pagas pelo Governo? E ainda achas que o Boavista foi beneficiado com o Euro? Queres que vá buscar a parte deste relatório que fala nos apoios camarários a todos os clubes envolvidos, como sucedeu por via directa no Minho...

Re: não é blog

PS: e essa de o Boavista ser um mártir,sacrificando-se para que houvesse Euro em POrtugal é tanga, por dois motivos. Um, a UEFA disse que bastavam 8 estádios. Dois, não havendo Boavista, o Ruas de Viseu estava doidinho para reabilitar o Fontelo Não sabes ou fazes de conta que não entendes...a UEFA obrigava a estádios alternativos para o caso dos Estádios das meias-finais não estarem em condições e tais estádios teriam que estar a uma hora de distância no máxino para se poder transportar toda a logística inerente aos jogos...daí aliás a alteração da lotação inicial do Est. do Bessa, pois teriam que ter 30000 lugares no mínimo. Esclarecido relativamente a este ponto... O Estádio do Fontelo nunca poderia ser incluído nesse rol,,,

Re: não é blog

Continuas a não responder à million dollar question. A questão que referes (que desconhecia) será verdadeira? Braga e Aveiro ficavam a menos de uma hora do Porto, Guimarães não sei se já havia ligação directa por auto-estrada. Para o Sartor: tenho 30 , sou jurista/advogado (isso era fácil de saber) na grande cidade centralista (convidado por um portuense/portista). Tenho memória de elefante, e para o que não me lembro existe o mundo maravilhoso do www.

Re: não é blog

Mas tu achas que o que eu falo se baseia em mentiras...achas mesmo que eu viria com falácias e argumentos inventados. Mais, nem sigo a tua linha de dares realce a uns factos e pura e simplesmente omitires outros. Será que leste o Relatório? Como podes, por exemplo, dizer que o BFC está para o Porto como o SCP esteve para o SLB em termos de apoios camarários? Aqui seguem as verbas recebidas e relatadas pelo Tribunal de Contas, e como muito bem referes ainda faltam contabilizar na CML verbas a receber pelos clubes: E não é apenas a distância em termos de kms, tem que ver com a montagem das estruturas inerentes aos jogos para começarem as partidas o mais céleres possível...

Re: não é blog

Essa é fácil porque eu de Bessa tenho 34 anos... Por que não paras um pouco para pensar porque carga de água o Major só passados 40 anos decidia "ficar" com os terrenos!!! Continuo à espera que os dirigentes do Boavista assumam e apontem o dedo mas demonstrando por a+b que os Loureiros são culpados...não basta o julgamento na praça pública, tem que se demonstrar e provar como tu bem sabes sendo jurista que as pessoas são culpadas... Há quanto tempo JL se demitiu da presidência? Porque não efectuaram uma queixa-crime contra eles se, eventualmente, têm provas para o fazer...onde param os resultados das auditorias? Tu mesmo falas nos terrenos mas o que é certo é que os terrenos - passados 40 anos - estavam lá, o estádio foi construído e ganhamos títulos, mesmo o utópico Campeonato Nacional e idas com brilharestes na Liga dos Campeões e Taça Uefa. Se forem culpados que sofram as consequências mas deixem os mesmos ao menos defenderem-se das acusações...

Re: não é blog

Eu também não julgo nem condeno ninguém. Mas que gostava de saber, gostava. EM relação á queixa crime, parece que os últimos rumores blogdabolistas vão nesse sentido. Não da direcção,mas de um grupo de sócios. Mas parece-me alguma ingenuidade pensar que não existe ligação entre o ABJ e restantes membros da direcção com os Loureiros. Mas disso também já falámos outra vez, não vale a pena estar a repetir a conversa. E eu não digo que o Boavista foi beneficiado, recebeu o que estava acordado inicialmente . Se outros clubes, como o Porto, Braga e Guimarães ( o mais vergonhoso, pela questão de não se saber a quem pertencia o estádio) receberam bem mais, é uma questão meramente autárquica, local. Tal como o Sporting em Lisboa ainda não recebeu tudo o que o Benfica recebeu há 5 anos.

Re: não é blog

só um aparte, se me permites, posso perguntar-te o que fazes na tua vida profissional? és rapaz para trinta e quantos? ps- estou a seguir a vossa conversa com interesse e gostava de ler a resposta do Fanta.

Trocado por miúdos

A Boavista SAD deu o Estádio como garantia em 2005, e agora vem invocar que esse procedimento foi ilegal, porque não houve autorização do clube. Sendo que deu o estádio como garantia para o cumprimento de um plano de regularização fiscal que rapidamente virou letra morta. OK, está correcto, que haja mais pessoas de bem como o Boavista. O actual conselho fiscal axadrezado defende que a situação é ilegal. E o anterior, era verbo de encher do pardalito dos telhados junior?

Re: Boavista tenta evitar que Estádio do Bessa vá a leilão

então estão a assumir que desde 2005 já não deveriam estar a competir em ligas profissionais.