Adeptos lançam movimento "Justiça para o Boavista" com faixas no Porto | Relvado

Adeptos lançam movimento "Justiça para o Boavista" com faixas no Porto

 


Adeptos lançam movimento "Justiça para o Boavista" com faixas no Porto
Um grupo de adeptos "axadrezados" iniciou hoje uma campanha de apoio ao clube e, simultaneamente de alerta à cidade do Porto, com a afixação de faixas com a inscrição "Justiça para o Boavista".




Os adeptos prometem alargar a iniciativa à Europa do futebol com a exibição das faixas nos estádios do Aberdeen (Escócia), Valladolid (Espanha) e Rosenborg (Noruega) e, possivelmente, Basileia (Suíça) e Sampdoria (Itália).

Uma nota inserida no site oficial do clube (www.boavistafc.pt) refere que os adeptos pretendem, «de forma ordeira e com todo o civismo, alertar a cidade do Porto para o que se passa actualmente com o clube do Bessa». O movimento defende que «a razão esteve sempre do lado do Boavista» no que refere à ilegalidade da utilização das escutas telefónicas do "Apito Dourado" no âmbito do processo de corrupção desportiva "Apito Final".

A cidade do Porto despertou hoje com a "operação VCI" em curso, que visou a fixação de tarjas com o lema "Justiça para o Boavista" em ambos os sentidos dos viadutos da Avenida, Metro de Francos e do Covelo. Sob as divisas "Ajudem-nos a lutar pelo Boavistão" e "Jamais Desistir", os sócios levaram o seu repto por justiça também até ao gradeamento da sede da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Brevemente, o grupo de adeptos do histórico clube "axadrezado", mergulhado em dívidas e em dúvidas quanto ao futuro, procederá à afixação de autocolantes e cartazes «em tudo o que é esquina e paredes da cidade». «Independentemente de tudo o que já está a ser feito, pedimos também que tenham iniciativa própria e pintem vocês mesmos faixas com a frase "Justiça para o Boavista"», alerta o grupo num blogue criado para o efeito.

Os adeptos apelam ao civismo da família "axadrezada" no decurso das acções propostas, considerando que só assim poderão dar uma «bofetada de luva branca a quem quer acabar com a centenária instituição».

Lusa

II Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bode expiatório.

Não tenho qualquer dúvida que o Boavista foi usado como bode expiatório e usado para promoção pessoal de certas pessoas. Não se pode condenar e castigar uma instituição centenária fazendo-a descer de divisão colocando em risco a sua sobrevivência quando estava numa altura crítica para assinatura de patrocínios e a injecção de dinheiro para tentar dar a volta a uma situação de ruptura, tendo como base provas demasiado voláteis. Sempre defendi que os castigos deveriam ser aplicados única e exclusivamente após uma conclusão nos tribunais civis. Não se esqueçam que em Portugal não existe um tribunal arbitral desportivo e não poderá ser um CJ a condenar seja que clube se estivermos a lidar com corrupção ou outro crime passíveis de serem julgados nos tribunais. Há quem afirme que o Boavista coagiu !!! Ouvindo e vendo o que alguns treinadores e dirigentes falam em alta voz e em directo para as câmaras, não será coação ? Não será um método para atingir um determinado fim e condicionar os homens do apito ? Quanto aos salários em atraso, há anos que ouço que deveriam regulamentar isso... mas até agora NADA ! Se acham que o Boavista era um caso grave, o que dizer do E. Amadora e do Setúbal?

Concordo, mas tenho memória

Como adepto Boavisteiro custou-me ver o Boavista ser utilizado como Bode Expiatório. Não tenho dúvidas de que foi este o caso. Interessava a todos ver algum clube verdadeiramente "castigado" para redimir todos os pecados do Futebol Português. No entanto não podemos esquecer que a situação do Boavista não é gravosa apenas por causa desta injustiça. Penso que este movimento deve incluir uma pressão dentro do próprio Clube para que sejam encontrados os culpados pela situação calamitosa em que estão as nossas finanças.

haaaaaaaaaa

Viva o Freitas do Amaral, o apoiante de "golpes de estados", e seus comparsas Madaildes Nobres senhores da podridão juridica. Qualquer dia a oposição espera pela saída do governo e zaz novo governo criado. Depois vem os freitas dizer que é legal. haaaaaaaaaaaaaaa. O BOAVISTA FOI DESPROMOVIDO NUMA REUNIÃO QUE NÃO FOI REUNIÃO. É ISSO QUE ESTÁ EM CAUSA. SE FOI OU NÃO CULPADO, ISSO É OUTRA HISTORIA. AGORA INVENTAR REUNIÕES.... E APROVAR GOLPES DE ESTADO. ANTROLHOS AMIGOS ANTROLHOS. SÓ ESPERO QUE NÃO FAÇAM ISSO NAS VOSSAS CASAS E LOCAIS DE TRABALHO.

Justiça para o Boavista?

E porque não, "Justiça para TODOS"? Pode ser que se consiga estender a tal "Justiça" da Boavista às Antas, vendo bem, nem é assim tão longe quanto isso.

Re: Justiça para o Boavista?

concordo

Re: Justiça para o Boavista?

Deve ser a mesma justiça que parou em Leiria?... Devias ter vergonha de ser tripeiro e apoiar a corja centralista que ataca as gentes da tua cidade por inveja. Traidor.

Re: Justiça para o Boavista?

Parou onde? Quem tiver provas que as apresente. "Devias ter vergonha de ser tripeiro e apoiar a corja centralista que ataca as gentes da tua cidade por inveja. Traidor." Felizmente não sofro de nenhum "atraso mental" (com todo o respeito aos que padecem deste tipo de doenças). Não vivo, nem para o futebol, nem do futebol, por isso é me perfeitamente indiferente. Sou tripeiro com orgulho, e atenção que ser tripeiro, não implica ser um burro com palas. Surpreendentemente, essa visão regionalista, tacanha e ignóbil não se espalhou aos portuenses. Se assim o fosse, nunca o Sr. Rui Rio teria colocado os pés na Câmara Municipal. O Porto não é o FCP, o Porto é uma cidade moderna, com toda a sua diversidade, presa talvez por um grupinho de ignorantes que continuam a viver com complexos de inferioridade. O centralismo existe, sem dúvida, mas se queres colocar a questão dessa forma, digo-te já que só podes ter vindo de outro planeta. Vai ao interior do país queixar-te do "centralismo dos invejosos da capital" e depois diz que és um "portuense indignado". Indignados estão eles, e com razão. Falam de boca cheia, gritam sem razão. Acordem para a realidade. E que seja a última vez que algum pacóvio põe em causa o orgulho que tenho na minha cidade.

Re: Justiça para o Boavista?

"Porto não é o FCP" Mas o FCP é do Porto! Falas como se o FCP e BFC não fossem da TUA cidade. Instituições que ajudaram a desenvolver o desporto na cidade e a projectar o nome da TUA cidade lá fora. Instituições atacadas por gente invejosa e com ligações ao TEU clube. O Porto e certa faixa da região norte só não é um deserto como o interior, porque luta contra a besta centralista e glutona. Qualquer pacóvio do interior quando quer uma vida fácil, é só fugir para a capital, e depois nem se importa que os governantes destruam mais a terra onde a vida era dificil. Poupa-me a demagogia das palas. Sempre estive do lado da proteção e valorização das regiões, tal como agora vou estar para tentar salvar a linha do Sabor e do Tua, conta a besta do estado, que só vê os euros do betão a entrar nas suas contas. Atacam as instituições da tua cidade, as gentes da tua cidade, a cultura da tua região e a única coisa que consegues dizer é "Ah e tal... mas o Porto não é o FCP."?!! Poupa-me traidor...

O FCP, a meu ver, e sabendo o que sei...

não me orgulha em nada em relação à cidade do Porto. Antes, envergonha-me, com todas as letras! Agora podes esgrimir mil e um argumentos que a conversa vai ficar no mesmo impasse. Tu vês branco, eu vejo preto. Agora, traidor ou o que quer que seja, isso não! Separa lá as coisinhas sff.

Re: O FCP, a meu ver, e sabendo o que sei...

não vou tão longe para te chamar traidor, mas alguém que não apoia as instituições da sua terra, na perspectiva em que cada instituição, seja ela qual fôr, faz gerar um impacto e um estímulo económico e traz dinamismo às localidades que servirá para o benefício e bem estar e qualidade de vida melhorada das populações locais... Seja a instituição que fôr, seja o ramo de negócio que fôr, que gere investimento, que mexa com o mercado, que dinamize as localidades. Não fazer pelos nossos, não zelar pelos interesses locais, se não é anedótico, é patético. E ainda para mais quando falamos de uma marca tão forte como o FC Porto, que, a par do vinho com o mesmo nome, deve ser a maior marca que a cidade tem para exportar para o exterior. é tudo uma questão de coerência. Eu não zelo por Espanha nem pelo Luxemburgo, nem me interessam. Seria um idiota se o fizesse, em detrimento do meu país! Zelo e faço pelo meu país. Curioso que há tanta gente que na perspectiva da Selecção Nacional, assume-se como um fervoroso nacionalista, amor à causa própria! Pátria! Sentimento luso! Estrangeiros não! Portugal é o maior! Apoio até que a voz me doa, contra os malditos bifes, ou boches, ou franciús ou manolos! Depois quando toca a apoiar os clubes locais, é a anedota que se vê. Eu teria vergonha.

Re: Justiça para o Boavista?

«O Porto e certa faixa da região norte só não é um deserto como o interior, porque luta contra a besta centralista e glutona. Qualquer pacóvio do interior quando quer uma vida fácil, é só fugir para a capital, e depois nem se importa que os governantes destruam mais a terra onde a vida era dificil» Mas qual luta? Até parece que as condições são as mesmas. O Porto e outras cidades como Braga sempre tiveram outra importância que Trás-os-Montes, por exemplo, nunca tiveram! E como é que a sua população cresceu? algum boom de natalidade? Ou não terão também recebido milhares de pessoas de outras regiões menos desenvolvidas? Até podes dizer que há centralismo de Lisboa e que este paga por isso, o que não podes é colocar o Porto em pé de igualdade com as regiões de interior. Até porque há muito portuense que olha para essas zonas da mesma maneira que muitos lisboetas olham para o resto do país. E não gastes energias a lutar contra o Sabor que já não vale a pena. O Tua, sim, ainda há esperança.

Re: Justiça para o Boavista?

Bem gostava de ver essa esperança... Ter a linha do Douro até Miranda do Douro e modernizar o Tua, era provavelmente 100x melhor investimento do que as mega-obras que querem fazer em Lisboa (a milhas dela ainda por cima)... e 100x mais barato! Malditos políticos com falta de visão.

Re: Justiça para o Boavista?

Mais do que isso: a manter-se a linha do TUa, voltava-se a fazer a ligação até Bragança, e daí até Puebla de Sanabira, em Espanha, onde ficará uma paragem do TGV que vai ligar Madrid à Galiza. Com estas ideias de barragens que pouco valia trazem, ainda vão fazer com que o Douro perca a estatuo de Património da Humanidade.

Re: Justiça para o Boavista?

Puebla de Sanabria. O Douro jamais perdera esse estatuto. É a primeira região demarcada do mundo.

Re: Justiça para o Boavista?

Não, se calhar devia apoiar o Pintinho e os seus truques constantes. Se estão tão preocupados com o Boavista, doem-lhes alguns milhões de euros que o Nuno Cardoso vos atribuiu "por serem uma grande instituição da cidade" (sic) e que a câmara sonegou ao BFC, depois de prometido.

Re: Justiça para o Boavista?

Acho que no deve e no haver a Câmara e a cidade do Porto já ganharam muito mais do que deram ao FCP. Só numa questão de urbanidade recordas-te como era a zona das antas? uma zona decadente e problemática, em que NINGUÉM se atrevia a "mexer". Tinhas uma pedreira e uns terrenos baldios, prédios podres e a cair. E agora? Tens uma zona bastante mais "limpa" e dinâmica, que se valorizou muitíssimo desde o início do Século. Acho que, como habitante do Porto (esquecendo o facto de ser Portista) fiquei extremamente satisfeito com o que ali foi feito. E se foram atribuídas verbas "a mais" ao Porto, não me esqueço que se a câmara, somente a câmara, quisesse fazer naquela zona algum tipo de intervenção iria gastar provavelmente 10 vezes mais e não iria ter tanto sucesso. Por isso em vez de falares nas benesses que o clube teve, pensa antes no que a cidade do Porto ganhou com isso. Foi um excelente negócio para todos nós habitantes do Porto. Cumps

Re: Justiça para o Boavista?

pois, mas esses terrenos tinham dono, e a Camara não deixava construir. só depois da tão falada permuta é que deu licenças ap fcp para urbanizar o sítio.

Re: Justiça para o Boavista?

E não ficou bem?... Se todas as derrapagens acabassem assim, nem íamos tão mal...

Re: Justiça para o Boavista?

Não ponho em causa a melhoria da zona e o novo desenho urbanístico, incluindo o shopping (embora não tenha gostado de lá ver um hiper-mercado, porque até aí havia uma norma não escrita que dispunha não haver superfícies dessas dentro do município do Porto). Mas nas trocas e compras, o FCP ficou claramente a ganhar. Quando falo de Nuno Cardoso, refiro-me sobretudo a 30 milhões de Euros que estavam convencionados ir para os acessos às Antas e que ele resolveu entregar de mão beijada ao FCP, afirmano alto e bom som que se justificava por se tratar de "uma grande instituição da cidade". Se as autArquias não devem ignorar as suas agremiações desportivas, também não podem usar os dinheiros públicos de qualquer forma, como neste caso, que certamente muito terá contribuído para a situação caótica e estranguladora das finanças da CMP à saída de Cardoso. tudo em nome do populismo ligado à futeboleirice nacional (Rui Rio também é populista, mas apelando aos sentimentos contrários, como homem "que não se vende ao futebol", arranjando conflitos desnecessários).

Re: Justiça para o Boavista?

Por momentos pensei que ias negar,o aproveitamento e principalmente o melhoramento daquela zona. Cumps

Re: Adeptos lançam movimento "Justiça para o Boavista" com faixa

e utilizar essa capacidade de mobilização toda para pagar os salários em atraso, não? Continuam a largar confusão, dizendo que as escutas foram o ÚNICO meio de prova utilizado para castigar o Boavista. MENTIRA. "Esquecem-se", por exemplo, que os árbitros (Elmano Santos e Paulo Januário) confessaram sentir-se coagidos pelo Loureiros, o Valentim e o João. Sem falar na confusão (recorrente, quando lhes interessa) entre justiça disciplinar e justiça desportiva. Quem duvida do que disse, que leia com atenção os comunicados da CD da Liga, neste link (comunicado 211, partes 4 e 5) http://www.lpfp.pt/Documentacao/Pages/Comunicados.aspx?epoca=20072008&mes=5&origem=2&tema=8

Mentes

Com todos os dentes que tens na boca. Dizes e falas do que não sabes e apenas do que os pasquins da nossa praça te vendem como sendo real e verdadeiro. Não há porcaria de nenhuma escuta, legal ou não que prove o que quer que seja contra o Boavista. Testemunhos? Eh pa, mas que grande treta!!! O testemunho do Paulo Januário é tão credivel que só pareceu 4 anos depois e que o seu proprio chefe de equipa nesse jogo disse que não se passou nada. Os testemunhos são tão crediveis que nem sequer foi permitido À defesa do Boavista interrogar esses mesmos testemunhos em sede de julgamento da CD Liga. Que eu saiba esse direito assiste a qualquer cidadão ou entidade na Constituição da Republica. Há tantas, mas repito, tantas incogruências e ilegalidades neste processo que só isso prova que apenas exisitiu sede de sangue e que alguém tinha de pagar. Pagou o elo mais fraco. O que é certo é que em Tribunais Civis estes senhores que apenas são aprendizes de juizes ou o raio que os parta tÊm vindo a ser-lhes retirada a razão das suas decisões. Quanto a justiça civil ou desportiva, informa-ta antes de dizeres barbaridades. Fica sabendo que as unicas situações em que há a possibilidade de recorrer a justiça civil sem nenhuma penalização é mesmo em casos de doping ou corrupção. Incomoda assim tanto ver a justiça civil tirar a razão ao que os justiceiros de mia tigela quiseram condenar? Se é para condenar, condenem, mas fundamentem isso. Provem, sigam a lei. JUSTIÇA PARA O BOAVISTA!!!

Re: Mentes

Apoiado. eles usam ANTROLHOS AMIGO ANTROLHOS no futebol e na politica que gere o país.

Sim Paulo

O que eu sei é o que foi considerado provado nos dois acórdãos da CD da Liga. Essa é a verdade que me interessa. Porque é que o Boavista está sempre a falar no raio das escutas, quando a CD da Liga usou outros meios de prova (repito, CONFISSÕES DOS ÁRBITROS)? LÊ OS DOIS ACÓRDÃOS QUE CONDENARAM O BOAVISTA, quem te disse que estava a falar do que saiu na imprensa?. Eu li-os. Depois veremos quem tem dentes na boca para mentir. Como me tenho fartado de repetir, as jurisdições desportiva e penal são independentes, e podem ter decisões diferentes para os mesmos factos. E o teu comentário não tem nada a ver com isso. INFORMA-TE (olha, LÊ OS ACORDÃOS, QUE TAMBÉM EXPLICAM AS DIFERENÇAS) E gostei de nada ters dito do meu comentário em relação a uma melhor utilização dessa vossa energia. Isso sim, é mais grave neste momento. O Neca, em baixo, dá-te uma pista.

Eu li os acordãos

Não e não li 1 ou 2 capítulos, li as 200 ou 300 paginas divididas por 9 ficheiros que eles continham. E repito, não há uma única prova, repito, uma única prova que demosntre que o que o Boavista foi condenado seja verdade. Há indícios? Há, concordo. Daí a haver provas vai uma enorme distância. Daí a se provar que o Boavista foi bem condenado vai uma enorme distância. E repito-te, essas história dos testemunhosnão passa de tráfico de interesses. Havia influências? Claro que havia e vai continuar a haver. Os testemunhos são credíveis quando não têm nada a esconder e quando estão livres de qualquer suspeita. Não é o caso. E queres saber mais, no Caso do Sr. Januário, no seu testemunho referiu que foi coagido por telefone por VL. Curiosamente em milhares de horas de escutas feitas a VL esse telefonema não é encotrado. Porque será??!! Os Boavista foi condenado em 3 jogos. Em nenhum dos 3 jogos venceu. Em nenhum dos 3 jogos está demonstrado (Sim, porque para mim o CD dizer que ficou provado ou não ficou é pura palhaçada) que o Boavista infrigiu o tal regulamento da coacção. Boavista - Benfica - A unica possivel coacção existente apenas surge depois do jogo ter acabado (que enorme vantagem, que grande coacção) e é feita por um dirigente desportivo, que apesar da ligação mais do que conhecida que tem ao clube, no momento não era NADA em relação a Boavista SAD, nem sequer accionista, mas este ultima parte apesar de juridicamente muito relevante, já dou de borla. Académica - Boavista - O tal jogo do SR Januário. Repito a mesma ultima parte do jogo anterior. A cocação a exsitir foi feita por alguém que juridicamente não tinha NENHUMA ligação ao Boavista no momento. Volto a dar de borla esta situação a voltar a repetir e a questionar o porque de dar maior validade ao testemunho do Januario do que do VL, já que apenas é a palavra de um contra a palavra do outro. REpito, como é possivel alguem dizer ter se sentido coagido por um telefonema, quando a pessoa que lhe telefonou mesmo tendo milhares de horas de escutas não conseguem encotrar este telefonema. Será que a fita das escutas acabou logo aqui?? Belenenses - Boavista- O tal jogo em que Bruno Paixao diz em testemunho que não se sentiu minimamente coagido (aqui o testemunho ja nao conta?? e como é que alguem e condenado por coacção consumada quando o suposto coagido não se sentiu coagido???) E mais, a unica prova existente é a de JL a telefonar a Eziquiel Feijão (o regulamento fala em coacção a árbitros dar direito a descida de divisão, e que eu saiba este senhor não é arbitro à mais de uma dezena de anos). Onde é que se enquadra no regulamento a porcaria da coacção no único jogo em que e poderia dizaer que alguem ligado ao Boavista tentou coagir um árbitro?? Já agora, esta situação aconteceu exactamente da mesma forma num jogo do Marítimo em que ficou provado num TRIBUNAL CIVIL que houve tentativa de corru~pção e não ouçço ninguem a falar disso!! Eu respondo-te o que queres ouvir. Quero que o FC Porto se lixe. Quero que o FC Porto seja condenado! Mas em que é que isso vai resolver a injustiça que o Boavista foi alvo? O facto de ter sido bode espiatório da corrupção em TODO o país, incluíndo BENFICA, SPORTING entre outros. O Boavista está muito mal por culpa própria e por culpa dos seus antigos dirigentes que também devem e têm de ser punidos criminalmente. Cavaram a cova para enterrar o Boavista, e no final esta corja de supostos justiceiros deu o empurrão final para dentro dela. Nesta altura foi fácil fazê-lo. O quanto custou o crime de ter sido campeão e de ter afrontado a verdadeira máfia e o verdadeiro poder do futebol em Portugal: "OS 3 ESTAROLAS, OS 3 GRANDES DO MONOPOLIO" JUSTIÇA PARA O BOAVISTA!!!!

Re: Eu li os acordãos

O que estás a dizer é que, NA TUA OPINIÃO, a prova é frágil. Mas essa é a tua opinião, nada mais do que isso. Mas não venha o Boavista dizer que o mal está todo nas escutas, e que se não fossem as escutas tinham sido absolvidos, quando a CD da Liga, na SUA opinião, achou outra coisa. Isso chama-se mandar lama (para não dizer outra coisa) para a ventoinha, e visa disfarçar o que se passa, actualmente, no Boavista (quantos são, quantos são, os meses em atraso?). E disseste que eu tinha mentido (com todos os dentes), mas não o comprovaste. E o único acórdão que existe contra a utilização de escutas é referente ao processo do Bartolomeu, e não pode ser utilizado nos outros processos.