Virtus Bracarae... | Relvado

Virtus Bracarae...

 

A um treinador em ascensão? A uma SAD sabedora?endhoscopy

I Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aspecto importante...

O rendimento de Vandinho a nº6. Aposta pessoal de Jesus na época passada para o lugar, Domingos naturalmente deixou o jogador nessa posição onde tem sido o equilíbrio fundamental desta equipa. A defesa é também de se elogiar. Centrais sólidos e laterais muito participativos no jogo da equipa. Evaldo então (claramente o melhor lateral esquerdo da liga), gostaria imenso que fosse para o Benfica na próxima época para garantirmos um lateral esquerdo titular de indiscutível qualidade. Nem sei como não tem sido falado para possível reforço... Bem melhor que qualidade argentino de duvidosa qualidade. Braga e Benfica têm estado taco a taco. O Benfica tem sido claramente em termos de futebol e de espectáculo a melhor equipa, basta ver a diferença de golos marcados em relação às outras equipas. Quarta o Benfica tem uma belíssima oportunidade de juntar mais 3 pontos e mesmo que com mais o jogo, o efeito psicológico está lá. O Braga vai ter que depois correr atrás do prejuízo e vamos ver qual será a resposta. Para já digo o seguinte... Esta antecipação da jornada, tem tudo para ser uma jogada muito inteligente e perfeitamente legal neste braço de ferro pela liderança, como depois permitir nesse fim de semana concentrar total as atenções na Liga Europa, na eliminatória frente ao Herta. Assim dá gosto ver esta organização no Benfica.

Re: Aspecto importante...

O rendimento de Vandinho a nº6. Aposta pessoal de Jesus na época passada para o lugar, Domingos naturalmente deixou o jogador nessa posição onde tem sido o equilíbrio fundamental desta equipa. O Vandinho, antes do Jesus chegar, já jogara nessa posição. Jesus "apenas" recuperou um jogador que tinha feito uma época abaixo do seu normal.

Muito mérito do Braga

Que está a fazer um campeonato brilhante, vamos ver se tem estofo para continuar assim na fase decisiva do campeonato, mas acredito que lutará até ao fim pelo primeiro lugar.

Re: Muito mérito do Braga

Boas,o Alan está um craque.Outro que tem surpreendido muito é o Mossóro. Cumps

Re: Muito mérito do Braga

O Alan não é surpresa, desde aquela época em guimarães que tem crescido muito como jogador, o Mossoró é um grande craque, jogador já de créditos firmados no brasil onde foi campeão. O Braga tem uma excelente equipa, mais forte agora com os reforços, só não percebo o Olberdam que acho um jogador vulgar.

Domingos

Já no ano passado este Braga tinha uma bela equipa,mas Domingos veio trazer a experiência do que é ser campeão.Domingos como tem a formação no FC Porto,a vontade de ser campeão é uma coisa natural. Concordo que C.freitas tem tb feito um belo trabalho,o negócio Luis Aguiar é disso exemplo.Agora a grande cota parte,é sem dúvida de Domingos. Parabéns Mingos.

Uma euforia que contrasta com depressão dos verdes

A liderança minhota acaba na quarta-feira, posto que não voltará a alcançar até ao final da temporada. Mas, foi engraçado enquanto durou... Tenho dito.

Re: Uma euforia que contrasta com depressão dos verdes

Então o Bruno sempre sai? :).

Re: Uma euforia que contrasta com depressão dos verdes

n digas essas coisas... depois n acontece e vais ouvi-las... eu espero para ver, com esperança e a acreditar no benfica, mas n menosprezo os outros. em maio se vê...

O segredo é o Carlos Freitas!

Não sei se já repararam mas as grandes contratações deste Braga tem sido devido aos contactos que mantém no mundo do futebol e pela forma como conhece os meandros do corredores cá do burgo. O Viana e o Moisés são na minha opinião os grandes esteios deste Braga e apostas claras do Freitas, que mesmo com pouco recursos os conseguiu levar para Braga. Nisto tudo, na minha opinião, quem tem menos importância neste projecto todo é o treinador. Já no ano passado o Jesus tinha feito uma excelente época e só não foi mais longe porque se calhar o Viana seria a peça que faltava. Mas é o grande candidato à conquista do campeonato, juntamente com o Benfica, e pode ser que ainda chegue à Luz numa posição mais confortável e aí decidir o campeonato a seu favor. Em caso de igualdade pontual não terá qualquer hipótese. Saudações Leoninas

Ainda não percebi...

... como o Sporting não resgatou o Hugo Viana do Braga! Com o Pedro Mendes, Hugo Viana, Moutinho, Veloso, Fernandez, Izmailov e Vukcevic tinham elementos mais do que suficientes para um meio-campo de conquista de troféus.

Re: O segredo é o Carlos Freitas!

Essa merda de copiares o meu comentário, tem que acabar! :) Olha, até te digo mais, o Hugo Viana, o Mossoró e o Luís Aguiar, qualquer um deles tinha lugar em qualquer um dos grandes. Tudo bons jogadores!

Concordo!

Excepto no Mossoró! Não gosto desse jogador que é demasiado quesilento. Tem tanto de bom como de mau. Num clube maior, estando mais exposto, certamente que haveriam mais críticas.

Re: Concordo!

Quezilento é com z e o facto de tu não gostares, não quer dizer que não seja bom.

Deve-se a:

  • conjunto experiente de jogadores de qualidade
  • bom trabalho da equipa técnica
  • excelente modelo de jogo que se encaixa que nem uma luva aos estilos de cada um do plantel
  • defesa de BETÃO
  • gestão desportiva virada para o presente
  • sorte e boas decisões dos árbitros em momentos chaves da época
  • calendário mais leve sem competições europeias e taça da Liga
  • Sinceramente, gosto da ideia de que o nosso futebol nacional possa ter mais clubes campeões sem ser os "3 grandes". Não gosto é da ideia deste Braga ser campeão nacional, pois não gosto do seu estilo de jogo, muito baseado nos podres que o nosso futebol tem. Por vezes, o Braga até faz jogos bem entretidos e a jogar um futebol bem mais espectacular, mas claramente falta algo. Pelo menos esta é a minha opinião! Tenho as minhas dúvidas se conseguirião fazer algo de muito positivo numa Liga dos Campeões com a actual equipa... De qualquer maneira, o mérito maior vai para o trabalho deles, que não se iludem com o contrário!

    Re: Deve-se a:

    "Não gosto é da ideia deste Braga ser campeão nacional, pois não gosto do seu estilo de jogo, muito baseado nos podres que o nosso futebol tem." ?! Qual o clube que practica um futebol baseado nas virtudes do nosso futebol? E já agora o que é isso?! Eu não gostava de ver o Braga camepeão porque significava que o Benfica perdia a luta... Mas sem dúvida, que tirando os 3 grandes só vejo os minhotos (Braga e Guimarães) com perfil de topo. Qualquer outra equipa que leve num bom jogo 1000 pessoas a um estádio nem na 1ª liga merecia estar (isso sim, o podre do nosso futebol). cpts

    O nosso futebol está cheio de vícios...

    ... promovidos por árbitros que não têm coragem e por jogadores fiteiros. Já tive a oportunidade de escrever que o Braga quando começa o jogo, ou vê-se a perder durante o jogo, faz pressão, com agressividade, que toda a gente entende como um futebol físico. Mas quando se vê a ganhar, os seus elementos do meio-campo para a frente cavam imensas faltas, que só são marcadas aqui em Portugal pelo que escrevi no primeiro parágrafo deste comentário. Não gosto deste estilo de jogo. Pela mesma razão penso que lá fora não teriam tanto sucesso. Mas isto é apenas a minha opinião.

    Re: O nosso futebol está cheio de vícios...

    Claro que é a tua opinião. Acho que aqui cada um fala por si... Quanto ao Braga, sinceramente vejo uma equipa que sabe jogar em qualquer circunstância de jogo. Jogo agressivo e/ou fiteiro todos o fazem, quer seja o Braga, Benfica, Porto, Sporting, etc. Agora de quem não gosto como pessoa é o Domingos. Esse sim é um falso e um hipócrita. Mas prontos como técnico está a pôr o Braga no rumo certo, e é sempre mais fácil ver o defeito dos outros. Desejo boa sorte ao Braga (porque sinceramente temo mais a recuperação do Porto que este alto rendimento do Braga), ao Domingos nem tanto, mas o Benfica perder este campeonato seria inacreditável já que somos de longe quem practica melhor futebol. cpts

    O Braga já há alguns anos que tem vindo a ter...

    ... boas equipas. Acho que este Braga não se explica num só ano, mas sim numa continuidade de anos a trabalhar bem. É um clube que sem grande poderio financeiro, foi aproveitando o que o Porto, Benfica e Sporting iam dispensando, e com isso penso que ganhou e muito. Basta ver que o Braga tem 3 jogadores que sabem o que é ser campeão nacional, e só isso já dá outra personalidade à equipa. Além disse, o trabalho recente de Jesualdo e Jorge Jesus não deve ser esquecido. Ambos têm dedo neste Braga, apesar de ser Domingos quem está a brilhar.

    Esta liderança deve-se em grande parte ao Freitas!

    Carlos Freitas conseguiu trazer alguns bons jogadores para a equipa, nomeadamente os que reforçaram o sector defensivo e seguramente trouxe mais rigor e ambição à equipa. Mas obviamente que o grande reponsável é Domingos que tinha feito um trabalho brilhante em Leiria (em Coimbra não me pareceu tão espectacular) e que volta no Braga a mostrar que tem unhas para um grande. A forma compacta como o Braga joga é espectacular, diria mesmo que se o Benfica tem tracção à frente, o Braga tem tracção atrás e defende de forma exemplar. O problema do Braga, é que ainda tem alguns problemas quando joga fora de casa e os seus adversários começam a respeitá-los, o que fará com que joguem à defesa, criando mais dificuldades aos minhotos. Por outro lado o Braga tem um calendário muito mais difícil que o do Benfica, porque defronta 2 rivais directos fora, nomeadamente o Porto e o Benfica, enquanto os encarnados, só vão ao Porto, numa altura em que tudo poderá já estar decidido. Mas eu digo, a equipa que receio mais neste momento, é sem sombra de dúvidas o Braga, porque tem uma consistência defensiva que o Benfica não tem. Mas por outro lado, se não perdermos depois de amanhã, vamos ficar à frente e mesmo com um jogo a mais, tendo em conta o calendário, poderemos facilmente abrir vantagem neste mês de Fevereiro.

    Re: Esta liderança deve-se em grande parte ao Freitas!

    Sabes dizer o que esse Carlos Freitas falou ontem ao almoço no Hotel da Curia com o Carlão e o Elias? tinha alguma curiosidade em saber ... se calhar foi-lhes desejar sorte para 4.ª feira.

    As vitorias devem se ao todo....

    ....mas provavelmente todas elas advem de uma gestao excelente da parte do seu presidente e da SAD. Espero realmente que o Braga seja campeao, pq fazia muito bem ao nosso futebol, e claro o porto em 2, ate porque já prometi mais um amigo meu BENFIQUISTA sair a rua a festejar..:P Boa sorte Braga

    A quem se deve a liderança

    A todos os que em braga têm feito todos os esforços para subir o degrau da candidatura ao título. Mas o braga tem-no feito com qualidade e bom futebol, portando de um modo meritório. Quanto ao Braga campeão é outra coisa. Faço minhas as palavras de Domingos. Concordo inteiramente com ele na questão de chegar às dez últimas jornadas na frente. Domingos vê que a maneira de avaliar a equipa é ver o seu real valor nos confrontos da segunda volta e muito inteligentemente fala na vigésima jornada. Não para não elevar as espectativas dos seus jogadores ou com medo de os levar a falsas ilusões, mas porque, precisamente, a segunda volta é que define o real valor das boas equipas. O bRaga está de parabéns e para mim assusta já Benfica e Porto, pois uma das equipas pode ficar de fora da Liga dos Campeões. E para isso o Braga nem precisa de ser canpeão.

    Dois líderes diferentes...

    Ambos com mérito - e quero deixar isto bem claro - Braga e Benfica são as equipas que lideram o campeonato e também aquelas que, indiscutivelmente, melhor futebol praticam. Mas são diferentes na sua essência... O Braga é uma equipa extremamente equilibrada, metódica e muito bem organizada em todos os sectores. É um líder (e um possível campeão) bem superior ao Boavista de Pacheco, até porque se está a aguentar na frente com uma pressão que os axadrezados nunca chegaram realmente a sentir, eles que beneficiaram e muito de um campeonato menos conseguido de Porto, Benfica e Sporting. Este Braga é realista, é frio e calculista. Joga em função do resultado e não vive dependente de nenhum sector, fazendo com que a equipa raramente jogue mal ou, pelo menos, raramente perca. Tem uma estrutura táctica que se apoia na experiência e na capacidade posicional do seu meio-campo que, com a dupla Vandinho/Viana, mantém sempre a equipa organizada em seu redor. A defesa é outro esteio, forte e experiente. Depois... a capacidade individual dos jogadores, muitos deles sub-aproveitados nos grandes (e aqui ainda incluía João Pereira) faz o resto. Mas é inegável que há um grande trabalho de Domingos na organização e pragmatismo que o Braga demonstra. Já o Benfica é outro tipo de equipa e não me quero alongar muito porque já falei disso várias vezes. É uma equipa explosiva, que joga num ritmo difícil de acompanhar para qualquer equipa, que ataca desenfreadamente e onde todos os jogadores parecem saber exactamente com quem trocar no movimento e onde aparecer para fazer a diferença. Tem um índice de aproveitamento de passe elevadíssimo, tem jogadores de superior qualidade e que estão muito bem trabalhados, joga igual do primeiro ao último minuto e é muito inteligente na forma como protege a retaguarda. No entanto, é uma equipa ainda dependente da inspiração do ataque. É incrível como é que entra um Carlos Martins ou um Fábio Coentrão e o futebol é na mesma fantástico mas, nos dias que os 5 da frente não estão inspirados como conjunto ou nos dias em que o adversário consegue tapar convenientemente os espaços, o Benfica ainda apresenta algumas dificuldades. Falta-lhe pragmatismo, falta-lhe jogar melhor em espaços curtos e falta-lhe, a meu ver, alguma capacidade emocional para superar momentos em que as coisas não estão a correr bem. Mas é uma equipa que assumo praticar um futebol verdadeiramente excitante e que dá gosto ver jogar. Quando as coisas começam a correr bem de início, é uma equipa complicadíssima de parar. Todos os jogadores apresentam índices físicos admiráveis e, olha-se para eles, parece que não são os mesmos que conhecíamos antes. A vontade com que tentam recuperar a bola, a velocidade com que disparam para o ataque, a forma como se cruzam nas imediações da área e a frequência com que criam situações de golo não podem deixar qalquer adepto de bom futebol indiferente. Nisso estão de parabéns e arrisco mesmo a dizer que, com algumas arestas limadas, este Benfica tem futebol para ganhar qualquer competição onde esteja presente. E claro que me refiro à Liga Europa. Quanto ao campeonato deixe-me só dizer uma coisa, mesmo sabendo que o Porto ainda está na luta: a continuar assim, será uma frustação enorme para Benfica e/ou Braga caso não consigam ganhar o campeonato. Um Braga destes não conseguir ser campeão porque tem um Benfica a este nível... será um amargo difícil de esquecer, até porque talvez o clube não consiga um nível destes tão cedo. A mesma coisa para o Benfica. Uma equipa destas não ser campeã porque teve o azar de encontrar um Braga a este nível e que não desarma também... é frustrante. Com muita pena minha, e reportando-me ao momento actual porque não sei o que se passará até Maio, qualquer uma destas duas equipas é inteiramente merecedora da Liga Sagres 2009/10. E serei o primeiro a dar-lhes os parabéns... Abraço, JC

    Re: Dois líderes diferentes...

    "O Braga é uma equipa extremamente equilibrada, metódica e muito bem organizada em todos os sectores. É um líder (e um possível campeão) bem superior ao Boavista de Pacheco, até porque se está a aguentar na frente com uma pressão que os axadrezados nunca chegaram realmente a sentir, eles que beneficiaram e muito de um campeonato menos conseguido de Porto, Benfica e Sporting." Eu até entendo esta afirmação: o tema está quente, o Braga merece todos os elogios, os anos passam e a memória encurta - até com tendência a desvalorizar o feito. O que não posso é deixar passar essa ideia, porque não é real. O Braga não é, nem de perto, superior ao Boavista de Pacheco. É uma equipa fantástica, com um trabalho muito bom ao longo dos últimos anos, organizada e consciente do que se pode fazer para bater o pé aos clubes com argumentos incomparavelmente superiores. E é-o dentro e fora do campo. Como o Boavista o foi, durante várias temporadas. Com um futebol diferente, num momento diferente do futebol, igualmente inteligente, evoluído e eficiente. Ou os Emanueis, Litos, Petits, Bentos, Frechauts, etc, só ficaram bons depois de saírem do Boavista? E tínhamos um extra, um 'galáctico' que, infelizmente, não existe no Braga. O Boavista foi campeão porque só perdeu com uma equipa até ser campeão (precisamente o Braga), porque teve a melhor defesa da Europa até garantir essa conquista, porque fez pontos que um campeão faz. Ou dizer-te que o segundo classificado no ano do nosso título sendo superior, por exemplo, à maioria dos segundos na campanha do Penta é tirar mérito a esse feito? É...? Dizeres que o Boavista não sofreu pressão é, seguramente, lapso de memória, ainda para mais sendo tu portista. Beneficiamos - isso sim - de uma primeira volta no escuro, na sombra, sem ser excessivamente mediatizado o poder da equipa, mesmo que no seio desta a noção de que a luta seria possível já estava presente. Pressão era, obviamente, mais que muita. Pelo Benfica, que de há sete anos a essa parte não lograva chegar ao primeiro lugar do campeonato em fase tão adiantada, aquando da nossa visita à Luz; quer pelo Porto, com uma ponta final fantástica de oito vitórias consecutivas e sempre, sempre a 4 pontos. Ou seja, nos últimos oito jogos, bastava uma escorregadela para o FCPorto só depender de si para ser campeão. Se isto não é pressão... fora o resto. E perdia horas aqui a falar do resto, desde a recepção na Madeira até à sufocante pressão da comunicação social, a acabar, obviamente, no ano que seria o de bicampeonato... Relativamente ao Braga, a decisiva fase (sendo-o todas) começa agora ou, se quisermos ser rigorosos, no último terço, já aqui à frente. Eu acredito, já acreditava antes do início da época. E mantenho a opinião de Domingos ser o elo mais fraco, mesmo reconhecendo que o seu trabalho me está a surpreender. (já agora, essa de reforçar um concorrente directo... não dá pra entender). Cumps

    Deve-se a uma SAD sabedora ...

    pelo facto de manter uma estrutura com poucas mexidas ha muitos anos. O plantel é o mesmo de epoca para epoca , salvo um ou outro jogador que entra por força de uma venda que seja muito boa para os cofres bracarenses ! Os treinadores escolhidos nao sao os " vira o disco e toca o mesmo " , os jogadores têm indubitavelmente um valor muito acima da media a que o Braga em anos anteriores nos habituou , nao ficando a dever muito ou nao ficando a dever nada aos 3 grandes. Enquanto os ditos grandes se esgotam e consomem em guerras inconsequentes , o Braga foi montando uma estrutura que paulatinamente tem ganho um estatuto meritorio. Sendo tambem uma equipa sem adversario directo na cidade de Braga , as forças vivas da cidade canalizam tosas as energias para o clube. É sem duvida alguma , um clube que ha 4 ou 5 epocas tem vindo a crescer , a intrometer-se nos lugares da frente e este ano finalmente e colher os frutos dessa ousadia que a meu ver é de salutar. Espero que o Braga possa e consiga rivalizar por muitos e bons anos com os ditos 3 grandes ... este campeonato precisa disso ! Saudaçoes Desportivas e Leoninas