A vergonha tem que acabar! | Relvado

A vergonha tem que acabar!

 

Não querendo ser redutor ao ponto de apontar o dedo a A ou a B, parece lógico que o fenómeno claques em Portugal deixou de ser um problema menor e sem implicações para a sociedade portuguesa para se transformar num grave problema social que irá acabar, provavelmente, com uma morte em pleno estádio e em directo para o mundo todo. Não nos esquecendo do caso do Rui Mendes, cobardemente assassinado em pleno Estádio Nacional, e fazendo da sua memória uma defesa para que não se repitam casos semelhantes em Portugal, o que poderemos fazer, nós, os que frequentemente nos deslocamos aos estádios, para que este tipo de vergonhas nunca mais aconteçam?Saudações leoninas
skin69

I Liga:

Comentários [75]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

queimem-nos vivos!

aqui: http://aticador.wordpress.com

Proibição total

Em Inglaterra existem várias pessoas, até mesmo grupos, que estão completamente proibidos de entrar nos campos de futebol. Porque é que em Portugal não fazem o mesmo? Podíamos começar por este caso. Todo e qualquer elemento dos Super Dragões, ficava, a partir deste momento, proibido, de entrar em qualquer estádio de futebol. Repito, qualquer estádio. Inclusivamente, esta informação seria enviada para a UEFA, de modo a não permitir o acesso destas "pessoas", nos estádios Europeus. Era um passo importante, para acabar com a vergonha. Falta a coragem para o fazer. Quero ver agora que consequências, advirão dos acontecimentos do Estádio da Luz. Espero estar enganado, mas provavelmente serão... nenhumas.

Re: Proibição total

"....Os recentes incidentes no Estádio do Felgueiras, durante o encontro entre o Vitória de Guimarães eo Benfica, de que resultaram ferimentos num jogador vitoriano e num agenteda polícia, suscitaram uma onda de repúdio genérico, levando, inclusivamente, o ministro que tutela o Desporto em Portugal, José Luís Arnaut, a anunciar, numa entrevista em "A Bola", que o Governo ia "impulsionar um código ético de conduta" destinado aos dirigentes, em particular, mastambém a outros intervenientes no fenómeno. O curioso é que a medidaavançada pelo político acaba por ser inane, pois inúmeros são os códigos de ética associados ao Desporto já existentes. Ou seja, a questão não é tanto a da criação de um novo documento sobre o tema, mas o modo como os actuais se aplicam na prática...." "A Federação Portuguesa de Futebol vai ter de pagar, finalmente, 47 mil contos de indemnização (234.435 euros) à família de Rui Mendes, o adepto vitimado por um "very light" na final da Taça de Portugal de 1996, segundo decidiu o Supremo Tribunal de Justiça. A decisão agora tomada confirma a decisão do Tribunal da Relação, que foi conhecida em Fevereiro. Os 47 mil contos serão acrescidos de juros de mora desde 1996. Chega assim ao fim o processo do very-light, que opôs a viúva e os filhos de Rui Mendes leonino à FPF. O infeliz caso aconteceu no Benfica-Sporting de 18 de Maio de 1996, o dia em que a Taça se cobriu de vergonha. Mauro Airez marca para os «encarnados» aos oito minutos, festa nas bancadas, de repente é disparado um "very light". Na bancada 13, Rui Mendes, sportinguista que viera da Mealhada, cai fulminado. Viria a morrer, o jogo continua, o Benfica ganha e festeja. A polícia analisa imagens televisivas e fotos e identifica o autor dos disparos, que será levado a tribunal junto com vários elementos da claque NO NAME BOYS, que a partir daí adoptou uma postura completamente diferente da dos seus primeiros quatro anos de vida. Condenado a quatro anos de prisão por homicídio por negligência grosseira, pena inferior à que era pedida pelo Ministério Público, Hugo Inácio viria a fugir da prisão, e é pena que ainda seja lembrado com orgulho por alguns, quando deveria ter sido incluído naquele passado do qual os NN não se orgulham... Já muito se disse e falou sobre o caso do "very light", que continuo a considerar como um bom exemplo de como a irresponsabilidade de uma pessoa pode ter consequências trágicas. Todavia, ainda mais vergonhosa, por ser pensada e parte de uma estratégia, foi a recusa da FPF em pagar a indemnização que foi sendo decretada pelas sucessivas sentenças, arrastando o caso até ao Supremo, e obrigando a família a um sofrimento de oito anos. Simplesmente vergonhoso." realmente era irradia-los.

Re: Re: Proibição total

Não tenhas dúvida que era irradia-los. A todos. O que é que o facto de um acto grosseiro e inadmissível da claque do Benfica e de um seu elemento, desculpas as atitudes da claque do Porto ontem? Não deveriam os elementos dessas claques, ter em atenção que como já houve um caso com consequências trágicas, eles não deviam repetir actos deste tipo? Não estou a atacar o FCP, como instituição tenho a certeza que não se revê nas atitudes destes "macacos". Agora choca-me ver adeptos do Porto a desculpabilizar esses actos. Choca-me adeptos do Porto se reverem nesses actos. Choca-me adeptos do Porto, não ficarem escandalizados com o sucedido porque anteriormente, um adepto do Benfica fez o mesmo. Choca-me os dirigentes do Porto não actuarem contra a sua claque, devido aos últimos acontecimentos por ela provocados. Tal como me chocou, e muito, os acontecimentos desse dia no estádio nacional. Tal como me chocou um adepto do Porto esfaquear adeptos do Sporting. Tal como me chocou os adeptos do Porto irem para o Algarve partir tudo e bater em todos, nos tempos do Portimonense e farense. Ficava contente se mais pessoas ficassem chocadas comigo... Infelizmente não os estou a ver todos chocados e a repudiar os actos que aconteceram.

Re: Re: Re: Proibição total

não foste ao estádio pois não? diz- me qual é a diferença do que se passou fora do estádio contra a policia e lá dentro? ou os very lights ou as invasões de campo de paus na mão atrás de jogadores adversários? P.S Realmente só os Super rebentam petardos. os outros são meninos de coro.

Re: Re: Re: Proibição total

A mim choca-me que te preocupes apenas com a claque dos SD. Choca-me que nao saibas que o LFV enviou os SD pra o topo por sua decisao. Choca-me que o caso nao é novo. Choca-me que te sintas tao chocado, despe a pele de cordeiro.

Re: Re: Re: Re: Proibição total

A parte do choque era noutro lado, mas proto. Eu já disse que as atitudes de outras claques é inqualificável. O que eu não vi foi vocês disserem que os SD, são uns broncos criminosos. Que deviam ser presos. Que deviam ser proibidos de frequentar os mesmos locais que outras pessoas de bem.

Re: Re: Re: Proibição total

Pois parece que estas a cair no ridiculo. Estavas convençido que ias ganhar mas não perdes-te por pouco. Ai Ai Renteria se tu marcas............... Cumps.

Re: Re: Re: Re: Proibição total

Deve haver alguma confusão na tua cabeça... Deve ter sido dos petardos que mandas a rebentar. Os timpanos e a massa cinzenta já não são o que eram... Comenta lá o que os macacos da curva sul fazem, e deixa o jogo para os entendidos... Gente de claque percebe de tudo menos de bola...

Re: Re: Re: Re: Re: Proibição total

oh Julio comenta lá o que se passou fora do estádio com a policía ou as tochas arremessadas no inicio do jogo por uma das vossas claques. Não, não sou dos super mas tambem vi muitos animais de vermelho.

Re: Re: Re: Re: Re: Proibição total

Por aquilo que escreves não desculpa aquilo que plagias tu és o tal que sabia tudo do sistema não és,grande cromo ninguem te leva a sério va lá tens me a mim para falares um bocado deves ter uma vida triste larga a PSP e vive um bocado existe vida fora do teu quarto.Tu percebes tanto de bola como o nosso treinador que não quis ganhar na casa do clube dele. Bem lá vamos nós fazer mais uma vez um mouro CAMPEÂO

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibição total

Realmente, estás um bocado atrapalhado. O que tem o sistema a ver com os petardos que os Super Dragões lançam? Os Curvas Sul só mandaram Petardos, porque o Renteria falhou o Golo? Este tópico é para falar dos incidentes desse jogo. Se queres falar do jogo existe outro tópico para isso. Aqui critico, o que é uma atitude criminosa dos lacaios do macaco.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibição total

Mas tu és aquele que sabia tudo do sistema não és,é que eu fartei-me de rir. Desculpa mas foi engraçado teres ido plagiar o Estádio de choque.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibição total

O estádio de choque é um bom livro. Pelos vistos ficaste em choque com essas coisas. Não falas de mais nada. Um dia todoa vão ficar a saber o porque de o autor ter sido quase espancado até à morte. Porquê o Sr Bexiga ter sido espancado pelos macacos da Curva Sul. Mas como o teu nome indica, deves saber os porques todos....

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibição tota

ainda estou á espera da resposta. Ou há moralidade ou comem todos...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibição

Estou farto de responder a esse tipo de lógica, mas lá vai mais uma vez. Se um ladrão é apanhado em flagrante a roubar, não deve ser castigado, só porque outros ladrões fugiram e por isso não vão ser castigados? Isso de ou pagam todos, ou não paga nenhum é lógica da batata. Outra coisa: A gravidade do que se passou fora do estádio, não se compara ao sucedido nas bancadas. Uma coisa foi fora do recinto desportivo. Outra dentro. Há diferenças e muitas.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Proibi

Lógica da batata o tanas. como eu vi os super a lançar os petardos tambem vi os adeptos do benfica a agredir a policia fora do estadio e a lançar tochas de fumo vermelho para o relvado. Como eu vi de certeza as autoridades competentes tambem viram, mas palpita-me k viste pela televisão ou então tens memória selectiva. Por favor não se armem em anjinhos.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Pr

Volto a dizer, a gravidade de uns actos e outros é mais que evidente.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

a cor tolda te a visão.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Comparas atirar petardos a garrafas? E volto a dizer, informa-te se quiseres. Actos de violência dentro de um recinto desportivo, são considerados de maior gravidade, desportivamente, do que os practicados fora o recinto.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

então e as tochas?

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Tochas luminosas, atiradas para o relvado, é um pouco diferente de petardos atirados deliberadamente para cima de outras pessoas. Entre elas crianças, mulheres e idosos. Um puro acto de cobardia selvagem.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

é diferente mas perigoso na mesma tal como as garrafas.senão parece que ah nós fizemos mal mas eles fizeram pior.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Em direito, numa constituição, ou em regras de uma competição, os actos são julgados de acordo com a sua gravidade. É diferente, em termos jurídicos, um assalto à mão armada de outro assalto. É mesmo diferente um assalto com uma pistola ou uma faca. Cada um deles tem uma pena. Cada um deles é julgado de forma diferente por um Juiz. Por isso temos de disser, que uns fizeram pior que outros. Porque fizeram.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

mas umtipo que atira uma tocha e outro um petardo e ainda outro garrafas devem ser punidos ainda que de forma diferenciada ou não? parabens pela montagem ainda que não seja tua.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Claro que todos devem ser punidos. Não disse o contrário.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

então estamos de acordo.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Desde o início que estamos, mais ou menos de acordo. Há vários culpados, para mim os maiores são os SD. Para ti é que não sei...

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

não os SD mas algumas das bestas que por lá populam as quais algumas bem conheço,como conheço muita gente boa e da qual me orgulho de ser amigo.

Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re: Re

Ora bolas em todo o lado há as excepções à regra. Mas uma coisa te digo, não é orgulho para ninguém pertencer as SD. Mais, os SD vão ser os principais acusados, e muita coisa vai acontecer. Isso não quer dizer que todos os SD são bestas, mas por pertencerem ao grupo, são conectados a actos de vandalismo e violência.