Velhos são os trapos! | Relvado

Velhos são os trapos!

 

The First

I Liga:

Comentários [25]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Re: Velhos são os trapos!

Eu acho que isto tem também haver com o estilo de jogo italiano. Mais táctico, e mais lento do que, por exemplo o inglês que faz mais apelo à condição física dos jogadores. Não estou com isto a dizer que o jogo inglês é melhor que o italiano. Mas acho que se o AC Milan jogasse no campeonato inglês, não aguentava tanto e teria problemas com os jogadores a nível físico... Também é perciso ver que os jogadores mais "velhos" são os defesas e não os médios ou os extremos que necessitam de jogar com mudanças bruscas de velocidade. Mas acredito que a condição física não quer dizer tudo e que, um jogador, nem que seja pela experiência, pode anticipar jogadas que um jogador jovem não tera visto ou imaginado. Por vezes o mental, pode ser mais importante do que o fisico e nesse aspecto, os jogadores "velhos" são claramente e naturalmente superiores. Este aspecto do jogo é também muito utilizado por defesas e é por isso que um defesa atinge o pico da sua carreira por volta dos 30 anos (Vejam o Canavaro)

A turma do reumático !

Um dos maiores problemas em Portugal é a mentalidade, os próprios jogadores são os primeiros a mentalizarem-se que são velhos, vejam o caso do Figo, o caso de Baía, e muitos outros. Depois temos o problema dos clubes Portugueses, os dirigentes e treinadores também acabam por concordar com essa mentalidade, para "ajudar", e até porque é um dos factores primordiais, os clubes não são assim tão profissionais como isso. Eu explico. Um clube em Portugal não tem um departamento médico altamente profissional que acompanhe SEMPRE os jogadores, ou seja, se um jogador dá um "traque", esse "traque" tem que ser analizado para ver qual a composição dos gases ...Estou a exagerar mas é iso que tem de ser feito. Os jogadores têm de ser constantemente vigiados, os jogadores têm de ser corrigidos, os jogadores têm de ser bem alimentados e têm de estar sempre sujeitos a controlos apertados. É isso mesmo ! Um Big Brother. Os jogadores que são pagos a peso de ouro têm de ser submetidos a um controlo super-apertado para que andem bem fisicamente, psicologicamente, e "aprendam" até o mais banal, chutar a bola. Esse departamento deveria ser constituido pelos médicos das mais diversas áreas, ortopedistas, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos etc.. À uns tempos atrás vi um programa no Discovery que falava de técnicas de aperfeiçoamento de atletas de alta competição, alguns clubes investiram em equipas de médicos e cientistas para melhorar as capacidades dos atletas, o resultado foi excelente em todos os sentidos, os atletas lesionavam-se menos vezes, os tempos de recuperação das lesões diminuiu, os tempos dos seus recordes foram melhorados. Nesse programa mostraram equipas de natação, ciclismo ( de pista ), atletismo, Hoquei no gelo. Os resultados obtidos justificaram todo o dinheiro investido para além de um maior aproveitamento dos atletas. Porque é que em Portugal não se investe nisso ? Os atletas agradeciam, os adeptos também, para além do tempo de "vida útil" do atleta de alta competição aumentar, muito à semelhança do que fez o AC Milan.

Re: A turma do reumático !

Falo pelo clube que sei (FCP) que levou à uns anos atras uma experiencia que parecia induzir nesse sentido, da maior especializaçao do suporte medico. Foram feitos testes e mediçoes em varias alturas da época. Como foram aproveitados e se continuou desconheço. O departamento médico do FCP ja fez os seus erros mas tb ja fez alguns milagres (penso talvez que seja o melhor dos 3 grandes). Quanto ao comentario sobre o que um jogador come (tudo é controlado), como bem devem imaginar. Desde as porçoes às "vitaminas". Veja-se o caso que jogadores so por tomarem algumas coca-colas e cafe passaram o limite de cafeina. Isso pq? Pq as "vitaminas" ja faziam um aumento da cafeina para haver um melhor aproveitamente fisico. Nao somos vanguardistas nesse aspecto, mas tb nao tamos na cauda da europa. Se formos realistas e para a dimensao e nivel financeiro do nosso país, muitas potencias do futebol bem podem por os olhinhos no nosso país...

Na cauda ou talvez não ...

Em relação ao Benfica, o Porto está melhor devido aos problemas quase constantes no departamento médico, em relação ao Sporting, não te sei dizer. O que falei não se limitava apenas ao departamento médico mas a uma área mais abrangente tais como pessoas que soubessem tirar mais proveito de um atleta corrigindo, por exemplo, os seus movimentos, a maneira como remata, a maneira como se move no campo, etc... Como sabes, não basta chutar muito nem correr muito, o que se tem de fazer é chutar bem e correr quando é necessário, e isso, implica um aperfeiçoamento constante que nem sempre nasce com um atleta talentoso. Andei toda esta época a perguntar-me por que raio é que o Quaresma sendo um jogador de assistências por excelência, não conseguiu um maior aproveitamento na marcação de livres ? Para mim, foi falta de trabalho ! Um jogador como ele tem obrigação de marcar de forma exemplar os livres e não acredito que o mau aproveitamento tenha sido única e exclusivamente por "azar". Se vale a pena investir ou não, é fácil fazer as contas... em vez de se investir em jogadores "duvidosos" como acontece frequentemente, canaliza-se esse dinheiro para a criação desses departamentos. Estou certo que os resultados a curto/médio prazo farão milagres ! O dinheiro e os pontos que os clubes perdem por terem jogadores em baixo de forma, lesionados ou mal aproveitados, custa muito mais do que esse investimento. Olhando para o AC Milan, quanto é que pouparam na preservação daqueles jogadores ? Quanto é que o Manchester poupa ao "criar" jogadores bons e colocá-los "magníficos" ? Poderemos não estar na cauda, mas ao fazermos comparações, que seja com os melhores e não em quem vai atrás.

Re: A turma do reumático !

Muito bem. Isso que falas é já aplicado no Manchester, no Barcelona e no Ac Milan por exemplo. Os efeitos notam-se no aproveitamento que têm dos jogadores de mais idade, no Manchester a maneira como ainda jogam Giggs e Scholes é um excelente exemplo. Depois a evolução que sofrem os jovens com esse método é notória. Figo quando foi para o Barcelona, o nosso Cristiano e o Kaka evoluiram bastante nos clubes que os contrataram. Em Portugal esse aspecto é descurado e levado com muito pouco profissionalismo. (Eu como adepto do Benfica que o diga)

Pois é !

Cá em Portugal ignoram completamente isso ! As contas são muito fáceis de fazer, em vez de gastarem 5 milhões de euros num jogador que é uma incógnita, como vulgarmente se faz, investia-se esse montante na criação de um departamento médico/científico tal como acontece no AC Milan e noutros clubes ( nem seriam necessários 5 milhões ). Tenho a certeza absoluta que o diheiro investido seria muito bem entregue e apresentaria resultados a curto/médio prazo, o que faria poupar muitos outros milhões aos clubes. Afinal, quanto perdem os clubes por verem os seus melhores jogadores constantemente em baixo de forma, constantemente lesionados ? Não é só uma questão de dinheiro, também se traduz em pontos perdidos, além dos jogadores "velhos" poderem durar mais uns anitos e isso significa que o clube não necessitaria de estar constantemente a renovar o plantel devido ao "reumático" ! Não se pode querer ser um clube de topo se não se criar codições para tal. O problema não é exclusivo do Benfica, o meu clube ( FCP ) é igual.

Re: Velhos são os trapos!

Acho que existe mais o preconceito que existe o preconceito que a idade limite para um jogador será os trinta ou trinta e um anos. A única explicação que fará sentido e que se aplica à maior parte dos clubes portugueses, é o facto de a prioridade de uma aquisição ser, a par da qualidade, a valorização do jogador tendo em vista o ganho financeiro resultante da sua venda, o que é muito mais provável com um jogador jovem que com um veterano. A nível de equilíbrio de plantel e no sentido de lhe dar mais qualidade quando esta está realmente presente num trintão, temos bastantes exemplos nas equipas do nosso campeonato. De resto, preconceitos...

Lembro-me de um artigo que publiquei aqui...

Que falava do mesmo, mas em vez do AC Milan falava da selecção francesa de futebol. Muito parecidas estas duas equipas. Dá-me mais prazer ver equipas inteligentes como estas que um bando de miúdos a correr de um lado para o outro. Opiniões. Cumps

ólha prá éu

esteinho desabinte e óito áno nos passaporta, mas esfui de eskate aos régisto nos lubito esrégistár-me quando tibe os meu espriméiro esfilho. áproveitei e esfui com éle e esregistéi-me também. os zórro, já os meu pai mé esfálába néle á 40 áno quando os zorro esjogába os bola lá nos cámpo espéládo do Quanza

Re: ólha prá éu

Tens graça, mas escreves de uma maneira esquisita. Mas riu-me bastante com as tuas frases. Continua assim que estás bem.

Re: ólha prá éu

Bem vindo, estava com receio de terem, fechado lá na jaula do Jardim Zoológico. Após aquela resposta, ao artigo de onde eram os Relvas... Cumprimentos Jadscl

humm

Os jogadores experientes sao sempre bemvindos, eu gosto de uma mescla entre jovens e "idosos"

eu ainda vou mais longe

a partir dos 26/27 anos um jogador "comercialmente falando" já é velho, ou pelo menos desinteressante...

Re: eu ainda vou mais longe

Oportunidades únicas, passe o paradoxo, para manter os grandes jogadores nas equipas que têm a sorte de os possuir. Porque com essas idades os jogadores estão muitas vezes no seu auge.

Tudo dependem ...

da vontade do jogador e do tipo de jogador. A constituição muscular e a forma de jogar tambem influenciam . um jogador que faz da sua velocidade o seu ponto mais forte, tem menos condição para acabar mais velho do que um jogador cerebral.

Re: Tudo dependem ...

Houve casos de jogadore que passaram da frente de ataque para o meio campo. Como agora o treino é mais específico e a oferta é mais específica essa adaptação já não se faz com a mesma frequência. No entanto há os jogadores chamados de polivalentes...

Curiosidades...

Falei nos "trintões" do Milan que ganharam e bem a mais prestigiada competição de clubes da Europa... Ora que tal vermos com atenção o plantel e as idades: GR: - Dida (33 anos) - Kalac (34 anos) - Fiori (38 anos) DF: - Cafú (37 anos) - Maldini (38 anos) - Kaladze (29 anos) - Costacurta (41 anos) - Nesta (31 anos) - Simic (31 anos) - Jankulovski (30 anos) - Favalli (35 anos) - Bonera (25 anos) - Oddo (30 anos) - Serginho (35 anos) MC: - Gattuso (29 anos) - Seedorf (31 anos) - Pirlo (28 anos) - Gourcuff (20 anos) - Kaká (25 anos) - Ambrosini (30 anos) - Brocchi (31 anos) AV: - Inzaghi (33 anos) - Ricardo Oliveira (27 anos) - Gilardino (24 anos) - Boriello (25 anos) - Ronaldo (30 anos) Um exemplo de veterania este Milan!! lol P.S Reparem que O AC Milan é mesmo o oposto do Sporting. Em Alvalade faz-se de tudo para formar futuros grandes jogadores na Academia... Em Milão faz-se de tudo para conservar ao máximo os "velhotes"!! Diferentes estratégias, ambas com bons resultados! cumps

Re: Curiosidades...

Não deixa de ser uma raridade uma equipa "tão velha" conseguir ganhar uma Champions. Mas, observando bem, o meio-campo já é "mais jovem" (é precisa mais rapidez e resistência...)e o ataque, excluindo o "avozinho" Inzaghi, já é jovem. E como falas no Sporting, recordo que a equipa do Sporting chegou a ser quase que a nossa selecão sub-23 (Sousa Cintra/ Queirós)e nada conquistou -faltou-lhe, quanto a mim, a "capa" da maturidade e experiência, "aquilo" era só putos. Daí, talvez esta actual equipa, que tem a tal "capa", já faça conquistas e prometa muitas mais. Felizes sportinguistas!

Re: Curiosidades...

Coitado do Gourcuff... Com 20 anos e parece quando um gajo era iniciado e ia treinar com os juniores... É só avôs naquela equipa...

Re: Curiosidades...

" ambas com bons resultados" lol Pois uma ganhou a Champions ,a outra ganhou a taça de Portugal muito bem visto.

Re: Re: Curiosidades...

Ja ouviste falar em Ronaldo, Simão, Quaresma, Moutinho, Veloso, Nani?!! Vieram de onde?! Não estás por exemplo contente por teres o Quaresma na tua equipa?! O Sporting em termos de formação tem sido exemplar e como deves saber de um grande contributo para a nossa Selecção... O Sporting até pode não ganhar muitos títulos, mas pelo menos faz jogadores... cumps

Re: Re: Re: Curiosidades...

Não te esqueças do grande Futre que ainda ontem abrilhantou a nossa bonita festa. Cumps.

Preud'home

Ainda me lembro de um jogador que jogou no Benfica ao mais alto nível até aos 42 anos. Michel Preud'home. Está tudo dito. A idade não é impedimento; o impedimento está no nível competitivo que o jogador consegue manter com a idade que tem.

Re: Preud'home

Mas com 42 anos só na baliza também não vamos generalizar. Eu também concordo a idade hoje em dia ja não tem aquele peso devido principalmente aos treinos especificos e ter a sorte de não ter lesões graves.

Re: Re: Preud'home

Até generalizo, pouco importa a idade quando um jogador tem a qualidade de Figo, João Pinto, Rui Costa, Vitor Baía, ou outro qualquer... Esses jogadores mostram que não têm ou não tiveram substitutos à altura até se retirarem.