Uma análise ao Braga | Relvado

Uma análise ao Braga

 

zedacruz diz: "A equipa do Braga tem sido a maior revelação da superiga, estando neste momento, e com muita justiça, na discussão do título. A meu ver é a equipa que pratica o melhor futebol, pois consegue equilibrar os processos defensivos com os de ataque. Tem jogadores bons, técnica e tacticamente. Tem uma óptima defesa que acaba por ser a equipa toda. Tem um "pautador" de jogo, Wender, que é um espectáculo e o elemento fulcral de toda a sua estratégia. Dois médios acima da média, Andres Madrid e João Alves (interior/exterior). A dupla de centrais é a melhor da superliga, uma vez que não actua sozinha - há muita entreajuda na equipa. Apresenta ainda outra curiosidade, que escapa a muita gente (os mais desatentos aos pormenores futebolísticos) na equipa: É a equipa mais alta e a mais pesada da superliga, o que não a desprovendo em termos técnico-tácticos a torna numa equipa dificílima de bater. Por fim, tem à frente João Tomás que embora muita gente não simpatize, é um óptimo marcador de golos, já o tendo provado num grande (marcou 19 golos numa época no Benfica), sendo que apresenta neste momento 11 golos. A isto tudo, acrescente-se Jesualdo Ferreira, muito contestado nos seus primeiros tempos no Braga (até mesmo no início desta época que já é a segunda), mas desejoso de mostrar que mesmo não estando num grande consegue ainda ser um óptimo treinador. Falando de futebol, qual é a vossa análise ao plantel do Braga?"

I Liga:

Comentários [10]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

não deves tar bem..

Mas que raio de tópico é este!!A falar de futebol!!!NMão deves tar bemn de certeza!!!Keremos é polémica, PC, arbitros, roubos e slb. isso é que é.Qual futebol qual que!!!Qualquer dia ainda pensam que isto é um forum de futebol!!!!!!!!!!!!!!!
lol

Excelente época !

O Braga tem realizado uma época excepcional , dos que se encontram no pelotão da frente é a única excepção á regra . Como os vencedores dos campeonatos são feitos por mérito próprio e demérito dos outros , o Braga soube aproveitar isso muito bem !
Ao contrário que muita gente anda a dizer por aí , que o Benfica está a fazer um bom campeonato , acabo por discordar completamente face á pontuação que tem e ás exibições irregulares , assim como o Sporting e Porto , o Braga neste momento tem uma oportunidade de ouro para atingir uma patamar classificativo nunca antes conseguido na sua história e atingir a Liga dos Campeões podendo angariar logo á partida muito dinheiro para os seus cofres.

Estas últimas 4 jornadas são verdadeiras finais para os 4 primeiros lugares , provavelmente todos eles perderão pontos e a tabela classificativa ainda poderá sofrer profundas alterações .
Já muitos colocaram aquí as suas opiniões e "dissecaram" um pouco esta equipa , a única coisa que queria acrescentar é que gostaria de ver o Braga como campeão nacional e das 4 equipas que se encontram na frente , é a única que realmente merece .

off topic sitauçao grave revoltemo-nos

a estaçao televisiva sic decidiu cancelar a "serie barbosa", o novo produto dos estimados "gato fedorento"

com efeito, após o programa de onte à noite "dia seguinte" na sic noticias, os directores da estação concluiram que seria desperdicio de dinheiro ter duas emissões dedicadas à comedia.

Re:off topic sitauçao grave revoltemo-nos

Ihihihi, olha que após ler o primeiro parágrafo fiquei apreensivo!

Ainda bem que é só uma anedota :P

Cumps

grande equipa

um plantel de luxo...

paulo santos - no porto quase nada fez, mas é jogador experiente e de qualidade que este ano tem o seu grande momento de glória

marco - suplente à altura

abel - dos melhores laterais da superliga. sabe ser ofensivo sem se desmanchar na defesa. tem lugar em qualquer clube português.

pedro costa - um jovem que vai aparecendo nas ausências dos titulares, sem deslustrar

jorge luíz - melhor defesa esquerdo da superliga. a atacar fabuloso. os 29 anos desencorajam os grandes a comprá-lo...

nunes - central do ano da superliga

nem - muita experiência, é daqueles brasileiros que valem a pena

paulo jorge - está à altura do desafio, é jogador da casa e tem espírito de capitão

mauricio - quase nao foi utilizado

bahar - contrataçao de dezembro, nao "aparece"

barroso - a alma do braga - e ainda util, aos 34 anos.

madrid - a surpresa... ou não. trinco muito bom, e sabe passar.

vandinho - o fernando aguiar do braga - fisicamente fortissimo, leva tudo à frente e sabe atacar. o benfica nao teve uma alterantiva assim a petit e fernandes...

joão alves - revelaçao tremenda... a mostrar que na honra há craques... na proxima época está num grande, mas qual?

jaime - irregular mas bom tecnicamente e com alguma capacidade finalizadora. bom jogador.

candido costa - esparava-se talvez mais, mas foi util.

paulo sergio - bom jogador este ano perseguido por lesoes.

cesinha - rapidissimo... bom suplente do braga.

wender - grande jogador, só os 30 anos podem evitar que vá para um grande. marca e dá a marcar.

leonardo - nao justificou a ocntrataçao em dezembro

castanheira - mais um jogador com espirito de capitao e experiencia

joao tomas - os golos aparecem... 11 no campeonato mais 3 na taça... e sem marcar de penalty... tem valor para os grandes, a olhar aos que eles têm...

baha - pouco utlizado

edinho - jovem potencial

saidas de inverno -

lima - zero

luis loureiro - enquanto esteve esteve bem

cicero - promete muito

Não concordo

O melhor futebol tem sido praticado pelo Sporting. É a minha opinião e a opinião generalizada dos apreciadores do fenómeno futebolístico, independentemente do clube do seu coração.
O Braga tem melhor defesas? Não. Simplesmente joga mais em contenção e, como disseste e bem, a equipa defende toda. Individualmente, todos os defesas do sporting são superiores aos do Braga, quer os centrais, quer os laterais.
O meio campo é superior ao do Sporting? Não. No seu todo, nem coletiva nem individualmente.
O ataque do braga é superior ao do Sporting? Não. Nem coletiva nem individualmente.
Poderá dizer-se que, no conjunto, o Braga defende melhor? Não. Simplesmente defende com mais gente.
No meio campo o Braga faz melhor circulação de bola? Não. Nesse aspecto o Sporting tem sido imcomparável.
No seu conjunto o Braga ataca mais e melhor que o Sporting? Não. Nesse aspecto, o Sporting é também a equipa mais forte da super liga.

Então em que aspecto é que o Braga é superior ao Sporting? ...simplesmente em nenhum.
O que acontece è que o Braga, por ser o Braga, não tem tido a pressão inerente aos ditos grandes e há muito que está arredado de outras competições que não sejam a liga.
Depois houve o famoso Sporting/Braga em que é anulado um golo limpo ao Hugo Viana (se não estou em erro), que daria mais 3 pontinhos ao Sportin que agora dariam um jeitão.
E atenção que eu só falo no Sporting por ser a equipa que, na minha opinião pratica o melhor futebol. Mas poderíamos comparar o Braga com o Benfica e até com o Porto e duvido que, em termos qualitativos, o Braga lhes seja superior.

Re:Não concordo

"O Braga tem melhor defesas?"
Calculo que querias dizer defesa... Independentemente disso, deve-se ter em conta que o Braga é uma equipa compacta e organizada. Assim, a defesa é constituída por 11 jogadores (10 sem o guarda-redes), o que permite sofrer menos golos e sair rapidamente em contra-ataque. Neste aspecto nota-se uma grande diferença: 21 golos sofridos pelo Braga e 31 pelo Sporting. Individualmente, penso que o Rogério e o Abel se equivalem, o Jorge Luiz tem-se exibido a um nível superior ao de Rui Jorge, Paíto e, embora pouco tempo, Tello; Nunes tem estado excelente e Nem regular (o centro da defesa bracarense mostra-se muito mais seguro que o do Sporting).

Falsa questão...

O Braga não está melhor que o ano passado pelo menos em termos de pontos, os 3 grandes é que nunca tiveram tão mal.
Mas uma coisa o Braga está mais sólido e a jogar melhor futebol

Mau dia para falar do Braga!

Claro que o autor do artigo não tem culpa da hora e do timing em que este artigo foi "postado"!
O Sporting Clube de Braga continua a depender de si para assegurar o 2ºlugar da Superliga (basta vencer os jogos todos até ao fim do campeonato - está em igualdade com o FCP neste momento mas tem vantagem nos jogos realizados entre os dois).
O próximo jogo, em casa, contra o Sporting vai definir muita coisa.

Em caso de vitória ficarão motivados e o jogo a seguir no Bessa pode ser definitivo para vermos o Braga na próxima época na Champions League.

Em caso de empate ou derrota, o jogo seguinte no Bessa pode ser o ruir definitivo de qualquer esperança de ir à dita CL. Isto claro se o F.C.P. vencer os seus jogos e o Sporting também.

Sobre João Tomás: deve estar neste momento a passar um momento triste a pensar como falhou um golo daqueles. Só acontece a quem anda lá dentro, curiosamente vi Eusébio falhar um igual a meio da década de 70!

Ora

este é daqueles tópicos a que dá gosto responder num clima tão hostil.

O Braga estaria destacadissímo em primeiro lugar se não tivesse deixado fugir Luís Loureiro, ele era o dínamo da equipa, conseguia destrinçar um jogo, ele era simplesmente genial e é nestes casos que dá pena ver que os euros, neste caso os rublos, chamaram mais a atenção que a perspectiva de uma época incomparável da turma bracarense.

A defesa tem dois grandes centrais, mas não vamos iludir-nos meus amigos, Jorge Luiz e Abel são grandes! são jogadores muito rigorosos na defesa e que até dão uma ajudinha no ataque, caso Miguel vá para a próxima época, estes dois senhores aproveitava-se para os adquirir, juntamente com o João Alves, aquilo é uma alegria ver jogá-lo, tem consistência e inteligência, Wender é o maestro da equipa, enquanto que a iniciativa do jogo atacante é tomada pelos centro campistas Vandinho e J. Alves, Wender organiza devidamente esse ataque.
João Tomás é outro dos casos em que dá pena notar que o dinheiro fala mais alto, pois ele era para mim o ponta de lança que faria a diferença, mas prontos, contento-me que ele agora tenha reencontrado o caminho dos golos lá pró Minho.
Quase que me esquecia, Paulo Santos é um senhor na baliza dos arsenalistas.

Jesualdo Ferreira, é justamente e meritosamente chamado de professor porque ensina a equipa a jogar bem, e tem aquela postura calma e serena, tipica de mestres que não se aventuram em arrogâncias e ambições desmedidas «Á lá Peseiro ou Couceiro».