Um líder sensa(Na)cional | Relvado

Um líder sensa(Na)cional

 

aestevao diz: "suportado numa estrutura
muito pequena, o Nacional da Madeira conseguiu na passada jornada chegar à
liderança do escalão maior do nosso futebol. Para o bem e para o mal muito há a
destacar sobre a formação da Choupana, no entanto incontornável é o trabalho
do treinador Manuel Machado, a gestão do presidente Rui Alves e o controverso
apoio do governo regional da Madeira. Quais as razões do sucesso nacionalista?
É uma situação passageira ou para manter até ao final da época?"

I Liga:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Money

Dinheiro.

Não quero ser má pessoa, nem tenho nada contra os madeirenses, aliás já os defendi esta semana, mas já dessem ao Boavista o dinheiro que dão ao nacional e maritimo, talvez fossemos mais longe. Dinheiro gasto no futebol, é mau.

De resto, tem um presidente, que fez um grande trabalho, sobe gerir bem as coisas, boas contratações.

não é só ter dinheiro, mas sim cabeça.

Bem gerido

E com os pés bem assentes na terra, somando apoios, somando jogadores que alem das suas virtudes tem caracter, mais um Treinador que sabe o que quer e percebe de Futebol, pode culminar neste Nacional.
Que ninguém se esqueça que todo o clube surge como clube de bairro e vai crescendo por ai fora, esperomos que muitos cresçam de fortma sustentada e que a boa gestão futubolistica acarrete mais sócios e maior dimensão, para bem do Futebol Português.

Claro

Que vai passar, isto é uma fase boa!

Mas alguém imagina sequer que uma equipa destas possa ser campeã?

A Tesãozita um dia destes passa!

Deja vu

Cheira-me a "dejá vu"...Infelizmente custa-me dizer que acho que não tem consistência para manter esta posição. De cada vez que há um dissidente deste tipo faz-se o filme do costume. Que o diga o Tirsense de há uns anos...

última hora, off topic

"o jogador do porto, ricardo costa, foi sujeito a um processoi disciplnar pelo cd da liga de clubes após uma denuncia do benfica.

os responsaveis encarnados entregaram um dvd com imagens do classico de ontem em que se vê que ricardo costa chamou "filho da puta" a um adversario, o que constitui uma injuria grave a um colega de profissao.

mais, o benfica, sad, emitiu um comunicado em que critica ferozmente a sporting, sad, por não ter feito a denuncia, talvez para proteger as boas relaçoes que tem com o porto."

este post foi só para alguns tótós verem a figura ridicula que têm feito a proposito do cado do nuno gomes...

Re:"filho da puta" está bem escrito

O resto é uma carga de erros.

Re:Pena isso não ser verdade....

... Pois se assim fosse, seria a unica forma em que o treinador Co Adriaanse não teria a veleidade de o colocar em campo a ajudar a enterrar a equipa.

Já agora podiam fazer o favor de denunciar igualmente o Bruno Alves...

Acho muito bem


Pena não terem visto o Bruno Alves a dizer do banco a mesma coisa!

Lances bem vistos do FCP 1 - 1 SCP

Colocarei isto para por uma pedra no jogo de ontem á noite.

61' Do lado direito, Quaresma cruza a bola para a área de grande penalidade. Polga desvia com o braço a trajectória dela, cometendo assim infracção passível de castigo máximo?

JORGE COROADO

MAL

Utilizando o braço esquerdo, Polga desviou a trajectória da bola. Lance que justificava grande penalidade e cartão amarelo.

SOARES DIAS

MAL

Claro que não ficam dúvidas nenhumas de que Polga, através do movimento que faz com o braço, comete uma infracção passível de grande penalidade. É possível que o árbitro não tenha visto porque há muitos jogadores junto a Polga, mas o assistente José Cardinal, que está de frente para o lance, tinha obrigação de dar indicação ao árbitro e prestar-lhe assim uma melhor colaboração.

ROSA SANTOS

MAL

Há um penálti mais do que nítido. Apesar de o árbitro poder eventualmente não estar em posição privilegiada para sancionar a infracção, o árbitro-assistente José Cardinal, ainda por cima internacional, tinha a obrigação de dar a respectiva indicação ao seu chefe de equipa.

ANTÓNIO ROLA

MAL

Sim. Polga joga a bola com o braço esquerdo. Logo, ficou por sancionar uma grande penalidade contra o Sporting e exibição do respectivo cartão amarelo.

OUTROS CASOS

11' Cartão amarelo mostrado a Rogério podia ser de outra cor?

18' No momento do passe de Sá Pinto, Deivid estava em fora-de-jogo antes de meter a bola no fundo da baliza de Vítor Baía?

51' Lisandro empurra Rogério antes de cabecear com êxito?

75' Num remate de Polga, César Peixoto desvia a bola com a mão esquerda?

84' Lisandro é agarrado, na área de grande penalidade, por Sá Pinto?

JORGE COROADO

BEM

O cartão adequado era o amarelo, embora roçasse o outro de cor mais garrida. A falta não foi violenta nem perigosa. Foi mais espectacular.

BEM

Deivid já se encontrava adiantado em relação ao penúltimo defesa quando o passe foi efectuado. Excelente intervenção do assistente José Cardinal.

BEM

Na ânsia de disputar a bola, Lisandro tropeçou e com o braço esquerdo empurrou o adversário. Bem assinalado o livre directo.

MAL

César Peixoto cortou a bola com o braço esquerdo num remate frontal e directo à baliza, desviando-a para canto. Grande penalidade que justificava cartão vermelho.

MAL

Na sequência de um pontapé-livre favorável ao FC Porto, Lisandro foi agarrado e derrubado no interior da área sportinguista. Motivo para penálti. Aceito, no entanto, que, no terreno, a equipa de arbitragem tivesse mais dificuldades em observar.

ROSA SANTOS

BEM

Não, é bem mostrado o amarelo. É uma entrada perigosa, não é violenta. De outra cor seria exagero.

BEM

Estava, sim senhor. Um fora-de-jogo que não deixa quaisquer dúvidas.

BEM

As imagens não são muito esclarecedoras, atendendo a que os ângulos em que foi mostrado o lance não são os ideais. Parece, no entanto, haver falta do jogador argentino sobre o brasileiro do Sporting.

MAL

Dá a sensação de que César Peixoto desvia a bola com a mão. Ficou, por isso, uma grande penalidade por assinalar.

MAL

Foi, sim senhor. Outro lance em que, pelas imagens, não ficam dúvidas, embora reconheça um complicado julgamento para quem dirige o jogo o no campo.

SOARES DIAS

BEM

Não. O cartão amarelo está bem exibido. É uma falta por trás que provoca algum perigo para a integridade física, mas não o suficiente para mostrar vermelho.

BEM

Não há dúvidas absolutas nenhumas. No momento em que a bola é passada, Deivid estava adiantado em relação ao penúltimo defesa. Nada a dizer da indicação que o assistente deu ao árbitro.

BEM

Aqui fica a dúvida se Lisandro empurra Rogério ou não. A imagem não é totalmente esclarecedora e, portanto, não podemos dizer com precisão se o Lisandro faz ou não falta. Resumindo, temos que dar o benefício da dúvida ao árbitro.

MAL

Não há grandes dúvidas. O remate é efectuado ainda a alguma distância e o César Peixoto corta a bola com o braço. Também aqui ficou uma grande penalidade por assinalar, desta vez contra o FC Porto.

MAL

Perante as imagens que nos são dadas a observar, Lisandro é agarrado e derrubado no interior da área de grande penalidade. Mais um castigo máximo por assinalar.

ANTÓNIO ROLA

BEM

Não. Perante o que foi dado a observar, Rogério entrou de forma perigosa sobre o adversário; justifica-se somente a exibição do cartão amarelo.

BEM

Sim. Deivid, no momento do passe do seu colega, encontrava-se em posição irregular. Bem sancionado o fora-de-jogo.

BEM

Antes de cabecear a bola, Lisandro, com o braço esquerdo, desviou o adversário. Portanto, falta bem decidida pelo árbitro.

MAL

Quando estava deitado no solo, César Peixoto cortou a bola com a mão para canto. Grande penalidade que ficou por assinalar contra o FC Porto e a respectiva sanção disciplinar (no caso, cartão amarelo).

MAL

Sendo um lance de difícil julgamento, Sá Pinto impediu Lisandro de jogar a bola com a cabeça. Falta merecedora de grande penalidade. É, no entanto, um lance que foi possível ver através das imagens.

Saudações

Curiosidades do arquipélago

º O clube mais representativo do Arquipélago madeirense é o Partido Social Democrata.lol

º "Controverso apoio ao clube"??.Relva aestevao,sabia que o clube do Arquipélago é o Marítimo F.C?O Nacional é esquecido.

º Gosto é de ver no Carnaval a barriga do mal-educado.

Abraços

Alguns factos


Na última década o Nacional da Madeira só esteve presente na 1ª Liga em 4 ocasiões (desde 02/03 a 05/06), mantendo desde então uma carreira regular, culminando com o 4º lugar alcançado em 03/04 e com a actual classificação.

Esta época, muito do sucesso desta equipa da Madeira vem do treinador Manuel Machado:

Campeão da II Divisão B (00/01 Moreirenese)
Campeão da Liga de Honra (01/02 Moreirense)
12º lugar Superliga (02/03 Moreirense)
9º lugar Superliga (03/04 Moreirense)
5º lugar Superliga (04/05 Vitória Guimarães)
Actual 2º classificado na Liga Betandwin.

Já agora um dado curioso. Manuel Machado, nas anteriores equipas teve sempre inícios de campeonato um pouco periclantes, ora com derrotas ora com empates. Parece que a tendência se inverteu este ano, será para continuar até ao fim?

FORÇA MADEIRA

Rui Santos - A escola de Vieira

A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’...

1. O sr. presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira (LFV), anda nervoso e disso deu prova na entrevista que concedeu esta semana à RTPi. Antes, já se tinha encarregado de anunciar, em Toronto, que ia “denunciar os jagunços”, pelo que a sua prestação televisiva contava com essa promoção-extra. No Canadá disse, então, LFV que “há gente nos jornais que devia ser banida”.

Na entrevista à RTPi quis visar-me, alegadamente porque o ofendi (e com ele, que presunção!, todos os benfiquistas) no meu último artigo ‘Chuchas e kits’, cujo título tem, como é de elementar compreensão, um enquadramento específico. Basta ler. E, lendo, não deixo de concordar com aquilo que LFV afirmou na citada entrevista: “o ‘chucha--kit’ não existe”. Não existe mesmo.

Para além de muitas coisas que não lhe ensinaram quando era tempo disso é que ofensa e crítica não são a mesma coisa. Aliás, LFV pode chamar lixo às pessoas, pode levantar suspeitas não fundamentadas, pode afirmar que há jornalistas a querer fazer negócios com os jogadores, pode dizer, também, que alguns jornalistas escrevem aquilo que lhes mandam escrever, e em relação a estas duas acusações a única coisa que o desafio a afirmar, preto no branco, é que diga claramente quem anda a beber, a comer e a fumar à conta dele e de outros dirigentes; quem anda a tentar fazer negócios com transacções de jogadores. QUEM PAGA A QUEM?

O discurso não é novo e postura sobejamente conhecida. Já todos sabíamos que LFV sempre conviveu muito mal com a crítica (não é o único, mas é um dos casos mais assanhados) e parece claro que se julga com poder para banir. Deve ter lido mal os estatutos. Aliás, esse é um dos problemas do sr. Filipe Vieira. Tem muita dificuldade em ler e mais ainda, como é óbvio, em interpretar o que se escreve. Acha-se muito competente a juntar números e cifrões mas é manifestamente incompetente a juntar letras. Não vou aconselhá-lo a regressar à escola, porque isso poderia ser considerado uma ofensa e seria tempo perdido; de resto, o ensino já tem problemas suficientes a afectá-lo. Mas aconselho-o pelo menos que arranje alguém mais competente, não apenas para lhe escrever os discursos mas sobretudo para lhe traduzir os artigos. Aliás, mesmo com a assessoria que lhe é prestada, LFV tinha a obrigação de recolher melhor informação porque, ao contrário do que julga, há ‘opinadores’ que também são jornalistas. É o meu caso. Possuo a carteira profissional n.º 1199, completo em Janeiro 30 anos a escrever para os jornais, no final da década de setenta já opinava sobre questões relacionadas com o futebol juvenil e o futebol português e, ao longo deste tempo, nunca me detectaram qualquer problema do foro psicológico.

Acompanho o futebol, profissionalmente, há três decénios (entende?), promovi a modalidade pela base, investi tudo na minha profissão e, durante este longo tempo, não me recordo de o ter visto. Não sei o que ele fez no futebol nem o que contribuiu para o seu desenvolvimento. LFV não sabe nem procura saber. O que o irrita, solenemente, é que não me controla. Nem com charutos, nem com almoços, nem com jantares, nem com cães, nem com cadelas, nem com encontros privados para discutir estratégias editoriais. LFV é o presidente do Benfica e o Benfica precisa de se reerguer. Apesar do rol de promessas não cumpridas; apesar de mandar calar os seus próprios jogadores e multá-los; apesar das mentiras que diz (a propósito, saí de ‘A Bola’ por vontade própria e não estou minimamente convencido daquilo que afirma, era o que faltava!), desejo-lhe as maiores felicidades no seu trabalho. Vou continuar a fazer o meu. Não sonhe comigo que não vale a pena. O Benfica precisa da sua atenção para outros assuntos (nomeadamente para esclarecer o ‘caso Mantorras’) e não para andar à caça às bruxas. Essa mania da perseguição também concorre para ler mal e interpretar pior. O Benfica é demasiado grande para ter de suportar discursos sem nível. Só tem classe quem pode e não quem quer. Tenho pena! Muita

Re:Rui Santos - A escola de Vieira (cont.)

Tenho pena! Muita pena mesmo! A profissão de vendedor de kits é tão digna como a de ‘opinador’. Com uma grande diferença: os ‘opinadores’, que eu saiba, não compram passes de jogadores. Os vendedores de kits compram – e são capazes de ser adeptos de diversos clubes ao mesmo tempo, deixando para trás um rasto de falência.

Os verdadeiros campeões não são aqueles que ganham títulos e fortunas na bola. Não são aqueles que passam a vida a dizer que não se servem do futebol. Os verdadeiros campeões são aqueles que são capazes de fazer bem. Genericamente, na vida. Nela há os equilibrados e os equilibristas. É um facto incontornável. A diferença, às vezes, esbate-se. E o inferno está cheio de presunçosos.

Há palavras ocas e feias que representam muito pouco na boca de certas pessoas, mesmo quando elas se acham donas de tudo. Apesar das dúvidas lançadas a este respeito na sociedade portuguesa, ainda penso que vale a pena recorrer aos tribunais para que não se crie a sensação de que o poder de certos cargos pode concorrer para a destruição de direitos inalienáveis consagrados na Constituição. O sr. presidente do Benfica talvez pense que também pode controlar a Justiça e os Tribunais do mesmo modo como pensa que é capaz de controlar a Liga, a Federação, a Arbitragem, a UEFA, a FIFA, os Partidos Políticos, as Forças Armadas, a Assembleia da República e o Papa. Ele parece não perceber o que é viver em democracia mas nós, que aprendemos todos os dias, temos a obrigação de transmitir os ensinamentos que a vida nos proporciona. Esse é o meu modesto contributo porque, também perante a ignorância, devemos mostrar magnanimidade.

2. Considerando o que aconteceu em Braga, o Benfica tem, entre muitos outros, um problema para resolver. Que vai fazer com Simão? A melhor proposta que se conhece, do Liverpool, situa-se nos 15 milhões de euros e data de fim de Agosto. Os ingleses não parecem dispostos a dar muito mais e têm alternativas a Simão. Significa que, se não houver propostas atractivas de maneira a satisfazer o clube da Luz e o jogador, os responsáveis têm sempre o argumento de que o Benfica precisa de conservar os seus melhores atletas. A verdade é que, nessas circunstâncias e numa situação desportiva mais difícil, vão ter de compensar Simão, que viu em Agosto goradas as hipóteses de ver engordada a sua conta bancária.

Por outro lado, é tempo de se perceber o que está a acontecer no Departamento Médico dos ‘encarnados’. Esticar até estourar?

Nacional da Madeira

Todos nós sabemos que todos os anos á um ou dois clubes sensação, pois o Nacional é um deles juntamente com o Setubal.
Considero que estes dois clubes estão a jogar bom futebol, mas é mais a preocupação das descidas de divisão deste ano

líder ?

já jogou ? e ganhou ?

Então o líder é o F.C.Porto

Qeum?

O Fc porto!!!