Um Deus maior | Relvado

Um Deus maior

 

O que se está a passar a nível jornalístico é uma vergonha! De há alguns anos a esta parte estes profissionais resolveram, sob a forma de conluio, organizar campanhas com objectivos bem definidos, sem que ninguém faça nada para acabar com isso, porque, no fim, todos querem é aparecer nas primeiras páginas. Estou a lembrar-me da campanha para desacreditar o Dias da Cunha, o Peseiro e o Ricardo, campanha essa que, inclusivé, conseguiu arrastar uma grande parte dos adeptos sportinguistas chegando à pouca vergonha de um jornalista de um diário desportivo ir pedir ao Directivo XXI para se juntar à Juve Leo (claques do Sporting) para aumentarem a contestação à Direcção e ao grupo de trabalho.A última grande campanha vai no sentido de promover, de todas as formas e feitios e em todas as latitudes, o jovem e BOM JOGADOR Anderson do Porto. Ninguém tem qualquer dúvida que se trata de um bom jogador, com grande margem de progressão. Daí até o considerarem já um Deus maior, vai uma grande diferença.Assim, e porque importa assentar os pés na terra, vamos compará-lo com o Moutinho do Sporting que, podendo jogar em todas as posições do meio-campo, também joga na mesma posição do Anderson. Peço esta comparação porque ambos são jovens e ambos são os "meninos bonitos" dos respectivos clubes.Depois de feitas as comparações aos diversos itens (velocidade, criatividade, agressividade, capacidade defensiva e atacante, índices físicos, etc.), gostaria que os relvas dissessem qual desses jogadores gostariam de ter na vossa equipa, pondo de lado o valor de uma eventual venda.Selvabrava

I Liga:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

se o anderson fosse do slb

já era o novo eusébio ou o novo pantorras,mas como o fcp não têm referencias folcloricas limita-se a constatar o óbvio,e o óbvio é a margem de progressão que o puto têm e a qualidade futebolistica brutal para um puto de 18 anos,e se os dois fossem colegas de equipa,juntamente com o nani e o manuel fernandes,faziam merda por essa europa fora mostrando que o futuro está na formação.Não é apostar em jogadores já feitos que se mantém a qualidade regular de uma equipa a longo prazo,têm que se dosear juventude com maturidade e apostar anualmente em jovens que irão compensar irreverencia com sapiencia.Só falta o slb unir-se ao scp e ao fcp(não me esquecendo do boavista e vit.guimaraes)para se criar condições para todos anos jovens esperanças aparecerem nos nossos relvados,portugueses,brasileiros ou ucranianos.Espero daqui a um ano estar a fazer comparações com o fabio paim pq na minha opinião vai ser o maior jogador de sempre a aparecer em portugal,espero não estar enganado. saudaçoes leoninas

Hummm

Kria o AndersoN, pK o AndersoN é um craque, e trabalhadores como o moutinho existem em maior quantidade.

Re: Hummm

Queres dizer que, num filme de "cobóis" tu preferias andar a passear pelas ruas com um lindíssimo colar de pérolas do que com duas pistolas à cinta...

o baia é que sabe se moutinho vale alguma

coisa ou nao http://www.youtube.com/watch?v=LJqacmgGxHA defendeu penaltie de moutinho e scp foi eleminado

Ora

Quantos jogos já fez o Moutinho e quantos fez o Anderson? Comparar como?

Re: Ora

Será mais uma razão para esta comparação? Eu pedi esta comparação exactamente porque o Anderson já é um deus, não obstante tenha jogado apenas e só 5 jogos!

Re: Re: Ora

Vocês se esquecem que no Brasil ele é titular desde que tem 16 anos... E o Moutinho só surgiu em Portugal aos 18.

Re: Re: Re: Ora

No Brasil eu acredito que até as galinhas tenham garras. Sei também que não há país nenhum do mundo em que as campanhas para promover certos jogadores sejam tão bem feitas como no Brasil. Um dos "produtos" mais exportados pelo Brasil são os jogadores de futebol. A mim só me interessa o que eles produzem no futebol Europeu, pois eu conheço mais de 100 casos de grandes estrelas brasileiras que chegaram cá e não valiam um costelo. O que é que o Anderson já produziu no futebol português ou europeu?... Convém que as nossas afirmações se baseiem em factos e que esses factos se apliquem às questões. As prestações no Brasil não se aplicam ao futebol português e muito menos ao que se pretende saber com este artigo, sob pena de ter-mos de ir ver também os títulos ganhos e as prestações do Moutinho enquanto esteve na formação do Sporting.

Olha, Selvabrava

Concordo contigo na maioria das tuas afirmações. Realmente o Brasil consegue promover bem os seus jogadores, e muitos jogadores bons no Brasil não são bons na Europa. Mas as coisas por aqui estão mudando. O futebol brasileiro está a ser cada vez mais rápido, mais forte, mais parecido com o futebol europeu. O futebol aqui já não é mais aquele futebol lento, parado, pensado demais, nem os jogadores que estão sendo formados têm esse estilo. As últimas jovens promessas têm um estilo assemelhado ao do Cristiano Ronaldo: excelentes dribladores, porém cada vez mais usam o drible em progressão e em velocidade. O Lenny (Fluminense), o Fellype Gabriel (Flamengo), o Robinho (ex-Santos), o Anderson (ex-Grêmio), o Rafael Sóbis (Internacional), etc. Há também que ver que os clubes portugueses, por falta de dinheiro, vão buscar jogadores medianos/ruins aqui no Brasil, e alardeiam por aí que eles são bons, que são promessas, que não sei o quê... Enfim, parte da culpa pela promoção dos brasileiros em questão, está na própria promoção de qualquer um deles aí na Europa. Principalmente em Portugal, não há nenhum critério na contratação de brasileiros. Vão buscar qualquer jogador a qualquer lugar. É que se ainda fossem jogadores razoáveis da Série A, ainda vá lá. Até entendo. Mas ir buscar jogadores a clubes que nem estão em nenhuma da 3 séries do Campeonato Brasileiro (que envolve cerca de 100 clubes), ir buscar jogadores à 2ª divisão estadual de Goiás, ou do Mato Grosso... É aí que eu digo que há falta de critério. E talvez por isso, nem tantos brasileiros dêem certo no futebol europeu. Quanto às estrelas daqui, é só saber ver o estilo de jogo do jogador. Se ele é muito lento, para quê contratá-lo? Uma última coisa sobre os jogadores do Brasil, é que os jogadores do Sul têm mais características européias que o normal. O futebol sulista é mais físico, mais táctico, que o futebol do Rio, São Paulo & cia. Então, ir buscar jogadores ao Sul é uma aposta quase garantida. O Anderson vem do Sul.

Re: Olha, Selvabrava

Ok, tudo bem contigo. Estás no Brasil, conheces bem o futebol brasileiro, se calhar bem melhor que conheces o português. Talvez não saibas, por exemplo que o nosso campeonato nacional de júniores é extremamente competitivo e que a equipa campeã de júniores não teria qualquer problema em jogar na nossa super liga, pois seria bem mais forte que a maioria das equipas. O Moutinho foi campeão nacional de júniores e era o melhor jogador dessa equipa. Dizes que o Anderson veio da melhor zona do Brasil, o Sul. O Moutinho veio da melhor escola de futebol da europa, a Academia Sporting. Cumprimentos. Já me esquecia... Quem me dera estar aí!

Anderson ainda não mostrou nada

Só por fazer umas arrancadas que normalmente resultam em nada? Quero números. Quantos golos e assistências ele fez? Prefiro Moutinho mil vezes até porque é português.

se anderson nao mostrou nada entao porque

que o barcelona,chelsea,etc querem o anderson? podes me explicar? entao se mostrasse alguma coisa como seria?

Re: Anderson ainda não mostrou nada

Vê lá quem é que já marcou mais golos? S+o uma pequena nota o Moutinho já fez mais de 50 jogos na SuperLiga, no final deste campeonato é que se poderá falar em golos, produtividade nos mesmos e nas assistências... São ambos grandes jogadores, mas Andersson é claramente um fora-de-série... Mais depressa iria a um estádio ver o Andersson do que o Moutinho...

Re: Re: Anderson ainda não mostrou nada

Relembro que Moutinho e Anderson jogam em posições diferentes. Na posição de Anderson é normal que faça mais golos e mais assistências.

mas isto nao quer dizer nada

o lucho joga na posicao do moutinho e foi o melhor marcador do fcp a epoca passada

Eu não me importava de ter os dois...

Aqui deixo o meu contributo, dizendo qual deles é melhor, em cada um dos aspectos de jogo. Maturidade: Moutinho Velocidade: Andersson Visão de jogo: Moutinho Polivalência: Moutinho Capacidade defensiva: Moutinho Capacidade ofensiva: Andersson Criatividade: Andesson Agressividade: Moutinho Bolas paradas: Andersson Potencial futuro: Iguais Resultado final: Moutinho 5 Andersson 4 Apesar do resultado, se tivesse que escolher apenas um, talvez fosse tentado a escolher o brasileiro, mas como disse antes, é muito difícil, escolher apenas um!

Re: Eu não me importava de ter os dois...

Visão de jogo: Moutinho??? Meu Deus. Moutinho é um gajo mais de circulação de jogo, mais de manter a posse da bola, mais de organização de jogo que de criação. É um box-to-box mais agressivo, quer a defender quer a atacar, e isso torna-o melhor. Agora, para decidir jogos, ele decide 1 a cada 100. E o Anderson? Que subiu o Grêmio sozinho (era o único jogador decente da equipa, a equipa perdia quando ele não jogava, e deu o título da Série B ao clube), que tem sido o motor do Porto esta época. É assim que se vêm génios. Bons médios há muitos. Poucos são aqueles que decidem épocas sozinhos.

Re: Eu não me importava de ter os dois...

Belíssimo comentário e, imagino, muito próximo da verdade. Cumpts.

Anderson é magia, Moutinho é produtividade...

e como o Futebol não é um circo mas sim um jogo prefiro a eficácia do Moutinho, para mim, o melhor médio a actuar em Portugal! Podemos inclusivamente ir mais longe, e pegar nas estatisticas, Moutinho tem sido muito mais importante que Anderson (aliás até o Nani tem sido), pelas suas assistências para golo, pelas suas recuperações de bola, pelos passes precisos (raramente erra um passe) , pelo forma como torna o futebol do Sporting mais rápido enquanto que Anderson pela posição que joga ainda não consegui fazer uma assistência para golo e ainda nem sequer marcou nenhum golo e ainda no último jogo contra o Beira-mar falhou alguns passes, acho piada quando dizem que o Porto é Anderson-dependente, é um jogador importante que pode de um momento para o outro decidir um jogo, mas até agora ainda não conseguiu isso, não foi decisivo em nenhuma vitória do Porto, portanto não podemos dizer que o Porto está dependente do Anderson! Esta questão está um pouco relacionada com outra questão! Quem é mais importante no Barcelona: Deco ou Ronaldinho? Penso que há aqui não duvidas também, até o próprio Rijkaard não tem dúvidas!

Re: Anderson é magia, Moutinho é produtividade...

Desculpa lá, mas o Anderson fez a assistência para o golo do Lucho frente ao Estrela da Amadora, talvez tenha sido só na minha TV.

Re: Re: Anderson é magia, Moutinho é produtividade...

assistências como essa qualquer um faz! se eu e tu estiveremos a frente da baliza, sem mais ninguém e eu te passar a bola e disser: "pronto marca tu o golo" realmente também é uma assistência! tens razão!

Re: Re: Re: Anderson é magia, Moutinho é produtividade...

claro que tem. Tu querias o quê? uma assistência em trivela do meio campo? (...)

Re: Re: Re: Re: Anderson é magia, Moutinho é produtividade...

e porque não?

Deco ou Ronaldinho

O Cryijf tem duvidas lol. Mas bem comentado, simples e eficaz, afinal como deve ser o futebol e o João Moutinho é que sabe.

Re: Deco ou Ronaldinho

é um regalo ver o Moutinho jogar,tem uma coisa que eu admiro muito: é humilde, coisa cada vez mais rara no futebol! Nunca o vi o jogar mal,seja em qualquer posição! se calhar até ponta de lança rendia ou muito me engano ou daqui há algum tempo está no Chelsea, infelizmente!

Re: Re: Deco ou Ronaldinho

Olha, não foram poucas as vezes que eu vi o Moutinho jogar mal. Ele é um bom jogador, acima da média (ainda mais tendo em consideração a sua idade), mas não é nenhum fora de série. E digo mais, ele ainda tem muito a evoluir. O Moutinho é um jogador seguro e aguerrido, mas ele muitas vezes some do jogo, outras vezes não dá o melhor seguimento à jogada (embora sempre queira fazer crer que ele foi o melhor em campo, mesmo quando não se vê o gajo), mas são jogadores como Nani, Anderson e Ronaldinho que fazem diferença num jogo. Estes são os génios, que num lance podem decidir uma partida, uma eliminatória, um campeonato. O que o Moutinho faz, o Raul Meireles faz, o Manuel Fernandes fazia no Benfica, o Maniche faz, o Pedro Mendes faz, o Tiago faz, enfim... Muitos fazem. E o que um Nani faz? Contam-se nos dedos!

2 grandes jogadores

para a idade que têm, já revelam grande qualidade e maturidade. Gostaria de os ter juntos na mesma equipa mas, se só pode-se escolher um não teria grandes dúvidas pois o anderson a nivél tecnico é bastante superior ao moutinho e o anderson é jogador para decidir um jogo com uma jogada que só está ao alcance dos génios do futebol.

O que eu queria,ja tenho,

O Anderson!!!

Anderson

Sem dúvida alguma. Moutinho = jogador banal e daqui a uns 5 anos será mais uma eterna promessa que não explodiu

Eu não queria nenhum!

No Belenenses,só se fosse para fazer dinheiro com eles! Temos de ser realistas e ver que jogadores dessa craveira não são para qualquer cube. Saudações.