Os Três Mosqueteiros da Liga 2011-12 | Relvado

Os Três Mosqueteiros da Liga 2011-12

Pelos jogos que antecederam a pré-época, diria que a ordem de favoritismo será: Benfica, Porto e Spo
 

Começa nesta 6ªfeira a Liga de futebol portuguesa. Atrevo-me a dizer que o vencedor será encontrado entre os (habituais) três grandes: FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. As restantes equipas, esta época, não terão direito a intrometerem-se na discussão, pois falta-lhes matéria-prima.

Pelos jogos que antecederam a pré-época, diria que a ordem de favoritismo será: Benfica, Porto e Sporting. E porquê?

O Benfica contratou o maior número de jogadores (23) e o lote com mais qualidade (deles, 6 entraram diretamente no onze principal: Artur Moraes, Garay, Emerson, Witsel, Enzo Pérez e Nolito). Em especial pela exibição contra o Arsenal, os encarnados demonstraram ter a máquina em fase adiantada de afinação, triturando os ingleses. E a retaguarda é de luxo: Eduardo, Capedvilla, Matic, Urreta, Bruno César, a que há que juntar Miguel Vitor, Rúben Amorim, Carlos Martins, David Simão e Rodrigo.

O Porto tem a base da época passada, com a introdução de um ou dois elementos no onze inicial.

O Sporting tem muitas caras novas, com pelo menos seis a entrar no onze inicial: Rodríguez, Onyewu, Shaars, Capel, Rinaudo, Bojinov e Rubio.

Vejamos, por sectores, o poder dos três grandes.

+ Defesa: O Benfica aparece como a equipa com o sector mais forte. O guarda-redes da seleção nacional portuguesa, Eduardo, embora acredite que o Artur Moraes seja a primeira opção de Jorge Jesus, parece-me superior ao Helton e ao Rui Patrício. Os laterais Maxi Pereira e Capdevilla/Emerson são ligeiramente superiores a Álvaro Pereira e Fucile, e mais em relação a João Pereira e Evaldo. Os centrais Garay e Luisão estão um furo acima de Rolando e Otamendi, e alguns acima de Rodríguez e Onyewu.

+ Meio-campo: De novo, o Benfica leva a melhor sobre os seus adversários (em qualidade e quantidade), ocupando o Sporting e o Porto a 2ª posição. Javi García e Witsel, atrás do trio Gaitán, Aimar e Nolito formam um meio-campo de luxo, com alternativas à altura (Enzo Pérez, Matic e Bruno César). O Sporting deverá ter um trio composto por Schaars, Capel e Rinaudo (com Matías Fernández e Luis Aguiar, os principais candidatos a entrar), enquanto o Porto deverá optar por Belluschi, João Moutinho e James Rodríguez (com Guarín e Souza prontos a entrar).

+ Avançados: O Porto aqui tem alguma vantagem sobre o Sporting e muita sobre o Benfica. Os portistas jogarão com três avançados, Hulk, Falcão e Varela, com alternativas demolidoras: Walter, Kléber, Kelvin, Iturbe e Atsu. Os leões jogarão igualmente apoiados em 3 avançados, Yannick, Rubio e Bojinov, com opções luxuosas: Postiga, Jeffrén, Van Wolfswinkel, Izmailov e Carrillo. No Benfica, Saviola é peça imprescindível, com eventual companhia de Cardozo, Jara, Rodrigo ou Urreta, consoante a necessidade de dar mais músculo ou aumentar a pressão na frente de ataque.

O Porto tem a vantagem da base da equipa ser igual à da época passada, com os jogadores a terem as rotinas de jogo adquiridas. O Benfica tem jogadores com melhor cotação, com um nível de entendimento muito bom, para início de época. O Sporting tem desequilíbrios entre os sectores, com a defesa a ser a principal causa de dores de cabeça.

Os três grandes são treinados por portugueses, com o Domingos Paciência a ser o único que pegou na equipa esta época; Vítor Pereira era adjunto de André Villas-Boas e Jorge Jesus já está na sua 3ª época à frente dos encarnados.

Tudo somado: Benfica parte com ligeira vantagem, com o Porto a morder-lhe os calcanhares e o Sporting a chegar-se ao duo da frente.

Boas e fortes emoções futebolísicas nesta época 2011-12!

I Liga:

Comentários [56]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Um artigo cheio de clubismo e... pouco senso!

Parece haver muitas coisas que o autor do artigo desconhece, a começar pela básica que é uma equipa não ser um somatório de jogadores! Se é importante ter bons jogadores para poder formar uma boa equipa, também é certo que isso não chega e que o trabalho do treinador consiste, antes de mais em compatibilizar os futebolistas que possui de forma a que rendam em conjunto e que consigam esconder as debilidades individuais pelo trabalho colectivo..
Mas para o autor do artigo, aparentemente, o mais importante é a quantidade de atletas adquiridos e quantos entram no onze inicial, ao passo que um jogo com o Arsenal, particular e com a equipa inglesa bastante desfalcada, é a prova irrefutável da superior qualidade do plantel benfiquista! Um espanto!
Enfim! O decorrer da temporada se encarregará de desfazer estas análises superficiais e precipitadas!

D'Artagnan

Na verdade, os Três Mosqueteiros eram quatro. :) Vamos ver quem será ele.

FUTEBOL CLUBE DO PORTO.....

..estamos muito fortes.
Temos um plantel que cria inveja nos grandes clubes europeus(Barça,Real,Man.United),estamos preparados para os desafios que se avizinham.

Um keeper,que desde ...........bem nem é bom falar.

Uma defesa de top,Sapu é bravo e adora o Porto,Alvaro aquela máquina,Rolando o nosso Kimzombas goleador é um exemplo,Ota é craque.

Um meio-campo de fazer inveja,Fernando fantástico jogador,Moutinho dos melhores do mundo,ninguem se vai lembrar dele daqui a 20 anos,mas este baixinho sabe tudo de bola,Guarin o motor,a garra do Campeão.

Linha avançada,que sonho!!!!!!!!!! Falcao um exemplo,Hulk um dos melhores do mundo,Varela na hora da verdade NUNCA nos deixa ficar mal.

Boa sorte ,MISTER!!!!!!

Se as contas fossem assim tão lineares

O Manchester City e o Chelsea deixavam o United a léguas de distância. Uma equipa não é somente a soma dos valores individuais, há muitos factores decisivos como a sorte (a bola que vai ao poste ou que entra), a arbitragem em alturas cruciais da época, as lesões, a coesão do grupo, a componente fisica, etc.
Creio que o campeonato vai ser equilibrado e espero que no final o meu clube seja o vencedor. Já fomos campeões com Vidigais, Robainas, Krpans, Ayews, Hanuchs, etc, porque não havemos de ser com Polgas, Evaldos, Djalós e Postigas por muito maus que os queiram fazer parecer!

Jass

Não os queremos fazer maus!!........... Eles são mesmo maus!!!! LOL

Pois são

mas comparados com o Jardel, o Bruno César, o Emidio Rafael e o Sereno são estrelas!

Ah pois é!!

Agora imagina que os comparas com Purovik, Farnerud?!?!?!?! ahahahhahahahahahahahahhahahaha

Ou

com o Pringle e o Thomas!!!
Esqueci-me que não eras nascido para apreciar estes craques da tua equipa.

Estás enganado!!

eu dou-te a lista...

Michael Thomas, Mark Pembridge, Pringle, Calado, Luis Carlos, Tahar, Bruno Basto, Dean Sauders, Jorge Cadete, Sabry, Scott Minto, Porfirio, Escalona, Ednilson, Kandurov, ou ainda Chano, Carlitos

queres fazer o mesmo com o Sporting?!?!? ahahahahhahahahahahhaha

...

...desconheço o clube do Gravatinha, mas, de qualquer das formas, não concordo com grande parte daquilo que aqui está exposto.
Permito-me, no entanto, felicitá-lo por um artigo que me parece bem estruturado e expõe de forma clara a opinião do autor.

Em minha opinião, e também pegando por sectores:

BALIZA:

Hélton é claramente o melhor guarda redes a jogar em Portugal. Está no topo da carreira, é muito experiente e irá manter uma braçadeira de capitão que lhe trouxe outra tranquilidade. É, para mim, um dos grandes pilares do FCP.
Patrício é a eterna promessa, e ainda que tenha evoluido nos últimos anos, continua a revelar debilidades extremas para um guarda redes que, sinceramente, já devia de ter dado o salto evolutivo. Contudo, aguardemos pelo fim desta época...
No Benfica, Artur e Eduardo parecem-me equivalentes. Artur leva vantagem por uma simples razão: a tranquilidade com que encara o jogo, o que é algo que também se extravasa para a restante equipa.
Por ordem: FCP; SLB, SCP.

DEFESA:
Em teoria, o Benfica tem vantagem. Luisão é um dos melhores centrais do mundo em bloco baixo, e juntando-se-lhe Garay, constituem, em teoria, a melhor dupla de centrais a jogar em Portugal. Só o tempo o dirá.
No FCP, Rolando e Otamendi deveriam de ser, teoricamente, a dupla titular...sendo que acho o argentino muito superior ao português. Contudo, Rolando tem crescido e também concede segurança a um eixo que tem rotinas criadas.
No Sporting...não faço puto de ideia, pois enquanto lá estiver o Polga, está invalidada qualquer tipo de análise. Mas há algo evidente: Carriço, Oneywu e Rodriguez não fornecem a devida segurança a um clube que quer lutar pelo título.
Na ala direita, estou em crer que as coisas equivalem-se. Maxi, João Pereira e Sapunaru cumprem com rigor a posição. Contudo, a determinação e garra de Maxi parece-me que faz pender a balança para o lado benfiquista.
Na esquerda, não há aqui discussão: Alvaro Pereira é o melhor lateral esquerdo a jogar em Portugal.
Emerson e Capdevilla ainda são incógnitas.
Evaldo é muito curto...

Por ordem: SLB, FCP, SCP

MEIO CAMPO:
O FCP leva vantagem, contanto que continue Fernando. E leva única e exclusivamente por causa das rotinas que um meio campo muito dinâmico já possui. Moutinho, a sair, irá por em causa muito mais do que o melhor meio campo a jogar em Portugal. Duvido que Guarin/Micael/Belluschi consigam fazer o que faz Moutinho...

O Benfica irá previsivelmente mudar de estratégia, pelo que afiançar a maior qualidade somente pelo que já foi visto é precipitado. Em teoria, Witsel e Javi concedem não só um contundente reforço físico e táctico ao sector defensivo, como parecem ser capazes de apoiar o ataque de forma bastante equilibrada. Nos médios interiores, Gaitan está numa forma impressionante e Nolito chegou com muita vontade de jogar. Servidos por um Aimar de classe, existe (pelo menos entre a maioria dos benfiquistas) uma enorme ansiedade de ver este grupo a revelar todo o seu potencial.

No Sporting...mantenho o que disse no que respeita à defesa. Ainda não se percebeu como é que é suposto aquilo funcionar...e aguardo com alguma expectativa a introdução de Matias nos processos sportinguistas. No entanto, Rinaudo parece-me ser um jogador "ultra-interessante" e recuperando-se Izmailov, poderá o Sporting competir com os restantes neste sector? Jeffren e Capel pegarão de estaca? Duvido, mas...não sabemos...

Por ordem: FCP, SLB, SCP

ATAQUE:

Aqui nem há discussão. O FCP tem um dos ataques mais fortes da Europa, muito por força de um tremendo jogador, que é Falcao. Servido por Hulk e James (a ver vamos como é que este irá jogar), que me parece mais disposto a jogar que Varela, é claramente um sector de topo...e que deixa os adversários a anos luz.
No Benfica, voltamos à questão da táctica. Teremos um ou dois avançados? Será Saviola o ponta...acompanhado de perto por Aimar, Nolito e Gaitan? Ou Jesus irá fazer a mesma brincadeira da época passada, onde testou na pré-época uma estratégia diferente, com resultados positivos...para a abandonar na 1ª jornada?
No Sporting, Postiga, Rubio, Bojinov, Wolfswinkel.
Postiga é por demais conhecido.
Rubio tem dado nas vistas.
De Bojinov nada se sabe...
É um sector ainda em estruturação, penso eu de que...e enquanto lá estiver o Djaló, não dá hipótese.

Por ordem: FCP; SLB; SCP.

Quanto a favoritos, estou como o outro: prognósticos, prognósticos...

comentario

belo comentario!

Luisão é o melhor central do mundo....

..assentar blocos de cimento,só pode!!!

Porra,essa passou as marcas ó GVF.

1º...

...não és absolutamente ninguém para me dizer algo do género que me disseste.
2º: vais ter que me dizer onde é que refiro que o Luisão "é o melhor central do mundo".
3º: vales pouquinho se não refutares o que disse em cima, sem esquecer a referência à questão do "bloco baixo".
4º: o referido por mim é a minha opinião, e mesmo assim consegue ser mais válida que a de um artista que se define tudo o que é Benfica como "parolo, ressabiado e arrogante".
5ª: Para quem tem um "Kizombas", e acha que ele é que é um espectáculo...criticar o Luisão enquanto jogador é, desculpa lá, de gajo parvo...já para não falar da pretensão de ter dois dos "melhores do mundo" na sua equipa. Como é óbvio, só podem existir destes jogadores em Portugal...no FCP...

6º: baixa a crista...

..

Com o maicon a fazer a massa!!

Concordo bem mais com esta

Concordo bem mais com esta análise do que com a do autor do artigo. Dizer que o Emerson e o Capdevilla são melhores que o Alvaro Pereira...bem nem consigo justificar isso. Só se não viu o Alvaro jogar. No meio-campo também me parece que a vantagem do FCP são as rotinas, porque benfica tem um meio-campo de igual qualidade ao do FCP. O sporting é uma incógnita, não consigo perceber como não se aproveita matias fernandez mas acho que domingos tenciona tirar o melhor deste jogador.

Guarda-redes assino por baixo o que diz o usuário GVF e no ataque idem aspas.

A única coisa que não concordo é na posição de lateral direito. Não acho maxi um fora-de-série, no entanto acho muito superior a qualquer um dos rivais principalmente a sapunaru a atacar e joão pereira a defender. è muito equilibrado e parece um comboio, sempre para a frente e pra trás sem se cansar.

Principal favorito para mim é sempre o campeão, tal como era o banfica no ano passado. No entanto este ano FCP e benfica estão muito equilibrados e continuam bem à frente do sporting, mas em futebol nunca se sabe...

Não querendo...

...alongar para além do que já foi dito...limito-me a deixar exaradas as saudações pela resposta cordial.

Com um abraço...

O Maxi..

O Maxi não é um, são dois.. um na primeira parte e um na segunda.

Muito, Muito Bom!!!

Apenas um pequeno reparo e eu mesmo escreveria tudo o que está escrito... o Português é melhor que o argentino.

Parabéns excelente artigo!!

Gracias...

...e olha que o Otamendi é bem melhor que o Rolando... :)

Saudações...

Muito bom comentário!

Concordo em absoluto! Cumprimentos

Obrigado...

...parceiro.

Saudações...

Porto claro favorito

Não tendo em conta grandes surpresas até o fecho de mercado, o FC Porto é de longe a melhor equipa, o que tem melhor plantel e com toda a naturalidade o favorito ao título.

Excelente gr, defesa sólida e com provas dadas, sem dúvida mais forte que a defesa que é composta pela 5ª opção do real madrid + alfinete e a do american guy + carroças, meio-campo de luxo e ataque do melhor que temos na Europa, inquestionavelmente superior ao dos rivais.

A única esperança na minha opinião para slb e scp, será a saída de mais que uma das grandes estrelas do FC Porto, que como sabemos estão presas por clásulas de rescisão, algumas das quais relativamente acessiveis.

A nível de treinadores, teoricamente estão todos bem servidos, embora como é óbvio Vitor Pereira ainda tenha que confirmar aquilo que se espera dele.

E que comece a rolar a bola!

Que nível na análise aos adversários

Depois é queixar-se de que o nível por aqui anda na mó de baixo.

Enfim...

...beija o chão que um gajo que veio do Tokio Verdy pisa...e vem para aqui com larachas da 5ª opção...do Real Madrid.

Veio de férias e continua a mesma merda, o mesmo mesquinho pateta...

Tu atestas a qualidade de um jogador pela sua proveniência??

Fazes referência ao Garay sendo a 5ª (??) opção do Real, deixando entender que isso revela a sua falta de qualidade (não o impediu de ser chamado à Copa América), mas por esta linha de ideia, que dizer do Rolando que vem do poderoso Belenenses? A qualidade vê-se em campo caro Zefil! Teremos muito tempo para ver como se comporta Garay ao longo da época.

o luisone..

..no jogo que vi parecia uma flecha ao lado da 5ª opção do real madrid. E esse argumento da copa america relativamente a uma selecção que voltou a passar vergonha numa competição internacional é para rir..

Desculpa...

Mas que conheces tu do Garay?

Ele e todos nós....

..ninguem conhece nada do Garay.O homem nos grandes clubes não calça.

Bem então tens de ser contratado para olheiro...

Consegues fazer análises sobre jogadores a partir de apenas uma partida.

por falar em olheiros..

..achas que algum do slb observou a 5ª opção do real antes de ele vir p o benfica?..

Ou será que andaram a observar os treinos?..