A traição de Pedro Emanuel Parte II (Crónica) | Relvado

A traição de Pedro Emanuel Parte II (Crónica)

Depois da eliminação na Taça de Portugal, treinador dos estudantes "trava" FC Porto na Liga com empa
 
Alvaro Pereira no FC Porto-Académica
Lusa

Pedro Emanuel, considerado por muitos um símbolo do FC Porto, voltou a ser desmancha prazeres para o dragão. Depois de atirar os azuis e brancos para fora da Taça de Portugal, o treinador liderou a sua Académica a uma igualdade (1-1) diante da equipa comandada por Vítor Pereira, em pleno Dragão.

O FC Porto só chegou ao empate no terceiro minuto do tempo de compensação, através de um penálti de Hulk. Um ponto que pode ser decisivo nas contas finais. Para já, vale a liderança isolada, com um ponto de avanço sobre o Sporting de Braga e sobre o Benfica, isto se as águias ganharem este domingo em Paços de Ferreira.

O FC Porto entrou dominador, mas muito lento, sem criar situações de perigo junto da baliza de Peiser. E a primeira oportunidade foi mesmo para os estudantes, desperdiçada por Saulo, aos 14 minutos.

Os dragões tinham dificuldades para impor o seu jogo a meio campo, nas alas Hulk e James Rodríguez não desequilibravam e, claro, Janko não tinha bolas. Na Briosa, Adrien e David Simão mexiam muito bem os "cordelinhos" a meio campo. E o segundo momento de perigo foi de novo dos visitantes, com Helton a desviar para canto livre de Cedric.

Aos 25' ouviram-se os primeiros assobios no Dragão, depois de uma perda de bola de Alvaro Pereira na defesa. Sucediam-se os passes mal falhados, por Fernando, Lucho... O jogo portista era mesmo muito mau e sempre num ritmo "pastelão".

Entretanto, num lance na área portista, Alvaro Pereira e Habib "embrulharam-se". Alguém fez a primeira falta, mas o árbitro optou pelo mais fácil: deixou seguir...

Má notícia para o FC Porto aos 36' com Fernando a sair lesionado, entrando defour para o seu lugar.

Aos 38' o FC Porto rematou pela primeira vez! Mas o tiro de Janko saiu muito torto, até porque o cruzamento de Alvaro Pereira foi mal tirado. Curiosamente, na jogada seguinte, Edinho inaugurou o marcador, de cabeça. Um castigo justo para os jogadores do FC Porto, que pareciam anestesiados.

Logo a seguir, finalmente um remate enquadrado com a baliza por parte dos campeões nacionais. Mas Peiser não teve dificuldades em travar o tiro de Lucho.

Em cima do intervalo, o FC Porto pode queixar-se de um fora de jogo mal tirado a Hulk, quando este estava isolado diante de Peiser.

Finalmente um Porto pressionante

As equipas regressaram para a segunda parte sem substituições, mas Vítor Pereira esperou apenas oito minutos para colocar Djalma no lugar de Sapunaru, que saiu lesionado. O angolano foi jogar para lateral direito, fazendo parceria com Hulk nesse corredor.

O FC Porto voltou igual das cabinas, sem ponta de imaginação. E criou a primeira oportunidade de golo em todo o jogo aos...54 minutos. James esteve muito perto de fazer o 1-0.

Logo a seguir, Hulk viu amarelo por suposta simulação de penálti, mas parece ter sofrido falta de Nivaldo. Foi o quinto amarelo na Liga do avançado portista, que assim falha a deslocação a Paços de Ferreira.

Nesta fase, era finalmente um FC Porto forte, à procura do golo. Janko passou finalmente a ter jogo e pressentia-se que o empate estava próximo. E aos 60' Kléber entrou para o lugar de Rolando, que não escondeu a sua insatisfação. Tal como na Luz, era o tudo por tudo de Vítor Pereira!

Aos 64' novo amarelo por suposta simulação de penálti, agora a James. Desta vez, decisão acertada, pois não houve toque no extremo colombiano. Aos 67' Moutinho atirou à barra, na marcação de um livre direto.

O FC Porto pressionava e pressionava (quase sempre pelo lado direito), a Briosa defendia e defendia, raramente se soltando para o contra-ataque, ao contrário do que sucedeu no primeiro tempo.

As ocasiões de golo iam-se sucedendo junto da baliza de Peiser. E o central Habib foi "gigante", conseguindo dois cortes quase milagrosos. Já o guarda-redes austríaco não foi obrigado a qualquer grande defesa durante os 90 minutos, o que diz bem da falta de pontaria dos jogadores portistas.

Em cima dos 90 minutos, o melhor em campo, Habib, cometeu falta para penálti por mão na bola e viu o segundo amarelo. Hulk desta vez não desperdiçou. Mas o empate foi o melhor que o FC Porto conseguiu. Quem sabe se este ponto não será decisivo? Para já, vale a liderança isolada na Liga...

Académica:

Comentários [46]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Continuamos em PRIMEIRO...

...mas aquela primeira parte de sábado é qq coisa de muito mau. Como é possivel abordar assim um jogo no Dragão?? Não dá para perceber.

Não percebo como não vê que Lucho era menos um,ao intervalo só tinha que lá colocar James e meter CR10. Esperava o que o jogo lhe dava e depois sim "partia " a equipa......campeonato tão fácil de ganhar,mas a perder pontos em casa,pode ficar complicado.

Agora estas duas saídas,vão ser determinantes.

Qual traição?

O PE enganou-se foi na estratégia.

.... outra vez

.

Retrato perfeito do futebol...

...português, onde um gajo que é pior do que o Mancini (que acabou de perder por 1-0 contra o 11º classificado da Premier League), vai ser campeão com uma equipa que levou 6 desse mesmo Mancini.

E só lá chegaram com um penaltie...coisa nunca antes vista, como é óbvio.

Patético.
Primeiro remate aos 40 minutos...em casa.
De facto, o Vitor Pereira dá "banhos técnico-tácticos" a torto e a direito...

O Porto ganhou 3-0 para o

O Porto ganhou 3-0 para o campeonato em Coimbra, perdeu 3-0 semanas depois no mesmo estádio para a Taça, agora empataram no Dragão...ou seja, nos confrontos desta época há um empate total entre os dois clubes.

Então como é?

Como pode o FCP ter a ambição de ganhar o campeonato, quando nos presenteia com exibições tão pobres como a que assistimos com a Académica, que mostrou como se joga futebol contra equipas mais fortes. Está de parabéns a Academica mais o seu treinador. No FCP, conforme verificado nos jogos anteriores, só dá um ar da sua graça nas segundas partes e mesmo assim com muitos erros taticos e disciplinares a ver:
Transicção em câmara lenta , mas muito lenta , da defesa para o ataque.Quando a bola finalmente chega ao meio campo adversário que já se encontra bem posicionado , tapando todas as linhas de passe, razão porque FCP não consegue em passes rápidos, rasgar as defesas,(pr isso uma elevada percentagem de passes interceptados) , fazendo remates denunciados que encontram sempre oposição fácil das dessas defesas que, partem em contra ataques rápidos perigosos em troca de bola sem erros que baralha a defesa portista. Com isso permite, como o caso de ontem, sofrer golo, em que o jogador quase teve tempo de fumar um cigarro antes de cabecear para a concretização.
Outro erro é o não aproveitamento das bolas paradas. FCP beneficia de muitos cantos e de muitos cruzamento do Alvaro Pereira e por erro de posicionamento nunca são aproveitados. No caso dos cantos, geralmente a bola é rechaçada por um ou dois defesas posicionados ao primero poste. Nunca vemos um portista ganhar posição ao primero poste na altura em que a bola parte do cruzamento ou do canto. Depois por mau posicionamento também, nunca ganham uma segunda bola. Estão todos juntos na area da marca de grande penalidade à espera de um falhanço adversário e até atrapalhando-se mutuamente e muitas vezes os cruzamentos não resultam porque na aréa apenas se encontram um ou dois jogadores contra ses ou sete defesas. Também no capitulo dos remates estão muito mal. Snr. Vitor, não ponha o moutinho a marcar livres directos, porque em 100 ele acerta um ou dois. Ele é um excelente jogador, cumpre sempre a missão do meio campo mas não o deixe marcar mais livres directos.
Quanto ao Hulk precisa de ver os golos que faz o Messi que, quando não tem ângulo de remate, faz a bola passar por cima do guarda redes. Corrija também as posições do Lucho e Moutinho porque não se encontram sintonizados um com o outro. Talves um Lucho mais recuado. Instrua os jogadores para não cometerem tantes faltas, muitas vezes escusadas em zonas perigosas. Assim o FCP a continuar na parte mais quente do campeonato com esta modorra, terá concerteza garantido o terceiro lugar. Sobre o árbitro teve dois erros flagrantes ao não assinalar uma grande penalidade sobre Hulk e marcar um fora de jogo quando Hulk que se encontrava em posição legal, arrancou isolado para a Baliza da Académica e poderia fazer o golo. De resto esteve bem. Sobre estes dois erros decisivos, intencionais ou não, a sua consciência que se pronuncie.Não deve o FCP estar a ser afectado com a doença da “penaltite aguda” como o diagnóstico feito ao Benfica. Tem equipa para fazer muito melhor, porque tem jogadores acima da média. A terminar apenas apelo ao FCP que tenha mais atitude ou igual ao jogo que fez na Luz, ao que fez o Sporting com o Manchester e ao que fez a Académica com eles. Aprendam e reajam. Finalmente uma palavra de apreço para o Sporting de Braga. Depois das injustiças feitas à dois anos e atendendo aos recursos muito mais baixos e ao seu valor em relação ao Porto e Benfica seria uma grande alegria que conseguisse triunfar, ganhando com merecimento o Campeonato deste ano. Faço votos para que assim seja.

"Finalmente uma palavra de

"Finalmente uma palavra de apreço para o Sporting de Braga. Depois das injustiças feitas à dois ano"

Que injustiças? Alguns jogadores terem sido castigados porque lhes apeteceu esmurrar colegas de profissão pelas costas, como toda a gente pôde ver? Eu sei que ver o Benfica a ganhar títulos é algo que vos apoquenta, mas sejam minimamente honestos. O Braga jogou e tem jogado bem, mas fazÊ-los de "coitadinhos" é pura areia para os olhos. Se ganharem este campeonato terá de ser por mérito, não por ajudas porque "ah, coitadinhos, têm menos recursos e mereciam qualquer coisa, vamos lá ajudá-los".

Só não vê quem é cego ou fanático

Apenas para recordar: A guerra dos Túneis e mais não digo.

Ainda bem que recordas. eu

Ainda bem que recordas. eu recordo-me disto, por exemplo: http://www.youtube.com/watch?v=ePUPKJu8aXE
Nem foram precisos túneis, começou tudo no relvado.
As câmaras também devem ser "cegas" e "fanáticas", não é?

Não percebi...

O FCP acusou o desgaste do jogo europeu a meio da semana, a ausência do Proença, ou o espumante barato?

http://bnrb.blogspot.com/

PAH!

Mais um jogo péssimo do FCPorto, o resultado final foi justo.
James não rende na linha...................

O VP continua a ser péssimo, não foi por ter ganho ao FIFICA que passou a ser HEROI, simplesmente a equipa não funciona. Não se admite aquela 1ª parte (mais uma VEZ !!!!), nem aquelas substituições.......... Arriscar OK, agora, de que serve meter dois postes lá à frente se não há pessoal a construir jogo??!!?

Arbitragem.... O Penalty foi bem assinalado. O do James é piscina, anda a ver demais o CAIMARES ou o LOLITO. O do HULK fiquei com a impressão que se atirou, mas a imagem mostra o tipo da BRIOSA a impedí-lo......
Por fim, acho que aquela falta no início do jogo por mão do jogador da Académica foi dentro da área, e não fora, se foi assim ficou um penalty por assinalar logo no inicio do jogo!

Tinha DITO que o FCPorto ainda ia perder pontos em pelo menos 3 jogos.... Não contava é que os perdesse contra a BRIOSA, enfim.

POIS

UH UH HULK
UH UH HULK
UH UH HULK

LOOOOOOOL AINDA HÁ MUITO CAMPEONATO, O PIOR ESTÁ PARA VIR, BIMBVS, SE HOUVER JUSTIÇA NESTE MUNDO, E NÃO, NÃO ESTOU A FALAR DOS TRIBUNAIS ALI PARA OS LADOS DE ESGAIA!!!

PAH!

Justiça DIVINA, o que aconteceu com o teu club de BAIRRO na época passada..... HUMILHAÇÕES na JAULA DA LUZ!!!! E continuação ainda este ano. MESMO um FCPorto fraco com VP como treinador está em 1º à 22ª jornada. ENFIA uma SACA nos CORNOS de VERGONHA DJAS TISICO!!!

UH UH UH HULK' 108Km/h!!!

velho

olha o alcool

é engraçado que o titulo seja...

" bA traição de Pedro emanuel parte II " !!

O" normal" seria a Académica ter levado o saco cheio !?

Exibição

35 mins de total e completa apatia e regressão ao porto de finais de 2011...uma auténtica vergonha...dps qd acordaram, tiveram azar á mistura, o james mandou-se p piscina em vez de prosseguir com a jogada e os jogadores do porto n era determinados qd chegava a hora de finalizar jogadas de ataque...houve quebra de confiança nos jogadores, talvez pq n conseguiram lidar com a pressão da liderança ou foi o trauma da ultima vez q jogaram com a académica...só sei q se estes n entram em campo com a corda toda, o VP q meta quem esteja mais motivado e sedento de jogar e mostrar valor...por mt q se possa questionar as habilitações do treinador, fica mais dificil qd, além dele (VP) ter cometido o erro de repetir as substituições do jogo da luz, os jogadores têm q mudar de atitude, mesmo quem esteja a pensar em se transferir no fim da época, tem q se mentalizar q actualmente os clubes europeus andam mais cautelosos nos investimentos e que estes comportamentos como as das meninas rolando e fernando, n têm lugar nem aqui nem noutra equipa...

traiçao ao inconmpetencia da

traiçao ao inconmpetencia da equipa da fruta eis a questao. Nao jogam um chavo e sao lideres da fachada.

Se não é de um gajo mandar...

...um par de chapos a este Pereira.

Quando é que este gajo vai perceber que o que conta no futebol não é passar a bola para o lado mas sim marcar golos? 4 remates na primeira parte sendo o 1º lá para a meia hora? Mas o que é isto?

O mais incrível, é que este idiota vai conseguir perder o campeonato que até teve na mão. Perder pontos em casa? Vai-te f***r!

........

Esgotou...

...os "banhos técnicos" na semana passada... :)

P.S: No estádio da Luz, viu-se bem que é que coordenou a equipa. E olha que não foi o Vitó...

isso ainda me deixa

mais fod##o com estas exibições.... e foram algumas este ano.... não se percebe, oou melhor, até se percebe

...

...curtiste o gajo a beijar o crucifixo depois do Hulk bater o penaltie?! :) Tive que me rir...

Fraco...muito fraco para o teu clube.

P.S: Na Luz, quem mandou entrar o James foi o Lucho...

e quem está nesse crucifixo?

Jesus..... :)

muito fraco mesmo, que raio de (má) exibição depois do jogo da luz....

James é bom , mas muito irregular ainda.... vacila muito e desaparece em muitos jogos, as suas melhores exibições são as em que salta do banco.

este campeonato , quem quer que o ganhe, vai deixar um gosto maargo no adversário... qq um vai dizer, tivemos o pássaro na mão e deixamo-lo fugir.....

Então...

...o Vitó anda a beijar o Jesus?! Curioso... :)

E este campeonato está um mimo...mas claramente nivelado por baixo.
São demasiadas intermitências, a curva de muitos clubes está a oscilar em demasia e há um claro indíce de supresa em equipas como o Marítimo e o Braga.

Já o Rio Ave está a recolocar-se de pé...e tudo indica que vai ter um final de época bastante engraçado.
Contudo, o Braga está a ser muito inteligente.
"Ah e tal, não somos candidatos"...e com isso retiram pressão e a luz dos holofotes de cima deles.

Queres ver que em Maio (mês no qual até estarei em Braga)...ainda temos a maior supresa delas todas?
Por acaso...gostava que acontecesse.
Gosto do Jardim...

:)

Braga, merecia um prémio desses....

Orçamento realista, vai buscar jogadores sem lugar (ou supostamente) nos 3 grandes e em grande forma, vendem quem têm de vender e a quipa fica sempre competitiva.... incriveis os ultimos 5 ou 6 anos do Braga.

Sempre nivelados por cima, sempre competitivos, um crescimento hipersustentado,. São um exemplo...

quanto ao campeonato, sem duvidsa nenhuma, muito intermitente pelo FCP e SLB.... veremos como acaba, mas o próximo fds pode -ou não- ser decisivo para o FCP

E é pelo...

...teu primeiro parágrafo que gosto do Jardim.

Encetou uma revolução no plantel (nomeadamente na defesa) e em poucos meses pôs aquela gente a manter até mais elevados (como esta série de vitórias comprova) os indíces competitivos dos últimos 4 anos.

A devida vénia. Aguardemos pelo fim da época. Confesso que me dava um certo prazer masoquista ver o Nuno Gomes a ser campeão por outro que não o meu Benfica. :)

O FCP está mau. Penso que é inegável.
O Benfica tem mais fio de jogo, mas toda a relação entre Champions e Primeira Liga está a dar cabo de alguns jogadores. São muito intermitentes.

Vale-nos serem todos belíssimos artistas e assegurarem sempre qualidade no onze inicial. Com a equipa da época passada, andávamos com a língua de fora a fazer companhia ao Guimarães...

lol

o pereira a semana passada ja era um grande treinador...esta semana voltou "á base"...

a vossa primeira parte foi a pior que ja vos vi fazer...antes do jogo estava a pensar que iam entrar para cilindrar a academica, visto estarem moralizados...afinal aparareram acomodados...

abraço

abraço

Ó mingos então o Pereira

Ó mingos então o Pereira passa de bestial a besta numa semana!?

Quem disse que o gajo é bestial?

Vocês?

Não. Li aqui e noutros locais

Não. Li aqui e noutros locais portistas a elogiarem o Pereira. Se tivestes oportunidade de ler eu escrevi que o Pereira fez as substituições do desespero e o Proença fez o resto.

bestial

bestial e o proença com ele em campo eram 3 pontos garantidos