Teste aos Relvas | Relvado

Teste aos Relvas

 

Chess diz: "penso que já todos os
relvas que por aqui andam assistiram a um encontro disputado sob
condições adversas, alguns até sob verdadeiros temporais. Assim, e como forma de
testar os vossos conhecimentos sobre as leis do jogo, e de imaginar o que fariam
ou não ao árbitro, aqui vai uma situação hipotética, mas que pode perfeitamente
acontecer. Num jogo em que o vento se faça sentir com muita intensidade,
imaginem que existe um pontapé de baliza. O guarda-redes parte para a bola e
remata-a. Esta sai da grande área, mas, pela força do vento volta para trás e
entra na baliza. O que deve o árbitro marcar? Será que sabem, ou não? Qual será
a decisão correcta do árbitro, e portanto como deve recomeçar o jogo?"

I Liga:

Comentários [31]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pontapé de canto.

Depois de ler o que por aqui se disse, embora não sejam muitos os intrevenientes, fico com a sensação de que pelo menos 50% do pessoal que aqui critica semanalmente os homens do apito realmente não sabem as leis de jogo e portanto... . Até o Fujimori só arranjou uma forma de fugir á questão.
Assim:
Um pontapé de baliza é considerado pela lei como que um pontapé livre indirecto.
A bola num pontapé de baliza entra em jogo desde que saía da grande área.
Ora, no caso indicado, a bola saí da grande área, e portanto entra em jogo, volta para traz e saí pela linha de fundo, entre os postes, mas isso não interessa, pois como só houve um jogador a tocar nela, o GR, e o pontapé é como que um livre indirecto, é como se o guarda redes a tivesse atirado para fora pela linha final. Neste caso o árbitro recomeça o jogo com pontapé de canto. Simples. Mas parece que muitos poucos sabem e acredito que até muitos jogadores ignoram. A acontecer num jogo com zero - zero aos 90 minutos e num jogo importante o que poderia acontecer ao árbitro com esta falta de conhecimento da lei por parte dos adeptos?
Refelitam.

Re:Pontapé de canto.

Se a bola bater no chao antes de entrar poderá ser golo ? é que se for na baliza contraria penso que é golo.

Re:Chess pois fuji =)

Fujimori vem do verbo fugir.Fujo de tudo que me atormenta :P

Realmente não sabia..

Abraço

uma pequena correcção...

A menos que as Leis do Jogo tenham mudado...

Se o vento estiver nas costas de quem marca o dito pontapé e a bola entrar na outra baliza... é Golo!
O Pontapé de Baliza é um recomeço de jogo, não está equiparado a um livre indirecto... simplesmente tem enquadramento próprio.

De resto é uma situação (num jogo de 3.ª Div.) que já me aconteceu, porém o defesa colocou a mão a bola e impediu esta de entrar.

Perante um público (e imprensa) incrédulos dei o merecido cartão amarelo ao defesa por ter ostensivamente jogado a bola com a mão e assinalei a grande penalidade respectíva.
Porquê somente cartão amarelo?
Porque ele não evitou um golo donde recebeu o mesmo tratamento que se tivesse tentado evitar(com a mão)que a bola não saí-se dentro da área de grande penalidade.

Já agora, não imaginam a gargalhada geral quando mostrei o amarelo ao defesa, com ambos os Capitães por perto, e lhe disse que foi um dos amarelos mais estúpidos que já ví e depois lhe expliquei o porquê...

Já imaginaram se ele soubesse um bocadinho das Leis do Jogo?
É que a equipa dele perdeu por 0-1!!!

pedido de exclarecimento

Não compreendo a lógica de dizer que o jogador não viu o cartão vermelho porque não evitou um golo quando o Kikas tinha começado por dizer que se o guarda-redes, ao repôr a bola em jogo, com pontapé de baliza, que se efectua dentro da pequena área, e não na marcação de qualquer outro livre indirecto, introduzisse a bola na baliza adversária teria que ser assinalado golo. Mas se assim é que lógica tem a marcação de um pontapé de canto, no caso da bola entrar na própria baliza sem ter batido num dos 23 que se encontram em campo?

Nunca me tinha interrogado sobre esta questão. Se o lance de reposição da bola em jogo, tal como o lançamento da linha lateral, como é o pontapé de baliza é considerado como um livre indirecto com regras especiais em que é que ficamos...?

Re:Pontapé de canto.

O árbitro nestes lances não pode falhar. Nós sim que não recebemos milhares de €uros por mês para apitar, mal, jogos de futebol.
E uma coisa tenho a certeza, se fosses fazer um inquérito com esta pergunta aos jogadores da nossa SuperLiga com escolha multipla com 4 opções o resultado final rondaria os 25% de respostas certas porque seriam muito poucos os que não responderiam ao calhas..

Re:Pontapé de canto.

Subscrevo na íntegra as tuas palavras, muítissimo oportuníssissimo! :)

À partida é golo....

Mas como isso seria a resposta mais lógica prefiro não arriscar!

Este artigo é bastante pertinente, já em tempos propus uma coisa deste tipo, que infelizmente não foi aprovada. O que salta à vista, é que nós apesar de nem sequer termos a certeza sobre as leis do jogo, continuarmos a falar do que não sabemos e a chamar nomes à mãe de quem teoricamente sabe as regras todas...

Golo!

Eu penso que deve ser considerado golo, pois a bola já saiu da grande área! Logo, a bola deve ser colocada no círculo central... penso eu de que!!

Pontapé de Canto

Em caso do pontapé de baliza ser batido, caso a bola entre em qualquer uma das balizas sem tocar em alguem ou no solo, não deve ser nunca validado golo. Caso a bola entre na propria baliza deverá ser marcado pontapé de canto, caso entre na baliza do adversário deverá ser marcado pontapé de baliza a favor do adversário, funicionando como se de um livre indirecto se tratasse.
A uns anos atrás num Boavista-FC Porto o Alfredo provocou uma situação identica, agarrando a bola depois de esta ter voltado para tras, sendo marcado livre indirecto. O guarda redes boavisteiro fez isto para jogaar pelos seguro, mas caso entrasse não seria nada mais do que pontapé de canto.
Infelizmente quase que ponho a mão no fogo como a maioria dos jogadores não sabe disto.

Eu penso que...

deveriam adiar os jogos em dias de tornados, mas vai a minha opinião...
O deveria ser considerado golo, vejamos o inverso, está vento, a bola saí pela linha lateral mas volta a entrar...é fora! Assim sendo a bola «saíu» da grande área e depois entrou, razões para o Guarda-redes estar chateado com o vento, ainda assim tinha duas hipóteses:
1- soprar a bola, mais do que o próprio vento
2- DEFENDER A BOLA, que deveria dar lugar a livre indirecto(?)

É facil

Cartão vermelho directo ao vento, por anti-jogo.

Lol, Cumps!

Se a memória não me falha...

Deve ser assinalado pontapé de canto a favor da equipa adversária.

uhm eu acho

que será considerado golo na própria baliza marcado pelo guarda-redes.

então se ha golos que os guarda-redes metem na própria...logo seguindo a lógica da batata...dá a minha conclusão.

Não penso assim!

Em condições atmosféricas como as descritas,o jogo já devia ter sido interrompido,pois segundo o que tenho conhecimento,parece que as condições atmosféricas não podem influir na verdade desportiva!Assim,julgo que, com o vento a soprar a mais de 8o kms/h,o jogo deve ser imediatamente interrompido.

Golo claramente

Pontapé de baliza não é livre indirecto, logo como a bola saiu da área é golo, lembrem-se do recente golo do redes do varzim, a bola não tocou em mais ninguém

Pontapé de baliza repetido... (?)

Não tenho a certeza mas quase. Julgo que, pela lógica, o pontapé de baliza deve ser repetido. Situação caricata sem dúvida.
Já vi algo parecido, se nao me falha a memória, com Alfredo, do Boavista, precisamente no Bessa. Sei que agarrou de novo a bola, mais não me lembro.

Ninguem melhor que o Referee para nos dar aqui uma ajudinha

pedido de exclarecimento

Tenho aqui o livro da APAF com as leis da abitragem. Diga-me exatamente qual a lei em que me devo basear para tomar a decisão correcta, se faz favor...

Cumprimentos

Odi

é de morrer a rir estes videos,vejam please

é autogolodo guarad redes,o vento faz parte do jogo

mas isto é ja muita fantasia,ja parece os jogos do TSUBASA.

http://www.youtube.com/watch?v=hQ2Ji7UA470&search=goalkeppers

http://www.youtube.com/watch?v=CFxpMNFNzc4&search=frangos

Questões de arbitragem.

Penso que estas questões são pertinentes e interessantes de discutir. Só esperava vê-las discutidas até ao fim: todos sairiam a ganhar.

Decisão

É canto, é canto!!!

Embora, na minha humilde opinião, o árbitro deveria mandar repetir o pontapé de baliza.

O Que fazer o arbitro?

Validar o golo à equipa adversaria.Então se um guarda-redes pontapeia a bola para a frente e a bola entrar direta é golo,quais as duvidas ou eu não percebo de futebol...

pois

parece que nao percebes

Re:pois

porquê

Re:pois

É só leres a resposta ao teste dita logo acima por mim.

lol

Sinceramente? Não faço a minima...
Há várias hipóteses... Livre indrecto? Livre directo? GOLO? Canto? Lançamento lateral? Expulsão de um jogador da equioa do guarda-redes após agressão deste ao mesmo?
São tantas as hipóteses... lol

Boavista-Porto

Aconteceu algo parecido há uns anitos....o guarda redes era o alfredo, so que a bola nao entrou, ele agarrou-a. Foi livre contra o boavista!

Re:Boavista-Porto

Exatamente. Lembro-me disso. Não me lembro do livre, nem do adversário, mas da situação. E foi na baliza lado Norte. Portanto, vento sul.

Eu sei..mas não digo!!

Caro Chess,estamos aqui para discutir bem ou mal futebol,não para testar o conhecimento de cada relva.

Fica

Re:Muito mal..

Bastava chegares aqui e escrevias,"Não gostei do teu comentário irei moderar".Ponto final.

Custa?Pela calada é fraco demais..

ok..