Super Marítimo na calha? | Relvado

Super Marítimo na calha?

 

Thy NightWolf diz: "Manuel Cajuda
e a direcção do Marítimo estão apostados em construir um plantel forte e que dê
garantias de sucesso. Prova disso é a vinda de Bino (faltam ultimar pormenores),
a possibilidade de H.Leal rumar à Madeira; e convém não esquecer que o
defeso mal começou. Será que o Marítimo vai catapultar-se para o
estatuto equiparável ao dos grandes (que historicamente lhe pertence)?"

I Liga:

Comentários [19]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Jorge Palma

Sim, o Jorge Palma, porque perante tais escritos, que me fazem lembrar umas palavras vociferadas por um certo presidente, em que dizia que o objectivo era a liga dos campeõs!!!, só poderemos ter o Jorge Palma na apresentação da equipa. DEIXEM-ME RIR.

Maritimo + Nacional + União = Grande

Só se os 3 grandes clubes madeirenses unissem esforços poderíamos ter um clube ao nivel dos 3 grandes na Madeira. Enquanto não quiserem deixar de lado clubites tontas e pseudopreocupações históricas, a madeira nunca vai ter um clube na Champions League. Já viram o quanto beneficiaria a Madeira a nível promocional ao ter um clube na melhor competição de futebol do mundo?

Não é tão fácil quanto parece

E para melhor exemplificar isto, faço-te uma pergunta: achas que alguma vez será possível o Sporting, o Benfica e o Belenenese se fundirem num único clube de modo a poder tornar-se num colosso mundial? A resposta é óbvia: não.

O mesmo acontece aqui na Madeira. Existe uma rivalidade muito grande entre estes 3 clubes (especialmente entre Marítimo e Nacional), por isso não será de estranhar a oposição ao clube único na Madeira.

Mas uma coisa é indesmentível. Caso esta fusão se desse, poderiamos estar na presença de um verdadeiro 4º grande.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Re:Não é tão fácil quanto parece

não compares clubes com tanta história e títulos como slb e scp e belenenses (nem tanto) com clubes regionais....
sou do Nacional e n tinha problemas nenhums em aceitar a fusão e deixar os emblemas originais a jogar num campeonato da madeira.

A ver vamos...

A ver vamos como dizia o cego e nunca chegou a ver nada...

maritimo grande?

Maritimo grande??? Só pode ser uma anedota! ahahahahahah

Re:maritimo grande?

A ver se nos entendemos. Ninguém pode afirmar de forma alguma que o Marítimo é grande. Se calhar nunca chegará a atingir esse estatuto (infelizmente).

O que pretendi dizer no artigo é que so ao Marítimo lhe tivesse sido dada a oportunidade (que tinha direito) de poder participar nas provas nacionais desde o início, muito possivelmente poderia ter atingido esse estatuto.

Mas como os centralistas da Federação de então só permitiram a entrada de "equipas estranhas ao continente" apartir de 1972, o Marítimo atrasou-se irremediavelmente no crescimento que poderia ter tido e que porventura ter-lhe-ia permitido atingir um patamar ainda maior.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Sinceramente axo que não

Por vezes falamos de clubes que podem ter um grande nivel de ascenção, mas vejemos o caso do Boavista que a nivel interno provou este ano que não tem a "FORÇA" dos 3 Grandes, e ainda claro do Belenenses que tb ja ganhou um titulo e desceu de divisão, para se ser um clube grande é preciso muito mais que "HUGOS DESLEAIS" E BINOS ETC...
tem que haver mentalidade e sobretudo muitos associados e adeptos

Grandes só há 3

Benfica, FC Porto e Sporting. Outro clube que queira ser considerado "grande" por mim tem primeiro que ganhar 10 campeonatos nacionais... ou então contratar a Eliza Dushku, mas isso é impossível porque ela já assumiu ser Benfiquista ferrenha :)

De qualquer forma, seria bom ver mais clubes a darem luta a Porto e Sporting, por isso desejo todas as felicidades para o Marítimo, excepto se chegarem mesmo a contratar o malabarista do Hugo (des)Leal.

Re:Grandes só há 3

Os jogadores são acima de tudo profissionais e a tal Eliza não deverá fugir à regra... :P

Re:Grandes só há 3

Os jogadores são profissionais, mas o Hugo Leal não o foi. Saiu do Benfica alegadamente por ter ficado muito ofendido por o Vale e Azevedo lhe ter chamado malabarista, mas já não se ofendeu quando passado algum tempo o Gil y Gil lhe disse a ele e a toda a equipa que fossem ser sodomizados e que voltassem a nado para Madrid. Enfim, cada um sabe com o que se ofende.

Já a Eliza Dushku é uma pessoa íntegra e declarou já por várias vezes o seu amor pelo Benfica. Acredito nela e sei que não há o risco de a ver passar-se para outro emblema.

Antes de mais...

...não posso concordar que o Marítimo alguma vez tenha sido equiparável a um grande do nosso futebol.

Acho, sim, é que o seu passado não muito longínquo merece ser honrado com uma representação mais competitiva do que a da última época. O Marítimo foi durante bons anos aquele clube que fechava os lugares europeus, terminando com alguma regularidade os campeonatos entre o 5º e 7º lugar.

Portanto, é com bons olhos que vejo a contratação de jogadores portugueses com o mínimo de provas dadas, em vez de continuar a importar brasileiros de qualidade duvidosa.

Re:Antes de mais...

Obviamente que no contexto actual nunca se poderá dizer que o Marítimo é um grande.

Quando refiro que em termos históricos é um grande tem a ver com o facto de que, apesar de ter sido obrigado a ficar afastado do campeonato da I Divisão, conseguiu resultados e feitos a todos os níveis assinaláveis.

Tomo como exemplo o Campeonato de Portugal conquistado na já longínqua década de 20, onde os insulares bateram com brio o então imponenente Belenenses.

Se calhar por este facto (ou por mentalidades colonialistas que entretanto reinavam na Federação) qualquer clube das ilhas foi impedido de participar nos campeonatos nacionais. Ficou a consolação de poder participar na Taça de Portugal. E mesmo aí o Marítimo conseguiu muitos bons resultados.

Se tivessem permitido ao Marítimo a participação nos campeonatos nacionais desde o início, é bem capaz que os "verde-rubros" tivessem conseguido atingir um patamar e um estatuto só comparável ao dos grandes de Portugal. Como tal não aconteceu, infelizmente só posso lamentar esse facto.

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Re:Antes de mais...

Se tivessem permitido ao União ou ao Nacional a participação nos campeonatos nacionais desde o início, também seriam grandes...

Não há comparação possível

Com o devido respeito que as instituições Nacional e União merecem, mas é totalmente absurdo fazer este tipo de comparações.

Basta ver o percurso do Marítimo nas competições por onde já esteve e nota-se à partida uma supremacia incontestada quando comparada ao Nacional ou União. Assim:

- O Marítimo já participou por quatro vezes na Taça UEFA, o União e o Nacional ainda não.

- O Marítimo já esteve por duas vezes na final da Taça de Portugal, o Nacional e o União não.

- O Marítimo já foi campeão de Portugal, o Nacional e o União não.

O Marítimo é sem lugar para dúvidas o maior clube da Madeira e um dos maiores do país. O mesmo não se poderá dizer do Nacional e do União.

Poderá existir a dúvida de que o Nacional e o União poderiam ter conseguido obter boas prestações caso tivessem participado em provas nacionais anteriormente. Pois bem, acho isso pouco provável porque se reparares bem, quando só era permitido aos clubes madeirenses participarem na Taça de Portugal e no campeonato da Madeira, quem quase sempre levava a melhor era o Marítimo (não te esqueças que os verde-rubros foram por 11 vezes!!!! consecutivas campeões da Madeira).

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Re:Não há comparação possível

Respeito a tua opinião, mas não sei se sabes que o União foi campeão da Madeira 7 vezes consecutivas na década de 60. Ou seja, até hoje, nem o nacional conseguiu dominar o desporto madeirense dessa forma. Daí que não seja assim tão absurdo considerar que outro representante do futebol madeirense pudesse fazer boa figura.
Não escondo que sou do União, mas acima de tudo defendo que não há só um clube na Madeira.
E muita gente esquece-se disso.

Re:Não há comparação possível

Concordo quando afirmas que não existe um clube único na Madeira, e cada um com a suas características específicas.

Referes e bem que o União venceu 7 campeonatos seguidos na década de 60. De facto foi um feito assinalável, atendendo sobretudo ao domínio que o Marítimo exerceu durante largas décadas no campenato da Madeira. Se calhar por ter ficado ferido no seu "orgulho", o Marítimo respondeu à letra aos unionistas vencendo vários campeonatos de seguida (o número exacto não consigo precissar neste momento).

Espero que não tenhas levado a mal o facto de ter referido em especificamente o Marítimo em detrimento do Nacional e do União. É que tal como tu (pelo menos é o que deduzo) sou madeirense. E para além do Sporting, a minha outra "paixão" futebolística é precissamente o clube do Almirante Réis.

Só que há um aspecto que terás de concordar comigo. O clube madeirense de maior implementação na Madeira é precissamente o Marítimo. Se algum dia algum clube madeirense conseguir chegar a ser campeõa nacional julgo que esse título só será conseguido pelos verde-rubros.

Ao União ainda falta muito por andar, começando por tentar rectificar algumas indefinições a nivel de administração (leia-se equipas técnicas) e plantél que todos os anos apoquentam os unionistas. O Nacional tem crescido nos último anos, mas ainda está muito longe do patamar do Marítimo

Saudações leoninas

Thy NightWolf

Tudo tem a ver com trabalho!

quanto à ultima parte do artigo,será que pertence?
Quem luta e trabalha tem as suas regalias,quem não o faz, bem, tem as consequencias.Eu não concordo que dêm valor a uma equipa por coisas que fizeram numa altura em que ninguem se lembra.

Quanto à questão em si, bem seria optimo se o Maritimo podesse-se intrometer entre os grandes para tornar o campeonato mais competitivo.

Atenção:não será por contratar 3 ou 4 jogadores que será uma equipa forte,terá sim que tornar-se uma equipa unida e que jogue simples.

Saudações "relvas"

end

Re:Tudo tem a ver com trabalho!

Um bom exemplo disso mesmo é o St.Clara, que contratou dos melhores jogadores das outras equipas, e acabou por descer de divisão.