Silêncio em memória de Manuel Bento | Relvado

Silêncio em memória de Manuel Bento

 


Silêncio em memória de Manuel Bento
A jornada 20 da Liga portuguesa começa nesta sexta-feira com o Paços de Ferreira-Vitória de Setúbal. E antes do apito inicial, cumprir-se-á o primeiro de vários minutos de silêncio em memória de Manuel Bento, ex-guarda-redes do Benfica e da Selecção portuguesa falecido na quinta-feira. A Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretaram o cumprimento de um minuto de silêncio em todos os jogos a disputar neste fim-de-semana em homenagem a um dos históricos futebolistas portugueses. A Selecção das quinas também vai prestar reverência a Bento na partida de 24 de Março contra a Bélgica. Entretanto várias individualidades do futebol lamentam a perda daquele que foi uma referência do Benfica e da Selecção.

Madaíl: o futebol português deve-lhe muito

«A Selecção portuguesa e o futebol português devem-lhe muito», considera Gilberto Madaíl, presidente da FPF, salientando que o desaparecimento de Bento «é a perda de uma referência na área dos guarda-redes do futebol português». Para Nuno Gomes, avançado do Benfica, trata-se de uma «perda irreparável para a família benfiquista», e o emblema da Luz salienta em comunicado que «a família benfiquista está mais pobre com a partida do Bento». A direcção encarnada fala em «profunda consternação», sublinhando que o ex-guardião «foi um dos jogadores com mais presenças na equipa do Benfica, contribuindo para a conquista de 22 títulos», e que se tratava de «um guarda-redes de dimensão mundial».
Shéu Han, secretário-técnico da Luz, constata por seu lado que «o Benfica perdeu um dos seus símbolos», lembrando que «Bento era capaz de ganhar quatro ou cinco jogos» sozinho. Para Toni, antigo treinador do Benfica, a morte de Bento
«é um murro no estômago», e Jaime Pacheco, treinador do Boavista que foi colega de Bento na Selecção, refere que o ex-guarda-redes «era um dos que mais sentia paixão pelo que fazia». «Foi o melhor guarda-redes de todos os que conheci, e joguei com o Vítor Baía e o Damas», salienta ainda Pacheco. Também Silvino, ex-guarda-redes encarnado e actual adjunto de Mourinho no Chelsea, refere que Bento era um guardião «fantástico» e que «em termos de trabalho, era um exemplo». «Muito do que fiz devo a ele que obrigava os seus suplentes a trabalharem duramente», conclui Silvino.
O corpo de Bento está em câmara ardente na capela da Igreja da Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, desde as 11 horas desta sexta-feira. O funeral está marcado para as 19 horas de sábado no Cemitério dos Olivais. Até essa altura a bandeira do Benfica estará a meia haste em sinal de luto.

Foto: Agência Lusa

I Liga:

Comentários [30]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É imensa a tristeza

Que tenho neste momento. Partiu um dos maiores símbolos do meu clube, o GRANDE MANUEL BENTO!!!!!!!!!! RAÇA, AMOR, DEDICAÇÃO, PAIXÃO, encarnou como poucas as qualidades de um futebolísta e de um jogador do mítico Sport Lisboa e Benfica. Se somos o maior clube português de sempre, em muito devemos a ícones como Bento, que Honraram, Prestigiram, e deram Classe, Magia, Talento, ao Benfica e á Selecção. Era o Magic Manuel como lhes chamaram os escoceses. Vamos honrar Bento fazendo-lhe a única homenagem possível: http://www.youtube.com/watch?v=V6d52dtSko8 ETERNO MANUEL BENTO!!!!!!!!!!!!!!

Um minuto de silencio

Para Manuel Bento o grande futebolista, com muito fair-play, quando a palavra ainda não estava na moda! Aqui fica a minha homenagem!!! Um minuto de silêncio aqui no forum do Relvas… --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- --- Saudações desportistas _____________ Dragãoport

ja ha videos do bento no youtube.com,vejam

http://www.youtube.com/results?search_query=manuel+bento descanse em paz bento.

Grande guarda redes

«Bento era capaz de ganhar quatro ou cinco jogos» Eu sempre achei o Bento dos melhores guarda redes mas não me lembro de ele marcar golos.

Vamos lá a ver se eu te consigo explicar...

Os seus companheiros marcavam golos e ele, o Bento, defendia tudo o que havia para defender. Fui explícita qb? ; ) PS: Nunca te apercebeste dos jogos que são ganhos pelos guarda-redes?!

Re: Vamos lá a ver se eu te consigo explicar...

costuma se dizer que uma equipa com 1 grande guarda redes é quase meio caminho para o sucesso o baia por exemplo salvou varias vezes o fcp e a selecccao.

por acaso ele ate marcou golos de penalties

quando o slb ia aos penalties nas provas internacionais,ele era 1 dos que marcava penalties e marcava sempre golo

Eficiência da FPF

Não é altura para grandes brincadeiras, mas chamou-me a atenção a eficiência da FPF (e da LPFP) a decretarem o minuto de silêncio. Nesta situação já não é preciso reunirem-se vários membros, haver quórum, preencher-se papéis, marcar reuniões, convocar gente e nunca, em caso algum, a decisão é adiada. Fiquei algo surpreendido pelo facto de o decreto do minuto de silêncio não ter sido adiado para a semana seguinte. Em determinadas situações invoca-se o interesse público para normalizar as competições, mas depois não se hesita em "desnormalizar" a competição, esquecendo o interesse público.

Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

Espero que seja mesmo um minuto de silencio, de há uns tempos para cá a maior parte dos cromos que estão nos estádios opta por bater parmas... que bestas.

Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

Para quem não sabe, bater palmas a mortos só se estes foram artistas em vida. É uma tradição relacionada com a sua actividade profissional que valoriza o elogio do público quer em vida quer em morte. Obviamente (como é caso em espanha), pegou-se a prática de bater palmas a todos os famosos ou pessoas importantes. É por isso, uma questão de perspectiva... Para todos os casos, quando se pede 1 minuto de silêncio, deve-se respeitar o pedido e não estar a tentar homenagear o morto.

Um minuto de homenagem

Que tal um minuto de homenagem?? Eu acho bem que se bata palmas a pessoas que durante a vida estavam habituadas a viver sob o aplauso... Para aquelas em que essa situação não se verificava, o silêncio é mais ajustado. Por exemplo, não vejo que o ex-Vice-presidente da FPF fosse um ídolo das massas, portanto o silêncio em sua homenagem foi o ajustado quando o tal minuto de desconto antes dos jogos foi decretado pela instâncias do desporto... Para pessoas como o Bento, o aplauso é muito mais significativo!!

copiaste a minha ideia,fui eu que disse primeiro

1 minuto de homenagem mas tudo bem ainda bem que concordas com a minha ideia cumps

Re: Um minuto de homenagem

Subscrevo!

Re: Re: Um minuto de homenagem

Subscrevo o subscrevo

Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

alguns batem palmas em forma de homenagem á pessoa falecida. Bento merecia essa sentida ovação, mas eu neste tipo de momentos optaria pelo silêncio, porque é um momento de tristeza, de dor e de consternação. Errado são certos otários que vão para o estádio (como já presenciei em alguns estádios) assobiar, achincalhar a equipa rival, aproveitando o silêncio para gritar insultos. Gente desprezível que infelizmente infesta o nosso futebol. Nisso tens razão, ams no caso das palmas penso que algumas visam homenagear a pessoa falecida. Cumps.

Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

O minuto de silêncio foi inventado para homenagear as pessoas rezando por ela. Se durante esse minuto não apetecer as pessoas rezar porque não se identificam com essa pratica e preferem aplaudir em forma de agradecimento a essa pessoa por tudo o que ela fez. Não vejo qual é o problema. Cumps

Re: Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

concordo. Cumps.

o nome correcto seria 1 minuto de homenagem

agora 1 minuto silencio e todos a bater palmas é ridiculo

Manias...

De há uns tempos para cá virou moda. Palhaçada é o que é!

ja vi estrangeiros a bater palmas nos funerais

americanos,ingleses etc portanto nao somos os unicos mas acho uma estupidez mesmo de anunciarem 1 minuto de SILENCIO e depois todos a baterem palmas deviam mudar o nome entao: 1 minuto de barulho assim que estava correcto

Re: ja vi estrangeiros a bater palmas nos funerais

1 minuto de palmas e não barulho

Re: Re: ja vi estrangeiros a bater palmas nos funerais

consegues bater palmas sem fazer barulho?

Re: Re: Re: ja vi estrangeiros a bater palmas nos

Tu és mesmo cómico. Então quando assim for, vê se obtens um minuto de puro silêncio, num estádio de futebol.

eu consigo estar 1 minuto em silencio num estadio

os outros que nao conseguem mas eu consigo certeza

Re: Re: Re: Re: ja vi estrangeiros a bater palmas nos

quando o Papa J. Paulo II morreu o silencio foi completo.

Re: Re: Re: Re: Re: ja vi estrangeiros a bater palmas nos

Mas quem era esse tipo ao pé do grande Bento?

Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

Mas qual é o problema de bater palmas ? Porque é que fazer um minuto de silêncio significa prestar homenagem, e bater palmas (normalmente de pé) não o é ? É raro o jogo, em que quando se faz um minuto de silêncio, não aparecem umas quantas bestas a assobiar ou a cantar. Pelo menos quando se batem, essas bestas, por muito que queiram, não se fazem ouvir. Sinceramente, fico mais "arrepiado" quando se está 60 segs a ouvir um estádio de pé a aplaudir (aplaudir calado) do que quando se está 60 segs em silêncio a ouvir de longe a longe um berro estúpido.

entao mudem o nome para 1 minuto de barulho

e nao 1 minuto de silencio

Re: Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

um minuto de silencio é um minuto de SILÊNCIO! tens razão na cena das bocas, mas quanto a isso nao há nada a fazer (excepto talvez passarem nos ecrans gigantes imagens dos homenageados). Mas para mim o impacto está mesmo no silencio.

Re: Re: Silêncio em memória de Manuel Bento

Completamente de acordo.