Será acertado aumentar nº de clubes? | Relvado

Será acertado aumentar nº de clubes?

A medida é negativa para os clubes que disputam as competições europeias, pelo desgaste físico...
 
Bola dentro da baliza
Lusa

Numa altura em que se fala de um aumento do numero de clubes a disputar a 1ª Liga são diversas as opiniões e os interesses.

Por um lado temos a vontade e razão de quem acha que com o alargamento aumentaríamos a competitividade de muitas mais equipas e jogadores, para além da competitividade e rodagem também a nível económico e financeiro esta medida poderia ser a "salvação" de uma serie de equipas que não tendo um numero de sócios que ajude a sustentar o clube depende em muito dos apoios e visibilidade extra que dá participar na 1ª Divisão Nacional.

No lado oposto está quem fica a perder com o alargamento... e agora, quem perde com o aumento do número de clubes na 1ª Divisão?

Na minha modesta opinião perderiam os clubes que disputam as competições europeias, em primeiro lugar e acima de tudo pelo desgaste causado pelo calendário que seria muito mais apertado! Isto levaria a que em certos períodos do campeonato os clubes que jogam a meio da semana nas competições europeias tivessem que optar e redobrar os cuidados com o desgaste e nível físico do plantel.

Um clube de dimensão média em Portugal (tipo: Braga, Guimarães, Nacional, Marítimo, etc...) tem sempre como objetivo disputar as competições europeias e "apertar o calendário" seria colocar estes clubes que já fazem um esforço para acompanhar "os Grandes" em dificuldades extra. Numa altura em que se fala em "apertar o cinto" estes clubes teriam que alargar e dar mais qualidade ao plantel para acompanhar os grandes no nosso campeonato e ainda maiores para que conseguissem fazer uma temporada de qualidade na Europa!

Afinal, será melhor aumentar... ou até considerar uma redução! Dá que pensar, mas para bem do nosso futebol terá que ser debatido!

Para mim, eu acho que seria melhor reduzir. Permitiria em tempo de crise continuar-mos a fazer boa figura nas competições europeias e os clubes que estão a lutar para se manter com um nível e experiências na Europa serem mais bem sucedidas.

Esta medida seria acompanhada com um aumento sim... mas na 2ª Divisão! Isto para que se abra espaço para as futuras "Equipas B" e para que haja uma rotatividade e rodagem a um nível intermédio de mais jogadores e equipas.

Penso que se a 2ª Divisão tiver 20 equipas seria muito bom, assim jogadores e equipas estariam "a um passo" do nível de exigência da 1ª Divisão e o leque de escolha dos clubes que procuram soluções para o seu plantel seria mais vasto.

Também mais uma coisa muito importante, os clubes que conseguissem o acesso para a primeira Divisão seriam equipas que o mereciam sem duvida, porque equipa que vença uma divisão com outras 19 seria merecedora de ir a uma "Elite do futebol".

Esta é a minha opinião, mas deve ser mais que certo que vão optar pelo alargamento!

I Liga:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Aumento sim.

1º - É uma vergonha as paragens que o campeonato de 16 equipas tem, que chega a estar 2 e 3 semanas sem que hajam jogos, ao contrario de todos os outros campeonatos mais competitivos.
2º - A Taça da Liga perdeu o patrocinio e tem "morte anunciada", logo há que orientar uma estratégia de forma a que isso seja suprimido.
3º - Quanto mais jornadas houver mais possibilidades existem de um clube recuperar ou perder pontos, logo há maior competitividade.
4º - Sou da opinião que em cada jornada se deveriam iniciar os jogos com pelo menos 2 jogadores portugueses no onze.

Essa do desgaste não pega.

Pelo menos a meu ver.
Aão só mais 4 jogos. Ficavam os meninos assim tão desgastados pot fazerem mais 4 jogos?
Bem os espanhois, os ingleses, os italianos, nunca ganhavan nada de tanto desgaste.

E se não sabes eu esclareço. A Divisão de Honra vai ter 22 clubes com a entrada das equipas B ( são 6 ). Até são mais do que querias.