Se eu fosse dirigente da arbitragem... |
|
05 de Maio de 2005, às 16:01 |
CaMuFLadO diz: "estamos numa altura em
que se criticam muito as nomeações, mas será fácil nomear? Qual é o perfil ideal
de um árbitro para os grandes jogos? Um árbitro internacional ou um árbitro em
fim de carreira? O 1º terá ambições e não quererá errar, mas por outro
lado poderá acusar muito a pressão! O 2º, como está a «acabar», poderá estar
relaxado demais ou então utilizará a sua experiência para sair com boa imagem do
futebol! O que fariam? Já agora, que medidas pensam serem urgentes para a
arbitragem portuguesa?"
31 Comentário(s) | Faça login ou registe-se para comentar
I Liga:
-
Destaques individuais que podem ajudar a decidir a Primeira Liga
Antes da paragem para a disputa do Campeonato do Mundo de...
-
As contas e os números da Primeira Liga
A três jornadas do fim da 88.ª edição da Primeira Liga, os...
-
Tudo em aberto nos campeonatos europeus
Será que é este ano que o Sporting quebra o enguiço? Depois...
-
Porto vai ganhar o Campeonato Português 2020?
A Primeira Liga de Portugal acontece todos os anos e reúne...
-
Liga: Árbitros do arranque da 16.ª jornada
O Conselho de Arbitragem divulgou as nomeações para os...
-
Pedro Proença senta Sporting e V. Setúbal à mesa da Liga
O presidente da Liga Portuguesa de Futebol, Pedro Proença,...
-
Benfica vence em Guimarães e segue tranquilo com 12 vitórias consecutivas
O campeonato Português já recomeçou e o Benfica segue na...
-
Toupeiras dos 3 grandes geram desconfiança na PJ e MP
A justiça está a braços com algumas das maiores...
O problema
Enviado por AlvaroCampos a 05 de Maio de 2005, às 18:08.Estas últimas nomeações, a 3 jornadas do fim, quando qualquer dos 3 primeiros classificados pode ser campeão são bem a prova disso.
Pedro Proença, de Lisboa, apita um jogo do Benfica (também de Lisboa) em Penafiel. E toda a gente sabe a côr clubistica deste senhor.
Bruno Paixão, de Setúbal (mais um dessa cidade a apitar jogos do Porto), não se livra do estigma de Campo Maior nem tão pouco dos benefícios a um clube da 2ª circular.
Olegário Benquerença, de Leiria, ficou marcado pelo SLB x FCP e os sportinguistas temem que sejam prejudicados em benefício do clube do norte.
Estas ideias andam todas "na boca do povo", podem argumentar com isto ou aquilo, mas é o que a maior parte dos adeptos pensa, logo, ainda antes do jogo começar já está tudo de pé atrás com "medo" da arbitragem, o que faz que qualquer erro, mesmo que "acidental" tenha uma maior projecção e crítica. Ou seja, o que uma nomeação não devia ser.
Agora pergunto: será que havia necessidade de fazer estas nomeações? Não há mais árbitros para estes jogos tão importantes? Pelo menos árbitros que não levantassem logo à partida tanta desconfiança.
Como dizia um relvinha noutro artigo: "andam a brincar com o fogo".
Aconselho uma entrevista do Paulo Costa ao jornal O Jogo da qual deixo duas citações:
"A Arbitragem no seu todo está a pôr os seus interesses acima dos interesses do futebol"
"O actual sistema de avaliação está a tornar os árbitros egoístas"
Re:O problema
Enviado por Manuel Teixeira a 06 de Maio de 2005, às 08:22.Ele (Pedro Proença)
Enviado por nepper a 06 de Maio de 2005, às 06:41.Saudações Benfiquistas
NePPer
bom artigo do camuflas!
Enviado por noko a 05 de Maio de 2005, às 17:42.1ªmedida- suspender de funções todas as pessoas que sejam arguidos no caso de corrupção desportiva "apito doirado" e instaurar processos a eles todos.seria um explo para todos.
2ª medida -mudar toda a estrutura arbitral- vogais do conselho de arbitragem observadores observadores dos observadores etc... tudo para a rua e meter gente competente nos cargos ( exp- pessoas com formação na area que saem das universidades de desporto) porque a estrutura foi sendo minada ao logo dos anos condicionado posterioremente quem entraria na estrutura.
3ª Profissionalizar a arbitragem formando um orgão separado da liga e federação incluindo a comissão de disciplina e comissão de avaliadores de arbitros presididas por uma só pessoa isenta com profundo conhecimento do futebol português e sua arbitragem...(explo-veiga trigo)
4ª. as notas dadas aos arbitros seriam publicas dando ao publico em geral mostrando assim transparencia...
. seriam sorteados os arbitros porque os jogos dos clubes pequenos têm tanto direito a arbitros internacionais como os dos grandes e um arbitro que sobe á super-liga têm que estar preparado para apitar qualquer tipo de jogo...se não esta preparado nem deveria subir.
. promovia tb subidas e descidas de escalões baseado em rankings no fim da epoca exp: os melhores 2 dos 2º escalão subiam e os 2 piores do 1º escalão desciam.... se fosse arbitro internacional perderia esse estatuto porque sendo internacional tinha que estar no top nacional.
. reunia todas as terças-feiras os arbitros todos (tipo um workshop e como são profissionais faria parte das suas obrigações) e avaliaria todas as falhas grosseiras e erros que porventura existissem debatia sobre o assunto e promovia o discurso sobre são formas de evoluir as exibições arbitrais com base nos erros.
isto incluiria tb fiscais de linha.
5ª medida .criaria um orgão independente como formação judicial tipo serviços secretos internos que off the record investigassem actividades suspeitas contactos suspeitos etc... antes dos jogos no intervalo e depois ...se um arbitro indicia.se suspeitas investigariam mais a fundo....os arbitros saberiam da existencia deste .isto dava.lhe a noção que se prevaricassem talvez alguem estaria a observar.
Re:bom artigo do camuflas!
Enviado por CaMuFLadO a 05 de Maio de 2005, às 17:49.« (...) tudo para a rua e meter gente competente nos cargos ( exp- pessoas com formação na area que saem das universidades de desporto) (...) »
Ainda bem que referiste esta medida .. Muito boa !
Acrescentaria .. Proibir o envolvimento no futebol de pessoas com responsabilidades politicas tal como se faz em França e outros países ..
Medidas:
Enviado por tanaka a 05 de Maio de 2005, às 17:42.- prémios por arbitragens isentas,
- castigo pelas comprometedoras.
outro aspecto que acho que poderia ajudar as arbitragens em Portugal, era a punição dos jogadores que fazem "fita", prejudicando a acção dos arbitros, isso devia ser feito pela liga, via TV, e esses jogadores deviam ter jogos de castigo e multas.
Perfil?
Enviado por PortoCampeao a 05 de Maio de 2005, às 17:31.Os jogadores nem tentavam atirar se para o chão.
O que
Enviado por nepper a 05 de Maio de 2005, às 17:03.Profissionalizar a arbitragem
Mas não profissionalizar pro profissionalizar. Mas sim acima de tudo responsabilizar os árbitros pelas suas decisões. Os bons arbitram os maus, com eles pró olho da rua. erra uma, duas vezes é humano, errar sempre é mau profissional.
Mais este orgão deveria estar fora da alçada quer da liga quer dos clubes, e ser ele próprio responsabilizado (aqui perante o governo) pelas suas decisões.
Dotar a arbitragem de meios tecnológicos
que ajudem a decidir. já que se fala tanto de um choque tecnológico neste país esta era uma boa área para o por em funcionamento (se o Internacional Board assim o deixasse).
Se oa árbitros tiverem ferramentas que os auxiliem, provavelmente erraram menos.
Conter as palavras dos ex-arbitros
Como é que é possivel que ex-arbitros com mil e um casos de péssimas árbitragens, hoje alguns ligados a clubes de futebol, venham todas as semanas quer nos jornais quer nas televisões criticar grotoscamente os actuais. Será que não têm espelhos em casa???? Existe até um que geralmente num jornal diz uma coisa e na televisão diz outra, e pensa que tem muita piada LOL.
Isto são apenas ideias, a arbitragem é e será sempre um foco de polémica, quer aqui quer na China...
Saudações Benfiquistas
NePPEr
Re:O que
Enviado por CaMuFLadO a 05 de Maio de 2005, às 17:16.Concordo .. Acho que inclusivamente devia dar-se voz aos árbitros dos jogos de forma a que fosse tudo muito mais transparente ! Dão os microfones às pessoas erradas ..
[]'s
Pela milionésima vez!
Enviado por Catota a 05 de Maio de 2005, às 16:30.Nesta questão continua-se a incorrer num erro muito comum e do qual me lembrei a propósito da intervenção do Dr. José Guilherme Aguiar no programa da SIC “O Dia Seguinte”; renegava ele, em absoluto, que o Benfica-Sporting fosse arbitrado por Pierluigi Collina dado que isso não era sinónimo de que não houvesse erros de arbitragem e que, ainda há bem pouco tempo, ele tinha tido uma ou duas arbitragens muito infelizes!
Ora bem, é exactamente nisto que consiste o erro comum: considerar que as pessoas querem forçosamente arbitragens sem erros! Ou que se queixam das arbitragens por causa dos erros que são cometidos! Mas isso é uma falácia que é atirada normalmente com segundas intenções porque toda a gente tem noção de que tal é impossível e que nem sequer é isso que está em causa na maioria das vezes! O que está em causa é a suspeição levantada: em primeiro lugar pelos “nomeadores” dos árbitros e, em segundo lugar, pela “tendência habilidosa” de algumas arbitragens! Essa é que é a verdade.
Portanto, quando ouvimos falar que “errar é humano”, “os árbitros não erram de propósito”, “os árbitros são seres humanos”, etc., estão a impingir-nos verdades lapalicianas que, como dizia um “relvinha” aqui no outro dia, “é palha para burro comer”!
A questão tem menos a ver com as competências dos árbitros e tudo a ver com a forma como são condicionados! A nomeação, em si mesma, é condicionadora! E é tanto mais condicionadora quanto ela acarreta toda uma carga psicológica de avalição contínua, não só pública como institucional dados os parâmetros de avaliação de um árbitro. E se esses parâmetros estão ainda condicionadas por factores “estranhos” ao desempenho do próprio árbitro, então a carga psicológica assume foros de pressão insustentável!
É precisamente aqui que a análise do problema deveria incidir: primeiro, retirar a carga psicológica da avaliação pública a que um árbitro está sujeito, abandonando as nomeações e passando ao sorteio. Ninguém poderia, deste modo, apontar o dedo ao árbitro e dizer: foste “encomendado”! Em segundo lugar, deveriam terminar todas aqueles métodos de avaliação perfeitamente subjectivos que existem actualmente e que passam por observadores, comissões, coeficientes de dificuldade, classificações preliminares, classificações corrigidas, etc., etc., que provocam toda uma série possível de cozinhados como diferentes paladares e temperos para todos os gostos!
Re:Pela milionésima vez!
Enviado por [r]elax a 05 de Maio de 2005, às 20:09.Re:Pela milionésima vez!
Enviado por CaMuFLadO a 05 de Maio de 2005, às 16:43.Huuuuum .. Muito bom !
Concordo
Enviado por Astoria a 05 de Maio de 2005, às 16:38.Re:Concordo
Enviado por Catota a 05 de Maio de 2005, às 16:50.Quanto à avaliação teria de ser expurgada de todos aqueles factores e factorzinhos: coeficientes, observadores, correcções, etc.! Haveria um observador sim, com relatório e tudo, mas apresentado pessoalmente na Comissão de Visionamento dos jogos onde tudo seria decidido e votado se tal fosse necessário!
Fundamentalmente, a questão passa pela transparência. E digo mais: atítulo experimental eu deixava os árbitros fazerem declarações públicas justificando decisões técnicas e disciplinares.
Re:Concordo
Enviado por AzoresPlayer a 05 de Maio de 2005, às 17:02.Re:Concordo
Enviado por Catota a 05 de Maio de 2005, às 17:16.Eu costumo dizer que quando se quer dizer mal há sempre motivos...! Por isso não admira. mas até por isso devriam ser tomadas medidas. Nesse caso, tu sabes que todas as reacções estavam empoladas por causa da história da mudança do estádio! E as declarações públicas dos dirigentes do Estoril foram infelizes.
Nestas coisas há que parecer também sério. E se o árbitro tivese sido sorteado e se o estádio utilizado tivesse sido o normal, a história das chuteiras nem sequer seria mencionada...
Pois é
Enviado por AzoresPlayer a 05 de Maio de 2005, às 17:38.Por exemplo, um sorteio pode ser "inquinado"? Se eu quiser ser mauzinho posso sempre alegar intrujice no sorteio do árbitro.
Depois do árbitro ser conhecido ainda sobra muito tempo para os "contactos"? Muito não sobra mas sobra algum, e eu se fosse mauzinho diria que houve tempo de sobra para "emprestar" umas chuteiras de marca selecta :) ao sr árbitro.
Tás a ver que a critica, mais empolada menos empolada, irá estar sempre lá. Mas a ideia é sempre bem vinda como todas as outras :)
cumps
Mulheres
Enviado por Astoria a 05 de Maio de 2005, às 16:22.A brincar, a brincar, o jogos que vi do Brasileirão com um árbitro no feminino, eles nem piavam. Mas pode ter sido coincidência :)
Mais a sério: profissionalização, com todos os direitos e deveres que implica, e formação contínua.
Re:Mulheres
Enviado por CaMuFLadO a 05 de Maio de 2005, às 16:44.Imagina que a árbitra era toda boa .. O nuno gomes por exemplo passava a levar espelho e pente para o campo ! :P
Ai ele
Enviado por Astoria a 05 de Maio de 2005, às 16:50.Tou a brincar, Nuno, a brincar! :]
LOL Se ele gosta não sei ..
Enviado por CaMuFLadO a 05 de Maio de 2005, às 16:57.Aldraaaaaaaaaa
Enviado por Astoria a 06 de Maio de 2005, às 08:36.:)
As medidas . . .
Enviado por nadyg a 05 de Maio de 2005, às 16:11.Fazer um novo curso onde eles aprendessem como se deve apitar um jogo.
Onde aprendessem realmente bem as leis de futebol.
Onde aprendessem que um árbitro deve acima de tudo passar despercebido. Os artistas são os jogadores.
E onde aprendessem, que se realmente lhe oferecessem alguma coisa que seja proíbido não aceitar, o façam sem ninguém dar conta.
Ou seja, talvez se visse melhores arbitragens, mas enquanto o nível de vida cá do burgo for este, a porcaria da corrupção não acaba.
Sistema misto!
Enviado por "[@mo-te Jo@n@]" a 06 de Maio de 2005, às 14:24.Não se atirem só aos árbitros....
Enviado por Manuel Teixeira a 06 de Maio de 2005, às 08:43.Falam na nossa arbitrgem.....
Enviado por Manuel Teixeira a 06 de Maio de 2005, às 08:30.mandava o benfica expulso da superliga
Enviado por anp a 05 de Maio de 2005, às 21:01.Mandava também prender todos os dirigentes e arbitros beneficiados da arbitragem
A arbitragem em Portugal é completamente dominada pelo benfica
Por isso este e os seus dirigentes são uns sangue-sugas do futebol português !!!!!!!!!!
devia ser banidos do futebol...
Mais rigor na avaliação
Enviado por bmas a 05 de Maio de 2005, às 16:06.Se for provado que poderia ter visto ou que errou sempre na mesma direção então arranjar um sistema de castigos em que o grau aumenta até desaparecerem nos distritais.
Eu se falhar muitas vezes no meu emprego o mais certo é ser despedido, certo?
Penso que seria benefico os arbitros trocarem com outros doutras ligas pois assim tiravam o estigma da clubite , errou porque sim e não errou porque é do clube XXX.
Penso que
Enviado por AzoresPlayer a 05 de Maio de 2005, às 16:03.Re:Penso que
Enviado por ApitoDourado a 05 de Maio de 2005, às 21:06.