Rui Santos: "Se decidirem bem, Jesus será castigado" | Relvado

Rui Santos: "Se decidirem bem, Jesus será castigado"

No programa 'Tempo Extra', da SIC Notícias, o comentador do Relvado analisa a última jornada, elogia
 
Rui Santos no Relvado 6 (fundo branco)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Os direitos televisivos voltaram a ser tema de abertura no 'Tempo Extra', programa da SIC Notícias, no qual Rui Santos classificou o tema como "uma das matérias mais importantes dos últimos tempos no futebol em Portugal".

O comentador desportivo falou sobre o "poder enorme" que está a ser posto em causa pelo Benfica e adiantou que, sobre este assunto, há duas correntes no clube da Luz: a "moderada", que acha que "o mundo não está para brincadeiras e a proposta da Olivedesportos (que foi rejeitada) deve ser considerada", e a "radical", que considera que deve haver um "corte absoluto" com a empresa.

Rui Santos disse que, até maio ou junho, a situação "pode cair num certo impasse, por razões estratégicas dos dois lados", salientando que o valor que está "na cabeça de Luís Filipe Vieira" está acima dos 30 milhões de euros por época, o que, comparando por exemplo com o valor oferecido ao FC Porto (20,7 milhões), é claramente superior.

No entanto, o comentador da SIC alertou para outro aspeto: há um interesse angolano nas posições de Joaquim Oliveira na comunicação social, o que significa que "a Sport TV pode ser vendida a qualquer momento".

Sporting foi "humilde e honesto"

A prestação do Sporting na Liga Europa, na qual eliminou o Manchester City na última quinta-feira, mereceu elogios por parte de Rui Santos, que sublinhou que o conjunto de Alvalade "não se importou com o nome e a dimensão do adversário".

"Nesta eliminatória assistiu-se à humilde contra a sobranceria. Ter bons jogadores não chegam, há um certo mercenarismo no Manchester City, que teve uma forma muito pouco profissional de olhar para uma eliminatória europeia, olhou para o Sporting do alto dos seus milhões", analisou Rui Santos, que admitiu que esta postura dos ingleses "pode ter facilitado" a tarefa do Sporting, mas isso não diminui o mérito leonino.

A equipa de Alvalade foi, na perspetiva do comentador, "extremamente honesta, com uma primeira parte notável, na qual nada falhou. Houve grande espírito de entreajuda e os seus valores brilharam", destacando a prestação de Matías Fernández e o "muito trabalho de cobertura feito pelos jogadores mais avançados; a equipa começou a defender na frente, com linhas muito juntas, um bloco baixo, mas isso criou um grande desgaste".

Elogios a Rui Patrício e o que mudou com Sá Pinto

Um desgaste que levou a uma "quebra física" no segundo tempo em Manchester: "É óbvio que o City iria tentar tudo na segunda parte", afirmou Rui Santos, que apontou uma falha no Sporting - o momento da entrada de Carrillo, pois o jovem extremo "não desempenhou a função de pressionar, esteve bastante apático nesse sentido".

Depois do terceiro golo do City, "deu a sensação que o Sporting podia ter caído num buraco, só não caiu porque houve Rui Patrício", afirmou o comentador da SIC, que não poupou elogios ao guarda-redes português: "Rui Patrício tem sido um dos esteios da equipa e poderia ser visto como o Vítor Damas dos tempos modernos, pelo seu perfil, forma de estar e qualidades técnicas. Entre fazer um médio negócio e mantê-lo, é um assunto a ponderar; vendê-lo bem sim, vendê-lo assim assim, acho que não", atirou Rui Santos, que defende a permanência do jovem em Alvalade, caso não apareça uma proposta verdadeiramente vantajosa.

O desempenho do treinador do Sporting mereceu também análise do comentador: "O que mudou com Sá Pinto foi a conquista dos jogadores. Rodríguez é o único que não tem entrado nas contas do treinador, de resto todos são convocados; o grupo está mais unido e solidário, há maior empatia entre atletas e treinador". Já em relação ao Metalist, próximo obstáculo para o Sporting na Liga Europa, Rui Santos vê no conjunto ucraniano um adversário "perigosíssimo, que tem uma boa equipa, está a realizar uma grande campanha europeia e é preciso ter muito cuidado, não vai ser fácil".

Jorge Jesus e os árbitros

Jorge Jesus acusou, há cerca de duas semanas, um árbitro auxiliar de não assinalar posição irregular a Maicon no terceiro golo do FC Porto contra o Benfica (2-3) porque "não quis". Rui Santos considera que o treinador do Benfica "foi excessivo naquilo que disse".

"Não está em causa a questão da liberdade de expressão, o problema são os compromissos dos agentes de futebol em relação às regras e estatutos da FIFA, nos quais está claro que as intervenções dos responsáveis antes e depois dos jogos são penalizadas", justificou o comentador da SIC, que no entanto vê a reação da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) a estas declarações como "dócil, quase inexistente".

Sporting "papava tudo"

"O caminho dos árbitros portugueses é muito estreito, têm pouca proteção e estão muito expostos, a Federação Portuguesa de Futebol deveria dar mais proteção aos árbitros, que no entanto não se devem pôr a jeito. A partir do momento em que João Ferreira fez um boicote, abriu-se um precedente; não devem rejeitar nomeações e devem realizar o seu trabalho de acordo com as suas competências e acreditar que os órgãos disciplinares funcionam", acrescentou Rui Santos, que afirmou ainda que "o que a APAF quer é que não se fale sobre o assunto".

Neste caso, o Sporting tem "posição privilegiada", disse Rui Santos porque "convida a dizer quando criticaram oficialmente João Ferreira, o que deixa a APAF numa situação de fragilidade e de aperto". Para  comentador, antes de Godinho Lopes ser eleito presidente em Alvalade, "havia a ideia que o Sporting papava tudo e esta direção entendeu que não deve engolir tudo que lhe é servido".

Para Rui Santos, "se se decidir bem Jesus será castigado", no entanto poderá haver entraves, analisou o comentador da SIC, recordando um antigo presidente da Comissão Disciplinar da Liga: "Depois da saída de Ricardo Costa, a disciplina no futebol em Portugal passou a ter os seus mistérios. Eu preferia a disciplina de Ricardo Costa porque ele fundamentava tudo que eram as suas decisões, foi alguém que teve coragem para fazer coisas que eram fundamentais fazer".

Num breve comentário à suspensão de Manuel Armindo, delegado da Liga, por comentários abusivos na sua página do facebook: "No início achava que era uma brincadeira. Para este tipo de pessoas não há caminho a tomar senão abandonar o futebol, a situação foi demasiado grave e, sendo alguém que se diz próximo do FC Porto, só prejudica a imagem do FC Porto, embora o clube nada tenha a ver com o assunto. Estas pessoas estão a mais no futebol", finalizou.

Sp. Braga tem "grandes possibilidades" de ser campeão

Numa análise à jornada 23, nomeadamente ao desempenho dos três primeiros classificados, frente ao Nacional o FC Porto teve uma primeira parte "muito bem conseguida, com Moutinho em destaque, mas na segunda parte quebrou fisicamente e Helton esteve em grande. Duas coisas ficaram na retina: a exibição de Helton e Alvaro Pereira adiantado é uma boa solução, com Alex Sandro a lateral esquerdo", analisou Rui Santos.

O comentador da SIC, em relação ao Benfica-Beira-Mar, destacou um jogador: "Nelson Oliveira pode ser o melhor ponta de lança do futebol português nos tempos modernos e até pode ser titular na seleção no Europeu 2012", passando depois à análise ao Sporting de Braga, destacando primeiro Hugo Viana: "Faz todo o sentido que Hugo Viana seja convocado para a seleção nacional, passa por um momento excecional e há poucos jogadores portugueses com o seu nível". O Sp. Braga tem um "excelente plantel, vai ser decisivo na atribuição do título e tem grandes possibilidades de chegar ao fim em primeiro lugar", considerou Rui Santos.

Alargamento seria "absolutamente irresponsável"

O alargamento da I Liga, para Rui Santos, é uma "má ideia" porque o futebol em Portugal "está parcialmente falido e há clubes com grandes problemas de tesouraria", justificou o comentador, sugerindo depois a lógica do play-off "para tornar os quadros competitivos mais interessantes"

"Não pode passar pela cabeça de ninguém alterar as regras a meio do jogo, é absolutamente irresponsável pensar assim, altera tudo que é a verdade desportiva deste campeonato. Mário Figueiredo pegou neste assunto como forma de dar uma satisfação aos clubes que o elegeram", afirmou Rui Santos, que no entanto elogiou o presidente da Liga quando o tema passa pelos direitos televisivos: "Mário Figueiredo está no fundo a fazer serviço público, está correto no que diz respeito à tentativa de descentralização dos direitos televisivos, está a seguir um bom caminho ao tentar mostrar lá fora que em Portugal a concorrência não está assegurada, há um domínio destes direitos. Espero que tenha sucesso neste assunto".

No habitual inquérito telefónico do Tempo Extra perguntava-se qual a equipa portuguesa que tem tido maior mérito no percurso europeu esta temporada: 80 por cento consideram que é o Sporting, enquanto 10 por cento pensam que é o Benfica.

I Liga:

Comentários [8]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

por favor não quero ser mal educado

emigre

e o Leonardo Jardim

ja convenceu ou ainda não?

No ques ás

arbiragens diz respeito, apenas respondo com os comentários feitos há alguns dias:

PRIMEIRO;
Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 12:37.
[0 pts.]

para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros.

SEGUNDO;

Continuando,
Enviado por Velha Águia a 15 de Março de 2012, às 21:09.
[0 pts.]

queria dizer: "não me sinto no direito de dizer que está no Benfica a fazer de propósito"

editar
responder

Oh sr. J.Jesus
Enviado por Velha Águia a 15 de Março de 2012, às 21:06.
[0 pts.]

tenha paciência mas não concordo...Eu sinto-me no direito de o criticar pela forma como põe a equipa a
jogar mas não me sinto no direito que está no Benfica a fazer de propósito para nos prejudicar...OK????
Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.

SEM DUVIDAS - DEVIA SER BEM PUNIDO

O JJ E O PRESIDENTE E O R COSTA DEVIAM SER PUNIDOS SEVERAMENTE. A COMISSÃO DE DISCIPLINA É UMA VERGONHA. DEVIAM FUZILAR ESTES GAIJOS

Parece-me bem

O JJ merece ser castigado, só nao se esqueçam é de castigar o Fiscal ou a equipa e arbitragem!
é que isto de ser castigado quando se diz a verdade é duro!

Concordo! Aquela do Cardozo

Concordo! Aquela do Cardozo não tem perdão..."viu...mas não quis marcar..."

Confusões

Ainda há bem pouco tempo, o Sporting era o reino da confusão ... Os estatutos da FIFA têm duas caras: se é para introduzir as novas tecnologias, é preciso mudá-los, quando é o Benfica a criticar os árbitros, é preciso cumpri-los.

Por falar em gente a mais no futebol...

...