Rui Santos: "O campeonato português é uma farsa" | Relvado

Rui Santos: "O campeonato português é uma farsa"

A possível impugnação do campeonato, o regulamento que não é aplicado e Jorge Jesus: temas abordados
 
Rui Santos no Relvado 2 (fundo verde)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Rui Santos considera que o campeonato português, envolvido em várias polémicas fora dos relvados, "tem tudo para ser impugnado", nomeadamente devido às situações de salários em atraso.

"Em função do que aconteceu nos últimos tempos, sobretudo relativamente a esta questão dos salários em atraso, este campeonato tem tudo para ser impugnado", afirmou o comentador no 'Tempo Extra' deste domingo, na SIC Notícias.

Rui Santos citou o artigo 58.º do regulamento da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, onde se lê que haverá uma subtracção de três pontos a clubes que não pagam salários há mais de 60 dias, e recordou que recentemente Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, garantiu que há 80 por cento de clubes com salários em atraso.

"É caso para perguntar: porque é que os clubes não se queixam? Sendo assim, há clubes que deveriam perder três pontos e o campeonato fica completamente manchado na sua verdade desportiva. Ou não há 80 por cento de clubes com salários em atraso, e é grave para quem profere essa declaração, ou é verdade e há aqui qualquer coisa que tem de ser investigada. Qual o papel dos Técnicos Oficiais de Contas no controlo das contas dos clubes?", questionou.
 

"Quem quiser pode impugnar o campeonato" - Rui Santos esclareceu que não é só a U. Leiria que está em causa: "Há equipas que têm de perder três pontos, muitas até podem perder muitos pontos se for aplicada a lei. O campeonato está completamente posto em causa, quem quiser pode impugnar o campeonato porque há um artigo do regulamento que não está a ser aplicado".

Na opinião do comentador do Relvado, "o Governo deveria intervir enquanto o movimento associativo não se auto-regula. Está tudo a olhar para isto como se fosse uma situação não é normal, e não é. Tudo isto contribui para que o campeonato português seja uma farsa".

O comentador sugeriu que há certidões apresentadas junto da Liga "que não correspondem à realidade, pelos vistos são forjadas, o que é gravíssimo", defendendo a criação de um "novo momento de avaliação financeira", depois de dezembro e antes do final da temporada.
 

"Tudo para a rua" - Rui Santos deixou ainda no ar outras questões, em relação aos dirigentes no futebol nacional: "Não há ninguém que diga que estes senhores não merecem estar no lugar que estão? Que diga 'tudo para a rua!'? Mas alguém se salva neste naufrágio que é o futebol em Portugal? Creio que não".

"Os clubes nem sequer têm respeito pelos regulamentos que aprovam, não querem saber", acrescentou o comentador, antes de falar sobre o caso concreto da União de Leiria e da "figura triste" do presidente da sua SAD.

João Bartolomeu, ao acusar por exemplo um jogador de ter roubado seis mil euros mas depois desmentir, "é alguém que perdeu o equilíbrio e a noção das coisas. Disse que a U. Leiria não ia jogar contra o Benfica, depois já havia condições... É claro que houve aqui jogadas de bastidores, a desistência da U. Leiria servia a uns e a outros não".

O assunto liguilha também foi abordado pelo comentador: "Querem recuperar os jogadores porque vem aí a liguilha. Mas qual liguilha? Não foi aprovada e espero que nunca seja aprovada. Isto é brincar aos futebóis, não pode ser", lamentou.
 

Jorge Jesus e o FC Porto - A permanência de Jorge Jesus no comando técnico do Benfica tem sido um dos temas mais comentados. Rui Santos referiu que têm surgido "sinais importantes no sentido da continuidade" do treinador que, "para continuar na Luz, não poderia permanecer a ideia que algo poderia acontecer em relação ao FC Porto, ficando o Benfica 'com as calças na mão'".

Jesus negou, há poucos dias, uma eventual mudança para o Dragão, afirmando que "quem chega ao maior clube português não quer andar para trás". Para Rui Santos, esta foi a "declaração chave. Na óptica de quem defende o Benfica era necessário que dissesse publicamente o que disse. Jesus foi levado um pouco para esta situação de ter de confessar que está bem no Benfica e que não há qualquer hipótese de se mudar para o FC Porto", explicou, recordando que este um assunto já não era novo, quer a contestação encarnada, quer a possível ligação com o FC Porto.

O comentador acredita que, nos últimos tempos, houve um período de avaliação por parte de Luís Filipe Vieira para se decidir se Jesus ia ou não cumprir o contrato: "O Benfica não foi totalmente rápido para calar a contestação, mas agora o próprio presidente deveria esclarecer, em breve, a situação do técnico".

Um eventual despedimento levaria a uma indemnização cara ao treinador. Será isso fundamental? "É um ponto que pode ter alguma influência, mas não será decisivo, Jesus é um treinador muito importante na história recente do Benfica, conseguiu nos últimos anos o que outros treinadores não conseguiram", defendeu Rui Santos.

Veja aqui os comentários de Rui Santos no programa 'Tempo Extra':

Acompanhe os artigos do Relvado no Facebook e no Twitter.

I Liga:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Por falar em "farsa"..

«o árbitro tem o poder de condenar à morte e, mesmo perante a evidência do erro ou inclusive o reconhecimento do erro (como foi o caso de Duarte Gomes no recente FC Porto-Marítimo, quando não assinalou um penálti cometido sobre Belluschi), o condenado não se livra nem da sentença nem do efeito dessa mesma sentença.
(...)
A arbitragem volta a estar na ordem do dia também em Portugal, depois dos erros cometidos por Rui Costa e Bruno Paixão, respetivamente, nos jogos Feirense-Benfica e Gil Vicente-FC Porto.
Desta vez, os prejudicados foram o Feirense e o FC Porto - e os erros acabam por ser marcantes porque a disputa pelo primeiro lugar está(va) cerrada e a amplificação do efeito desses erros acaba por ser uma consequência de um espetáculo tão mediatizado como é o futebol.
O Benfica, no começo da época passada, foi muito prejudicado. Protestou contra as nomeações. Protestou contra o trabalho dos árbitros. O nomeador Vítor Pereira, que até aí se havia manifestado muito ativo e pronto a dar explicações sobre o desempenho dos seus nomeados -- de 5 em 5 jornadas -- recuou e tornou-se mais ‘defensivo’. Quando começou a corrida para a sucessão de Madail, na FPF, com a Arbitragem e a Disciplina a saírem da Liga, vimos o Benfica (e também o Sporting, embora com posição diferente manifestada pela SAD) a defender a recondução de Vítor Pereira.
As arbitragens do fim de semana terão alguma coisa a ver com o processo eleitoral? O Benfica sentir-se-á agora compensado pela opção estratégica que realizou? Estará o FC Porto a provar o fel que o alimentou noutras épocas, quando o poder estava concentrado nas Associações Distritais e, entre estas, nas que afirmavam o seu domínio?»
Rui Santos
in relvado.sapo.pt, 30 de Janeiro de 2012, às 20:00

«O Benfica jogou muito e jogou pouco e as arbitragens provocaram-lhe dano (na segunda metade da Liga). O Sporting teve altos e baixos e as arbitragens provocaram-lhe dano (principalmente no arranque da Liga). O FC Porto nunca jogou muito bem ao longo da época e as arbitragens não lhe provocaram dano. Estes são os factos.»
Rui Santos
in record.pt, 10 maio de 2012 | 09:01

Este Rui Santos na hora da

Este Rui Santos na hora da verdade fala mas não diz nada. Todos sabemos que o campeonato portugues é uma farsa há muitos anos. Na hora que importa chamar os bois pelos nomes ele acobarda-se. Este final de epoca foi uma das maiores vergonhas com erros atrás de erros que prejudicaram o Benfica e com erros que beneficiaram o Porto. Alguem acredita que os erros aconteceram por acidente. Há que chamar as coisas pelos nomes, houve corrupção há descarada feita pelos homens da fruta. Como sempre os FCP chamou os seus trunfos corruptos para virar um campeonato que estava perdido e isso eu ainda não vi nenhum jornalista a dizer com toda a clareza o que se passou. Teem medo de denunciar o que se passa, então escolham outra profissão.

Na ignorância está o trunfo

Peço desculpa mas a culpa de tanta suposta trafulhice é claramente de quem lhe dá importância. Qual seria a moral da vitória se o adversário não lhe desse nenhum moral. Para mim o campeonato português não tem vencedor à muitos anos. Seja nos ultimos anos pelo Porto e Benfica seja também no passado pelo Sporting executarem as suas manobras de influencia. A diferença é que os senhores do Norte vêm esfregar na caar do povo o resultado das suas ações à espera da sua reação, têm-na e depois riem-se. Foi assim que ganahram adeptos ao longo dos anos. Pela natureza da sua atuação. Quem era o Porto antes de Pinto da Costa? Ou melhor que tipo de adeptos tinha o Porto antes? Certamente menos mercenários...
O desporto em geral e o futebol em particular não deviam ser nada disto que temos.
Deixo uma reflexão: Oiço muitas vezes adeptos gabarem-se de que não interessa como se ganha, o que interessa é ganhar. Pois bem então desde que o dinheiro entre em casa não interessa que familiar se prostitui? Mentalidadezinha perigosa para os familiares desta gente ( Ah Reinaldo que a tua familia sofre tanto!)

O farsante anão

Porque será, como dizía Jardel, que este Boifica encornado só bota faladura quando o seu clubeco perde? Vejam o que ele escreveu nos anos em que o clubeco de Salazar, o Boifica, «ganhou» algo á custa da batota e, da compra de atletas adversários nas vésperas dos jogos contra eles. Népia! Ficou caladinho que nem um ratito. Simples hipócrita este Verdade Desportiva encornada. Que falta de coerência e de honestidade desportiva. Um dó.

O cavalheiro deve ter algum deficit de atenção

O FCPorto tudo o que ganha é sem mérito. Tudo o que perde é com demérito do FCPorto.
Estranho que os seus comentarios sejam pouco inovadores ao longo dos anos.
Será um comportamento desviante, um deficit de atenção, uma pulsão anti-porto, uma obsessão.
Cuidado já dizia o poeta - primeiro estranha-se e depois entranha-se. Resta dar-lhe os parabéns pelo seu clube ver os direitos de autor do Hino para tocar nos funerais dos ditos sócios. Uma parceria deslumbrante, talvez melhor seja impossível. Há clubes que possuem outros perderam-na.

Melhor maneira de ganhar

Melhor maneira de ganhar dinheiro na internet. Eu já ganhei 380€!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! vê como é fácil: www.ganhas-dinheiro-online.blogspot.com

Farsa sim, cegueira, ainda mais!!

Parabéns ao PC pelos malabarismos de há 30 anos para cá... superioridade? só se for nas jogadas de bastidor! é incrível como tantas escutas (tudo no youtube bem explícito para quem não for ´mouco'), almoços com árbitros antes de jogos europeus (sim, com árbitros também estrangeiros), não dão prisão! e no caso do PC, tantas são as evidências que teria de ser uma pena de 50 anitos... mas percebe-se, casa pia... freeport... apito dourado... tudo em águas de bacalhau... é o país / europa / mundo que temos. o portuguesinho que não pague a casa ou que meta 'pata' na posse vai logo dentro, até o adepto comum do grande FCP! AGORA PERGUNTO, OS PORTISTAS SÃO CEGOS E SURDOS, OU ACHAM QUE TODO O RESTO DAS PESSOAS SÃO CEGAS, BURRAS E CASMURRAS, E SÓ VOCÊS ESTÃO BEM?

mas ó srº

um pais - que após 25 de - 04--1974 -- desaparecem 530 toneladas de ouro , mais a produção até aos dias de hoje que não se sabe quantas foram ,, que o pais tem uma divida de 90 mil milhões , veio outro tanto valor da troika fáz já 180 mil milhões ,, em que as estradas são feitas não para passar carros , mas para passar possiveis carros que os portugueses não têem poder de compra para os mesmos ,, nem ´ há população no interior para essas ditas estradas ,,,,,,,,,,,, mas em que a brisa devia de ser capital do estado , passou para os melos , para receberem o que devia de passar maS NÃO PASSA MAS RECEBEM NA MESMA ESTÁ NO CONTRATO ,,,, QUANDO TRANSPORTES PUBLICOS GASTAM MAIS que rendimento de passageiros , ,, camaras a gastarem o que vamos pagar em impostos ,, banca devide lucros , no dia a segiur tem prejuizo e paga o povo ,, quer sériédade no futebol ,,,,,,,,,,,, só pode estar a brincar consigo mesmo

Ganhar sim, atropelar tudo e todos para ganhar, NÃO!!!

concordo em pleno com o que disse, no entanto (em resposta ao sr. eduardo mascarenhas) por mim os violadores de crianças eram no mínimo ´capados'... pois com toda a certeza não sou eu que não deixo as crianças em paz... mas sim muitos dos acusados no processo que referi no meu 1º comentário e infelizmente muitos mais ainda...!
Mas (e agora em resposta ao sr. leaovivo), estamos a falar da falsidade do campeonato português, e assim sendo, é claro que não estou a brincar comigo mesmo. Até em Itália (apesar da corrupção como em todo o mundo), as equipas descem de divisão quando são descobertos casos idênticos ao do FCP (por ex.:), equipa essa que este ano ganhou o campeonato de Itália (6 anos depois...). Isto sim é pelo menos repor um pouco da verdade desportiva. Pois todos sabemos que no mundo inteiro, tanto a verdade desportiva, como a total transparência das contas públicas / grande privados, etc.. é uma graçola, pois conheço perfeitamente o mundo podre em que vivemos! Considero-me um adepto do futebol, do bom futebol, do futebol justo, enfim do escape que o futebol é para muita gente (com problemas e sem problemas). Pois por causa dos N/ governantes sem carácter (também de há mais de 30 anos para cá...), das N/ práticas futebolisticas (não interessa se os campeonatos são bem ganhos ou ganhos através de malabarismos, o que interessa é ganhar pois é o que fica para a história...), não posso deixar de comentar tanta atrocidade no N/ futebol. Podem-me roubar, bater, enganar... mas ninguém me pode calar!

Ganhar sim, atropelar tudo e todos para ganhar, NÃO!!!

concordo em pleno com o que disse, no entanto (em resposta ao sr. eduardo mascarenhas) por mim os violadores de crianças eram no mínimo ´capados'... pois com toda a certeza não sou eu que não deixo as crianças em paz... mas sim muitos dos acusados no processo que referi no meu 1º comentário e infelizmente muitos mais ainda...!
Mas (e agora em resposta ao sr. leaovivo), estamos a falar da falsidade do campeonato português, e assim sendo, é claro que não estou a brincar comigo mesmo. Até em Itália (apesar da corrupção como em todo o mundo), as equipas descem de divisão quando são descobertos casos idênticos ao do FCP (por ex.:), equipa essa que este ano ganhou o campeonato de Itália (6 anos depois...). Isto sim é pelo menos repor um pouco da verdade desportiva. Pois todos sabemos que no mundo inteiro, tanto a verdade desportiva, como a total transparência das contas públicas / grande privados, etc.. é uma graçola, pois conheço perfeitamente o mundo podre em que vivemos! Considero-me um adepto do futebol, do bom futebol, do futebol justo, enfim do escape que o futebol é para muita gente (com problemas e sem problemas). Pois por causa dos N/ governantes sem carácter (também de há mais de 30 anos para cá...), das N/ práticas futebolisticas (não interessa se os campeonatos são bem ganhos ou ganhos através de malabarismos, o que interessa é ganhar pois é o que fica para a história...), não posso deixar de comentar tanta atrocidade no N/ futebol. Podem-me roubar, bater, enganar... mas ninguém me pode calar!

sem dúvida

só faltou o pormenor de ser o pais onde os seus infantarios publicos, ou seja a raiz da educação foi invadido pelo irracionalismo do futebol pelo tal "resto das pessoas" como o sr otutuan, deixem as crianças e a educação em paz, ganhem vergonha se querem sequer ser ouvidos ou advogar morais...como disse o leaovivo, um pais onde onde a politica é uma futebolice e demagogia populista aos melhor estilo vale e azevedo, com igauis resultados para o país, passam a vida "indignados" com quem é mundialmente reconhecido quando nem crianças sao respeitadas,...em vez de se preocuparem em se tornar mais competentes e capazes. volto a reiterar respeitem as crianças e tenham vergonha....

é uam farsa e onde é que estão as novidades ?

é assim desde que me lembro e o povo continua a gostar e a festejar!!

No Futebol, Justiça e Politica vale tudo...pelo menos é ao que o povo está acostumado e parece naõ se queixar.

O campeonato é uma farsa, os

O campeonato é uma farsa, os moços de recados são uns farçantes, e os comentadores uns farsolas. Senão vejamos: ja se viu algum programa sibre temas religiosos, por exemplo da Igreja Catolica, ser comentado por um ateu? Nunca. Ou por seguidor daquela religião e/ou por um oponente (para haver contraditório).
Ora, na Farsa: "O Tempo Extra" não há contraditório e o comentador, que nunca fez declaração prévia de interesses clubisticos, tenta fazer-se passar por "alguem que não tem clube" (um Ateu do Futebol). Ninguem pode falar com paixao do futebol se não gostar e não ha ninguem que goste e não tenha clube preferido. Por isso, senhor Rui Farsolas Santos: identifique-se para ter alguma moral para poder falar. Caso contrario para muitos de nós será apenas o moço de recados do benfica, que veste uniformes pirosos e relógios a brilhar

O farsante da CHIC

Que credibilidade tem um anão que foi corrido de um reles pasquim? Isto diz tudo sobre o triste personagem boifiquista.

FUTEBOL PORTUGUES

para rui santos farsa é igual a , ter das melhores selecções da actualidade cotada em 5º do ranking fifa que nao falha um apuramento há décadas e teve nas ultimas competições sempre nos 5 primeiros. nos clubes temos tido sempre os 3 grandes a ocupar posiçoes nos 10 primeiros do mundo, temos o clube que mais vendas realiza de jogadores e o unico que vende treinadores, somos o pais que mais treinadores exporta, temos tido sempre tanto porto como sporting a chegar a finais europeias este milenio, e ate o benfica chegou a uma semi final com o braga...ridiculos estes personagens

esqueceste-te

de dizer que só se apura através do play-off sendo que fica em grupos de equipas de merda. o braga chegou a uma final, o porto a duas, e o sporting a uma segunda meia-final.

...

tens razão, se bem que quem ia estragando o apuramento foram personagens como este senhor e o antigo seleccionador com as permanentes quezilias e teorias da conspiração...no fundo tivemos os que ganham normalmente o titulo, a ganhar competições europeis, os que lutam pelo titulo a atingir finais e semi finais europeias...quantos campeonatos teem 3 equipas diferentes, em 4 finais europeias no espaço de 8 anos? a única farsa que se poderia apontar seria que a equipa que até ganhou campeonatos fora o porto, foi a unica a não atingir uma final europeia, mas atingiu uma semi final. qual é o critério? se ganham dentro e fora, com muito menso recursos do que os outros competidores, quer dizer que é uma farsa? que temos a selecção que temos, formada por jogadores do mais alto nível, vindas de um campeonato de "farsa". temos é paineleiros de farsa, jornalistas de farsa, com raras excepções, jornais de farsa, e muitos dirigentes farsolas...

Sr Rui Santos!

O Sr é realmente um justiceiro da corrupção,mas só com certas cores!..É que no campeonato dos túneis,já andava mais calmo!Outra coisa lhe digo..Foi de um enorme mau gosto terem colocado aquela questão no seu programa televisivo,se o SCP deveria ou não ser punido em caso de corrupção?!Qual a ideia de lançar achas para a fogueira?..Pensa mesmo que o SCP,neste caso PPC,era tão ingénuo ao ponto de fazerem uma coisa destas?..Se houvesse credibilidade nisto,não acha que a UEFA já se tinha manifestado?..Com as imagens do balneário,um episódio ridículo,manifestou se imediatamente..nesta situação ficavam caladinhos?!..Claro,não são ingénuos!Até poderia ser melhor profissional,mas dá tanto nas vistas!..Estou de acordo consigo é na tecnologia,isso sim,acabava com esta palhaçada toda toda..A última que vi foi no Dragão!E não se esqueçam de um pormenor que está muito oculto..É que não são só os clubes a alimentar a corrupção...As apostas meus Senhores,mexem com muita coisa!!!!

o meu burro

vives em que planeta?nao e neste de certeza

mais um com azia, e a tentar

mais um com azia, e a tentar fazem uma lavagem cerebral, carrega PORTOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOo

A Azia é azeite para o cabelo

Podia lançar o produto: Azia de Rui Santos serve para Meter sebo no cabelo.

Só n existe verdades desportiva...

Pq o benfica n é campeão n é verdade?
No conhecido campeonato do túnel, alguem por acaso andou a cagar sentenças sobre alguma coisa? n né, tudo caladinho, este monte de merda do rui santos, de bola perceebe 0... e como n existem factos contra os argumentos, tem que ser criado um clima de mentiras e suspeições, que na realidade se resumem, à mais que óbvia superioridade do FC porto, em todos os aspectos, técnicos, tácticos, organizativos, etc etc etc.

Os cães ladram e a caravana passa... Só acho é que os adeptos de futebol e n só, se esqueceram de um detalhe importante, O 25 DE ABRIL ACABOU, SALAZAR MORREU, A VERDADE DESPORTIVA VOLTOU....

voltou?

como se o pintinho apareceu passado alguns anos? nesse campeonato nós jogámos melhor do que vocês, por isso não inventem desculpas!

Sabes mt bem que somos melhores

Deixa te de disparates moço

isso digo-te eu,

puto! mas por ser o benfica já não é a melhor equipa, pois não?

Em que é

Que te baseias para dizeres tal coisa?

E

tu baseias-te no quê?

Mas Será que é Assim?

Peço imensa desculpa mas ao que sei o Sr em questão é Advogado?
É Jurista?
É Solicitador?
Ah bom, assim está bem.Faz favor de se calar.