Rui Santos: "Bruno Paixão não tem vocação para arbitrar" | Relvado

Rui Santos: "Bruno Paixão não tem vocação para arbitrar"

Comentador do Relvado diz que "ruído em torno da arbitragem tem muito a ver com incompetência" e que
 
Rui Santos no Relvado 1 (fundo verde)
Miguel Ribeiro Fernandes/VIA

Rui Santos considera que há "muitos árbitros que não têm vocação para arbitrar" e diz que todo o "ruído em torno da arbitragem tem muito a ver com incompetência". Declarações na Rádio TSF, onde o comentador do Relvado fala em concreto de Bruno Paixão, considerando que é um caso "evidente de falta de apetência, de vocação".

"Como é que um árbitro como Bruno Paixão chega a internacional?" É a pergunta que Rui Santos deixa no ar, atestando que não consegue compreender "porque foi promovido a internacional. O comentador nota que o processo de classificação dos árbitros "não é claro", e é "muito opaco", defendendo "mais transparência, relatórios públicos com avaliações públicas".

No que se refere à prestação dos homens do apito, Rui Santos atesta que é preciso distinguir entre "erro de facto e erro por influência". Notando que "os dirigentes fazem uma pressão enorme", o comentador constata que é preciso "reduzir o erro por influência" e diz que nesse sentido urge "endurecer as penas" aplicadas aos dirigentes que falem da arbitragem, de modo a promover a necessária "contenção".


Alvo de críticas de Rui Santos são ainda os processos burocráticos dos órgãos de disciplina, notando que é "tudo muito moroso" e lamentando a "ausência de castigos, ou castigos retardados". "As questões processuais têm que ser agilizadas", diz, frisando que urge adaptar o futebol aos "novos tempos".

Na mesma medida, o comentador continua a defender a introdução de novas tecnologias, realçando que arbitrar "é uma função difícil" e que devem ser os próprios árbitros a "reivindicar melhores condições de auxílio". "Os árbitros também têm que ser eles próprios motores de alguma mudança", atesta, sublinhando que é preciso lutar contra um futebol "super-conservador". "O mundo avança, o futebol parou", destaca.

Importante, na ótica de Rui Santos, é também impor uma "cultura de responsabilização" dos homens do apito, já que "uma má decisão pode ter grande influência, pode decidir jogos, pode decidir campeonatos". E é certo que "não se devem comparar os erros dos árbitros com os erros dos jogadores e dos treinadores", nota, concluindo que "são dimensões completamente diferentes".

Rui Santos considera que "os árbitros têm que decidir o que querem ser", "se querem ser figuras públicas, se querem andar nas revistas cor-de-rosa". O comentador entende que uma posição como esta exige algum "recato" e aponta que devem ser "discretos". Mas afiança que o "desnorte" dos árbitros muitas vezes motivado por "uma postura errática do presidente do Conselho de Arbitragem (CA), Vítor Pereira". "Já avançou, já recuou", diz o comentador sobre o líder do CA, sustentando as suas posições divergentes e concluindo que "também não sabe bem o que quer" e que "está um bocadinho de cabeça perdida".

O comentador também faz questão de sublinhar que a não divulgação das nomeações para esta jornada é "mais uma decisão ridícula" e fala da divulgação dos dados pessoais na internet como uma "tentativa de assassínio público dos árbitros".

I Liga:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Oh Rui Santos,

vou mais uma vez postar um comentário que me parece preconizar medidas razoáveis que podem ajudar
a questão das arbitragens e que fiz sobre umas declarações do presidente federativo. Infelizmente não se
vêem da parte de outros comentadores opiniões semelhantes...

Oh sr. Fernando
Enviado por Velha Águia a 20 de Fevereiro de 2012, às 13:37.
[0 pts.]

para melhorar as arbitragens, embora nunca se acabem os erros, haveria que: PONTO 1-A primeira regra e a
mais importante, era que as instituições funcionassem.PONTO 2-Nenhum árbitro seja de que escalão seja
tenha que estar sujeito à aplicação das regras por pessoas que representam os clubes nos vários organismos.
PONTO 3-Nestas condições, defender a actuação dos árbitros convictamente, dos ataques de tudo e de todos.
PONTO 4-Com este funcionamento, fazer os árbitros cumprir rigorosamente as leis do futebol, coisa que não
fazem habitualmente como por exemplo: Advertir e se for caso disso expulsar qualquer jogador que infringe
sistemáticamente as leis do jogo e advertir e expulsar os joagdores que tenham conduta injuriosa,grosseira
e indecorosa, vidé a enorme quantidade de palavrões que se ouvem em todos os jogos de futebol e que pelas
leis do jogo constam como penalizáveis. PONTO 5-Com estas situações salvaguardadas, castigar ou irradiar
os árbitros descaradamente imcumpridores.Cumprimentos e saudações desportivas e benfiquistas.
P.S.
Não acredito que a profissionalização resolva os problemas dos erros dos árbitros

Não é ridicula esta não divulgação...

...e a meu ver deveria ser um método a adoptar sempre.

Não sendo anunciadas com antecedências ninguém fica a saber quem vai arbitrar quem e logo isso evita contactos promiscuos com os apitadores e não vão acontecer as tentativas de coação ou de corrupção a isso associadas. Só por isso, não dizer quem vai apitar, é bom..

Quem não tem nível é o senhor

Quem não tem nível é o senhor rui santos (letrinha pequenina para homens pequeninos!); nunca abriu a boca contra as arbitragens que escandalosamente roubaram o Sporting. Agora como está a ver o benfica a ficar sem o campeonato já está todo indignado com os árbitros. Como muito bem diz no seu artigo de hoje no Record, também o senhor precisa de se "reformar" pois está parado no tempo e só vê vermelho à sua frente!
Mais rigor e independência ficava-lhe bem, não acha?

Não é o único...

FC Porto anda a dizer isto....

....desde 2000,engraçado como alguns só agora o descobriram.

Outra curiosidade,é o facto do benfica não ter queixa deste incompetente,talvez a pergunta como chegou a internacional,esteja relacionada.

Cuidado que o teu presidente

Cuidado que o teu presidente em 2004 pediu este árbitro para um jogo da Taça, é sinal que não é tão mau assim para vocês, ou então gostam de sofrer!!

Pediu prá Taça ?

Pelos vistos é uma situação normal. Não sei como alguem consegue fazer qq tipo de ligação de beneficios de FC Porto/paixão.

Mas eu fiz alguma ligação?!

Mas eu fiz alguma ligação?!

Eu só digo aquilo que toda a gente ouviu, o teu presidente em 2004 a dizer ao Pinto de Sousa que o Bruno Paixão era um bom árbitro e que devia escolhe-lo para um jogo qualquer do porto para as meias-finais da Taça!!

A conversa foi a seguinte:
Pinto de Sousa (PS) - Ouve lá, tu tens alguma ideia para a final da Taça?
Pinto da Costa (PC) - Final da Taça?
PS - Para a Meia-final, pá!
PC - Ó pá eu... Queres internacional, não é?
PS - É, mais ou menos, pá!
PC - Acho que só pode ser o Bruno
PS - Pronto
E depois vem mais umas conversas de encher, em que rejeita liminarmente o Duarte Gomes e o Xistra e diz que o Bruno tem estado bem!!

Entre o Gomes....

..e o Paixão,não sei não :).

Vocações!!

Também o sr.Rui Santos não tem vocação para comentador e no entanto ainda lhe pagam para em horário nobre sem contraditório e em sites de desporto, para debitar enormidades, como se fosse um grande e isento especialista na matéria.
Em relação ao grande benfiquista Bruno Paixão, como é logico é um grande incompetente (é o adjectivo mais simpático que tenho para ele) e chegou onde chegou porque o sector da arbitragem é muito parecido com a maior parte do mercado de trabalho neste País, que se "conheceres" as "pessoas certas" chegas longe, por mais mau que sejas!!

não tem? Tem toda a vocação do mundo

Principal vantagem: facilidade em dobrar como o junco, conforme a direcção do vento

Uma breve história de Bruno Paixão:

1 - Tido, nos finais dos anos 90, como uma das principais esperanças da arbitragem, uma vez que tinha tido uma ascensão meteórica até à I Divisão, onde chegou com 25/26 anos.

2 - Tem o "azar", a falta de "competência" ou "vocação", o que quiserem chamar, de prejudicar o Porto no célebre jogo de Campo Maior.

3 - A sua carreira deixa de ser vista como tão promissora. Passado um ano está a ser acusado de atentado ao pudor, por duas agentes da PSP de Coimbra, após um jogo Académica vs. Imortal.

4 - Em 2004, faz outra célebre arbitragem, um BoavistaxSporting, jogou que calhou no dia anterior ao Beira-MarxPorto investigado no AD. Sporting perde por 2-1, Porto empata no dia seguinte e fica com o campeonato na mão, 6 pontos de avanço e mais vantagem para jogar as meias finais com o Corunha. Arbitragem do jogo do Sporting serviu simultaneamente três senhores: Porto, Boavista e Benfica, interessado em chegar ao 2.º lugar.

5 - No fim de semana anterior a esses jogos, Bruno Paixão é visto, acompanhado de António Garrido, a passear no Norte Shopping (o pretexto foi um convite da Associação de Futebol do Porto para apitar uns jogos de um torneio de Páscoa, foi necessário convidar árbitros de Setúbal porque não havia de cidades mais próximas). Este facto é devidamente denunciado pelo Sporting, que na altura era assessorado pelo jornalista Marinho Neves.

6- Quando estala o Apito Dourado, é alegadamente um dos árbitros constituídos arguidos, por causa de um BelenensesxBoavista. Era engenheiro no desemprego, por opção, vivendo somente da arbitragem. Nessa altura, Pinto de Sousa e João "Teddy Boy" Rodrigues, prevendo naturalmente o escândalo que seria essa situação e a perigosidade de se estabeleceram ligações, em poucos dias arranjaram emprego ao árbitro numa empresa de cerâmica no Norte (Cerâmica de Valadares, penso eu).

7 - Nas escutas apanhadas a Pinto da Costa é referido como um bom árbitro.

8 - Continua o chorrilho de óptimas arbitragens, das quais de podem destacar um SportingxPorto para a Taça de Portugal (mais de dez lances polémicos), ou um MarítimoxSPorting, jogo que marcou a estreia de Rui Patrício, que defendeu um penalty originado numa falta cometida bem FORA da área).

9 - Apesar de estes e outros antecedentes, é nomeado árbitro internacional. Nada como ser um junco, maleável conforme a direcção do vento. Mas aí está bem, está a seguir o exemplo do seu presidente.

Bruno Paixão sofre do mal de muitos que lá andam. Para chegar onde se chega é preciso fazer cedências a este ou aquele, porque são mais os cães do que os ossos.
E se o Vítor Pereira não aprende rapidamente a direcção do vento, arrisca-se a ser substituído pelo gentleman Paraty. Mas está a ir bem no seu caminho, até parece que os a´rbitros não andam a tomar iniciativas corporativas de desafio a quem os confronta (o caso dos testes físicos é sintomático, um presidente a sério não admitia essa fraude).

Tu não é sportinguista certamente

que eu saiba e existem dezenas de jogos a comprovar,os únicos clubes severamente prejudicados com este sr. foram porto e sporting,se para ti a especulação vale mais do que os jogos que ele prejudicou estes clubes,é porque não és minimamente inteligente.O benfica apenas foi prejudicado num jogo que por coincidência foi no minuto 93(tinha dado 3 de descontos),quando perdia por 2 a 0.....Para qualquer pessoa com qb,verá que ele só o fez para puder dizer que afinal já tinha prejudicado os 3 grandes e assim desconetar-se das ligações benfiquistas que ele tem,só para teres ideia este ano o porto foi roubadíssimo contra o gil,2 penaltys e uma expulsão e obviamente o descontrole emocional que os jogadores ficam ao saberem que ele não erra humanamente mas sim intencionalmenet,o meu sporting felizmente este só foi um penalty inventado e uma expulsão que dá para rir quando toda a gente viu o xandão a levar como uma entrada na canela de pitons minutos antes...Eu digo felizmente que só foi isto porque todos os anos são 2 penaltys e 2 expusões,este ano o homem controlou-se melhor,já me esquecia q tb. este ano ele arbitrou o guimarães sporting(coincidência expulsão de rinaudo que apenas tocou de raspão no pé mas antes tinha tocado na bola,gostaria de vêr o benfica um dia a ser prejudicado verdadeiramente,mas até hoje ainda não vi...

Esse jogo no Bessa...

..interessou muito mais ao benfica. Tb convém referir,que o golo do Liedson é fora de jogo.
No teu ponto 8,podias referir como ele vos "ofereceu" uma supertaça,quando não viu uma defesa do Tonel,daquelas que muitos GR não conseguem fazer.

Cumps.

Só podes estar a brincar com

Só podes estar a brincar com este comentário! Estás a afirmar que este senhor tem beneficiado o Porto ao longo dos anos?! Este tipo chora quando o benfica perde e faz tudo nas suas arbitragens para os ajudar. É por isso que o Benfica foi o único dos 3 grandes que não se pronunciou sobre este senhor.

Este Rui Santos é mesmo

Este Rui Santos é mesmo anormal. Concordo que o Bruno Paixão não tem qualidade suficiente para ser árbitro (um tipo que chora quando o benfica perde nunca pode ser um árbitro imparcial), mas lançar estas criticas quando os seus dados pessoais estão na net é muito irresponsável e é incentivar a violência. Gostava que algum dia caíssem na net os seus dados...