Repensar o futebol... | Relvado

Repensar o futebol...

 

A realidade, e isto do meu ponto de vista, é que o nosso futebol e até o nosso país é dirigido por populistas demagogos, abutres, que na sua maioria não têm o minimo de noção do que é gerir uma empresa, ou país!Começo desde já pelo meu clube, o FCP, que dos grandes me parece aquele que neste momento tem a melhor gestão financeira e desportiva. Sim, é verdade que apresentou 30 milhõs de passivo no último semestre, e que tem uma verba a rondar os 100 milhões de passivo, mas a verdade é que, neste defeso, fez boas vendas, comprou barato e pelo que me dá a parecer, na sua generalidade, procurou deste modo diminuir o passivo. Claro que tem as suas lacunas, mas julgo ser de longe o clube mais organizado no que a sociedade anónima desportiva diz respeito.Posteriormente, o Sporting, parece-me que tem uma gestão diferente, mas contudo procura valorizar e apostar na prata da casa para depois vender e capitalizar o que criou... no entanto tem um passivo exagerado.No que respeita ao Benfica, e não é o objectivo deste atigo atacar quem quer que seja, na minha opinião é dos 3 grandes aquele que me parece ter a pior gestão financeira, com um passivo a rondar os 300 milhões de euros.O Benfica capitalizou Simão este ano, averbando 20 milhões e um negócio esquisito, que vamos ver como termina, e comprou caro, não querendo com isto dizer que não comprou com qualidade, mas nenhum dos jogadores que comprou caro tem provas dadas na Europa, alguns muito jovens, e um até que me parece um produto da Nike e Péle (falo de ADU, naturalmente). Claro que é uma boa aposta do Benfica, porque ao contrário do que afirmou o gestor da SAD, este homem pode vir a vender muitas camisolas e capitalizar muito em marketing (veja-se o exemplo do Real e Beckham, Zidane, Ronaldo, etc).Contudo, o Benfica continua a apostar caro e o passivo, esse não desce.Parece-vos esta a melhor política? Vieira afirmou recentemente que pretende acabar com a competição desleal, mas não será o Benfica, com um passivo a rondar os 300 milhões de euros, um concorrente desleal para com os outros que, neste momento, me parecem bem mais esforçados em diminuir os seus passivos?skriblle

I Liga:

Comentários [7]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

concordo

Re: Repensar o futebol...

" tem a melhor gestão financeira e desportiva" Não tem nada! O que têm é regras competitivas diferentes dos outros no que se refere à questão desportiva. Foram dezenas de anos em que as regras para o Porto foram diferentes e daí uma série de títulos que ganharam sem merecimento. "tem uma verba a rondar os 100 milhões de passivo" Como é possível terem não um passivo de 100 milhões como tu dizes mas muito mais, como ainda há pouco tempo veio publicado num periódico qualquer. Como é possível ter passivo, se há mais de 20 anos têm ganhado tudo o que há para ganhar, quer nacional, quer internacionalmente? Que fizeram a todo o dinheiro que veio da CL? Que fizeram das centenas de milhões de euros que realizaram nos últimos anos com a venda de jogadores que compraram quase a custo zero? Não gastaram dinheiro a fazer uma Academia, mas foram gastá-lo em prémios de milhares de contos para os directores, que pelos vistos ganham mal. O Porto, se tivesse tido uma boa gestão financeira, devia neste momento ter lucros fabulosos e dinheiro nos bancos suficiente para lançar uma OPA sobre a SAD do Benfica (está na moda)! "de longe o clube mais organizado no que a sociedade anónima" Aqui talvez tenhas razão!... o Porto é realmente bom em coisas anónimas...

já encontrei o substituto de F. Santos

É o : MIKA Relax, Take It Easy : Took a right to the end of the line Where no one ever goes. Ended up on a broken train with nobody I know. But the pain and the (longings) the same. (Where the dying Now I’m lost and I’m screaming for help.) Relax, take it easy For there is nothing that we can do. Relax, take it easy Blame it on me or blame it on you. It’s as if I’m scared. It’s as if I’m terrified. It’s as if I scared. It’s as if I’m playing with fire. Scared. It’s as if I’m terrified. Are you scared? Are we playing with fire? Relax There is an answer to the darkest times. It’s clear we don’t understand but the last thing on my mind Is to leave you. I believe that we’re in this together. Don’t scream – there are so many roads left. Relax, take it easy For there is nothing that we can do. Relax, take it easy Blame it on me or blame it on you. Relax, take it easy For there is nothing that we can do. Relax, take it easy Blame it on me or blame it on you. Relax, take it easy For there is nothing that we can do. Relax, take it easy Blame it on me or blame it on you. Relax, take it easy For there is nothing that we can do. Relax, take it easy Blame it on me or blame it on you. It’s as if I’m scared. It’s as if I’m terrified. It’s as if I scared. It’s as if I’m playing with fire. Scared. It’s as if I’m terrified. Are you scared? Are we playing with fire? Relax Relax não foi o nuno gomes que disse que o que o slb precisava era de paz e tranquilidade.

Re: já encontrei o substituto de F. Santos

Esta foi a musica que o Mika fez para o Relax quando esta a ver jogos do Sporting!!

Uma encruzilhada!

E não é o teu Porto que está melhor ou pior que o Sporting ou o Benfica! Estão todos enterrados de dívidas à banca e não é preciso ter um curso universitário para chegar à conclusão, que à luz das subidas das taxas de juros, a situação só tende a piorar! Vender jogadores não é opção, é obrigação imposta pelos agentes económicos e apenas são mais valias para abater os erros e os estados de espírito megalómanos que atingiram a classe dirigente desportiva com a promessa EURO 2004! E foi aí que tudo berrou! Estádios dimensionados à escala mundial para um país periférico e pequeno! Clubes sem dimensão com tiques de grandeza desportiva! E incompetentes gestores, feitos abutres para administrar clubes como se fossem empresas e à boa maneira portuguesa! E agora é um ponto sem retorno! Ou isto volta ao associativismo amador, com a dignidade desportiva como principal objectivo e uma plataforma não económica, ou então ficaremos ano para ano refém de bancos e boa vontade politica, e cada vez mais afundados na merda que gravita à volta dos clubes e que tem um nome: capitalismo selvagem! E nós cada vez mais afastados dos nosso clubes e dependentes de accionistas que de amor ao clube só tem a guita que lhes pode dar! E na minha opinião, acredito que já não há volta atrás! E acredito que neste próximo século, haverá um novo movimento desportivo que será criado pelo povo e em função do povo! E basta ver o exemplo de muitos adeptos pelo mundo fora a desvincularem-se dos seus clubes, voltando às origens e criando novas associações desportivas que preservem o desporto e a sã competição. Saudações Leoninas

<B>MUITO BEM ANALIZADO/COMENTÁRIO CINCO ESTRELAS!

Muito bem analizado, só acrescentaria, não existindo forma de ressarcir a banca pelos créditos concedidos, estas SAD´S, criadas a preceito de quem?, entreguem as acções à banca, e eles que se desenvencilhassem, pois o adepto comum, não se interessa por isso, este estado a que se chegou de uma economia capitalista selvagem "é coisa má"... Os verdadeiros apaixonados do jogo do pontapé na bola, criavam outras agremiações desportivas em que acreditam e se revejam, no caso do nosso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, não me importaria que o nome fosse mudado para (LEÕES DE PORTUGAL), mantendo as nossas cores, nós somos VERDES BRANCOS LISTAS HORIZONTAIS ALTERNADAS E PRETOS NOS CALÇÕES e tendo como divisas aquelas que nos orgulhamos e honramos, somos o clube do : Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.

Concordo

Com as ideias transcritas no artigo para os 3 grandes, mas sabes que gerir um clube candidato a todas as frentes é mais complicado do que gerir um clube que só luta ou para não descer de divisão ou...tentar não ficar na falência desportiva. Enquanto que num grande, há aquela coisa se os jogadores de um grande ganham tudo, ou alguns trofeus lá fora, há que jogar com prémios de jogo,bónus,accionar algumas cláusulas caso o jogador x ou y tenha feito no contrato,etc. Caso fiquem na próxima época, querem o contrato melhorado etc e os clubes ficam alguns com pé atrás... Quando esse jogadores ganham num pequeno,os prémios não são tão altos, mas mesmo assim tem de se salvaguardar.E caso vê que clube não oferece melhores garantias ou contrato melhorado tenta a sorte noutro clube. é como gerir uma pequena empresa e uma grande empresa..Tanto pode ser simples de gerir como apanharmos dirigentes ou gestores (e eu que tenho licenciatura de gestão) complicados para lidar com os recursos humanos e outros recursos ao seu dispor. Isto,quer seja, numa empresa ou num clube. Alguns apostam na redução do passivo,outros na formação e outros é vender vender e comprar por comprar e depois lixam-se.São ideias para serem originais ou serem diferentes. Se fossemos a ter as mesmas ideias se calhar,jogadores já sabiam que se fosse para o clube a ou b...a probablidade de apanhar um dirigente diferente nos métodos de gerir,era capaz de dizer...mais vale ficar no clube onde estava. Assim, tenho mais chances. Por isso, um dirigente tem de marcar a diferença e como tal tens nos 3 grandes: 3 maneiras 3 presidentes onde cada um com sua maneira de actuar e gerir clube.

Quando realmente faltar o dinheiro!

O Futebol português vai realmente evoluir! Porquê? Porque muito simplesmente os dirigentes vão voltar à formação onde se continua a investir muito pouco e mesmo assim a dar alguns frutos bem interessantes... Assim, dinheiros gasto em empresários vai ser cada vez menor! Cumprimentos Futebolísticos!