Referee fala do Sporting-Nacional | Relvado

Referee fala do Sporting-Nacional

 

Bom dia!Não poderia deixar de dar aqui o meu testemunho sobre o jogo que arbitrei e que, infelizmente, deu origem a tantas discussões e críticas, o que é sempre mau sinal.Antes de mais, e porque desde muito cedo assumi quem era, a bem do diálogo adepto/árbitro, volto a reiterar que, quem me quiser contactar, pode fazê-lo para o [email protected], através do qual asseguro que se esclarecerá esta questão da identidade.Quanto ao jogo, contra factos não há argumentos: estive mal, muito mal. Errei na grande penalidade assinalada (fui literalmente enganado pela queda do Liedson)... e errei na má análise que fiz no 1º golo do Sporting.Aquela que na TV foi uma falta inequívoca, no relvado pareceu um golo "à inglesa", com contacto, mas leal e legal! Azares de uma interpretação que, no sábado, não esteve nos seus dias.Sinto-me aborrecido? Sim, claro!Sinto-me frustrado? Naturalmente... mas a verdade é que este é o risco de quem abraça esta missão. Acertar, errar, decidir, correr riscos, intuir, pressentir... arriscar.Continuo a não perceber como é que os nossos erros não são considerados naturais como o são, por exº, os dos jogadores (que falham passes e remates, erram intercepções, fazem faltas e levam cartões por maus comportamentos).Continuo sem perceber porque é que se põe em causa a idoneidade de uma pessoa que faz o seu melhor, mesmo que nesse dia o seu melhor tenha saído mal. Muito mal!O que destingue um erro, dois ou três... não intencionais... da vontade premeditada de errar? Para mim, essa distinção é óbvia. Não erramos de propósito, claro! Queremos acertar sempre.E para os meus amigos?Um abraço a todos,Referee

I Liga:

Comentários [128]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Já agora, tenho uma pergunta Duarte !!

Pelo que ouvi dizer esteve duas jornadas sem apitar, um mínimo de duas semanas. Então e depois colocam-no logo a apitar um jogo da responsabilidade de um Sporting - Nacional? Quem o nomeou não deveria ter responsabilidades? Pois ... parece-me mais uma vez que há invisíveis na arbitragem, e que quem fala (árbitros) da próxima não apita ... Abraço

Eu partilho da...

...opinião do Rui Moreira: o Duarte Gomes é um bom arbitro, bem preparado fisicamente que costuma fazer boas arbitragens...só que é capaz de estragar uma boa época, devido a 1/2 jogos em que comete erros graves, absurdos e de principiante! Se no lance do 1º golo, ainda poderá ter alguma desculpa, no penalty, vai ter de ter paciência, mas é daqueles erros enormes e que deveriam ser punidos pela C.Arbitragem...é que não foi UM erro, foi uma SUCESSÃO de erros: 1º) Benaglio joga a bola e apenas a bola. O contacto posterior é inevitavel. 2º) Por incrivel que pareça, o arbitro dá a lei da vantagem (que é uma coisa estranha, quando há penalty...), deixando a bola seguir...o jogador do Sporting chuta contra o Avalos e o arbitro aponta a marca dos 11 metros. Eu, sinceramente, até pensei que o Avalos tivesse cortado com a mão... 3º) Mostra o amarelo a Diego, por uma falta que ele não cometeu... A missão acarreta riscos...mas tambem responsabilidade!

Re: Eu partilho da...

"Eu, sinceramente, até pensei que o Avalos tivesse cortado com a mão... " Estava a ver com um Sportinguista o jogo e insisti inicialmente que o penalti tinha sido por corte com a mão ... :-D

Também eu

Porque o corte limpo do Diego é por demais evidente

Parabéns

Não pela arbitragem que foi um dia mau que o arbitro Duarte Gomes teve mas pela coragem de vir assumir os erros cometidos. E já que tenho oportunidade gostaria de deixar duas questões. 1º Depois de ver as imagens a atitude de Caneira não é tão grave como foi a de Derlei? 2º Concorda em que os arbitros deveriam ter liberdade de no final do jogo responder a questões dos jornalistas sobre o mesmo?

Re: Parabéns

"1º Depois de ver as imagens a atitude de Caneira não é tão grave como foi a de Derlei? " Pelo menos o Caneira ainda foi "cara-a-cara", já a do Derlei foi à "traição", portanto é óbvio que a do Derlei foi mais grave.

Re: Re: Parabéns

A do Derlei foi uma cotovelada e do Caneira foi uma "chapada de boas vindas" ao jogador do Nacional.

Re: Parabéns

Pior que a de Caneira é a de Nani ...

Parabéns pela frontalidade!

Contudo, não modifico a minha ideia de que o Sporting foi empurrado para a vitória no sábado. Não quero com isto dizer que foi de forma intencional, obviamente. Mas que foram dois erros grosseiros em favor da mesma equipa e com clara interferência no resultado, lá isso... Já agora, aquando da sua inscrição, os árbitros são questionados sobre o clube pelo qual torcem. Poderia dizer-nos qual é o seu clube ou prefere que não se saiba? Cumprimentos

Re: Parabéns pela frontalidade!

"Contudo, não modifico a minha ideia de que o Sporting foi empurrado para a vitória no sábado" Então mas vamos esclarecer uma coisa.O Sporting não ganhou bem?Ou seja, a vitória do Sporting é discutivel do ponto de vista de produção no jogo?Ou ainda por outras palavras, a vitória do Sporting é ou não é merecida? Agora não me interessa os erros, nem arbitragens, o que quero saber é mais simples que isso.

Re: Parabéns pela frontalidade!

O Duarte Gomes já afirmou num comentário anterior que é simpatizante do Benfica

Re: Re: Parabéns pela frontalidade!

Exactamente. Ele é do Benfica. Na Madeira é que não se sabe. Do Marítimo não parece, pois os adeptos do clube do Almirante Reis também o "adoram", fruto de uma actuação similar num Marítimo-Porto. Nisto de erros grosseiros o sr. não é virgem.

Lol

E então? Não pode errar? Que raio de clube sinceramente... Quando são beneficiados em vez de se prestigiarem, não.. E depois querem que vos levemos a sério...

Re: Re: Parabéns pela frontalidade!

Grande Benfiquista que me saiu ... ;-) tssc tssc

Anda tudo parvo ou quê ??

Nem se pode dizer uma piada, dass, incenssíveis do catano !! Falta 198 pontos ...

Um bem haja ao Referee

Quem está no campo, tem de decidir rápido numa questão de segundos, caso demore tem a tribuna do estádio em peso e não só. Por isso respeito a sua profissão que é só está ao alcance de alguns porque chegar onde chegou e ter alguem a apoiar/criticar é bom. Há muito árbitro de futebol que não chega aos calcanhares do Duarte Gomes ou do Pedro Henriques que se arrastam nas divisões inferiores. Por isso, o futebol é um jogo como outro qualquer onde se tem de tomar as melhores decisões no momento. Pode até no jogo as coisas correrem mal e no proximo serem boas e arbitro cair no gosto das pessoas e ser lembrado.É o que acontece com o nosso referee,pode ter feito um jogo +- ou mau para no proximo redimir-se dos erros.Não culpem tanto os árbitros. Se nós estivessemos no campo tambem teriamos dúvidas em certos lances na partida e só com as tvs é que podiamos dizer "sim, ajuizou bem ou mal".

Desculpe a intromissão mas...

o CD da Liga afirma que você viu a bofetada do Caneira ao jogador do Nacional, será verdade? Se o for, como é possível não admoestar o jogador do SCP?

Re: Desculpe a intromissão mas...

Ou admoestava os dois ou não admoestava nenhum. Pergunta antes por que raio a acção, prévia, do RF não deu nas TV's. Já agora, em relação ao artigo do Duarte Gomes, porquê dizer que foi enganado pela queda do Liedson? O Liedson não podia cair depois do contacto com o Benaglio? Acho piada que as quedas do Liedson seja sempre simulação. Eu gostava é de ver quantos jogadores do nosso campeonato não tinham caído antes de marcar aquele terceiro golo, com o Ávalos sempre a pressionar. Agora, claro, a próxima vez que o Liedson cair na área, não se assinala nada. Porquê? Porque as quedas dele enganam. E esta fama é perpetuada por todos os media. Já enoja que todos os avançados do Sporting sejam os simuladores da Liga.

Re: Re: Desculpe a intromissão mas...

entao ele leva uma bofetada do caneira e ele tambem é punido???

Re: Re: Re: Desculpe a intromissão mas...

"Pergunta antes por que raio a acção, prévia, do RF não deu nas TV's." Ele aqui está perguntar porque só acção do Caneira foi mostrada na televisão e a acção(agressão?)do R.Fernandes antes dessa acção do Caneira não foi mostrada pelas tvs... Parece que quem viu no estádio o jogo teve direito a mais informação do que a que tivemos em casa...

Re: Re: Re: Re: Desculpe a intromissão mas...

Já o disse antes. O Caneira fica com a bola na mão depois do DG assinalar uma falta algo duvidosa (mas a nossa favor, por isso de somenos importância). O RF aproxima-se dele e aperta-lhe o cachaço ou puxa-lhe o cabelo - a (é complicado definir a esse ponto desde a bancada, mas, se foi a segunda hipótese, tratou-se de uma mítica "foda à galo"). Depois, sim, o Caneira reage. Não estou a dizer que um o Caneira fez bem. Estou apenas a contextualizar a coisa. Se querem só expulsar o Caneira, tudo bem, até já ouvi coisas bem piores. Mas, para que conste, o Caneira não lhe chegou a mão à cara só porque sim.

Re: Re: Re: Re: Re: Desculpe a intromissão mas...

Essa informação é importantissima. Só que o pessoal "isento" por aqui vai todo fechar os olhos.Ser Sportinguista é lixado é o que te digo...;)

admoestava os dois??

lololol alguem viu alguma agressao do jogador do Nacional? grande piada essa...era pura expulsao do caneira...nada mais..como alias é dito por todos os peritos de arbitragem....alias por toda a gente, excepto os adeptos do sporting, claro.

Re: admoestava os dois??

Agressão não vi. Mas isso não vi de nenhum. O que não invalida que não tenha existido algo. Pá, eu estive no estádio. Não tenho culpa que as TV's cortem o lance quando o RF se aproxima do Caneira.

Parabéns pela sinceridade e frontalidade.

Um mau dia, todos têm ! Lamento que não tivesse sido bem apoiado pelos seus fiscais de linha no lance do 1º golo, afinal eles estão lá para isso tb . Não concordo que não tinha tido influência no resultado, teve-a de forma directa e catapultou o Sporting, mas, como é óbvio, só poderemos especular o resultado final caso o 1º golo fosse devidamente invalidado, o Sporting poderia ter perdido, empatado ou até ter ganho por 10 ! Nunca se sabe. O lance do Caneira tb me está a dar que pensar, mas eu não tenho a mínima dúvida que se fosse um jogador do FCP ele seria ou expulso ou apanharia com um sumaríssimo... ( não quero dizer com isso que a culpa seria sua ) No meu ponto de vista, estamos a viver num periodo em que deixou de existir condições para que o árbitro faça um bom trabalho, que, com o reviver o "Apito Dourado" onde as mais altas estâncias exigem "sangue", condiciona e de que maneira a actuação dos árbitros mesmo que inconscientemente. Lamento que haja um clima de suspeição e sei que pessoas honestas vão "apanhar por tabela" também. Continue o seu bom trabalho tal como tem feito até aqui. Sei que não é perfeito, mas eu tenho a plena consciência que ninguém o é ! Sei que é honesto e tenta fazer o melhor possível. Espero que as coisas corram melhor da próxima vez. Um abraço.

1º Comentário

Antes de mais devo dizer que este é o meu primeiro comentário neste fórum que sigo há alguns meses. Só agora me senti realmente compelido a comentar qualquer artigo pois lido mal com o cinismo e com situações em que tentam fazer das pessoas parvas. O Sr. Duarte Gomes tem vindo na sua carreira a cometer erros sistematicamente em benefício do Sporting, prejudicando sem preferência os clubes contrários. É algo que este senhor não consegue evitar. Deve padecer daquele mal em que para mostrar que o seu benfiquismo não o afecta, benificia o Sporting. Acho miserável que venha dizer que se sentiu mal porque errou em dois lances (conte lá três sff pois o lance do caneira merecia outra actuação), quando o ouvi dizer na radio (Antena 1) que não admitia que dissessem que tinha tido influência no resulta porque o jogo tinha acabado 5-1. Ainda fico mais preocupado pois só quem não percebe nada de futebol é que pode afirmar isto. Toda a gente sabe que nestes jogos de autocarro à frente da baliza, basta o primeiro para a equipa adversária ceder. O Sr. Duarte Gomes bem tentou e lá conseguiu com o tal golo como ele vê "..na liga inglesa". Já no lance do penaltie já não deve ver a mesma liga, talvez tenha visto um lance idêntico na liga marroquina. Espero que no futuro tenha maior capacidade de isenção e que veja as mesmas ligas para todos os clubes porque isto do sporting jogar consigo na liga inglesa e todos os outros na marroquina não está com nada. Cumprimentos,

Equívicos de um árbitro...

Primeiro: foram dois erros muito graves e seguidos que ajudaram e muito o Sporting embora não querendo tirar mérito aos 4 outros golos claro, mas aqueles dois empurrões iníciais do árbitro, enfim. Segundo: é verdade que os jogadores também erram e muito só que a diferença está em que ninguém de bom senso suspeita que o fizeram intencionalmente, já quanto ao árbitro ficam sempre as duvidas, sobretudo se os enganos são mais do que muitos e sempre a pender para o mesmo lado. Em qualquer jogo exige-se ao árbitro neutralidade e quando ele erra em demasia para um dos lados, quer ele queira quer não, ele perde essa neutralidade pois, volontariamente ou não, está a ajudar uma das partes e óbviamente a prejudicar a outra. Terceiro: esta desconfiança que se abate sobre um árbitro depois de uma arbitragem destas também tem a ver com a gravidade dos erros cometidos, marcar um penalti que não o é e logo depois validar um golo que até os espectadores vêm in-loco que foi irregular, só pode levar à desconfiança. Eu faço só um reparo, como foi possível no jogo do FC Porto com o Leiria, um bandeirinha ter visto aquela hipotética agressão do Quaresma e este senhor árbitro, a poucos metros da jogada, valida um golo em que é mais do que nítido para toda a gente que o avançado salta ostencivamente para cima do defesa??? Um penalti inexistente e um golo irregular, desculpe senhor árbitro mas ou está a precisar de usar óculos ou então deve de ter a consciência muito pesada, isto para não ser mal educado. PS: Quero deixar bem claro que na minha opinião o Sporting acaba por ganhar muito bem o jogo, até porque ele não tem culpa dos "equívocos" de um árbitro, tomara eu ter muitos como ele para o meu FC Porto mas este já não vai errar mais a favor dos grandes, querem apostar!!! JF

Que embuste

Alguém acredita seriamente que esse é o Duarte Gomes?!

Todos...

menos tu e eu... Tenho que pensar sériamente nisto... Com os meus cumprimentos, JPS

O mal

Antes de mais, concordo com a sua leitura, a sua 'mea culpa', sobre o polémico jogo e, mais que isso, com o discurso público, neste texto e numa anterior entrevista por si concedida. No que toca à responsabilidade, à dificuldade, em arbitrar um jogo estamos conversados. Com milhôes de olhos e dezenas de lentes apontadas à polémica, procurando um ou outro lance de entre dezenas que ocorrem num jogo, ás vezes com mais atenção do que à espectacularidade e características do jogo jogado (por aqui no relvado se vê, em excelentes jogos, grandes espectáculos, resultados surpreendentes... comentários: arbitragem). Como diz e muito bem, um risco. Tremendo risco, sendo, ainda por cima, de tão diferente profissionalismo e respectivo tratamento, em relação aos restantes intervenientes no jogo. O grande problema (quiçá, do futebol português), é a resposta ao seu último parágrafo. Sou da opinião que, naturalmente, há bons, maus, péssimos e excelentes árbitros. Como em tudo. Normal. O que cada um merece em relação ao que a profissão lhe dá, é que me parece muito injusto. 'Comem' todos por tabela... O clima que o adepto português vive é o da suspeição. Sempre. Visados número um, os árbitros. E isto porquê? Dois culpados principais, já para não falar claro na desorganização que o futebol português vive (a ver vamos se agora melhora). Os discursos dos intervenientes (treinadores, dirigentes) e comunicação social. Enquanto não se mudar esta mentalidade, muito pouco ou nada se evoluirá. Não discordo da análise. Acho que ela deve ser feita. No cômputo geral, aos lances polémicos, à justiça na mostragem de cartões. Mas esta 'análise' é a primeira culpa de uma derrota, na opinião do treinador. Análise muitas vezes não à exibição do árbitro, mas sim a um ou dois lances. Então se for de um dos 'todo-poderosos', chega a ser impressionante. Porque é fácil. Porque serve de justificação para os que mais interessa, os adeptos da mesma cor. Junte-se a isto todo o protagonismo que os dirigentes têem na matéria. Por outro lado, como é possível dar-se mais tempo de antena a um analista ou ex-árbitro do que aos resumos dos restantes jogos? Incompreensível. Para quê? Se há coisa que o português percebe, é de bola! Regras? Pode não saber preencher o IRS, mas de futebol, todos sabemos. A diferença de acompanhamento à arbitragem em relação aos demais clubes, é um exagero. Tribunal?! Porra. Mas o que é que eles dizem, que nós já não vimos? Com os nossos olhos, por vezes até melhor do que os deles. Isto é evidente. Todas as semanas igual. E depois todos eles com aquele floreado linguístico... enfim. Sem palavras. Analisar sim, mas não de forma tão exaustiva, tão pormenorizada. E tão constante quando de grandes se trata. Com milhôes a rodearem os árbitros, não entendo a sua não-profissionalização. Não dá para entender.