Questão que não pode ser ignorada | Relvado

Questão que não pode ser ignorada

 

AlvaroCampos diz: "nos últimos
tempos temos assistido ao crescimento de comportamentos racistas em estádios de
futebol. Espanha esteve no centro das atenções com o seleccionador a
insultar o francês Henry e a ser multado em 3 mil euros e a recorrer
da sentença! Neste fim-de-semana houve mais casos no
Levante-Real Madrid e no Atl.Madrid-Espanyol. Porque não seguir o exemplo do Brasil
identificando e punindo os adeptos nos estádios e os jogadores que
tenham comportamentos racistas? Esta questão não pode ser ignorada ou
minimizada. Como diz Gabriel, o Pensador, «Racismo é burrice»..."

I Liga:

Comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Crescimento? Não concordo!!!

Não concordo que exista um crescimento do fenómeno do racísmo na desporto em geral.

De resto nem necessito de sair dos campeonatos de formação (desde as "escolinhas" aos júniores) ou então dos Distritaís para identificar inúmeros comportamento racístas.

Começa é a fazer-se objectivamente algo contra os comportamentos que eram, até aqui, normaís e que partiam nem sempre do público mas muitas vezes dos próprios dirigentes, dos jogadores, da própria força policial ou de alguns elementos das equipas de arbitragem.

A grande diferença é que se começa a falar deste tema... tão normal e tão tolerado em Portugal.

Inconcebivel!

Há coisas que não se compreendem e enquanto os castigos não forem mais pesados estas coisas não vão parar de acontecer! acho que deveria dar direito a castigos como a o ficar afastado de qualquer pratica desportiva durante muito tempo!! não ha nada mais grave que a estupidez humana!

Racismo?

Ganhem juízo.
Racismo é ser tão cristão a ponto de ter três pretinhos (tão lindos) em casa, um que lava a roupa, outro que trata do jardim e outro que vai estudar para padre.

Fazer uuuuhhh!!! como os macacos quando um preto toca a bola é uma questão de ter geito para imitação ou genes hereditários que ajudam a uma boa imitação. Revela apenas falta de educação... ou será que os que chamam filho da puta aos árbitros têm algo contra a mais velha profissão do mundo? Um grande amigo meu, preto retinto, que vale humanamente mil brancos aqui do Relvado e arredores, costuma dizer-me que o que lhe dói não é que o cidadão português comum o olhe na rua como um preto. O que lhe dói é que certas pessoas bem pensantes o convidem para festas, e em que, passado pouco tempo, descobre que só foi convidado porque era preto e o anfitrião em questão tinha necessidade de provar que era alguém com ideias avançadas.

relativo e controverso

racismo ou descriminação? vitimização ou complexo de inferioridade...escarnio ou complexo de superioridade? motivos ou recalcamentos marcados no subconsciente? má formação ou motivos sociais?

podemos xamar coxo a um coxo cego a um cego branco a um branco..mas se chamar.mos preto a um negro ou negro a um preto já é racismo uma palavra forte? ou que foi considerada forte? acho que esta questão é muito relativa e aproveitado na questão da vitimização do individuo de raça negra que é muitos aspectos são mais racistas que os brancos....vejo explos diários nesse sentido.

de qualquer forma eu olho para o individuo pela forma que ele se adapta a e como contribui para uma harmonia e bem estar no meio social onde se inclue não por questões menores como côr de pele ...

de qualquer forma acho que o caminho certo é relativizar a situação dando.lhe a devida importancia que é zero assim como as pessoas que têm atitudes racistas ..só assim daremos aos nossos descendentes traquilidade para não pensarem nesses assuntos menores.

por um mundo multicolorido....

 

Por um mundo multicolorido....

Com predominância do azul, claro... Já dizia o poeta que "a terra é azul, como uma laranja..."

Re:Por um mundo multicolorido....

acho que a perdominancia azul esta a acabar aki no relvado..lol

lembraste.te dakela minha frase epica no principio da minha entrada no relvado?

por um relvado multicolorido ..ou foi uma coicidencia?

Re:Por um mundo multicolorido....

Aqui no Relvado sim. Mas não lá fora no mundo multicolorido, com predominância de azul. É que, ao contrário do que pensas, o mundo não é um pasto para vacas.

Off-topic: últimas do Vaticano

Bem a propósito deste artigo...

2 afros no vaticano a olhar para a chaminé da capela cistima. Diz um para o outro:
"porra brother ja saiu três vezes fumo preto, ja só la temos mais um cardeal dos nossos para arder"

Re:Off-topic: últimas do Vaticano

Nao te preocupes ja ha papa.

Racismo

Não pode nem deve ser ignorada.

É uma preocupação crescente infelizmente, relembro que mesmo em Portugal tivemos comportamentos racistas por parte de adeptos, algo terá de ser feito e os senhores da UEFA ao invés de se preocuparem com o Mourinho porque não investem em campanhas de luta contra o racismo? Sim, já existem algumas, mas nestes casos, nunca são suficientes e além disso são pouco eficazes, então é necessário apelar não só a UEFA mas aos governos.

Existe porém uma outra questão que é...se chamar a um negro "preto do crl" a frase pode ser interpretada como racista (com razão, na minha opinião) pois não digo, nem eu nem ninguém, "branco do crl".

Deixem-me lembrar duma coisa. por muito que se tente a história não pode ser apagada e é natural que embora existem actcos alegadamente racistas que não podem ser considerados como tal, o complexo de se dizer preto (embora para mim não seja insulto) está sempre lá, acreditem que eu sei no que estou a falar, tenho sangue africano.

esperemos que não pegue moda, principalmente porque este mundo já viveu uma epoca negra no que diz respeito a isso.

Sempre houve racismo!!

"nos últimos tempos temos assistido ao crescimento de comportamentos racistas em estádios de futebol."

Quer no desporto, quer no quotidiano.

A questão é que agora é mais falado, e criticado.

Ainda bem, digo eu.

Qualquer dia vai-se criticar da mesma forma ofender alguém, como refere a Robin5.

Seja como for, não vejo razões para o fazer de forma gratuita, seja qual for a forma de violência - física ou psicológica.

Mas é óbvia a incapacidade de algumas pessoas em lidar com problemas sociais, sendo que a forma de reduzirem o seu nível de frustração, ou competição, seja a de reduzir também outros sectores que segregam.

-Todos eles têm...

...categoria para jogar em Portugal,a maioria jogou na selecção A,outros foram Juniores,ou seja o problema talvez não seja a qualidade em si,mas se calhar o que se propunha de estes jogadores,quando foram adquiridos para este clube de russia (expectativas altas),na minha opinião são todos jogadores de selecção sim...mas B,tirando Derlei que é ou vai ser português,que primava pela velocidade e pela tecnica individual,tornando-se num jogador diferente,sendo desta forma um sobredotado no meio dos restantes companheiros de equipa.

  -Como remate final se existe realmente possibilidades de ganhar o campeonato,penso que se depender destes jogadores não,previsões não faço nenhumas,acho que é um campeonato muito equilibrado portanto tudo pode acontecer,em relação á qualidade..penso que tudo foi dito como tal...

Sem muito mais a dizer...

Saudações Leoninas
WinstonSmith

Vai lá vai...

"Não terão estes jogadores contratados qualidade para colocar o Dínamo nos lugares cimeiros dum campeonato tão fraco como o russo?"

Campeonato fraco?...Olha que uma das equipas que está nas meias finais da Uefa, nem no pódio do campeonato está.

A não ser que não consideres uma presença nesta fase da Taça Uefa como demonstrativa de qualidade superior.

Re:Portugueses

Os jogadores russos querem sair dali para fora mas os Portugueses correm para lá.
Se o Maniche e o Costinha forem para o Dinamo vam estragar a carreira sem duvida nem á seleção vam ir.
Burros pá.

Re:Portugueses

Olha para a seleccao russa,e ve quantos jogadores russos e que jogam no estrangreiro,um ou dois.
Ja o disse aqui,no geral o orcamento das equipas russas so e superado pelas 5 grandes ligas.
E superior a turquia,grecia holanda ou portugal.
E uma pergunta,se o jogador russo ganha mais no seu pais,porque e que ha-de ir para o estangeiro,so se for para um grande clube europeu.

Derlei Português?

Enquanto não jogar pela selecção para mim é brazuca. Pode ter dupla nacionalidade mas continua a ser brazuka...o resto até tem alguma qualidade só que 4 jogadores não fazem uma equipa...

Campeonato fraco???,essa e para rir!!

Eis so alguns dados:
cska moscovo,pratocinado pela maior companhia pretolifera do maundo,a sibneft,50 milhoes de dolares orcamento.
Spartak moscovo-40 milhoes orcamento anuais,pratocinio lukoil,2 maior pretolifera privada do pais.
dinamo moscovo-nem fale a pena falar.
lokomotiv moscovo,actual campeao 35 milhoes de orcamento,e gerido pelos camihos de ferro russos.
zenit de sao petersburgo,clube da segunda cidade russa 30 milhoes de orcamento,pratocinio gazprom.
Krylya samara 25 milhoes,grande surpresa do ultimo campeonato.
saturn ramenskoye 20 milhoes orcamento.
terek grozny,equipa chechena apoiada por putin,5 milhoes dolares anuais,esta e aequipa com menos orcamento na primeira liga russa,diz tudo nao?
Ja nem falo do hoquei gelo,basquetebol.
E que nao existe so um abramovich,exisrem dezenas.
Ah,shakhtar donetsk,equipa ucraniana,presidida pelo homem mais rico do pais com uma fortuna de 600 milhoes de contos.Neste momemto a liga russa em termos de dinheiro so esta atras da cinco grandes ligas europeias.

Re:Campeonato fraco???,essa e para rir!!

Não, não diz tudo. Dinheiro não significa necessariamente qualidade. Olha a presente época do Porto, ou os milhões gastos pelo Inter, e por aí se vê que é preciso um pouco mais que alguns milhões de euros.

Re:Campeonato fraco???,essa e para rir!!

Sim,mas se olhares para os jogadores da seleccao russa jogam praticamente todos no seu pais,e e sempre melhor teres dinheiro do que nao teres.
O grande problema para eles e o clima,chegam a fevereiro ,quando recomecam as competicoes europeias sem ritmo competitivo.

Pelo que li...

estão em quintos a tr~es pontos do primeiro.
ainda é cedo para determinadas conclusões.

teste

teste

Re:teste

Esta até eu me ri sozinho

Desculpem la o teste mas sou novo user e so queria saber como participar

lol

já vi aqui muita moderação imbecil...

mas esta...

(ó cristo, anda cá abaixo ver isto!!)

Re:já vi aqui muita moderação imbecil...

ehehehe

antes, despropositado, agora divertido...

amanhã, tá cá um bem-escrito...

ó criiiiiiiiisto....

Re:já vi aqui muita moderação imbecil...

É pá, caga nas moderações! Fui eu que dei o divertido apenas para corrigir a moderação ao comentário. Havia de dar o quê? Não há nenhum +1 inócuo.

racismo

e algo horroroso de se sentir e de se fazer...

MAS

e chamar fdp ao gr quando ele marca um pontape de baliza ja nao e grave?

e chamar nomes ao arbitro ja nao interessa?

e insultar treinadores e jogadores da equipa adversaria ja nao e grave?

e certo pessoal q anda por ai a gozar certos jogadores por supostas preferencias sexuais?

acho o racismo algo muito grave mas acho q outras questoes tao graves sao menosprezadas!

Re:racismo

ora lá está.... sinceramente o racismo no futebol é uma moda importada dos outros países ditos mais desenvolvidos, eles dizem que o racismo é feio e nós vams na onda...

é incrível como não admitem sons de suposta ligação a racismo mas permitem claques que politicamente ostentam emblemas nazis, célticas, ou claques que fomentam os extremismos de esquerda!!! virou moda dizer que o racismo é feio (e é de facto), mas neste momento em portugal há questões muito mais pertinentes do que o racismo!!!

não estou a defender actos racistas ou qualquer tipo de políticas que defendam o racismo, no entanto, não podemos viver de modas só porque existem problemas desse género no estrangeiro... se existe racismo em portugal (eu acho que os portugueses na generalidade não são racistas), não é concerteza um dos principais problemas... existem outros bem mais graves!!!

Re:racismo

e ja agora outra questao...

e os gozos q se vem por este site e outros quando se fala de futebol feminino?

tb nao e grave...

Tirando Derlei

que quando está em forma é um bom jogador (mesmo descontando o efeito Mourinho), não vejo nos outros jogadores capacidades para jogarem num clube de topo Portugues. Com uma adaptação bem feita ao futebol Russo até podem ser jogadores que se destacarão da mediania mas não sei se serão suficientes para levar a equipa ao colo para o titulo.
Espero que seja um serio aviso para o Costinha e para o Maniche, que merecem ir para um clube maior (e melhor) que o Dinamo.

Agora Off Topic: Segundo o Publico online, o Mourinho acabou com o seu programa com a Sic. Estranho, vindo de quem vem.

Saudações desPortistas

Depois da entrevista de ontem


não acho estranho.

Saudações