Quem deve suceder a Valentim? | Relvado

Quem deve suceder a Valentim?

 

R.A. diz: "muito se fala sobre os dirigentes em Portugal, portanto gostava de saber o que os relvinhas acham do dirigismo nacional. E se o Major Valentim Loureiro sair da Liga, visto ocupar lugar de destaque em outras funções (Câmara de Gondomar, Metro do Porto), que dirigente acham com o perfil mais adequado para essa função?"

I Liga:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

acho...

...que podia ser um ex-jogador.
nao havera ex-jogadores que sabem o que é o futebol e que sabem o que se deve fazer para melhorar as condicoes no nosso campeonato?

De acordo

J_eagle concordo contigo. O melhor substituto será sem sombra de dúvidas o Pôncio Monteiro. Pela sua imparcialidade, pelo seu "arquivo" futebulístico, pela sua cultura, enfim pelo seu amor a esta grande cidade que é o PORTO.

Estou de acordo com o relva...

J_eagle, a escolha ideal seria a de Pôncio Monteiro.
Pôncio Monteiro para mim é a escolha ideal, pelo que percebe e sabe de futebol,apesar de ser adepto do Porto penso que se chega-se ao cargo o seu profissionalismo iria falar mais alto do que as cores clubisticas.
Cumps

Um dos grandes males que...

... enfermam o futebol português. Em abono da verdade, dificilmente a minha impressão sobre o dirigismo português poderia ser pior. Inexperientes, sem preparação específica, mais empenhados em promover-se socialmente, a maioria dos dirigentes entra neste desporto no intuito de servirem-se dele, em vez de servi-lo.

      Existem, obviamente, excepções. Saliento, por exemplo, a discrição de Bettencourt e de Ribeiro Telles como uma aragem fresca ue normalmente define o dirigismo português. Pinto da Costa simboliza, em minha opinião, o melhor dirigente em Portugal. Com esta afirmação, não pretendo considerá-lo perfeito (pois discordo com a sua posição em diversas ocasiões), mas o maior elogio que lhe posso considerar é a forma devotada como se entregou à causa portista. Um facto indesmentível e digno do devido reconhecimento por parte dos adeptos do futebol.

      Em oposição clara a esta entrega surge Valentim Loureiro, que usou o Boavista para adquirir notoriedade e que pensa que o futebol português é uma propriedade sua. Tem conduzido a Liga de Futebol de forma sofrível e pior, de forma discriminatória. Mas creio estar para perto o final do seu consulado...

      Em termos de futuro, temos boa matéria prima para trabalhar. Jorge Coroado é o homem certo para a arbitragem. E podemos esperar que, a médio prazo, alguns dos jogadores que fizeram parte da selecção portuguesa, possam assumir responsabilidades sérias neste domínio (Jorge Costa, Sérgio Conceição, Fernando Couto, Figo, Rui Costa, Paulo Sousa, Pedro Barbosa, Paulo Bento, etc...).

      Acredito que nestes homens reside o futuro do dirigismo em Portugal. Que o futebol seja finalmente entregue a quem percebe verdadeiramente de futebol...

Re:Um dos grandes males que...

Em vez das atoardas que lanças deverias, e até te agradeceria, que enumerasses os episódiois e factos que te levam a acusar o Major Velentim Loureiro de se ter aproveitado do futebol para se promover socialmente...

Já agora poderás igualmente dizer-me em que altura o Major ganhou dinheiro no futebol para eu te poider elucidar sobre certos aspectos nomeadamente naqueles que digam respeito a terrenos por ele adquiridos com o seu dinheiro e por ele cedidos ao BFC ( isto começou a suceder já na década de setenta ), no estrondoso e avalassador crecimento que o Boavista teve em termos de ecletismo, palmarés e património...

Já agora para todos aqueles que tanto falam, e afirmo-o convictamente, sem conhecimento de causa e sem o mínimo de bases e argumentos para sustentar as suas teses, sobre o Major fiquem a saber que o mesmo não ofere quaisquer vencimentos ou ajudas de custo na L.P.F.P., ah, já me esquecia as mesmas pessoas que agora argumentam que o Major ocupa bastantes cargos, naõ se lembraram desse argumento quando "apoiaram" o Dr. José Guilherme Aguiar ( olha parece que ganhava alguns cobres com comissões resultantes dos seguros dos jogadores na Liga com uma empresa sua, aliás, já não é a primeira vez que se ouve falar sobre uma empresa da qual este advogado é sócio e que tinha algo relacionado com dinheiros e a Liga, mas como este é sério, não advem daí mal nenhum ao mundo ) e se esqueceram que este para além de querer ganhar dinheiro na Presidência da Liga, algo que os estatutos impediam e impedem, era presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo, bem como exercia a sua profissão e como se constata tem ene de empresas das quais é sócio.

Haja moralismo...

Re:Um dos grandes males que...

Outro pequenino grande facto...

Quem depois do 25 de Abril queria ir para o dirigismo no futebol nacional?

O futebol sempre foi mal visto, algo que nos dias de hoje é mais notório, basta ver o desprezo que o poder político vota os dirigentes do desporto-rei e quando estão em jogo valores com o tal protagonismo social dele se aproveitam solicitando convites e honras nos camarotes presidenciais nso Estádios deste País.

Para quem não saiba o Major Valentim Loureiro teve convites para integrar direcções do SCP, nos mandatos de João Rocha, os quais recusou...não seria de todo mais lógico, que sendo ele um hom,em inteligente, um chico-esperto, ou outros rótulos com que o queiram catalogar, ele na ânsia do protagonismo social tivesse optado e aceite tais convites, em virtude da enorme - mutio maior do que aquela patenteada nos dias de hoje - diferença entre um e outro Clube, em termos de aceitação social e popular.

Mais informo que um convite do género por parte de João Rocha englobava o Vitória de Setúbal, alguém da cidade sadina que tenha acesso a certos factos poderá comprovar este episódio...

Re:Um dos grandes males que...

Em primeiro lugar, cada um tem direito a ter as suas opiniões. A minha é que Valentim Loureiro usa a presidência da Liga com prepotência. Se não tens acompanhado as notícias das Assembleias da Liga e da forma democrática como têm decorrido, não é problema meu.
     
      Em segundo lugar, só quem não quer ver é que não admite que Loureiro utilisa o futebol para promover-se politicamente. E também não sou partidário do intelectualismo fútil de Seara. Para além disso, considero que a presidência da Liga devia ser um cargo full time. E mais, devia ser remunerado. E à altura das responsabilidades! Essa de "ele até está a fazer uma caridade" não tem pés nem cabeça.

Re:Um dos grandes males que...

Que propotências???

Continuas a não enumerar ou a citar factos concretos, ao invés falas sobre notícias sobre a forma pouco democrática como são realizadas as Assembleias Gerais, mas será possível o Major Valentim Loureiro andar a enganar a grande maioria ( actualmente até parecem ser trinta e um dos trinta e seis clubes ) dos clubes que o apoiam faz tempo na presidência da L.P.F.P. orgão que até ajudou a fundar e que na altura não tinha as obrigações que agora têm.

Quanto a estar no futebol com intuítos políticos, apenas te quero relembrar que ele tinha já um percurso como dirigente desportivo, cerca de quinze a dezoito anos, antes de enveredar pela carreira política como candidato a uma Câmara Municipal que era socialista e que até tem ou tinha o maior bastião comunista no Norte do País em São Pedro da Cova, onde alcançou uma vitória ( eu sei que foi apenas à custa de electrodomésticos!!! ) que passados quatro anos os gondomarenses ( que grandes otários são estes tipos que se deixam enganar pelo major em pelo menois três mandatos ) reelegeram com a maior margem de diferença em todo o País entre candidatos à presidencia camarária.

Aguardo que enfim tragas episódios concretos para debatermos e podermos aferir sobre a capacidade ou não do Major para ocupar os cargos que ocupa.
Podemos não gostar das pessoas, podemos odiar as mesmas mas não podemos é retirar valor ou mérito ( e olha que deve ter algum para não ter sido comido pelo Dr. Guilherme Aguiar, este grande impoluto, e pelos seus apoiantes como o FCP, SCP, VSC, MSC, CFB, que eram até anteriormente os seus maiores críticos, ah já sei que a isto se chama coerência )... Já reparaste como é bonita a sede da Liga, mesmo que seja conspurcada com graffitis...

 

Re:Um dos grandes males que...

Agora até tem lá uns painéis todos bonitos com fotos apropriadas... uma foto do "pantera negra" mesmo em frente à "bomba de gasolina" do FCP.

Ao menos é algo de "importante" que não está em Lisboa...

Já estou sugestionado

..pela ideia do Pôncio Monteiro :)

Mas não me desagradaria o nome do Jorge Coroado!

É uma pessoa que, ao que se sabe, não possui interesses que possam colidir com os do cargo que viria a desempenhar e, sendo um ex-arbitro de renome, teria concerteza a capacidade de colocar em prática medidas que corrigiriam alguns aspectos negativos da arbitragem actual, contribuindo assim para a credibilização do desporto.

* PLO *

Re:Já estou sugestionado

hum... e que tal os dois, com Coroado na área da arbitragem e desenvolvimento da mesma? :-)

Cumprimentos

Re:Já estou sugestionado

O pior é se logo nas primeiras jornadas o Pôncio começa a mandar as bacuradas dele e o Coroado fica com azias...

...não ficaríamos bem vistos :)

* PLO *

Re:Já estou sugestionado

Hmmm. e que tal o PLO como Presidente e o J_eagle como vice?? Os árbitros ficariam para... para... para... bom, vocês que escolhessem...

Re:Já estou sugestionado

Pah depende, se consideras o Pôncio má escolha, então eu também serei ;-) tenho um feitio muito igual, de vez em quando é só vermelho enquanto o Pôncio é azul!! ;-))

Abraço

Re:Já estou sugestionado

Kikas à arbitragem Nuno! tens nome melhor?

* PLO *

Re:Já estou sugestionado

Imperdoável, como me esqueci do Kikas... Kikas estou a dever-te um «copo»! :-)

Abraço

Alguém...

...competente, honesto, que não entre em guerras, que não ceda a pressões, com capacidade de liderança, com bom-senso, firme mas justo, com o objectivo de ajudar o futebol em geral e não a sua conta bancária, que saiba falar e explicar os problemas sem recorrer ao "agora n posso dizer; tenho provas em casa..." e acima de tudo, alguém que não tenha um passado ligado ao mundo do futebol mas que tenha capacidade de analisar e resolver os problemas!

Re:Alguém...

sera que alguem assim existe ???

Re:Alguém...

Hmmmmm......talvez haja......mas será que alguém o procura e quer?

Muito sinceramente...

... Pôncio Monteiro !!

Complementando...

"a sério, apesar de ele por vezes irritar penso que é a pessoa com pulso para aquilo"

by J_eagle

Re:Muito sinceramente...

Oh sim, isso ia definitivamente resolver os problemas de suspeição no futebol português, tal é a imparcialidade do grande Pôncio :)

Re:Muito sinceramente...

J_eagle, isso é ironia ou a sério????
Eu aposto na ironia...

Saudações

Re:Muito sinceramente...

É a sério, quando o Pôncio fala em assuntos directamente relacionados com futebol, com arbitragens nota-se que ele sabe e gosto de ouvi-lo, quanto às discussões clubísticas nem tanto :-) mas apostaria nele, e não levantaria qualquer tipo de suspeições...

A «clubite» dele teria de desaparecer, enquanto dirigente, mas penso que seria uma excelente solução.

Abraço

PS: Não percebo a admiração... :-)

Re:Muito sinceramente...

eu explico a admiração..
É que embora goste de ouvir o Poncio falar, acho que ele faz parte do velho sistema ( que ainda vigora no nosso futebol).Acho que por mais vontade que tivesse em mudar as coisas acabaria por cair nos mesmos vicios... Além de nunca se conseguir livrar da imagem de Portista ferrenho e alguma clubite.E se como adepto do FCP acho piada ao que ele diz e às farpas lançadas ao SLB e SCP acho como dirigente não seria muito consensual.
Estaria mais à espera de ser um dos do meu clube a falar nele do que um adepto de outro clube, neste tu que és do SLB.
Mas para ser sincero também não consigo arranjar nenhum nome para o lugar.

Saudações

Alguém...

... não muito conhecido, que não tenha ocupado lugares de grande destaque mas que tenha conhecimentos tanto do meio futebolístico como em termos de gestão de empresas ou sociedades.

... que não esteja directamente associado a um clube (por exemplo, antigos dirigentes, ou mesmo dirigentes actuais), mas que não tenha ao mesmo tempo receio de admitir as suas preferências clubísticas.

... que saiba gerir a imagem pública da Liga, sabendo - e demonstrando isso aos outros dirigentes - escolher as alturas em que deve ou não falar, em que deve ou não dar opiniões, e quais os assuntos que deve ou não abordar em praça pública.

... que saiba conquistar o respeito de todos, pela atitude.
Se é que isso é possível neste país.

Re:Alguém...

Desculpa-me mas quem é que os clubes indicam para os cargos dos orgãos no futebol português, sejam eles pertença de Associações, federações ou Ligas profissionais senão dirigentes dos próprios clubes, sendo estes da sua confiança...

Por exemplo alguém acredita que o Artur Jorge não tinha certos apoios???

Quem deve suceder a Valentim?

Talvez o João...

Acho que deveria ser....

... o Vale e Azevedo.

O papagaio João Malheiro!

Pelo menos com esse tinhamos todos os dias comunicados oficiais a desmentir o indesmentivel, estilo ministro da informação do Iraque!

Um abraço