Que se passa com o futebol do Sul? | Relvado

Que se passa com o futebol do Sul?

 

A.Filipe refere ainda que "pela
primeira vez, em 69 anos, o primeiro escalão do futebol
português não terá qualquer equipa a Sul do Tejo.
A que se deve este fenómeno? Serão os clubes do Sul mais desorganizados em termos directivos?"

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Clubes do sul desorganizados?

Não.
O problema é a falta de dinheiro, visto não haver indústria suficiente como havia no anos 60 e 70.
Não nos podemos esquecer que em Setúbal, Olhão, Portimão, havia uma comunidade piscatória muito grande que apoiava esses clubes.
Só para dizer que em Setúbal na década de 60 havia 30 empresas conserveiras a apoiar o Vitória.
Tinha-mos tb a Sapec.
Tudo empresas que tinham o coração nas cidades onde operavam.
Agora estas empresa tem o coração em Lisboa e não ajudam nada.
E outra coisa muito importante, no norte do país os ordenados são os mais baixos do país, e os empresários a ganhar muito dinheiro.
Assim já podem ajudar os clubes.
Nessas décadas do mondego para cima havia 4,5 equipas.

Não ha money

As grandes empresas estão no litoral. O Dinheiro está no norte, não no Alentejo, Algarve e Beiras.

NÃO HÁ $$$ NEM industria suficiente no Interior e para mais, existem sempre 3 ou 4 clubes por cidade, sendo que em vez de ser ter um clube mediano, existem 4 clubes fracos. Pois não há $$ suficiente para os 4.

É Simples.

Re:Não ha money

Está no Norte?? diz-me onde está para eu ir lá buscar algum, é que neste momento dava-me algum jeito!! lol

Riscos e Atrasos estruturais

Não haverá equipas a sul do Tejo nem a Norte do Cávado. Também há que levar em conta que a equipa mais "interior" é, salvo erro, o Moreirense, que fica a uns 40 quilómetros do mar!!! Ou seja, o país terá, talvez, uns 750 Km de norte a Sul e a superliga estende-se por 350 Km (de Braga a Lisboa). O país terá uns 200 Km de "largura" e os clubes ocupam uma faixa litora estreitissima.
As razões para esta concentração têm a ver com muitos factores mas eu destacaria dois:
- Mentalidade "capitalista": as zonas de Porto/Braga e Lisboa são as zonas de maior implantação do chamado "espírito capitalista", onde, por uma questão de mentalidade, o recurso ao crédito é comum, o que cria uma mentalidade de risco que caracteriza não só o futebol como também a vida económica em geral Para o bem e para o mal, estas são as zonas onde mais se investe com base no risco e no crédito. O futebol reflecte essa mentalidade.
- Atrasos estruturais. Isto não se aplica ao Algarve. Trata-se de uma zona onde só não há uma ou duas equipas na superliga por motivos conjunturais. Todas as outras regiões carecem ainda de infra-estruturas e de riqueza material. Hoje, mais do que nunca, o futebol depende das grandes empresas e quando elas não existem....

portimonense

não devemos um tostão que seja a ninguem por isso falta de organização não é , e preciso e ser intelegente este ano se não subimos foi porque não havia grande vontade de entrar-mos em loucoras de 1º liga no nosso pais não clube nenhum que tenha dinheiro para pagar os ordenados destes jogadores por isso ou temos juizo ou ficam todos como o farense/campomaiorense/leça e companhia

Não creio...

Não creio que seja por falta do gosto de futebol que não haja equipas a Sul de Lisboa na Superliga... Eu sou da margem Sul do Tejo e posso-vos dizer que futebol é a paixão das pessoas... aqui ou na China!!

Desorganização... Talvez, mas gente desorganizada há em todo o lado, mesmo na SuperLiga existe muita gente incompetente.

O que mais me convenceria seria a falta de infraestruturas ou de dinheiro...

Mas isto que está a acontecer, espero que seja por pouco tempo...