Que estratégia para os 4 grandes? | Relvado

Que estratégia para os 4 grandes?

 

sunrise diz: "neste início de temporada muito se tem falado de estratégia e táctica. Algumas equipas mais fortes a tentarem o 3-4-3 para jogos mais fáceis. Outras a implementarem um mais agressivo 4-4-2. E o sempre português 4-5-1. Na opinião dos relvinhas qual é o melhor sistema para os 4 grandes jogarem em Portugal? Especialmente tendo em vista o número de pontos perdidos para equipas tradicionalmente consideradas fáceis..."

I Liga:

Comentários [32]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sinceramente...

Sinceramente vou ao futebol quase todas as semanas e ainda não consegui perceber a importância do 4-4-2, 4-3-3 ou outra coisa qualquer. Já vi o meu Beira Mar em 4-5-1 jogar sempre ao ataque e, exactamente com a mesma equipa, não conseguir saír da área defensiva. Aliás o 4-5-1 normalmente transforma-se num 3-1-2-1-2-1, 4-1-2-2-1, ou outra coisa qualquer. Talvez o mais importante seja a constituição das equipas e a entrega dos jogadores.

Slb:

O slb de certeza que vai utilizar 4 defesas,2 tricos,2 extremos,1 medio ofensivo e criativo e 1 ponta de lança...de raiz n o mantorras,o mantorras deve jogar como falso extremo!

Para já e esquemáticamente

...as coisas estão definidas..

O Sporting jogará num 4-2-3-1.
Ataca num 3-3-4, defende em 5-3-2 ou 5-4-1.Previligia-se o "empurrar" da equipa adversária, o ataque rápido alternadamente...o jogo é bastante dinâmico e "variável", sendo previsivel sempre que alguma equipa "fechar" ou defender muito atrás, pois a única solução passa a ser o dequilibrio de jogadores nas alas. Continuará a ser uma equipa muito paciente e bastante forte em lances de bola parada, pelo que já vi...
Jogadores chave:P.Bento (na manobra de organização defensiva) e P.Barbosa(em pleno na pré época e com necessidade de ser o "pautador" de ataque)

No Boavista, será o 4-3-3, tradicional.
Ataca num 3-3-1-3, e defende em 4-2-3-1.
O estilo de jogo é e será "directo", com bastantes diagonais, por forma a desequilibrar a equipa adversária. O pressing é uma imagem de marca bem como a agressividade a atacar e a defender.
A rapidez de execução do ataque do Boavista consegue surpreender a defesa mais compacta..
Jogadores Chave: Jorge Silva (que irá ser alvo de muita cobiça este ano..julgo que chegará a int. brevemente) Ricardo (Por ser Comandante da defesa e pela capacidade de ser decisivo)

No FcPorto, o 4-4-2, muito rígido.
A equipa ataca e defende no mesmo bloco.
A novidade em relação às duas primeiras é que encurta os espaços entre sectores, o que obriga a que a equipa defenda toda atrás da linha da bola e ataque com 5 jogadores,e com mais 5 bastante próximos de onde sairão 1/2 a provocar desequilibrios.
Ñão haverão "pressas" em provocar situações de remate e previligiar-se-á a circulação de bola...
Jogadores Chave: Jorge Costa (o homem que mais vezes vai empurrar a equipa para a frente) Deco (por desequilibrar e decidir...se for regular disciplinarmente é o jogador mais importante no FCP...tanto a atacar (remates;golo;assistências)como a defender (preenchimento de espaços;recuperação de bolas)

No Benfica, a base será o 4-3-3 das selecções...
A equipa ataca em 3-3-1-3 e defende em 4-5-1.
Circulação de bola deveria ser o principal objectivo, levando a bola aos jogadores das alas, de deveriam assistir o rematar, flectindo ao meio...
a indefinição Roger ou Zahovic, ou os 2, neste momento só me permite dizer que a equipa defende solidamente no 4-5-1, mas que tem dificuldade em atacar com consistência pois 2 jogadores são "puros assistentes" pelo meio, faltando jogadores para "assistir" na frente....Se Jesualdo conseguir resolver este pequeno problema (adiantando Simão por exemplo, ou prescindindo de Drulovic para colocar Fehér ou Sokota, derivando Mantorras para a "meia direita") poderá tornar o Benfica numa das equipas mais temíveis a nível de ataque em Portugal (juntamente com o FCPorto)...
Jogadores Chave:Zahovic (apesar de Roger, ele será a "pedra de toque" do ataque benfiquista...mágico no desenvolvimento de ataque, objectivo e temível na finalização) Simão ( Se conseguir atingir níveis como o ano passado e jogando mais adiantado, poderá ser um avançado temível...à Owen)

Re:Para já e esquemáticamente

Para já as coisas estão definidas?
Nos outros clubes não sei, mas no FCP não estão assim definidas:
O FCPorto vai jogar este ano num 4-3-3 como Mourinho já disse muitas vezes, e só em casos exepcionais é que jogará num 4-4-2.

Este 4-3-3 deverá ser composto por 2 centrais e 2 laterais. Um trinco, 2 médios criativos, 2 médio ala e um ponta de lança. (e um GR, lol)
Ainda é muito cedo para dizer quem serão os titulares, mas penso que poucos jogadores irão ter um lugar garantido na equipa.
VBaía, JCosta, Costinha, Deco e Capucho serão os únicos a meu ver com o lugar garantido, mas que podem perder o lugar se não garantirem a qualidade do futebol que lhes é pedido (caso do Deco no ano passado).
Ao contrário de muitos jogadores, Mourinho sabe quando e como retirar as peças chave quando necessário.

#Relvado na PTnet

Re:Para já e esquemáticamente

eu não apostava muito na titularidade de Capucho num sistema de 4-3-3...

E aposto no 4-4-2...

Baia
Secretário;M.Silva;J.Costa;R.Carvalho
Capucho;Costinha;Deco;Maniche
Hélder Postiga/Derlei;Jankauskas

num 4-3-3, Capucho sairia da equipa, para entrar C.Costa e Deco jogaria nas costas de 2 avançados...
Baia
Secretário;M.Silva;J.Costa;R.Carvalho
Costinha;C.Costa;Maniche
Deco
H.Postiga/Derlei;Jankauskas

o tempo dirá se tenho razão...
e aposto no 4-4-2, porque é a forma de Capucho entrar na equipa....

Re:Para já e esquemáticamente

Mas o FCP vai jogar num sistem 4-3-3 de certeza. Na minha ideia, embora ainda seja muito cedo para tirar conclusões, seria +- esta a equipa do FCP:
Baía
Paulo Ferreira, FCosta, PEmanuel, Mário Silva
Costinha, Deco, Bruno
Capucho, Derlei/Postiga/Jankauskas, CPeixoto

Penso que será este o esquema da equipa, com alguns jogadores diferente claro.

A equipa que eu´gostaria que fosse titular
Baía
PFerreira, JCosta, RCarvalho, Nuno Valente
Costinha
Deco, Alenitchev, CPeixoto
Derlei, Jankauskas

Mas continuo a dizer que o FCP não deverá ter uma equipa titular.
Por exemplo, Jankaukas, Postiga e Derlei deverão fazer uma frente de ataque rotativa... Ora joga um, ora joga o outro.
O mesmo se passará com muitos outros

#Relvado na PTnet

Re:Para já e esquemáticamente

Jankauskas é o único ponta de lança do plantel...acho que essencialmente o Derlei alternará com o Postiga....

O Secretário, acho que vão ter que "mamar" com ele novamente, pois é claramente melhor que P.Ferreira em diversos aspectos...e quando o P.Ferreira jogar saí o M.Silva, entrando o N.Valente, pois Mourinho tentará manter o equilíbrio defensivo com pelo menos 3 jogadores de características marcadamente defensivas e capazes de "cobrir" por dentro, ou marcar um 2º avançado que surja....

Quanto ao 4-4-2, ou ao 4-3-3, baseio a minha opinião na inclusão de 2 jogadores muito importantes na equipa, Capucho e Deco....o 1º não se enquadra muito no esquema de Mourinho num 4-3-3, a não ser que decida utilizá-lo como um dos 3 avançados...Deco é o preferido para o lugar de médio centro "volante" num 4-4-2, pois Maniche (que me parece já um dos indiscutíveis e a aposta muito vista e conseguida num C.Costa a jogar por dentro ou a pretensão de Capucho poder jogar de forma idêntica, pressupõe que o jogo pelas alas de forma a cruzar declaradamente muitas bolas não é o predilecto de Mourinho...logo o médio centro tem que ser alguém que surja com facilidade em zonas de tiro, e que consiga ter enorme preponderância em termos de ritmo de jogo e capacidade de assistência (Deco)...

Num 4-3-3, como te disse, Capucho seria de difícil inclusão, sendo que Deco seria com facilidade um dos 3 médios, juntamente com Costinha (outro dos que acho indiscutíveis) sobrando Maniche, que não se enquadraria tão bem como o 3º médio...parecendo-me que Bruno seria "o" jogador escolhido...sinceramente acho que o Bruno não vai ser 1ªopção, e por isso aposto num 4-4-2....

mas tudo isto são suposições e análises dos jogos que já vi do FCPorto e das fichas de jogo encontradas...

:) continuaremos esta discussão mais adiante no tempo...

Re:Para já e esquemáticamente

Caro Verissimo
Em alguns aspectos podes ter total razão, mas num não tens: o FCP vai jogar este ano num 4-3-3 de certeza absoluta. Só em algumas excepcções é que jogará pelo 4-4-2. Isto não sou eu que digo, mas sim o JMourinho. Ele já referiu isso muitas vezes.

Acerca dos titulares indiscutíveis, penso que só VBaía, JCosta, Costinha, Deco e Capucho o serão.

Mas daqui a pouco tempo veremos isso
=)

Cumps,
hAmR
#Relvado @ irc.PTnet.org

Re:Para já e esquemáticamente

Se leres o meu comentário, verás que não diferimos muitos nas nossas analises.

Uma Abraço,
.g0ga

Re:Para já e esquemáticamente

Curiosamente discordamos no sistema do teu Benfica...hehehehe

Jesualdo é muito fiel ao sistema das selecções...4-3-3..

Podem haver ligeiras variações, mas não me parece que nenhuma delas seja com 3 defesas...

Se bem que a atacar num sistema de 4 defesas, na prática serão sempre 3, uma vez que um dos laterais estará sempre me posição mais avançada....

Nota apenas que o que faço é uma leitura do que julgo ser a realidade actual dos clubes...o único espaço onde dou espaço à minha "imaginação", é no sistema que me parece que Jesualdo deveria "variar" e nos jogadores chave..
Porque com os planteis que os clubes tem e como não acompanho regularmente todos os treinos das equipas, apenas poderia idealizar sistemas tipo "CM" ou "Liga Fantástica"...

e já agora deixo-te as minhas equipas ideais (com um espaço de 1 mês para recuperar alguns jogadores hehehe);

Sporting
Nélson
Contreras;Quiroga;Beto
P.Bento;Rui Jorge; C.Prates
P.Barbosa(Sá Pinto)
Quaresma;Niculae;Luís Filipe

Boavista
Ricardo
Frechaut;Éder;P.Turra;M.Loja
Martelinho;Jorge Silva;Bosingwa;Rui Lima
Silva;Luíz Claúdio

FCPorto
V.Baia
Secretário;M.Silva;J.Costa;R.Carvalho
Costinha;Maniche;Deco
Capucho;H.Postiga;Jankauskas

Benfica
Moreira
Cristiano;Hélder;JMPinto
Petit;Tiago;Cabral
Mantorras;Zahovic;Simão
Sokota

Re:Para já e esquemáticamente

A falta que tu fazias... lol
Um regresso em pleno... para uma época em grande! :)

Re:Para já e esquemáticamente

Mantem-te calmo....não auguro nada de bom para este ano...temos uma equipa demasiado tenrinha...

E eu tenho um enorme defeito como adepto...sou muito entusiasta na hora dos jogos, mas demasiado objectivo a analisar antes e depois...e esta época, por muito que queira...não consigo estar optimista...
Boloni dificilmente terá um desafio como o de esta época na sua carreira...veremos como se "safa"..

Temos que marcar encontro num dos jogos do Sporting...:)

Até de entusiasmo da massa adepta está fraco, nos 2 jogos que fui ver este ano a Alvalade...

Entusiamo qb

O Sporting, depois de ter sido campeão após os «tais» 18 anos, não ganhou no ano a seguir...mas voltou a ganhar, este ano!

Portanto, tem calma! Como tu dizes, a equipa é «tenrinha», mas vai evoluir... mesmo que só se possam «colher os frutos» no próximo ano!
Este tem de ser o ano de confirmação de Quaresma, Quiroga e Tello (pelo menos)... e tem de ser o ano de lançamento de outros «miúdos»: Ronaldo, Custódio... e Edgar Marcelino (lol)!

Não se pode pedir muito mais ao Boloni...:)

Entusiasmo? Algum... q.b.

Este ano vai ser do Porto, estou convencido (e o Mourinho também)! :)

Abraço

Errata: Entusiasmo qb

Onde se lê «entusiamo» deve ler-se «entusiasmo», como é óbvio...:)

Re:Errata: Entusiasmo qb

Seja como for, vou lá vê-los...

Mesmo que não veja todas as vitórias que desejaria, tenho no entanto a sensação que a "irreverência" dos putos e o dedo de Boloni fará esta equipa dar bons espectáculos...a espaços...

temo sobretudo pela irregularidade desta equipa...por isso o apoio deve ser muito, por forma a que os "putos" se sintam confiantes..

Penso eu de que

Na minha opinião muitas vezes o segredo não está numa tactica rigida, seja ela qual fôr, mas sim num sistema que permita que "elasticamente" se tranforme à medida do decurso das partidas.

Eu na minha opinião acho que o melhor sistema é mesmo o 3-4-3 elastico - muitas vezes, a defender é um 5-4-1 - quer seja na ocupação de espaços, quer seja na vantagem numerica que ganha nos diversos sectores

Por exemplo o sporting, no ano passado, soube inteligentemente transformar o seu 4-4-2 num 3-4-3 com a deslocação do Beto para a centro e o joão pinto no apoio aos dois avançados Jardel e Nicolai - isto antes do infortunio do ultimo. Resta saber se Boloni consegue este ano implementar o mesmo sistema, uma vez que no plantel deste ano os porblemas estão a ser por demais.

O Mourinho já disse e bem que o sistema de jogo do Porto vai variar. Se fôr um 4-4-2, parece-me que quererá uma equipa mais estática com dois homens area. Manifestamente bom contra as equipas ditas mais pequenas. Se for um 4-3-3 parece-me que a descida do trinco compensará as subidas dos laterais e pode transformar-se muitas vezes no tal 3-4-3.

o Boavista tem o(s) seu(s) sistema(s) de jogo já implementado(s) e com comprovado sucesso. Num 4-3-3 muito ofensivo que é muitas vezes um 3-4-3 e de vez em quando um 3-3-4(!). Excelente.

Para o Benfica, eu defendo o tal 3-4-3. E petit pode ser o elemento que faltava para o correcto "crescimento da equipa" no terreno. Talvez apostasse no simão no corredor esquerdo (com cristiano a "fugir" para o meio) e armando na direita. Outra hipotese é (como porto deve fazer com costinha) é um trinco jogar mais recuado, junto aos centrais...assim coabitavam o zahovic e roger.. mais o sacrificado seria o tiago. :( Penso que exsitem também aqui muitas soluções e que as duvidas só serão dissipadas com os jogos a doer começarem.

cumps,
.g0ga

Re:Penso eu de que

com o devido respeito, o Sporting jogou quase, sempre, na época transacta, em 4-2-3-1: beto, cruz,babb,r.jorge;p.bento, r.bento;barbosa,quaresma,j.pinto;jardel

A táctica suícida...

OK, isto é apenas um "devaneio teórico", mas, um dia, gostaria que o meu Benfica pudesse jogar num 3-2-2-2-1...passo a explicar:
3 centrais: Hélder, JMP e Argel
2 médios defensivos: Petit e Tiago
2 médios criativos: Roger e Zahovic
2 alas puros: Simão e Mantorras/Drulovic
1 ponta de lança: Mantorras/Féher

Que tal, que vos parece? Acham que é demasiado louco?

Re:A táctica suícida...

Com amigos destes, o Benfica não precisa de inimigos!

Re:A táctica suícida...

Caro Enigma, concordo com o Relvinha verissimo, com essa táctica não iríamos muito longe! :-)

        Parece-me que um 4-5-1, a tal táctica muito usual em Portugal, bem aplicadinha no Benfica, com os actuais jogadores que tem ao seu dispor seria ideal. Porquê? Jogadores rápidos para o contra-ataque casos de Simão, Carlitos porque não e Miguel, técnica para ataques organizados, casos de Mantorras, Zahovic, Roger, Simão de novo, e defesa sólida com Argel, Helder, João Manuel Pinto e Ricardo Rocha, no ataque Sokota e Feher.
        Com esta qualidade de jogadores irão sobrar também alguns para o banco com qualidade acima da média.

        Portanto 4-5-1 com UM ponta de lança Feher/Sokota, a meu ver é o mais correcto. :-)

        Grande abraço,

        #Relvado

Re:A táctica suícida...ou a táctica do pirilau

Caro Enigma,

O teu Benfica já jogou dessa forma nos tempos do treinador brasileiro Paulo Autuori, aliás os jornais apelidaram tal táctica dessa forma ou pela forma fálica como a equipa se dispunha no terreno de jogo...

p.s. - pode-se afirmar, face ao desenlace do seu despedimento, que o treinador brasileiro não tomava guaraná...o tal que é afrodisíaco.

Re:A táctica suícida...ou a táctica do pirilau

Obrigado a todos pelas vossas ideias, mas eu queria mesmo era um Benfica puramente de ataque e acho que a táctica que idealizei até tem algum equilíbrio, isto se o Simão e o Mantorras vierem apoiar a defesa e o meio campo...
Pelo menos gostaria de ve ro Benfica jogar assim uma vez!! Com ou sem pirilau!

Abraços!

Re:A táctica suícida...ou a táctica do pirilau

Em condições especiais e com a motivação adequada...não será utópico...

mas não num sistema de jogo habitual..

Exemplo:
O Sporting em determinadas alturas da época passada chegou a jogar desta forma;
Tiago
Beto
A.Cruz
P.Babb
R.Jorge
Quaresma
P.Bento
H.Viana
JVPinto
Niculae
Jardel

sendo que por vezes ainda saía o R.Jorge para a entrada de Tello, e saía o H.Viana para entrar o P.Barbosa...

e no jogo com o Milan depois de estar a ganhar por 1-0, os últimos 30 minutos foram jogados com ;
Tiago
A.Cruz
P.Babb
P.Bento
Tello
Quaresma
H.Viana
P.Barbosa
JVPinto
Niculae
Jardel

Re:A táctica suícida...

Uma equipa que jogasse em 4-4-2 ganharia superioridade em zonas cruciais do terreno, tais como as alas e o meio campo defensivo....

jogando com 2 avançados, apenas 1 dos "teus" 3 defesas poderia compensar na linha, para além disso a outra equipa teria 2 alas, logo pelo menos uma delas ficaria desprotegida, obrigando ao recuo de Simão ou Drulovic no "teu" esquema (eu obrigaria ao recuo de Simão, para tirar potencial ofensivo à "tua" equipa) e a colocação de 2 médios centro obrigar-te-ia a não poder descompensar o meio campo (Tiago e Petit) derivando um deles para a cobertura das alas...
Além disso "jogas" com apenas um avançado o que solta um dos centrais para sobras...

Aconselho a que tentes esquematizar um 3-4-3 R.Rocha;J.Pinto;Hélder+Petit;Tiago;Zahovic;Miguel+Simão;Mantorras;Sokota/Fehér
ou um mais adequado (na minha opinião) 3-5(3+2)-2 onde seria R.Rocha;J.Pinto;Hélder+Petit;Cabral;Tiago+Simão;Zahovic+Mantorras;Sokota

Re:A táctica suícida...

Caro Enigma, concordo com o Relvinha verissimo, com essa táctica não iríamos muito longe! :-)

    Parece-me que um 4-5-1, a tal táctica muito usual em Portugal, bem aplicadinha no Benfica, com os actuais jogadores que tem ao seu dispor seria ideal. Porquê? Jogadores rápidos para o contra-ataque casos de Simão, Carlitos porque não e Miguel, técnica para ataques organizados, casos de Mantorras, Zahovic, Roger, Simão de novo, e defesa sólida com Argel, Helder, João Manuel Pinto e Ricardo Rocha, no ataque Sokota e Feher.
    Com esta qualidade de jogadores irão sobrar também alguns para o banco com qualidade acima da média.

    Portanto 4-5-1 com UM ponta de lança Feher/Sokota, a meu ver é o mais correcto. :-)

    Grande abraço,

    #Relvado

desculpem... wrong thread

Peço desculpa, enganei-me no thread.

    Obrigado.

Re:A táctica suícida...

Bem pensado, sim senhor, mas eu gostaria de colocar o Zahovi e o Roger na mesma equipa, percebes? E acho que isso é compatível com a entrada também do Petit e do Tiago. Quer um quer o outro poderão cobrir as alas e, além disso, Mantorras e Simão descem frequentemente para ajudar a defesa e o meio campo! Sinceramente, acho que idealizei a equipa mais atacante possível e acho que até é equilibrada, embora as tuas ideias são aquelas que irão prevalecer!
Além disso, conto mais o Mantorras para extremo direito (a sua verdadeira posição, se bem que a entrar para dentro!) e um outro ponta de lança que tanto poderá ser o Féher como o Sokota (gosto deste último!).
No banco teremos substitutos à altura: Drulovic, Argel/Ricardo Rocha, Ednilson, Carlitos, Peixe e mais um ponta de lança...

Re:A táctica suícida...

Uma ideia então...

Moreira
R.Rocha; JMPinto; Hélder +
Petit (no corredor direito); Tiago (meio) Cabral (corredor esquerdo) +
Roger ; Simão (os 2 no meio campo atacante +
Zahovic ao lado de Mantorras na frente de ataque

4-4-2

Acho que o esquema tactico 4-4-2 é o melhor para jogar em POrtugal, pois tem um melhor ataque, uma defesa e um meio campo, mais conciso e forte, podendo os dois laterais subir mais para fazer as assistências para os avançados ou ajudar o meio campo a segurar a bola.

VIVA AO SPORTING

ass: SCPfan

Re:4-4-2

Mas o teu Sporting não joga em 433?