Que adeptos somos e porquê? | Relvado

Que adeptos somos e porquê?

 

Em jeito de Post Scriptum, Vitabatuta salienta que "isto não é uma
crítica a um clube ou a adeptos de um determinado clube, é dirigido a todos os
clubes e adeptos individualmente".

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Sobre o futebol de hoje

A tua questão é bastante interessante. O ideal do desporto, nos dias de hoje, no futebol (profissional), já não existe - na prática.

Acima de tudo é um negócio. Valores como o respeito pelo adversário ou mesmo da saúde já não fazem o mínimo sentido nesse contexto: basta ver que os atletas podem morrer, em alguns casos, por excesso de esforço, ou ficar profundamente lesionados. Num dia estão num clube, noutro estão noutro, tanto faz. Só o adepto é que acredita que o que os move é uma paixão como a deles. Ridículo.

Tal como tudo na sociedade de hoje, o meio não interessa, o fim é que é o importante. Não importa se se ganha de forma ilegal ou enganosa. O que importa é ganhar.

Em vez de se entender cada jogo como um espetáculo (como os de música, teatro, etc, que são entertenimento), aqueles 90 minutos só importam se o resultado nos for favorável - e assim desperdiçamos 90 minutos da nossa curta vida, correndo para o fim, sem desfrutar daqueles instantes que separam o princípio e o fim do jogo.

Isto, cada vez mais, acontece em todos os desportos. Quando se vêem imagens de arquivo de outros tempos, apercebe-se que nesses havia um espírito menos profissional e, consequentemente, mais humano. Corria-se por amor à camisola (na fórmula 1, por exemplo, o que moviam os pilotos era a paixão da velocidade e não os salários astronómicos).

Quem se puser a pensar assim, como propões, acaba por se afastar daquilo que o futebol é hoje. Poucos são os que querem mudar. Mudar implica mexer com a personalidade e não creio que a maior parte de nós tenha estofo para isso.

Penso eu de que

Penso que fazia bem a todos os adeptos de futebol o pensarem que se, por ventura, tivessem nascido nos EUA andavam por la com bandeiras dos New York Knicks ou dos Chicago White Sox ou que se tivessem nascido no Japao vibravam com as vitorias de um gordo qualquer chamado Miun Xui Jan, campeao de Sumo e que se tivessem nascido na Etiopia, o peru do Ricardo e a mao do Abel Xavier nao eram assim tao importantes.

Meus amigos! Gosto de futebol, mas tudo e relativo!

E a esses animais das claques deixo aqui um reado: Sejam Conscientes! (se quiserem, claro...)
 
Saudacoes

as pessoas são loucas pelos clubes

e chegam a fazer grandes idiotices em nome disso

por outro lado, há dirigentes que se apoiam nessa extrema alienação

mais o fenómeno doentio das claques

eu cá adoro futebol mesmo e interesso-me pelo jogo, independentemente do clube de que se fala

É Uma questão de mentalidades

Caros Relvas, a Verdade é que os adeptos portugueses não gostam na sua totalidade do Desporto Rei chamado Futebol, mas sim uniexclusivamente dos seus Clubes do coração, é uma questão de mentalidades, obviamente que há execpções, mas eu aqui estou-me a referir á grande maioria, vejam o exemplo dos adeptos ingleses, que para mim não há melhor exemplo possivel.

Re:É Uma questão de mentalidades

para de bater no ceguinho que ele já está todo cheio de hematomas

Re:É Uma questão de mentalidades

Outra redundância minha, mas o ceguinho somos nós.

Off-topic - desastre com atletas Estrela Amadora

Jovem futebolista do E. Amadora perde a vida em acidente de viação
O futebolista Mauro Gama, de 21 anos, pertencente aos quadros do Estrela da Amadora, morreu esta tarde na sequência de um acidente de viação ocorrido na auto-estrada do Norte, entre Fátima e Leiria.
Na viatura encontrava-se também outro atleta dos «tricolores», no caso Humberto Miranda, mais conhecido por Beto, que se encontra em estado de coma no Hospital de Leiria


Alguém conhecia estes atletas?

O Record esclarece melhor o assunto que A Bola

Eis o texto do Record:

Mauro Gama morreu ontem, quando se deslocava para o treino do Tourizense, agendado para as 18 horas, após despiste e capotanço de um Peugeot 206, na A1, às 15.55. Humberto está internado no Hospital de Leiria, em estado de coma, após ter sofrido um traumatismo craniano.
Ambos os jogadores tinham 21 anos e integraram o plantel do Estrela da Amadora em 03/04, na SuperLiga. Os atletas não realizaram, no entanto, qualquer jogo neste escalão. No início desta temporada foram emprestados ao Tourizense.
A notícia do acidente provocou momentos de angústia em Touriz. "É uma tristeza muito grande. A localidade é pequena, uma família, onde os atletas acabaram por se inserir. São dois miúdos especiais", afirmou Jorge Alexandre, presidente do Tourizense.
O treinador Tó Margarido desfez-se em lágrimas depois de confrontado com o acidente, enquanto António Oliveira, líder dos tricolores, ficou em silêncio após revelar a tragédia
.

O mal está básicamente

Na desculpa e no não assumir o erro.
Fazemos uma asneira e em vez de assumirmos a culpa, dizemos que outros já fizeram igual. E passados dias vemos uma atitude negativa na outra parte, e dizemos: então, eles também fazem coisas parecidas.
Não sei se me fiz exprimir bem, não ando com muita veia para discutir estes assuntos que do ponto de vista intelectual são muito interessantes (estou mais preocupado com o déficite das contas do nosso País, passam governos sucessivos e nenhum demonstra capacidade para resolver a situação, todos os economistas mandam "bitaites" mas soluções nicles).
Voltando ao tema, acho que toda a gente percebeu ao que me queria referir. Nem é preciso citar nomes ou casos, os últimos dias falam por si.
O que fazer no meio disto?
lutar contra isto?
desistir e arranjar outro hobby que não seja o futebol?
Complicada a resposta.A vida é curta, cortar com coisas que nos preencheram grande parte da vida é complicado, aguardem-se melhores dias e procuremos ficar na memória apenas com as coisas positivas.

Re:O mal está básicamente

Eu nem li o resto ....

Na desculpa e no não assumir o erro.
Fazemos uma asneira e em vez de assumirmos a culpa, dizemos que outros já fizeram igual


Mas isto é oportunissimo e não se aplica apenas no futebol.

Exacto

Estou totalmente de acordo com o que tu disseste. Acho que o principal problema dos adeptos é esse. Desculpar os erros de uns dizendo que os outros fazem igual ou pior. Não se chega a lado nenhum assim. Muitos dos adeptos também se divertem a provocar outros. Um bom adepto deve responder a essas provocações de maneira civilizada ou até por vezes nem responder.

Re:Exacto

esse é um ponto que pretendi focar.
de que forma é que isso se insere na lógica e ideal do desporto?
o desporto (ideal de desporto na sua génese) pretende ser uma forma de aperfeiçoamento (moral e fisico) e de entendimento colectivo (os jogos de equipa em particular).
de que forma é que é então base para esse tipo de atitudes? há aqui um contrasenso evidente! e no entante é aceite com naturalidade. Eu sei que não é facilmente evitavel, mas dai a ser aceite é que não é correcto.
este é um dos pontos....

cumprimentos
vita

O que será mais fácil...

...mudar?

" É algo em que todos deveríamos reflectir e sobretudo assumir estar errado e querer mudar."

Mais depressa mudamos a definição de desporto e os estatutos dos clubes, do que a nossa relação com ambos.

Sinto-o como uma experiência/relação quase religiosa, misturada com uma pitada de espírito guerreiro.
Os clubes, as equipas funcionam como projecções dessas coisas todas, e só assim se chega a paixões tão grandes e cegas.

É capaz de não ser muito saudável, mas não gostava que fosse de outra maneira. :)

Re:O que será mais fácil...

a ideia do artigo é realmente reflectir sobre isso.
Acredito que é realmente uma experiência muito forte, e que para muitas pessoas lhe dá a sentido á vida, pois sentem que "existem e são reais". é como mandar um chuto de heroina! mas qual o valor civilazional disso? qual o sentido real que tem na vida?
de vez em quando, como aconteceu com o Feher, as pessoas são chamadas ao planeta Terra, mas depois isso desvanece e volta-se para a "euforia-aleneada-mais-que-tudo-ganhamos-somos-os-maiores", ou para a "depressão-foda-se-granda-merda-não-saio-disto".
é essa a forma de vivermos a vida?

cumprimentos
vita

Re:O que será mais fácil...

Infelizmente é. Sei que estou a ser redundante, porque a tua pergunta é pergunta de retórica, mas, mesmo assim, acho que o tenho de dizer. Infelizmente é.

Se não for a bola, são as novelas, o álcool, a quinta das celebridades, o big brother, a playstation, a televisão, a internet, a mtv, o café, o relvado.com...

A minha explicação...

é que há vários cidadãos que aproveitam-se do futebol para exeriorizarem os seus instintos agressivos, sendo que muitos deles nem gostam de futebol nem do clube em questão..

Mas a estas pessoas deixo um conselho, inscrevam-se num ginásio e pratiquem boxe, e deixem quem gosta de futebol vibrar sem ter medo do que possa acontecer.

Saudações

Re:A minha explicação...

para praticar boxe é preciso renunciar a espíritos agressivos e esses meninos não têm essa vontade.

Offtopic - Para o Benfica

Deixo aqui o meu tributo ao Benfica para que todos os benfiquistas possam disfrutar. Espero que gostem, deu-me um gozo especial a fazer, por razões mais que óbvias! :)

http://pwp.netcabo.pt/0414368701/o%20grito%20do%20benfica.wmv

Parabéns DiaboTripeiro

Txiii .. Tá lindo demais :)

Olha .. [email protected] é o meu mail do msn ! Se puderes adiciona para me enviares o video !

Parabéns mais uma vez ! :)

Abraços

Correcção do link

http://pwp.netcabo.pt/0414368701/gritodobenfica.wmv