Quando vão cair os grandes na realidade? | Relvado

Quando vão cair os grandes na realidade?

 

E endhoscopy acrescenta: "não seria
importante perspectivar, num futuro próximo, uma data em que todos os clubes
deveriam apresentar viabilidade económica?
Imaginemos que 2006 seria essa data, acham que seria possível aos clubes
cumprirem esse desígnio? Que mudanças traria para o nosso futebol? Seria
benéfico a médio/longo prazo?"

I Liga:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Grandes

O facto dos grandes irem reforçar os respectivos plantéis não significa que tenham perdido a cabeça financeiramente; aliás há, mais do que nunca, um cuidado e uma atenção com o equilíbrio entre o que é gasto e o que é ganho. O Porto e o Benfica têm pela frente um desafio que implica um certo investimento. Uma boa campanha na Liga dos Campeões dá muitas garantias financeiras, e não é conseguida sem um certo investimento no plantel.

O Sporting tem ao seu comando um treinador de ambição a curto prazo; Boloni talvez o fosse também, mas estava incluído num plano de longo prazo que morreu à primeira má época. E é essa má época que tem de ser compensada, daí o investimento necessário.

Mas de qualquer maneira, acho que as SADs trouxeram uma transparência nova ao futebol, que levou a uma atenção acerca do que se pode ou não gastar, impedindo loucuras.

Esta é a época do Euro 2004. A Europa está de olhos postos no futebol português, já é altura de mostrarmos que sabemos gerir o futebol, para além de o adorarmos.

Discordo

Discordo completamente da questão formulada e com a forma como ela é apresentada. Apesar de ser do conhecimento geral de que os clubes de futebol, por essa Europa fora, vivem acima das suas capacidades, acho abusivo avaliar-se a situação de todos da mesma forma.

Antes de responder a esta pergunta teríamos que conhecer os orçamentos de todos os clubes da 1ª Liga, as suas receitas, o factor de risco associado ao investimento e os activos/possibilidades de cada um. Não é pelo facto de 14 clubes baixarem o orçamento que os restantes 4 terão de fazer o mesmo como a única forma de evitarem um descalabro financeiro.

Todas as facetas da vida de um clube devem ser levadas em consideração na projecção do orçamento de uma época. Como já tenho referido diversas vezes, a minha convicção é que um clube pode tornar-se viável sem vender os seus jogadores mais importantes, sem alienar património indispensável e sem reduzir drasticamente o investimento.

Este problema é ainda maior num clube grande de prestígio, com responsabilidades competitivas, acrescidas da presença nas competições europeias.

Já pensaram que se os clubes não investissem na equipa, iriam ter muito menores receitas de bilheteira, merchandising e outras, devido ao resfriar da euforia dos adeptos. Esta situação poderia levar a um maior endividamento do clube, em vez da tão desejada saúde financeira.

Sou completamente a favor de um desenvolvimento sustentado e coerente das associações desportivas portuguesas, duvido é da eficácia de medidas drásticas e imediatas.

Sem uma planificação a longo prazo, nem mesmo a redução do orçamento para valores irrisórios salvará o desporto em Portugal

Os grandes têm outras ambições

mais vastas por essa Europa fora que tornam difícil seguir uma gestão tão apertada como a dos pequenos que jogam "para não descer".

O equilíbrio entre essas duas necessidades - a de ter contenção finaceira e a de ter um plantel reforçado e competitivo - está ao alcance de apenas alguns. é por isso que há bons dirigentes e outros..não tão bons.
E desse modo não deve ser motivo de orgulho nem o estupendo plantel onde se gastaram milhões e milhões, nem a execelente contenção finaceira que depois corta as pernas à equipa. Algo lá pelo meio...

* PLO *

PS: Bons olhos te vejam, cardoso. Bem vindo de volta!

Duvido Muito ...

Tendo em conta que o emprestimo do Benfica será a 15 anos duvido que em 2006 apresente resultados nulos... aliás acho que nenhum dos grandes o vai fazer... é este o nosso futebol.

Re:Duvido Muito ...

Em 2018 ja ninguem se lembra do que se passou a 15 anos...nessa altura deve existir outra manuela ferreira leite XXV