Qual o papel das claques? | Relvado

Qual o papel das claques?

 

vmam4785 diz: "gostaria de saber a
opinião dos relvinhas relativamente ao papel que as claques têm junto dos
clubes e no futebol actual. Quando apareceram as primeiras claques, o objectivo
era dedicar os fins de semana ao apoio aos clubes do coração e proporcionar o
convívio entre pessoas com a mesma cor clubística. Hoje em dia o que se assiste
nos mais diversos estádios é a mais pura falta de educação e civismo, para não
falar em violência! Não deveriam os dirigentes repensar todos os apoios que dão
a esses sujeitos que só passam para o exterior uma má imagem dos verdadeiros
adeptos? Não seria possível a própria polícia banir dos estádios quem tem
comportamentos de risco, a exº do que acontece em Inglaterra?"

I Liga:

Comentários [37]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Confrontos combinados.

Pelo que a PSP fez saber, os confrontos verificados entre as claques do Benfica ( No Name Boys ) e do Sporting ( Juve Leo ), que ocorreram nas imediações do Estádio de Alvalade, estavam previamente combinados entre as duas claques. A rixa tinha hora, local e dia marcado, pelo que a PSP nada poderia fazer, a não ser que tivesse tido conhecimento do facto previamente, o que não aconteceu. No confronto juntaram-se perto de 200 individuos aos quais se juntaram depois mais alguns da claque Diabos Vermelhos. A ser verdade esta noticia, onde será que isto vai parar? Dá a impressão que as claques querem é andar á porrada ao contrário daquilo que deveria ser a sua vocação principal que é o apoiar os clubes.
Os cientistas dizem que a evolução do " Homo Sapiens " chegou ao fim. Assim como somos assim seremos daqui para a frente e no futuro. Mas, se assim for, e não evoluír-mos mais, a humanidade, a ver por estes actos, terá muito futuro? Se a amostra de inteligência do " Homo Sapiens " é combinar encontros para realizar rixas, o que vai acontecer á humanidade?
Porque não fazem alguma coisa para acabar com isto aquees que realmente são inteligentes? Porque não acabam de vez com as claques?
Alguém duvída que os espectadores passariam de novo a ser muito mais? Alguém duvída que o futebol passava a ser . . . o que era?

As claques

"Quando apareceram as primeiras claques, o objectivo era dedicar os fins de semana ao apoio aos clubes do coração e proporcionar o convívio entre pessoas com a mesma cor clubística."
O conceito original é exelente. Mas, mas...é apenas teórico. É uma vergonha assistir á falta de educação que muitas vezes as claques demonstram. Isto é um problema de fundo da nossa sociedade, os valores estão corrompidos, não há civismo nem princípios morais e muito menos respeito pelos outos cidadãos.
As claques neste momento têm uma enorme força e importância junto dos clubes. É preciso muito cuidado com o que está acontecer, as claques com cada vez mais poder passam a agir como milícias do clube. Os clubes deveriam estar atentos e impedir todos os actos prejudiciais que as claques já banalizaram. Os clubes têm que abrir os olhos para vêr o "monstro" que ajudaram a criar. A pergunta é, será que querem?

Claques

Eu creio que com jogos televisionados terão de ser os clubes a sanear os elementos que fogem do razoavel e responsabilizar os cabecilhas da claque pelos comportamentos dos outros imprimindo pressão para haver um autocontrole.Mais deve ser o clube com esses adeptos ser exemplarmente punido, de forma uniforme e estatutada pela liga para todo os clubes sem excepção, para assim obrigadar os clubes a fazer estas coisas simples sobre pena de enorme prejuizo por multas e interdição de estadio.
mais acredito a exemplo deste fim-de-semana passado que o SCP deve ser exemplarmente punido com multa interdição de estadio sob pena, caso assim não procedam de imediato, a não terem moral para punir quando o exemplo de Alvalade frutifique e ocorra noutros estados.Entendo que o SCP deve levar multa pesada e interdição de estadio imediatamente, a bem do futebol.

off topic alg sabe o codigo de acesso da liga relv

alguem sabe o codigo de acesso da liga relvado.com no http://pt.uclfantasy.uefa.com

Cometem excessos, mas...

Desde já, digo que não faço parte de nenhuma claque.
E é claro como a água que estas cometem excessos que não são admissíveis. Combinar lutas, rebentar petardos, partir cadeiras ou estações de serviço não é civilizado nem aceitável.
Contudo, imaginem o que seria o futebol actual sem as claques. Sim, imaginem estar no estádio da Luz e não estarem lá os Diabos Vermelhos ou os No Name Boys. Estar em Alvalade e não estar a Juve Leo ou os Directivo. Estar no Dragão sem os Super Dragões ou Colectivo. Como seria? Acabava-se as coreografias no inicio do jogo, as bandeiras, os cartazes, os cânticos, nos bons e nos maus momentos, o acompanhar a equipa ao Algarve, Lisboa, Porto, Madrid, Rússia ou China. Imaginem então o futebol, que já de si está tão "engravatado", comercial e superficial, sem os adeptos "ultra"...

Claques ...

Neste momento são a alma do futebol , principalmente o português ! Sem elas o máximo que veriamos no estádio era velhos a gritar « toca a sentaaaaaaaaar » .. Lindo né ? Um jogo de futebol sem cântico e sem bandeiras é o quê ? E ainda por mais com o futebol que é praticado acho que me ia tornar num adepto ferrenho do jogo da cabra cega !

Agora o problema vem quando aparecem os ... Exageros , próprios de pessoas que não respeitam o seu companheiro de claque ou clube quanto mais os adversários ..

Quanto a culpados e cumplices dos atrasados mentais temos a policia ! Antigamente a desculpa era .. « Ah e tal , os estádios não têm condições não podemos controlar » . Hoje em dia e com os novos estádios equipados com mais câmaras do que o Big Brother seria exigido no mínimo uma outra acção por parte da policia .... Mas pera , isto era dizer trabalhem né ? Esqueçam ! Tamos em Portugal ! Trabalhar é eu ter comprado um telemóvel (.. na caixa ..) a um amigo meu por menos de metade do preço que se podia comprar numa loja .. NOTA: O pai é policia e foi ele que arranjou ao filho !

Mas atenção , a policia não é a unica culpada ! Os clubes deviam exigir dos lideres das claques um controle mais apertado por todos os seus membros ! Seria também interessante os clubes criarem condições de forma a que as claques pagassem multas elevadissimas depois de atitudes que nem os animais mais irracionais teriam , leia-se confrontos pós Sporting x Benfica .

Porque não criar uma associação portuguesa de claques ?

Podia-se fazer muita coisa para tornar este espectáculo dentro do espectáculo algo mais sério e menos ... Descontrolado , como acontece em alguns casos ! Mas pronto , quando tomarem essas medidas noutros países talvez nos tornemos inovadores imitando-os :)

Re:Claques ...

Boa perspectiva!!!

Tarefa impossível

Boas questões mas provavelmente impossíveis de se concretizar.
  Vamos por partes.
  Claques são grupos encarregados de aplaudir,incentivar a sua equipa.Mas o futebol mudou e muito.Antes era o prazer dos jogos que levava multidões.Toca-se na palavra futebol e vem á cabeça,muito dinheiro,interesses,etc.

"Não deveriam os dirigentes repensar todos os apoios que dão a esses sujeitos que só passam para o exterior uma má imagem dos verdadeiros adeptos?"
ºQue apoios?È impossível impermeabilizar esses indivíduos em portugal.

  "Não seria possível a própria polícia banir dos estádios quem tem comportamentos de risco, a exº do que acontece em Inglaterra?"
º Inglaterra è diferente de Portugal.Quem tem mão aqui para banir esses adeptos?Nem temos coragem de culpar pessoas de cargos importantes em casos de pedofilia,corrupção.Queima-nos a floresta e são libertados.Adivinhem lá no caso de adeptos arruaceiros?Apanhavam-nos e depois ofereciam um donuts na sua libertação.

Parece-me tarefa impossível para portugal para parar com a violência que se instala fora e dentro dos estádios de futebol.

Abraços

Re:Tarefa impossível

Tenho pena de não ter pontos, senão levavas um oportuno e um divertido! :-)

Re:Dás para a próxima

Obrigado por veres aqui alguma escrita de jeito.Bem tento..mas..

Re:Dás para a próxima

É para compensar as vezes que metes o "pé na argola"! ;-)

Sem ofensa... :)

Papel das claques...

...vendo pelo Porshe do macaco dos SD, o "papel" das claques deve ser muito elevado...

p.s. - As palavras nao sao minhas sao do Costinha...

Condenável?

sem duvida que sim, por todos os sentidos e mais alguns.
Mas será que dentro dos verdadeiros "apaixonados" pelo futebol, daqueles que aprederam a amar essa modalidade jogando nas ruas de bairros, nao existe sempre esse estado de epirito se bem que comodido; pior é que parece que a "maquina" montada ao redor do futebol (direcçoes, sads, jornalismo, comercio e etc) sabe mt bem explorar este tipo de paixao descontrolada...no fim as consequências, claro sao para quem deu a paulada pk os grandes responsaveis poem-se no mais cândido pedestral

O papel das claques?

Fazer barulho, atirar petardos, insultar os adversários, bater em inocentes, andar há pancadaria com a bófia, enfim, este é o papel das claques hoje em dia. Jovens rebeldes que não gostam de ir há escola, nem de comer sopa.

Re:O papel das claques?

É a tal coisa , por uns pagam todos !

Re:O papel das claques?

Sem ofensa :)

Artigo dirigido aos Super Dragões

apesar de chegar na ressaca dos confrontos verificados em Alvalade XXI, pois como é dito:

«Não deveriam os dirigentes repensar todos os apoios que dão a esses sujeitos que só passam para o exterior uma má imagem dos verdadeiros adeptos?»

Deveriam sim senhor, mas só aos apoios tipo "ao gajo que jogar mal leva" ou "debaixo da cadeira tal está um isqueiro para mandares ao árbitro" ou ainda "oferecemos porco no espeto na Av. Aliados se o Benfica for campeão".

Se souberem doutros podem dizer

Agora quanto aos outros apoios do tipo "venham no nosso avião fretado, assim os jogadores sabem que estão com eles", ou "permitimos que façam publicidade aos vossos produtos no nosso site e loja" ou ainda "damos x euros para a vossa claque para pintarem faixas e lençois de apoio ao nosso clube", já estou de acordo.

As claques são muito importantes nos jogos pois, jogando em casa, conseguem puxar por milhares de pessoas que caso não existissem claques estariam caladas o jogo todo, abrindo a boca somente para assobiar os jogadores.

Errata

doutros não existe

será outros só

O nosso objectivo

é hostilizar ao máximo os adversários do FCP, inclusive com recurso a cuspidelas de meia e curta distância.

Fazemos escoltas até tribunais criminais.

Também zelamos pelo cumprimento das obrigações dos jogadores.

Quando verificamos que alguma das normas é violada...

TÁ NA HORA DO PAU!!

Bem,

A única solução que vejo para este problema seria uma situação em que os clubes, eles próprios, organizariam a sua própria claque, criando com um departamento específico.

Se o contributo das claques é assim tão importante para o clube e espectaculo, se realmente contribui para um melhor desempenho das equipas, porque não?

Desse modo, poder-se-iam criar regras mais objectivas, e controlar efectivamene quem poderia delas fazer parte. Não sei é quantos dos membros das actuais claques estariam dispostos a isso, porque o que parece é que, para eles, o grande atractivo é mesmo o da confusão e violência...

Adenda ao artigo

Eu apesar da questao que coloquei a voces todos, esqueci de mencionar que sou a favor das claques que vao apoiar os seus clubes.

tambem nao imagino um estadio sem claques, acho que pareceria um funeral de tanta falta de emoçao e barulho (lol) que as claques conseguem levar a um jogo.

O que eu pretendo é tentar ver convosco, soluçoes para eliminar a violencia, que determinados membros das claques levam para os jogos.

Portanto nao quero acabar com as claques, gostaria só de as tornar mais uma parte boa do espectaculo, que todos adoramos que se chama futebol

Saudaçoes

Re:Achas mesmo?

Antigamente não havia claques. O fenómeno das claques tem menos de dez anos.
Achas mesmo que antigamente os estádios pareciam funerais?
Achas mesmo que antigamente não havia barulho nos estádios?
Achas mesmo que antigamente os clubes não eram apoiados?
Se achas, estás mesmo muito enganado.
Antigamente os clubes eram muito mais apoiados do que são hoje pelas claques. Os estádios estavam cheios e o apoio era constante. E viam-se familias no estádio. E crianças . . . muitas crianças.
Hoje veêm-se claques e espaço . . . muito espaço. Familias nenhumas e crianças muito poucas.
Os adeptos das equipas nunca deixaram nem nunca deixarão de apoiar e fazer barulho. Acredita que as claques organizadas não são precisas para nada.

Re:Achas mesmo?

Caro chess.

Concordo contigo que sao dispensaveis, mas tb tens de concordar que se esses sujeitos se limitassem a apoiar o seu clube, em vez de se perderem em tudo o que de negativo se tem visto ultimamente, trazem ao estadio com as cores e as coreografias, muita animaçao.

Tu es adepto de um clube que eu conheço bem, ate ja fui la ver alguns jogos sem estar la o meu benfica, e os panteras negras até sabem estar no futebol sossegadinhos, se tirarmos do rectangulo de jogo, o fcp e guimaraes.

abraço

Re:Achas mesmo?

Olhando por esse ponto de vista até concordo contigo.
Mas como organização que são é muito dificel conseguir que eles obedeçam a uma outra instituição e daí que os problemas acabam sempre por acontecer, e principalmente, como referes, quando estão em campo, contra o Boavista, o FCP e o Guimarães.
Mas se se limitassem a apoiar o clube então tudo bem.
A primeira claque foi uma composta só por estudantes brasileiros que apoiavam no Boavista os jogadores Celso ( que depois foi para o Porto e se tornou no primeiro naturalzado a jogar na selecção ) e Alexandre, que na altura pontificavam nos axadrezados. E até era bonito de se ver.
Como se chegou daí á violência de agora é que ainda estou para perceber.

Claques

Primeiro os protocolos das claques com os clubes devem ser extintos.
Considero importante o papel das claques na criacao do ambiente em volta do jogo, mas quando o seu papel e subvertido para satisfazer os desejos de violencia de certos elementos, deixam de ser necessarias e passam a ser dispensaveis e devem ser expurgadas.
O mais importante e protejer as familias e o normal cidadao que quer ver um jogo de futebol sem ser constantemente agredido pela turba.

Proponho algumas alteracoes:

Extincao das claques como entidades autonomas.

Criacao de um gestor de claques funcionario do clube.

Socios das claques teriam condicoes especiais para fomentar a sua adesao.

Apenas socios do clube poderiam ser elementos das claques.

Necessidade de apresentar comprovativo de morada e cadastro criminal para ser socio das claques.

Qualquer elemento que subverte-se o codigo de conduta seria expulso da claque e do clube.

Saudacoes ( Pena que ninguem me ouve!)

Re:Claques

concordo inteiramente contigo.

Foi para este tipo de discussao que lancei a questao.

é preciso ideias construtivas

Por falar em vigiar..

Pegando na frase"Não seria possível a própria polícia banir dos estádios quem tem comportamentos de risco, a exº do que acontece em Inglaterra?" eu pergunto-me o q aconteceu ao individuo que foi filmado no Sporting-Benfica passado a arremessar uma tocha p o relvado? Só não o apanharam se não quiseram, o que é a generalidade dos casos..

Obviamente...

...que o papel das claques no filme do futebol é sempre o dos maus da fita. Algumas vezes levam por tabela por terem má fama, outras vezes exageram, como parece ser o caso (sinceramente ainda não vi imagens nenhumas, não posso dizer mais nada).

O que eu queria salientar é que este não é um problema exclusivamente Português e tirando os Ingleses, que infelizmente foram obrigados a tornar-se profissionais no assunto e têm um sistema gigante com regras bem restritivas de prevenção, ninguém sabe muito bem como lidar com as claques...
Mesmo os ingleses continuam a ter problemas - basta lembrar a confusão com os adeptos do Leeds na Turquia há uns anos.

Eu acho que muito pessoal no fundo gosta de confusão e de andar à porrada. É um instinto animal. Então quando se juntam em grandes grupos...

As claques surgiram...

... como acção promocional dos clubes, na tentativa de levar mais gente ao espectáculo, através de um outro espectáculo, este de cor e som, que se pretendia, assim como registar um apoio constante aos jogadores dos seus clubes.

Infelizmente a realidade actual é muito diferente por força, na minha opinião, das atitudes dos dirigentes dos clubes, que com as suas atitudes anti-desportivas e belicosas, tornaram um símbolo, que se pretendia de alegria e espectáculo, num exército de selvajaria e destruição, eliminando por completo o eventual prazer que se poderia tirar da visulaização ao vivo de um jogo de futebol.

Quem é o louco que hoje em dia pensa em levar a família a um jogo de futebol, como distracção ou puro prazer?

Com a insegurança que reina (nem mulheres e crianças são poupadas)o espectáculo, qual arena romana, agrada apenas aos tais dirigentes e à comunicação social que aprecia, em demasia, a mostragem de imagens 'interessantes' ao seu público.

Eu faço uma pergunta aos senhores que realizam tais actos nos recintos desportivos e arredores: quem é que ganha com essas atitudes? Vocês não são de certeza pois sujeitam-se a lesões com mais ou menos gravidade, a ir passear até aos calabouços da PSP se algo pior não acontecer.

Os jogadores ganham ou percam recebem o seu 'salariozito' e borrifam-se para vocês, os dirigentes, na comunicação social, chamam-vos tudo e mais alguma coisa (embora na privacidade até vos agradeçam o espectáculo) e os media têm motivos para aumentar os niveis de audiência.

Concluindo, actualizem-se porque já lá vai o tempo dos gladiadores, ou será que não?

A culpa é dos dirigentes

As claques são peças fundamentais (na minha opinião) num espectáculo desportivo, nomeadamente num jogo de futebol. Falo por experiência própria pois no Dragão o que eu reparo é que o publico em geral só se manifesta em apoio ao clube no inicío do jogo impulsionado pelo animador de serviço, nas jogadas de perigo da equipa, quando o árbitro faz merda ou então quando a CLAQUE entoa os seus canticos.
Eu pessoalmente sou daqueles que apenas batem palmas, que fervem de raiva quando a equipa falha (nunca assobio)e que insultam árbitros e adversários, e por isso acho espectacular quando vejo a claque a entoar toda uníssumo.
No entanto também concordo que as direcções dos clubes devem ter mão nessas mesmas claques e tomar medidas punitivas sempre que elas abusem, coisa que a meu ver não está acontecer.
Nesse aspecto, os piores exemplos foram dados recentemente pela dupla "manifesto": o sporting quando há dois anos tentou separar os adeptos portistas e no final fez a cena da camisola rasgada e naturalmente a palhaçada benfiquista na época passada, no famoso jogo da bola que "parecia que entrou mas afinal não entrou".
Relativamente à direcção do meu clube, acho que seria de louvar se começassem a excluir alguns individuos do dragão, tipo gajos que cospem em treinadores e alguns passadores de droga.
E mais não digo.