Psicologia e Parapsicologia no futebol | Relvado

Psicologia e Parapsicologia no futebol

 

Para melhor ilustrar o seu texto, do livro «Esoterismo - métodos & prácticas» de
Mariana Espírito Santo, Editorial Notícias [pág. 129 e 130], Siddhartha transcreve o seguinte
extracto:
- «Delane Vieira foi considerado o pioneiro da parapsicologia aplicada ao
futebol. Consta que enterrava sapos vivos nos relvados, rezava ao Pai João, a
quem chegava a dar corpo, e fazia com que os jogadores usassem pulseiras de
Nossa Senhora de Aparecida, entre outros métodos.
Os títulos europeu e mundial do Futebol Clube do Porto, em 1987, e a Bota de
Ouro de Fernando Gomes, em 1985, ficaram a dever-se aos poderes deste
brasileiro. Foi Otto Glória, treinador do Sport Lisboa e Benfica, que, em início
de carreira, convidou Delane Vieira a aplicar a parapsicologia ao futebol.
Durante o tempo que esteve no Benfica, este foi tricampeão. Colaborou ainda com
a União de Coimba, clube que ganhou um campeonato secundário e subiu à primeira
divisão. O próprio Delane Vieira afirmava que se baseava num estudo científico
para seleccionar jogadores e treinadores (foi ele quem trouxe Carlos Alberto
Silva para treinar o Futebol Clube do Porto), analisando as suas capacidades e o
seu astral, e ponderando as necessidades do clube.»

I Liga:

Comentários [27]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Off tropico

Luisão renovou com o SLB :)
Miguel está fazendo as malas para se aviar :(

Mourinho não

TEnho a certeza que josé Mourinho não o era. Aliás, logo que começaram a dizer que ele usava o sobretudo porque lhe dava sorte, ele deixou de o levar paa os jogos.

  É que essa maneira de incentivar os jogadores, serve apenas para aqueles treinadores que não acreditam no seu próprio trabalho. E a mensagem que os jogadores recebem é exatamente essa, que o trabalho ao longo da semana não chega, têm que depender do transcendental! E isso para mim é desmotivante para os jogadores, que ficam sem acreditar nas suas proprias capacidades.

Psicologia e parapsicologia

...são nos dias de hoje dois dos aspectos mais importantes numa equipa. A psicologia por razões óbvias e temos o caso do mourinho que nos mostrou que não basta perceber de futebol mas há que saber lidar com homens.

A parapsicologia tambem pode ser muito importante pois há inúmeros jogadores que têm as suas crenças ou superstições. Cada vez mais há jogadores que dizem que se não fizerem isto ou aquilo o jogo não lhes corre bem. Não chamaria a isso bem parapsicologia mas sim "psicologia do engano"! Quem nunca ouviu falar dos famosos casos do miolo de pão, da aspirina furada, ou do isostar com aspegic para substituir o Gurosan....

Agora alexandrinos, Zandingas pra mim é tudo treta!!! poderes sobrenaturais não tÊm. Podem é ter influencia no subconsciente da equipa...

eu acho q e mais...

parapsicologia vs psicologia...

quando as bolas nao entram na baliza adversaria...pode-se encarar isto de duas maneiras:
-a moral dos jogadores baixa...
ou
-ma sorte...

moral dos jogadores em baixo trata-se com psicologia

ora na altura de 80 se se falasse de psicologia a jogadores de futebol eles confundiriam, como muita gente ainda faz hoje, com psiquiatria...e responderiam ..."eu nao sou maluco da cabeca pra falar com um psicologo"...

ma sorte trata-se com supersticoes...
o q na altura e ainda hoje e mais aceite do q dizer q se vai ao psicologo..
apesar de isso comecar a virar...

penso q sao duas maneiras de levantar morais de jogadores...cada um acredita no q quer...

tal como ha pessoas de preferem medicinas "orientais" a ir ao medico do hospital...

um dos pontos de vista e cientifico: psicologia e medicos de hospital

outro e mistico: supersticao, medicina "oriental"

obviamente q eu nao acredito em galinhas pretas...mas se eles acreditam...isso ta a levantar a moral deles...tal como o mourinho levantou a moral de jogadores do fcp contra o benfica ao pontapear o caixote do lixo e ao pendurar a primeira pagina do jornal no balneario onde o presidente do benfica dizia q ia ganhar 3-0 ao fcp...

Re:Deixa-me corrigir-te num ponto

Do que vou falar não tem nada a ver com futebol mas sinto-me na "obrigação" de te corrigir porque o pessoal tem uma ideia bastante errada da medicina oriental ..

« (...) um dos pontos de vista e cientifico: psicologia e medicos de hospital

outro e mistico: supersticao, medicina "oriental" (...)
»

Vou dar-te um exemplo de medicina oriental .. A medicina tradicional chinesa !

Esta medicina é uma medicina bi-milenar e tem sobrevivido à custa da sua .. Eficácia ! E tem pouco ou nada ver com o misticismo .

Por exemplo dentro desta medicina tens campos como acupunctura , fitoterapia ou dietética ..

A mais conhecida no ocidente obviamente que é a acupunctura e já começa a ser implementada em muitos hospitais ocidentais .. Por exemplo , a niveis de anestesia ! A acupunctura permite tornar determinadas do corpo insensiveis à dor e já é utilizada em clinicas dentárias , inclusivamente para arrancar dentes !

Depois tens a fitoterapia em que a cura é feita através das plantas .. Em vez de constumires drogas tomas comprimidos 100% naturais ! Na medicina ocidental já começam a utilizar algumas plantas deles como o Ginseng !

Depois tens a dietética que é um exemplo para os dietistas ocidentais ! Basta reparares na fisionomia dos chineses ..

Realmente eles não usam muitos microscópios nem grande tecnologia .. Mas para que precisam disso ? Eles têm sensibilidade os ocidentais não ! Enquanto numa consulta ocidental tás 10 minutos com um médico na medicina tradicional chinesa as consultas deles são de 1 hora a 2 horas !

Para eles não há viroses :P

É triste mas é a verdade .. Em medicina levamos um bailinho dos chineses !

Re:Deixa-me corrigir-te num ponto

por chama-las misticas nao estava a dizer q elas nao eram eficazes...

estava simplesmente a dar um ponto...q infelizmente esse tipo de ciencias ocultas nao sao ainda muito aceites pela comunidade cientifica...e como tal sao chamdas ocultas ou misticas...

e digo infelizmente pq como dizes muitas medicinas orientais sao eficazes e como tais deviam ser investigadas e aceites...

outro ponto relacionado agora mais com a supersticao e espiritismo...por ex...o jogo do copo pra falar com espiritos...ontem isso apareceu num programa da bbc...eu ja vi esse jogo a ser jogado...e ate ver nao acreditava nele..mas a verdade e q o copo mexe sem ninguem o empurrar..pelo menos conscientemente...eu acho q isso seria uma area muito interessante de investigacao...nomeadamente ao nivel da neurologia...pq como se sabe nos apenas usamos um minima percentagem do cerebro...sera q esse jogo nao leva a q usemos uma parte do cerebro ao nivel de certos contos orientais q ha pessoas q conseguem fazer mexer objectos e dobrar objectos como no "Matrix"...

pq eu tenho uma certa crenca q se fossemos capazes de usar o cerebro a 100% seriamos capazes de fazer coisas impensaveis neste momento...

Queres saber se

O Mourinho faz makumba ou feitiçaria antes dos jogos, o o Pinto da Costa antes de comprar um jogador?
Nã me parece :)

Eu acredito...

...de que outra maneira é que:

- Se sabia de algumas nomeações de árbitros duas ou mais semanas antes dos jogos

- Luís Filipe Vieira sabia que ia ser campeão no Porto desde o início do campeonato.

A razão e o oculto

Querem a minha opinião sobre todas estas crenças esotéricas que proliferam por aí?
OK , já percebi que não mas vou dá-la na mesma - são tudo balelas para cabecinhas pequenas e fracas. E uma boa forma de ganhar dinheiro para que tem "olho por negócio".

De qualquer maneira são cultos que tiveram a sua importância em Portugal, principalmente noutras alturas e que tiveram muito a ver com a invasão de brasileiros que sofreu o nosso futebol e com a baixa capacidade cultural da maioria da "mão de obra" futebilistica da nossa praça.

Embora actualmente ainda se sintam restícios destes fenómenos(a superstição é a mais vulgar prova destas situações), julgo, e para bem de todos, que fenómenos como o de Prof.Alexandrino no Guimarães têm os dias contados.

 

Se era parapsicologo

não sei, mas que tinha mais jeito parar prever o tempo que o Instituto Portugues de Meteorologia e Geofisica todo, lá isso tinha. Foi ele que na vespera da final de Toquio, previu que ia cair um nevão enorme. Isto, quando nada o fazia prever!!

Quanto à final de Viena, ele utilizava as famosas fitas, do género das do Bonfim( não do Leandro,mas sim do Senhor), com o argumento de lhes dar mais força. Julgo que é possivel ver no Futre e essas fitas.
De resto, isto era normal no futebol dessa época. Talvez isso entre mais no campo do Pensamento Mágico e da superstição do que na parapsicologia (o que quer que isso seja).

Mas, qualquer das formas, penso que o prazo de validade destas práticas no futebol está caducada, desde que a ciencia chegou ao futebol. Como vimos há dias, nos excelentes artigos promovidos pela edição, estamos na era da Psicologia, como ciência. E nesta era, não se pode compactuar com empirismos e amadorismos.

Saudações desPortistas

Re:Se era parapsicologo

Ora bem :) Era um comentário deste tipo que se pedia ! (Mas espero que venham por aí muito mais .. Principalmente relativamente ao Otto Glória :P)

Eu nunca tinha ouvido falar no homem mas sendo assim já tenho a confirmação de que ele realmente existe :P

Re:Se era parapsicologo

Ok, cá vai!

Otto Glória, brasileiro de nacionalidade, tem 3 dobradinhas em Portugal ao serviço do Benfica. 54/55, 56/57 e 68/69.
Na selecção de todos nós esteve duas vezes: A primeira como treinador de campo na fase de apuramento e na fase final do Inglaterra-66 ( o seleccionador era Manuel da Luz Afonso), e mais tarde entre 22/09/82 e 08/06/83 já como selecionador principal, de onde se despediu após um particular em Coimbra contra o "seu" Brasil (0-4)!
Em relação ao misticismo, também sempre ouvi falar mas como não é do meu tempo...

Mais informações no Sapo Infodesporto
Saudações

Delane Vieira

É um grande charlatão, o resto é conversa.

Só me ocorre dizer...

mas então porque é que não os contratam e lhes pagam?...Ainda faltam mais uns aninhos, faltam...

Psicologa de Scolari e do Brasil

Disse Scolari depois de ter sido campeao mundial em 2002.
O nosso 12ºjogador foi a psicologa da nossa selecçao.
Ja dizia Mourinho:
"A melhor qualidade de 1 jogador é a sua Força Mental,o Futebol é um jogo mental."

Psicologa de Scolari e do Brasil

Disse Scolari depois de ter sido campeao mundial em 2002.
O nosso 12ºjogador foi a psicologa da nossa selecçao.
Ja dizia Mourinho:
"A melhor qualidade de 1 jogador é a sua Força Mental,o Futebol é um jogo mental."

Numa altura...

em que o acampeonato português vai sendo invadido por brasileiros e africanos (inda bem) se calhara não é desacabido de ctodo que éstas coisas, em pleno sec.XXI, ainda tenham cabimento no nosso campeonato .

O importante não é o que os adeptos pensam, mas sim as carencias dos jogadores que compoem cada um dos plantesi.

Se voces soubessem!?

Quem é? Quem é?

Há um treinador português que conseguia sempre que o clube que o contratasse a ele também contratasse um "jogador", que não jogava... mas que ficava no hotel a fazer "força mental" para desviar as bolas da baliza do seu clube!

Quem é? Quem é? :)

O mundo do futebol sempre teve gente muito ligada a "crenças e crendices", a "sortilégios", a "superstições"... que podem não dar resultado nenhum para quem analise racionalmente "as coisas"... mas que parece que aumentam os indíces de confiança dos próprios e interferem com o "lado psicológico"... lá isso parece que sim!

Re:Quem é? Quem é?

havia tambem um treinador num dos grandes que não goatava que o autocarro da equipa quando ia para os jogos, fizesse marcha atrás, tendo inclusivamente numa final da taça, no estádio nacional, criado um problema quase insoluvel.

depois há as famosas histórias com o alho do Oliveirinha na selecção nacional...

os enterros dos galos e dos sapos, ainda no tempo do zandinga, atrás da baliza dos adversários do fcp, em pleno estádio das antas...

  os galos negros a correrem, recentemente, em Barcelos, no campo do Gil Vicente

E muito mais com certeza , daquelas histórias que vale a pena ficar de pé a ouvir até às tantas da madrugada, se houver alguém que as conte...

Re:Quem é? Quem é?

Pera lá!

Também não há uns zun-zuns acerca do Boavista e dos Pais-de-Santo brasileiros?
E aquela história, salvo erro, há dois anos atrás com o Costinha do Leiria e duma galinhola preta antes do jogo que o impediu de jogar? Acho que deixou de ver, ou começou a ver tudo nublado, ou coisa parecida!

 

Re:Quem é? Quem é?

Ainda no ambito das estratégias de psicologia que merecem ser contadas , conta quem sabe que aqui há uns anos houve um coach da velha guarda que já não está em actividade , que chateado com a a atitude de conformismo dos jogadores durante a semana de treinos, devido a salarios em atraso, chegou ao balneario antes de um jogo de vida ou de morte, e , perante directores e jogadores, deu o onze inicial e saíu do balneario em direcção ás bancadas, sem dizer mais nada....

Ganharam!

Se macumba ...

... Ganhasse campeonatos o campeonato Bahiano acabava sempre empatado!
E o que diz a sabedoria popular brasileira, acho que a parapsicologia e muito boa para motivar alguns jogadores, mas ja teve o seu tempo.
Por outro lado a psicologia e muito bom para a criacao do grupo de trabalho, motiva-lo e direcciona-lo para a obtencao dos objectivos.
O Scolari, la vem o homem outra vez, usou uma psicologa, durante o Mundial e o Euro com essa intencao.

parapsicologia? não me fertilizem

apenas superstição de quem precisa de artificios para manter em alta a confiança... videntes, alexandrinos, galinhas pretas, alho no balneario... sentem necessidade de suportes psicologicos extra.

da-me vontade de rir.

Parapsicologia...

apenas um termo pseudo-científico para feitiçaria ou macumba.
Não acredito em poderes "do outro mundo", mas acredito que os jogadores e treinadores encontrem neles uma solução para os problemas.
Temos de ter em conta que o futebol está rodeado de superstição, os jogadores entram com determinado pé em campo, fazem determinada reza, usam determinados amuletos. Então entre jogadores sul-americanos e africanos é o cúmulo, como uma mulherzinha qualquer que fez uma bruxaria para o Pinilla não marcar contra a sua selecção (será que era necessário?).
Todas estas superstições, amuletos, sortes e azares podem servir como efeito placebo, ou seja, não é que façam a diferença, mas as pessoas acreditam tanto que fazem que elas mesmas acabam por superar as dificuldades.
Quanto a Mourinho, não é bem a parapsicologia que ele utiliza mas sim a Psicologia. O homem é um fenómeno de liderança, trabalho de personalidades e relações interpessoais. Ele faz aquilo que poucos têm coragem e capacidade para fazer, ou seja, escolhe atletas sem provas dadas, por vezes "desqualificados", que consegue tornar em jogadores de qualidade superior, ao invés de ir buscar jogadores de provas dadas, pense-se em Derlei e Maniche ou mesmo Del Horno e Drogba, não poderia ele ter contratado Roberto Carlos e Ronaldo por exemplo?
Mas como se costuma dizer, no futebol vale tudo, e quem não tem cão caça com gato, recorrendo a bruxas e prof's Alexandrinos...

eh eh eh...

"Os títulos europeu e mundial do Futebol Clube do Porto, em 1987, e a Bota de Ouro de Fernando Gomes, em 1985, ficaram a dever-se aos poderes deste brasileiro.

Eh eh eh, será preciso comentar alarvidades deste calibre???!!!!

Haja critério Susaninha! Olhe pela sanidade mental desta gente se não for pedir muito.... :)

:::::Mingos::::

Tantos livros para ler

e logo escolhes um sobre esoterismo no futebol?
Não tarda estás a espalhar alhos perto da TV quando o Benfica joga...

Re:Tantos livros para ler

hehehe! E "ciboilas"! lol