Problema da arbitragem é o mau futebol? | Relvado

Problema da arbitragem é o mau futebol?

 

pois nota ainda que "a tendência geral é culpar os árbitros pelo mau futebol praticado nos nossos relvados.
Pessoalmente concordo com o ponto de vista do presidente do FCP. Parece-me que por parte das equipas (dirigentes, teinadores, jogadores) a tendência para culpabilizar os árbitros à partida, tentando (mais grave ainda) tirar partido dessa situação, desvia-os da preocupação de jogar bom futebol... "

I Liga:

Comentários [15]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

O problema

-O problema da arbitragem pode ser o mau futebol...

-...Mas o problema do futebol também pode ser a má arbritragem...

-Já os observadores, o "problema" deles não pode ser nem o mau futebol, nem as más arbitragens...

A resolução do terceiro problema não resolveria por completo os dois primeiros, mas teriamos certamente melhores jogos com melhores arbitragens, se a avaliação ao desempenho dos árbritos fosse a mais correcta.

A solução? Que tal uma adaptação do sistema de pontuação do Relvado? - lol

Saudações

Re:O problema

lol

oh oh...

com seis milhoes de moderadores,a divinha quem seria sempre o vencedor... :P

Coisas óbvias

De arbitragem muito se tem falado e escrito, mas como diz o Kikas, muitas vezes sem conhecimento profundo de como as coisas funcionam...

O que mais confusão me faz é o "sistema" de observações e o papel dos observadores. Como são recrutados, que formação têm, quantas vezes podem observar o mesmo árbitro, etc., etc., etc! Aí é que me parece haver "espaço" para muita "subjectividade" e "tráfico de influências". Não sei nada de concreto, obviamente, limito-me a especular um pouco... até lembrando-me de notas polémicas que têm sido atribuídas a algumas arbitragens, em casos recentes!

Parece-me óbvio que os árbitros têm a sua tarefa facilitada quando os jogadores se preocupam exclusivamente com os aspectos técnico-tácticos do jogo... e se "esquecem" de protestar por tudo e por nada, se "esquecem" de fazer simulações (ou fazer-se às faltas), se "esquecem" da violência, etc.
Tem de se concordar com o que disse Pinto da Costa, nesse aspecto!

Também me parece óbvio que a tendência, em caso de derrota, é culpar os erros do árbitro, reais ou virtuais. Umas vezes é verdade... outras nem por isso! :)

Também me parece óbvio que é muito fácil ter este tipo de discurso que Pinto da Costa teve... nesta altura do campeonato! Mas aí todos os dirigentes são (praticamente) iguais. Mas da parte de Pinto da Costa e de Mourinho... este ano já ouvi coisas muito engraçadas, a começar logo pela primeira jornada!
Mas... repito... nesse aspecto há "lodo" em outros "cais"!

Caro "pois": para haver futebol de boa qualidade (também) é necessário que o árbitro ajude. Como? Não apitando por tudo e por nada (principalmente por nada), aplicando as Leis do Jogo correctamente e adoptando critérios uniformes. Creio que (como disse acima) os jogadores podem facilitar muito a tarefa do árbitro, mas este também pode dar um forte contributo para o espectáculo não ser "estragado"!

Saudações

Ele ( o PC ) disse bem do Arbitro ?

...e o Mourinho não veio à sala de imprensa dizer que o chão estava inclinado e a soltar lume pela boca ?

...Quanto ficou o Porto ?

Sem fazer dos árbitros herois..

a verdade é que eles são demasiado expostos aos adeptos..

Por quem?...isso agora era discussão para o resto do ano, sem que se chegasse a conclusão nenhuma..

Mas o que é facto é que um dos principais motivos é a falta de qualidade do espectáculos no relvado, que provoca a ira dos adeptos e os faz "focar" no elo mais fraco...o elo mais fraco são os árbitros, os Hugos, os Bolonis,....e por aí adiante...

Num bom jogo, com futebol corrido, rápido, sem muitas paragens, (e aqui sim, os árbitros, sobretudo em Portugal podem melhorar) os adeptos estão mais atentos ao jogo em si...
Até parece que o hugo falha menos..o árbitro quase nem se dá por ele, salvo em jogadas verdadeiramente polémicas, mas rapidamente passa ou é esquecido se o jogo continuar no mesmo ritmo....emoção...

Basta ver um jogo em Inglaterra..e não me digam que é uma questão cultural, porque os nossos adeptos comparados com os Ingleses são meninos de coro..

tendência?

a tendência geral é culpar os árbitros pelo mau futebol praticado nos nossos relvados.

Não me recordo de que se tenha dito tantas vezes assim que os árbitros são culpados do mau futebol praticado para se empregar a palavra tendência. Acho isso um tremendo exagero.

Culpam-se os árbitros sim, pelos maus resultados, más classificações e descidas de divisão. Só cá faltava culpá-los pelo mau futebol praticado também.

O que o Pinto da Costa disse é no fundo um lugar comum, nada mais. A questão dos observadores é velha e o futebol praticado é por vezes pobre mas muito devido às estratégias ultra-defensivas que são montadas para "não perder"
Muitas das frases que se ouvem é que "empatar fora é um bom resultado"

Enquanto assim for a superliga é só super no nome...

* PLO *

ou melhor (pra ti ó pois):

* Z *

(pra ti ó plo)

(pra ti ó pois) ????

"ó pois"??... não sabia que tinhamos assim tanta confiança..

Mas já agora, queria só clarificar umas coisas.

O Zorro é uma figura de ficção (quase mitológica) que representa a classe, a sensatez, a justiça, a redenção dos fracos e dos oprimidos...

Logo, e nem tenho muitas dúvidas que não seria coerente da minha parte estar a referir-me a ti, já que quanto a mim, e do pouco que me foi dado a ver, seria um pouco precipitado classificar-te com alguma destas qualidades.

Para mais, acho que só alguém de características egocentricas, ou com algum complexo de perseguição, poderia pensar que a vida dos outros é referir-se a ele a todo o instante. Como já te disse, não me foi dado tanto a ver que me permita chegar a essas conclusões.

Se for o caso, até aconselho uma mudança de clube, já que foi por unanimidade geral que se constou que o Benfica é o clube que tem mais adeptos pró-Benfica e simultaneamente Anti-Benfica.
(Esta foi só por piada...não leves a mal)

Bom...e agora, tal como te prometi, não voltarei a responder-te, para não levar uns açoites da tua mãe...

nao percebeste jovem

era a brincar..porque motivo teria alguma coisa a ver comigo?
tu é que estás sempre a fazer alusão a isso

ok!ok! não teve piada...foi infeliz!

ok!ok! nao ligas ao que eu digo! Já se percebeu à muito tempo.

mas deixa a hipersensibilidade à entrada da home page ou então toma um calmante ok?

* PLO *

Experiente, maduro e "equilibrado" plo

É só para te dizer que jovem é o meu filho..

"mas deixa a hipersensibilidade à entrada da home page ou então toma um calmante ok?"

Vou seguir o teu conselho...senão ainda acabo por chamar palerma a alguém, e não queria descer tão baixo...

a sério?

Coitado do Rasputin, não lhe faças isso outra vez!

Não sejas mau para o teu amigo, vá lá!

* PLO *

..

Concordo perfeitamente com o Sr. Pinto da Costa. Acho é que os gestos valem mais que as palavras. Quero dizer com isto, que o próprio Sr. Pinto da Costa, já muitas vezes se referiu às arbitrágens e já muitas vezes colocou pressão sobre os árbitros. Ainda esta época o Sr. José Mourinho o fez.
Sim este é um dos grandes problemas das arbitragens, e são os clubes que têm de mudar este aspecto. Se calhar a começar pelos presidentes dos clubes, que não deveriam falar de arbitragens, e que deviam castigar de forma severa quem no seu clube o fisse-se.

Saudações desportivas

:-) Discurso de ocasião !!

Então e que é que o «Papa» disse que já não tenha sido dito aqui?

Agora perguntas de ocasião:

Será que no ano passado por esta altura o Sr. Pinto da Costa diria o mesmo?

Penso, eu: "ah, estamos com 13 pontos de avanço já na segunda volta, vamos dizer umas palavras para embelezar este presépio que é a Super Liga."

Continuo a pensar... desta vez de alto, o FCPorto supunhamos que perde para a semana, péssima arbitragem nas Antas, Porto prejudicadíssimo, disso ninguém discorda, primeiras palavras do Sr. Pinto da Costa "Foi um mau jogo de futebol o que contribuio para esta péssima arbitragem"... Está-se mesmo a ver, certo?

O que eu quero dizer com isto, é que tudo não passa de «paleio» de ocasião e o resto é conversa, depois volta tudo ao mesmo, e sim os telhados de vidro estão em todo o lado !!

Cumprimentos a todos

Re::-) Discurso de ocasião !!

Apesar do discurso de ocasião...não achas que realmente os maus espectáculos dirigem a raiva, ou atenção(para não parecer tão duro) dos espectadores para os elos mais fracos intervenientes no jogo?

E quem são os elos mais fracos?

Vê um exemplo, no Sporting.

A equipa faz maus jogos.
Logo, os árbitros são mais vezes assobiados que o habitual..bastando pequenas faltas para soar um coro enorme....
E para além disso, sofre o Hugo, o Boloni, o Rui Bento..

Re::-) Discurso de ocasião !!

Sim está tudo certo, mas o que eu quero dizer e acho que me fiz entender, é que o Sr. Pinto da Costa diz isso porque está bem à vontade para o fazer com alguns pontos confortáveis de avanço, só isso, quanto ao resto eu até disse que já tinha sido dito várias vezes aqui no Relvado.com.

Grande abraço

Re::-) Discurso de ocasião !!

Ai Meus Deus!
Tás a desgraçar-te...tu ó rapaz que até estavas a subir no top...lol.

Atentar assim contra Ele ?

Perdoai-lhe ò Moderadores "justos" que este jovem não sabe o que diz...hohoho.