Presidentes ou Donos? | Relvado

Presidentes ou Donos?

 

Pikapau diz: "nos últimos anos temos
vindo a ver uma mudança na estrutura directiva dos clubes. Em Portugal foi o
surgimento das SAD's, já em Inglaterra, onde o processo das SAD's está mais
amadurecido, alguns clubes são propriedades de privados, sendo
exºs mais sonantes o Manchester Utd recentemente adquirido por Malcolm
Glazer e o Chelsea de Abramovich. Nos Estados Unidos todas as Ligas sejam NBA,
NFL, NHL, USSoccer, são compostas por equipas que têm donos e não clubes
associativos. O investidor/dono tem como objectivo principal o retorno do
investimento efectuado e para tal necessita de vitórias para aumentar adeptos,
vender espectáculo e merchandising. E se em Portugal as SAD's fossem compradas
por investidores, que impacto traria isso ao nosso campeonato?"

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

OLha o Pereira Coutinho...

...a comprar o Benfica.

Ou o Belmiro o Porto.

lolada...esqueçam o Futebol em Portugal não é rentável, se não já tinha sido adquirido!!!

Estes homens têm fome de dinheiro...

Re:OLha o Pereira Coutinho...

Tens toda a razão!

OFF TOPIC: A namorada do noko

Em exclusivo aqui a namorada do noko

em portugal tb´há um caso!!

o pintinho é presidente e é dono ..alguem acredita que um dia mesmo que os socios o queiram o retiram de lá?

nem que os superdragões tenham que ameaçar os adeptos nas urnas

...

lol

Re:em portugal tb´há um caso!!

continua assim...estás cada vez mais próximo do... não vás ao médico não.

Não sabia

Que Jorge Nuno Pinto da Costa era imortal!!!
No fundo é o que tu desejas, sem ele não existias!

Re:em portugal tb´há um caso!!

nazi

Re:em portugal tb´há um caso!!

Nazi?! Ao menos sabes o que significa?

ninguem falou aqui

da vitoria de Portugal sobre a Espanha em Futebol de Praia.

Re:ninguem falou aqui

era esperada!

o sr. roman abramovich....

poderia comprar o sporting, que eu n me importava!!!

mas falando a serio: o facto de um clube se tornar posse de um empresario, ou seja, pertença de um só dono não passa de puro negócio. onde está o amor pelo futebol?!?!?!?

a paixao pelo nosso clube?!??!?!?

o futebol n e so dinheiro, é paixão!!! e é um rapaz de apenas 16 anos que o diz (eu) !!!!

Re:o sr. roman abramovich....

Desculpa lá o que te vou dizer,mas quando cresceres e dependeres de ti próprio,certamente vais pensar doutro modo.Não é que não admire a tua paixão e a tua sinceridade perante a situação,antes pelo contrário.Oxalá possas ser sempre assim para o resto da tua vida,que faço votos, seja longa.
Saudações.

Futebol, com fim a curto prazo...

Não tenho muitas duvidas que o futebol terá um fim a curto prazo, e digo isto porque hoje o futebol ja não é apenas um desporto onde as rivalidades entre cidades e Paises vinham ao de cima, mas é um negócio para muitos de lavagens de dinheiro, e para outros de enriquecimento rápido, e od adeptos como eu e muitos que por ai andam, ja não se sentem atraidos por este futebol...
Eu quero o futebol, dos Gomes, dos Eusébios, dos Jordões, etc...é esse futebol que os adeptos querem...

Re:Futebol, com fim a curto prazo...

Esse futebol já não existe, nem nunca mais existirá.
Mas a desregulação que existe hoje na sociedade contemporânea a todos os níveis, será regulada por novas regras a partir do caos que actualmente existe.
A humanidade sempre criou novas soluções para sobreviver e evoluir.
O teu email falso (viva AJJ) demonstra o "desespero" em que nos encontramos.
E passo a explicar:
Ainda ontem o ouvi num discurso de circunstância e que embora parecesse despropositado e mal elaborado, AJJ tem o dom com aquele ar e discurso caótico de nos alertar para o marasmo em que vivemos. Um País comandado por burocratas em Lisboa (nem sendo a maior parte deles alfacinhas mas totalmente alinhados em interesses pessoais do controle político).
Perdemos duas vezes a hipótese de fazermos de Portugal um grande País aquando da descoberta do ouro no Brasil, que foi gasto em coisas inúteis.
Agora estamos a perder outra hipótese: os fundos comunitários têm sido mal gastos na sua maioria em coisas inúteis e fraudulentas.
Será que ainda vamos a tempo?
Depende de nós todos.
Apesar dos "copos" AJJ serve para alertar as consciências.

Acredito

que o processo Inglês seria bom para o futebol Português. Utilizei este tempo verbal pois é o que melhor se adequa, seria mas nunca será.

Nunca será porque os clubes pequenos/médios estão cheios de problemas financeiros mas nunca ninguém lhes vai pegar a sério, pois sabe que não tem adeptos para criar o tal retorno financeiro. Ora pensem se o Abramovich estivesse em Portugal só poderia comprar o Benfica, Porto ou Sporting (no máximo o Guimarães) pois não o estou a ver a comprar por ex. o Belenenses e a ter assistêstencias de meia dúzia de pessoas por jogo, pois isto não lhe trazia retorno financeiro nenhum (e o Belenenses não é o pior). Assim é irrealista pensar que a salvação dos clubes pequenos/médios passa por aqui (para mim é irrealista pensar que os clubes pequenos/médios têm salvação). Os grandes que podem de facto apostar neste modo de gestão já o fazem em certa medida, no entanto dada a pouca mediatização do futebol Português é dificil aparecer uma só pessoa para adquirir o clube, como fez Malcom Glazer com o Man Utd.
Para o adepto comum o que importa é ver o clube projectado para grandes feitos, se ele é gerido como uma empresa ou como uma mercearia é uma questão que é, a meu ver, irrelevante.

Percebo a tua ideia

Mas é um caminho perigoso.
Lembras-te (é um caso actual) das empresas que são compradas hoje e deslocalizadas meses depois?
Poderiam aparecer investidores que comprassem os clubes e caso não tivessem rendimento financeiro poderiam retirar o capital depois de vender por exemplo os principais jogadores, e deixavam os clubes no abismo.
Creio que é por essa razão que os adeptos do MUFC andam preocupados. Os clubes em Inglaterra são SADS desde há muitas décadas mas existe uma cumplicidade entre investidores e adeptos. Digamos que existe um lado afectivo que condiciona o lucro fácil.
Com investidores americanos, onde o espírito associativo não existe - existem sim "clubes" que hoje estão em Nova Iorque amanhã em qualquer lugar, é um caminho muito perigoso.
Vê o ex. do Beira-Mar que ano passado fez uma parceria com um grupo económico inglês e vê onde estão agora.
Era uma conversa longa, mas agora vou ver a festa do FCP na TVI.

Re:Percebo a tua ideia

Um exemplo melhor de como isso pode acontecer em Portugal e sem que os adeptos tenham qualquer interesse em actuar até ser tarde demais é o Estoril.

Os sócios do Estoril aprovaram a criação de uma SAD para o futebol onde o clube não tinha a maioria do capital e durante algumas épocas tudo correu bem. Porquê? Porque o Veiga pegou naquilo, levou o Estoril da 2ªB para a SL e como os resultados apareceram, não se preocuparam com mais nada.
Este ano a coisa complicou-se, o Veiga saiu, a SAD entrou em conflito com o clube (bilhetes e afins), o Estoril desceu... uma "salganhada", troca azeda de palavras e uma bota que não vejo jeito de ser descalçada a contento dos sócios e adeptos do Estoril.

Re:Percebo a tua ideia

Concordo quando dizem que é necessário existir uma cumplicidade entre investidores e adeptos. Mas atenção os clubes são os sempre os clubes com sedes e tal. Agora essa de vender o patrimonio e ir embora e deixar o clube no abismo é uma questão pretinente sem dúvida. Este assunto é bastante complicado, talvez o sistema dos três grandes seja jeitoso. Tendo uma sad sem que o cluber perca a autonomia. Mas isto é complicado, o que o futebol Português precisava era de investidores com clubite, assim não havia problema.

Cumprimentos