A posição mais ingrata | Relvado

A posição mais ingrata

 

Paulo Sacramento diz: "no futebol vai-se do céu ao inferno e vice-versa num abrir e fechar de olhos e para os guarda-redes isso é ainda mais evidente. Ricardo está actualmente no inferno tendo estado no mais alto
dos céus no Portugal-Inglaterra em 2004. Baía alternou sempre grandes momentos
com outros menos felizes. E Enke, sempre admirado na Luz, mas com época desastrosa no Barcelona, foi votado como o melhor
guarda-redes da Alemanha. A qualidade de um GR parece então algo de muito difícil de aferir. Que critérios devem assistir a essa avaliação? E quem são afinal os melhores em Portugal e no Mundo?"

I Liga:

Comentários [52]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Para mim o Vítor

Esta nos melhores 5 guarda redes mundiais.
Simplesmente um mito!

Se esta nos melhores 5 guarda redes mundias, então em Portugal é sem duvida alguma o NUMERO 1!

A motivação por trás do artigo

Este artigo surgiu a partir desta notícia do jornal A Bola.

Na sua versão original continha mais algumas coisas sobre os parâmetros a analizar, dos quais destaco a saída dos postes, a colocação e a regularidade.

Já agora, quanto a mim o melhor guarda-redes Português é o Ricardo. Simplesmente, como pretendi dizer no artigo, ser guarda-redes é muito difícil e o ambiente tem muita influência sobre as prestações. No caso dele, tem sido muito prejudicado por isso.
Quanto ao melhor do Mundo, sou grande fã dos clássicos Italianos como o Pagliuca e o Peruzzi. Agora gosto do Buffon e do Toldo. Acho que o Dida também é muito bom, mas a melhor defesa do ano foi a do Dudek no final do prolongamento da final da Champions, aos dois remates do Shevchenko.

Quando quiserem falar de futebol, digam, tá?

Incompetencia

Como é que um jornal como "A Bola" pode escrever que o Hertha é vice campeao da Alemanha????

http://www.bundesliga.de/liga/tabelle/

Re:A motivação por trás do artigo

Ó Paulo tens toda a razão, mas acontece que existem imensos artigos propostos, para discutir futebol, mas raramente são aprovados. No entanto, se for sobre uma vertente específica do futebol, nomeadamente os guarda redes e se isso envolver Ricardo e Baía, então temos artigo! Aliás, este tema já foi debatido inúmeras vezes e sobre todos os pontos de vista possíveis e imaginários...

Já agora, a minha opinião:
- Melhores guarda redes portugueses da actualidade: Baía, Quim e Ricardo
- Melhores guarda redes do mundo na actualidade: Petr Cech, Buffon e Dida

Também me ficou na retina a excelente exibição do Dudek na final da champions, mas o Dudek passou as duas últimas épocas a enterrar no Liverpool. Aliás, não será por acaso, que ele é capaz de ser vendido neste defeso...

Re:A motivação por trás do artigo

Carissimos
Eu ca acho que o premio da melhor pontaria devia ser dado ao Schevchenko, acertar nas maos do Dudek com a bola em movimento e obra.
O Dudek ainda nao percebeu como aquilo aconteceu!!!!!
Saudacoes

A defesa do dudek

..é impossivel!! das melhores defesas que vi até hoje.

Assim como uma do schmeichel que até ganhou um prémio qualquer de um fotografo e que ele defende uma bola todo em voo só com uma mão!

Pra falar de futebol estou eu aqui!

Cumprimentos

Re:A defesa do dudek

Eu acho que em termos de mérito até nem foi nada de extraordinário. Afinal ele pouco mais fez do que estar lá e meter as mãos como pôde (e a bola até acabou por lhe bater a meias nas mãos, no ombro e na cabeça). Considero-a a melhor porque evita um golo que parecia a 99% ser impossível de evitar. A uma distância daquelas da baliza, bola mesmo a jeito, o Shevchenko de frente para ela e perfeitamente alinhado com a baliza, sem sequer estar desiquilibrado, é obra como a bola não entrou...

Re:A defesa do dudek

Então e o mérito do guarda redes???
É que provavelmente ele adivinhou o que o Shevchenko iria fazer???

E isso não é para todos.

Acho que foi uma fabulosa defesa...ainda por cima com toda aquela pressão...Fabulosa

Saudaçoes Leoninas

Guarda-redes da selecção portuguesa

Ricardo
Ricardo era um grande guarda-redes no Boavista mas no Sporting, a maior parte dos adeptos afirmam que ele ja não merece a titularidade.
Ao meu ver, o Ricardo continua ao mesmo nivel. Num clube dito "grande" os erros ficam na memoria dos adeptos e aqueles saltos ou defesas espectaculares ja não bastam para dizer que o clube tem um grande guarda-redes.
Ricardo sempre fez frangos e o seu ponto fraco sempre foi os cruzamentos.
A comunicação social pode afirmar que Ricardo foi o heroi do Portugal-Inglaterra. Mas eu não concordo. Marcar um penalti é um argumento valido para dizer que Portugal tem um grandes guarda-redes? Não, um argumento valido seria ele ter defendido o lance do golo anulado frente aos ingleses, porque ai, é que o GR tem que mostrar o que sabe. Se este jogo não fosse em Portugal, tenho quase a certeza que o golo não seria anulado.

Moreira
por ser jovem, português e jogar num grande, recebeu muitos elogios. Mas ele tambem, não é seguro ao sair da baliza e falta-lhe ainda muita experiência.

Quim
Foi se calhar a melhor contratação do Benfica para esta época. é seguro e regular. Espero que seja ele o titular da selecção, ja que o melhor GR português não faz parte dos planos de Scolari.

Sucesso também depende de outros

O sucesso de um guarda-redes depende muito da defesa que o acompanha. Neste contexto, Petr Cech é o melhor na Europa.

O Baía, apesar da defesa do Porto este ano estar um pouco, errr.. desafinada, fez defesas milagrosas e que renderam pontos.

Há outros bons guarda-redes pela europa, mas a sua avaliação tem de ser feita de forma contínua, ver um jogo inteiro, já que através de resumos não dá para avaliar nenhum guarda-redes.

Para mim, os melhores: Buffon, Casillas e Dida. Ah, fiquei fã do Dudek com aquela forma pouco ortodoxa de distrair o marcador de penaltys ehehe.

Cabala

Julgo que o Ricardo está a ser vitima de uma cabala. Como não é nenhuma maquina é normal que dê os seus frangos, mas desde que ele veio para o SPorting tem apenas sido criticado quando falha mas muitos (inclusivamente sportinguistas!!!) esquecem-se de jogos onde esteve muito bem e que salvou a equipa de muitas derrotas. Sei que vou ferir muitas susceptibilidades e eventualmente serei moderado negativamente as Ricardo é difamado por Benfiquistas (por não ter ido para o Benfica) e por portistas (por scolari o preferir a vitor baía). Não querendo aqui discutir mais uma vez se Ricardo é melhor que Moreira ou Baía (tema já por demais debatido aqui no Relvado), julgo que Ricardo é um bom guarda-redes, longe de ser prefeito, mas julgo que o Sporting dificilmente irá buscar melhor. Deixem o Ricardo jogar, apoiem-no que verão que é um dos melhores guarda redes do mundo. Vitor Baía é um excelente guarda redes tambem, assim como o moreira e quim, mas como mesmo ontem vimos com o moreira, tambem têm as suas falhas. A diferença é que é "fashion" criticar o Ricardo e os outros não. Custe a quem custar, Ricardo é o digno titular da selecção nacional, por tudo o que tem feito por ela. Se há alguem que devemos criticar é António Oliveira que apostou em Baía para o Mundial quando Ricardo tinha feito todo o apuramento e Baía foi titular no Mundial, onde falhou, teve azar mas provavelmente foi isso que o "queimou" na selecção. Não vi ninguem criticar o Baía quando falhou no mundial.

Certo é que Baía não tem que provar a ninguem que é um grande guarda redes, quanto mais não seja pelo seu curriculo.

Ricardo é grande, falha como todos os grande falham, (ainda hoje me veio à cabeça o frango do Kahn...) mas tem uma mentalidade muito forte e ettamente vai rovar a todos os que criticam que não merece uma diferença de tratamento como a que tem sido alvo, diferente dos outros guarda redes.

Re:Cabala

No mundial TODA A GENTE falhou. Não foi só o Baía. E houve até um jogo, contra a coreia se não estou em erro, em que Baía nos salvou da derrota mais humilhante da história de mundiais.

Re:Cabala

Toda a gente falhou...mas só João Pinto foi crucificado

Re:Cabala

O João Pinto foi crucificado por ter sido o primeiro jogador na história dos Mundiais a agredir um àrbitro!
Eu crucificaria qualquer um que fizesse isso.

esqueci-me

da análise aos melhores:

Portugal (não interessa a ordem!)
Helton, Ricardo, Baía, moreira, Mora

No estrangeiro
buffon, Casillas, Cech, Dudek, Dida)

Artigo inédito no relvado.com

Acho que a Susie devia mudar o link para Sugerir Artigo, assim poderia aparecer a seguinte mensagem, sempre que sugerimos um artigo

Error

O artigo que submeteu, não contém nenhuma das cinco palavras chave que se seguem:
- Baía
- Ricardo
- Redes
- Enterrar
- Melhor.

A edição do relvado, vai na mesma analisar a possibilidade de aprovar este artigo e desde já agradece a sua colaboração.

De qualquer maneira, da próxima vez que sugerir um artigo sem estas palavras, tenha ao menos o cuidado de incluir uma das seguintes:
- Árbitro
- Colo
- Benfica
- Veiga ou Vieira
- Rui + Costa
- Defesas esquerdos + Porto

Obrigado!

A Equipa do Relvado

Re:Artigo inédito no relvado.com

Quem tem enterrado mais?

Divertido

Muito divertido!!!!

Tás em grande

Saudações Benfiquistas
NePPer

Ok

Isto cheira-me a mais um artigo sobre o Baía, mas tudo bem.

Quanto ao Enke, sempre o achei um belissimo GR, aceitei a sua saída do SLB porque queria jogar na selecção alemã. Mas as suas aspirações correram mal. Realmente fico contente com este "prémio" que recebeu.

Ao Ricardo agradeço-lhe como todos deviamos agradecer a qualificação frente aos ingleses. No entanto pesno que desde que assinou pelo Sporting as suas exibições nunca foram muito regulares, mas penso que isso se deve também muito à defesa que está à sua frente.

Quanto aos melhores em Portugal destaco:
-Vitor Baia
-Quim
-Paulo Jorge (Gil Vicente)
-Marco Aurélio

Lá Fora:
-Buffon
-Toldo
-Peter Tche (????) Chelsea
-Casillas

Quanto ao melhor dos melhores, dos que vi jogar foi sem dúvida o Michel Preud'homme. (Estes nomes estrangeiros matam-me). Mas isto é como tudo cada um puxa a brasa à sua sardinha

Saudações Benfiquistas
NePPer

Re:Ok

Petr Chech

Obrigado

Aquilo foi escrito assim um cadito à pressa e ficou mesmo assim

Saudações Benfiquistas
NePPer

Preud´Homme

não vivia estes momentos de descida aos infernos.

Porque será?

Porque estamos a compara GK mais ou menos com um Mito das balizas?

ser guarda-redes

requer bastante espírito de sacrifício, concentração, coragem e abnegação, bem como uma força psicológica especial, lá dizia o Papa João Paulo II recordando a sua juventude e a sua prática desportiva.
Algumas destas condições, em especial a última, fazem falta ao Ricardo. Se a tivvesse estou certo que seria um grande guarda-redes.

Difícil comentar

Pessoalmente penso que um bom guarda-redes é relativamente fácil de encontrar. Difícil, mesmo, de encontrar é um guarda-redes excepcional, como diria o sr. de Lapalisse.

Por mim contento-me com um guarda-redes que saiba sair a cruzamentos, não se atrapalhe no contacto físico, seja sóbrio no estilo e que se preocupe em defender aquilo que tem defesa.
Guarda-redes assim temos vários nas Ligas de cá e quando comparo um Helton ou Carlos ou Hilário com o Baía ou Ricardo, sinceramente não vejo grande diferença - a não ser nas camisolas...

Guarda-redes excepcionais - como Yashin, Iribar, Preudhomme e outros - não temos cá nenhum...

Melhor Guarda Redes do Mundo?

Critérios.

Antes de avaliar se um guarda redes é melhor que outro tem de se ter em conta toda a estrotura defensiva da equipa em que ele joga.

- Se tiver uma defesa fraca ou que compromete está condenado a ser um "Saint Preudomme" ou a um "condenado antes de jogar" Ricardo porque tanto estão nos bons como nos maus momentos da equipa e daí ao menor falhanço...

- Se tiver numa boa defesa tipo Juventos, Milan oe Chelsea pouca probabilidade tem de errar porque os lances de perigo são poucos e daí saem jogadores como Ptr Cech, Buffon ou Dida...

Para mim então não se avalia um guarda redes pelo número de golos sofridos nem por um " frango" ou outro (porque isso todos os mamam) mas sim pela regularidade exibicional ao longo da temporada.

Também um bom exemplo para avaliar alguns guarda redes é comparar as exibições que eles têm na equipa e a que têm pelas selecções que representam. Então aqui o Ricardo foi um guarda redes que ultimamente subressaiu-se - Foi finalista da Uefa, do campeonato da Europa e defendeu uma equipa que lutou pelo titulo até à última jornada. Esteve em grande não?

Fora este "àparte" a nível nacional também gostei do Baía, sempre gostei do Marco Aurélio e o Paulo Jorge. A nível internacional o Buffon, O Kan, e muitos outros...

saudações leoninas

melhores em Portugal e no Mundo?

Baia e Baia

isto é facil de analisar

os portistas tomaram o ricardo de ponta por roubar o lugar ao baia

os portugueses tomaram o baia de ponta quando este tirou injustamente o lugar a ricardo na selecção

os portistas meteram tanta pressão no ricardo que o estão a afectar psicologicamente tanto que o homem passou de um bom guarda redes a um inseguro franganeiro...estão claramente a prejudicar a selecção....foram as pressões pra o deco entrar na selecção .depois para jogar ...pensam que manda nakilo ...mas o tempo dos oliveiras 2 e do artyr jorge já passaram...

não se lembram que o baía foi uma guarda redes muito irregular ...nos tempos do barça então chegou a simular lesões para disfarçar a má forma e a fragilidade psicologica...mesmo neste pricinpio de epoca mandou uns valentes frangos....a verdade é que é irregular e para mim grande observador de jogadores de bola nunca foi o melhor foi dos melhores em certas epocas .
eu tb acho o moreira um guarda redes com falhas .

analise-

baía- ponto forte ..saidas para cortar jogadas de contra-ataque e manchas aos pés dos jogadores.saidas aos cruzamentos.pontos fracos- mau entre os postes e bolas altas chapeus falhas de posicionamento.pouco agilidade

ricardo- ponto forte .. bolas -bom posicionameto bolas altas.bolas baixas...boas manchas bom a cortar jogadas de contra-atake- ponto fracos mau nos cruzamentos e cantos brancas psicologicas.

moreira- ponto forte. agilidade - pontos fracos- mau a sair dos postes - nunca sai. mau posicionamento.

quim- pontos fortes agilidade e não arrisca .seguro ponto fraco- cantos e livres.

helton- homem gato ´dá baile a estes todos ..ponto forte .tudo. ponto fraco.confiança a mais.se fosse para ter o guarda redes mais forte já tinhamos naturalizado helton mas isso é só para alguns preveligiados

Re:isto é facil de analisar


os portistas meteram tanta pressão no ricardo que o estão a afectar psicologicamente tanto que o homem passou de um bom guarda redes a um inseguro franganeiro...


Aqui há uma contradição clara. Uma das características de um bom guarda-redes (e também de um bom profissional, seja em que área for) é a sua força psicológica, a sua resistência às adversidades, a sua auto-estima. E é sobretudo nestas três coisas que o Ricardo é fraco. A ânsia em dar conferências de imprensa após ser criticado revela isto mesmo.


All the best, Noviço

Baía em Portugal...

... Buffon no Mundo!

Saudações