Porto pode sagrar-se campeão à jornada 24 | Relvado

Porto pode sagrar-se campeão à jornada 24

 


Porto pode sagrar-se campeão à jornada 24
O Porto pode garantir mais um título de campeão português na próxima jornada da Liga. Para isso terá que ganhar ao Belenenses no Restelo e esperar que o Benfica perca em Paços de Ferreira e que o Vitória de Guimarães não ganhe ao Marítimo na Cidade-Berço. Um cenário que surge a 6 jornadas do fim da temporada e que resulta da vantagem de 16 pontos sobre o 2º lugar. Uma distância tão confortável que só encontra paralelo na Liga israelita...




Em Israel o líder Beitar Jerusalém tem mais 16 pontos do que o segundo, o Maccabi Netanya. Uma realidade pontual que também se verifica em Portugal, onde o Porto poderá sagrar-se campeão com uma das vantagens mais amplas de sempre. O actual recorde pertence ao Benfica que na época 1972/1973 se sagrou campeão a 7 jornadas do fim com mais 18 pontos do que o segundo, o Belenenses. Já na temporada 1987/1988, os dragões foram campeões com mais 15 pontos do que a concorrência directa.

A nível do futebol europeu, o actual líder da Liga do Luxemburgo, o Dudelange, é o emblema com a maior vantagem pontual relativamente ao adversário mais directo, neste caso o Racing, somando mais 19 pontos! Na Lituânia o Kaunas do brasileiro Rafael Gaúcho (ex-Académica e ex-Est.Amadora) sagrou-se campeão desta época em Novembro de 2007 com 15 pontos de diferença relativamente ao FK Suduva.

Depois daqueles emblemas, é o Porto quem surge com a maior diferença pontual relativamente ao segundo classificado da respectiva Liga, no que às contas dos campeonatos do Velho Continente dizem respeito.


Naquele que muitos definem como o melhor campeonato do mundo, a Premier League, as coisas estão bem renhidas. Manchester United e Arsenal têm 67 pontos na liderança, com os red devils com menos um jogo disputado do que os gunners. O Chelsea é terceiro com menos 3 pontos e também menos um jogo por realizar, enquanto o Liverpool surge na 4ª posição a 8 pontos dos primeiros.

Na Liga espanhola, e ao cabo de 28 jornadas, o Real Madrid lidera com uma vantagem confortável, mas não decisiva, somando mais 7 pontos do que o Barcelona. O terceiro classificado é o Villarreal com menos 9 pontos do que o Real, enquanto o Atlético de Madrid é quinto com menos 15 pontos.

No Calcio, o Inter de Milão lidera com 67 pontos, sendo a AS Roma segunda com menos 6 pontos. A Juventus aparece em terceiro a 13 pontos do 1º lugar e a Fiorentina é 4ª com menos 17 pontos. Na Liga alemã quem lidera é o Bayern de Munique com 50 pontos em 24 jogos; o Hamburgo é segundo com menos 5 pontos, o Bayer Leverkusen tem menos 6 e o 4º classificado, o Werder Bremen, aparece a 7 pontos do líder, enquanto o Schalke 04, que afastou os dragões da Liga dos Campeões, é 5º com menos 9 pontos do que o Bayern.


Em França o inevitável Lyon comanda com 61 pontos, mais 6 do que o Bordéus, uma vantagem mais curta do que é habitual. O Nancy, terceiro classificado, vai a 12 do primeiro, enquanto o quarto, o Marselha tem 46 pontos. E por terras gregas o Olympiacos vai na frente da classificação da SuperLeague com mais 2 pontos do que o Panathinaikos de José Peseiro.

Na Liga holandesa o PSV Eindhoven é líder com 60 pontos, enquanto o Ajax tem menos 4 pontos, o Feyenoord menos 6 e o NAC menos 7 pontos. E na Turquia o Besiktas lidera com somente mais 1 ponto do que Galatasaray e Fenerbahçe e apenas mais 3 do que o Sivasspor. A Liga belga tem no 1º lugar o Standard de Liège com mais 4 pontos do que o Club Brugge.

Por fim, na Escócia o fosso é claro entre os dois emblemas mais conceituados, o Celtic e o Rangers, relativamente à concorrência. O Rangers, adversário do Sporting na Taça UEFA, lidera o campeonato com mais 3 pontos do que o Celtic e menos um jogo, enquanto o terceiro classificado, o Hibernian, surge a 21 pontos do primeiro posto e com mais 3 jogos realizados!


I Liga:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Lembro-me como se fosse hoje...

"O actual recorde pertence ao Benfica que na época 1972/1973 se sagrou campeão a 7 jornadas do fim com mais 18 pontos do que o segundo, o Belenenses." 1972/73 Ah! Velhos tempos do crepúsculo do fascismo em que o campeonato tinha competitividade. Ainda me recordo das capas d'A Bola. O Glorioso ganhava semana sim, semana sim. Os outros clubes faziam papel de figurantes. Apostava-se por quantos ia ganhar o Benfica. Um campeonato sem qualquer derrota. Por casualidade, a selecção portuguesa era sempre eliminada das fases finais dos campeonatos, fossem eles da Europa fosse do Mundial. Quando não nos calhava uma das então chamadas potências do futebol, havia sempre um país de Leste, uma Suiça, uma Bélgica, uma Escócia, uma Irlanda ou uma Suécia para nos deixar pelo caminho. Nas competições europeias, tirando o Benfica que, apesar de fazer a sua travessia do deserto, lá ia chegando aos oitavos, os clubes portugueses rezavam para que lhes saísse um "Não-sei-Quantos" de Nicósia ou de La Valeta. Lá se chegava à segunda eliminatória com grande elogios no jornal oficial do Benfica. Sempre que nos tocava um clube da terra da cerveja (morna ou fria) era cabazada pela certa. Normalmente, quando eram ingleses, dávamos-lhe uma coça no fim do jogo para eles aprenderem a não ser "hooligans" antes do tempo. Ainda me lembro de ver em Guimarães um inglês a apanhar naifadas no cu ao tentar saltar o muro enquanto outro se atirava com as costelas e à cabeçada contra quatro ou cinco pares de botas da tropa de pacíficos adeptos do Vitória. Alguém se lembra desse famigerado jogo em que os sacanas dos ingleses tinham espetado 5-0 ao nosso Vitória? Cabrões que só apanharam as que mereciam! Mas que interessa. Como ainda ontem dizia o Rui Santos, era o futebol na sua essência, o tal futebol que (sic) "se jogava há vinte anos". Nos últimos vinte anos, para o Rui Santos (como para a maioria dos nostálgicos do antigamente, o futebol deixou de ser o que era. Dizem algumas más línguas (com números a comprová-lo) que nunca o futebol foi tão competitivo em Portugal como agora. Se esta chavalada fosse fazer uma análise do historial da selecção e dos clubes portugueses (sem o Benfica) na Europa nos últimos vinte anos e o comparassem com a história dos 20 anos anteriores teriam interessantes surpresas. Mas não. O Rui Santos acha que o futebol acabou há vinte anos atrás. Por mais que me esforce não consigo perceber o que é que se terá passado. É verdade que foi há vinte anos que o Porto começou a dominar o campeonato. Mas de certeza que é um mero pormenor que em nada deve ter influenciado a opinião do Rui Santos.

Contas saíram furadas

Ainda há duas semanas em apostava que o Porto iria sagrar-se vencedor deste campeonato em casa frente ao Benfica. Seria a meu ver a maneira de trazer ainda uma réstia de emoção ao campeonato, e o último dos clássicos ainda mais apetitoso. Neste momento já nem arrisco previsões. O Benfica perder , o Porto ganhar e o Guimarães perder, tudo em simultâneo, parece-me contudo um cenário pouco provável. Mas já faltou mais...

Susana....

é Benfica-Paços ou Paços-Benfica? é que segundo rtp teletexto e zerozero dei com um Benfica-Paços e não Paços-Benfica a não ser que esteja errado e eles também.

Eu quero

é ser TRICAMPEÃO ,o resto que se lixe,Em casa ,fora ,o que interessa é vir mais um caneco.É uma questão de semanas ,não acredito que seja no próximo fds,porque não estou a ver o Guimarães a perder em casa. A nossa SUPERIORIDADE é tão evidente.

oh curva

mas que tinha mais piada em casa frente ao SLB la isso tinha :) mas estou curioso para ver se nessa altura ja formos campeoes se os jogadores do SLB vao prestar a devida homenagem tal como por exemplo no ano passado os jogadores do Chelsea fizeram ao Manchester e ha 2 anos aos do Manchester fizeram aos do Chelsea. Cumps

É verdade...

O carapinhas ontem na SIC ter dito que o benfica em 20 anos (Época 1987/1988 até 2007/2008), ganhou 4 campeonatos?

Re: É verdade...

Se disse ou não disse não sei porque não vi o programa, agora esses dados estão correctos; 1989 1991 1994 2005

Campeão? não,Tri Sff

Ó Susana,como é? Acho que é tri-campeão e não campeão. Que mania de dizerem campeão os jornalistas e a Susana também vai nesse espírito :(. Vá, eu desconto-te mas duvido que seja já campeão na 24..Deixa pelo mês de Abril como tinha planeado ser campeão, está bem? E pode ser em casa no jogo seguinte ao jogo de Belenenses.

Re: Campeão? não,Tri Sff

Desculpa mas não deixa de ser campeão, a informação não está errada.

Re: Campeão? não,Tri Sff

eu sei que não deixa de ser correcto, mas pela lógica das coisas :P,considera-se tri. bem,acho que o benfica não joga em Paços mas em casa diante do Paços...segundo fontes do rtp teletexto e zerozero.

Re: Campeão? não,Tri Sff

Sim o Benfica joga em casa frente ao Paços! Cumps

Posso escolher?

Preferia ser campeão em casa...

Este é o meu 23º comentário...

Quero expressar perante toda esta grande comunidade que me vou casar já este Sábado que vem, com o meu namorado o noko para espanha... Gostaria de convidar toda a comunidade relvática para esse desenlace... Duque das Saladas & Noko eternamente ligados um ao outro... bjinhos a todos... PS:Quem quiser ir à cerimónia, que irá ocorrer no estádio do GETAFE, é só fazer reply a este comentário. Eu anotarei a lista dos interessados e depois darei mais pormenores. Um muito obrigado... Aqui segue a lista dos nossos ilustres convidados: Dalio Jan Ullrich Pacman pisca-pisca dragaoport e sua família EL KIT