Porque continuam os clubes a apoiar as claques? | Relvado

Porque continuam os clubes a apoiar as claques?

 

Tito Velosa lembra "a grande preocupação que existe para o próximo Nacional-Porto daqui a algumas semanas. Num estádio pequeno como o da Choupana, e sendo um clube que mobiliza muitas mulheres e crianças ao seu estádio, estou realmente preocupado tanto mais que os Superdragões já confirmaram levar perto de meio milhar de membros novamente ao Funchal".

NOTA: o artigo do ManchesterFan acima aprovado foi
submetido a 15 de Janeiro deste ano, às 12:21H, e portanto não conta para a
edição da Supertaça Relvado II.

I Liga:

Comentários [28]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

PORQUÊ

POrque não tem amis quem apoiar, e assim , cada direção ganha mais uns votos nas eleições seguintes.

www.fly.to/26-4

.

Claques?

Sou, como sabem, adepto do FCP.

Há 4 anos atrás dava aulas numa escola de Espinho (onde também residi durante 1 ano) e fazia o trajecto Porto - Espinho frequentemente de comboio.

Numa dessa muitas viagens tive a infelicidade de, juntamente com outros passageiros, compartilhar a carruagem com alguns elementos da claque SuperDragões.

Cerca de dez elementos desta claque, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 (assim me pareceu) resolveram "alegrar" a viagem a toda a gente. Os mais novos tentavam (motivados por alguma força poderosa) arrancar um banco e mandá-lo pela janela fora (com o comboio em pleno andamento).

Quem tentasse intervir de alguma forma ou esboçar qualquer reacção era logo insultado da forma mais escabrosa e empurrado com violência.

Como a janela era pequena e o banco não cabia, vira-se um que diz:

- F*** o vidro, c******!

Dito e feito, vidro partido, banco arremessado.

O comboio para numa estação (revisor nem vê-lo) e alguns SD aproveitam para saír. Pouco depois regressam a correr e entram já com o comboio em marcha. De repente todos percebem as enormes labaredas que saíam do WC. (Presumo que tenham regado tudo com gasolina e ateado fogo).

Assim que o comboio voltou a parar saí e apanhei o seguinte.

Isto são as claques!

Não me interessa o que fazem na Argentina ou na Inglaterra, eu nem estes santinhos queria aqui.

* PLO *

PS: Depois deste episódio, a minha reconciliação com o conceito de claque irá demorar algum tempo. Para a história não ser completamente triste, posso dizer que começo a apreciar (muito ao de leve) a Torcida Verde.

Re:Claques?

E são só a Super Dragoes?? Não será alguns elementos em 100??? Estamos a manchar a instituição SUPER DRAGÕES, visto que é so alguns elementos!! Acredito e sei que nos outros clubes tambem existem esses casos!!

Re:Claques?

Meu amigo,

Eu falo do que VI e do que SEI!

Se são só os SD ou se são todos os SD ou não, deixo para outros comentarem.

Penso é que é de todo descabido estar a tentar defender gente desta...

* PLO *

Re:Claques?

Também já assisti a alguns desses bonitos momentos.

Sinceramente era para o moderar ... mas não modero pois é meu adversário na SuperTaça !!!

he he he

Estou a brincar, já o moderei nos últimos 5 dias logo não o posso moderar novamente. Mas pelo menos fica com +1 pontito Psiquico para o ajudar na sua função de Psicólogo.

Saudações Leoninas

Até os Comemos !!!

#relvado

Kem apoia o FCP??

Quem apoia o FCP?? Claro não é a juveleo é a Super Dragões!! E essa claque que o FCP tem que apoiar!!

Atenção que

os superdragoes apenas são uma parte dos milhares e milhares de adeptos do FC Porto, pois a maioria nem está ligada a claques.Logo a partir do momento em que os prejuízos começam a ser maiores que os beneficios os apoios devem ser cortados, como o próprio Pinto da Costa já fez noutras alturas.

Benefício da dúvida

Os clubes tentam sempre dar o benefício da dúvida a quem por eles cria uma estrutura de apoio. As claques organizadas são o ponto de partida para o apoio do público "in loco", e são aqueles que nunca falham, seja em casa ou fora de portas.

É muito complicado tentar vetar a entrada a esses adeptos, até porque, muito provavelmente, isso acarretaria problemas ainda maiores. Mas o FC Porto, por exemplo (e não deixa de ser o clube visado por Tito Velosa), já o fez; Pinto da Costa retirou durante muito tempo o apoio aos Super Dragões, sem no entanto os proibir de entrar nas Antas.

De qualquer das formas, acredito que a grande maioria das claques até nem são tão violentas como fazem parecer, e deixo aqui os meus sinceros parabéns à principal claque do Sporting, a Juve Leo. Para mim, a melhor claque do nosso país, pelo menos no que respeita aos grandes.

Cumprimentos

Mais uma acha para a fogueira...

Estou na generalidade de acordo com o artigo, mas aproveito para acrescentar o comportamento vergonhoso das claques nas estações de serviço das nossas Auto-estradas, em que roubam e vandalizam, e ainda por cima ficam impunes! Esta questão talvez ficasse resolvida se houvesse uma mão mais pesada por parte do governo, criando uma legislação que penalizasse duramente estes actos animalescos de certos adeptos da violência.

Desculpe!!!

"Comportamento Vergonhoso dos SuperDragões"... " deslocação do PORTO à choupana"... Só lhe vou colocar uma questão, porquê exemplos de violência aludindo aos superdragões e ao FC Porto???
Para que fique a saber dentro daquela claque existem pessoas que ganham a vida honestamente ,como possivelmente o senhor e que apenas querem assistir aos jogos na presença dos seus amigos. Não vamos generalizar....
Sempre podia dizer dois elementos...

esqueci-me

de outra coisa. Sempre pode perguntar à Sad portista de quanto foi a conta do prejuízo feito por esses "2 elementos" que foi enviada para as Antas pela Camara Municipal do Funchal, pelo Instituto do desporto da Madeira (gestor do estádio dos Barreiros)e pela SAM ( empresa de transportes fretada pela claque e que teve 2 autocarros totalmente vandalizados). Tudo isto para não pensarem que sou exagerado...

dois elementos???

Não foram dois elementos que obrigaram um autocarro de 70 pessoas onde viajavam, a parar, para sairem e carregarem sobre um grupo de maritimistas que naturalmente lançavam piropos ( o que não sendo bom, é normal em caso de derrotas). Concordo consigo quando diz que existem boas pessoas nas claques, agora eu não estaria de certeza junto de pessoas ou "amigos" com cartazes ofensivos e provocadores como " OS SUPERDRAGOES VÃO PARTIR TUDO" e " Madeirenses de m****" , pois duvido que essas pessoas apenas quissessem assistir tranquilamente a um jogo de futebol.Se existem pessoas de bem ou alguma organização nessa ou em qualquer claque,então deve zelar para que tudo corra bem e tenha controle sobre seus elementos. Ir ao futebol rodeado de "amigos", por sua vez rodeados pela policia de Intervenção não tem muita piada a meu ver...mas há gostos para tudo...Em último lugar e como já disse antes na resposta ao Nuno, eu mencionei outras claques e outros incidentes mas o artigo foi cortado...

é so o porto?

concordo que as claques nao se portam bem mas acho importante os clubes continuarem a apoiar as claques.

agora porque se temos aqui exemplos envolvendo o Porto?
o benfica ja nao fez pior? alguem ja esqueceu dos incidendes em guimares?
das agressoes vergonhosas das claques benfiquistas ao jogadores do fco em hoquei ha alguns anos?
dos incidendes contra o sporting que levaram a ter um morto durante um jogo?
sera que os no name boys sao santos tambem?

todas as claques devem ter um comprtamento exemplar dentro e fora dos campos...e todas as agressoes de qualquer clube que for tem que ser severamente punidos e excluidos dos estadios

em ingleterra as pessoas que sao interditas de estadio devem se apresentar durante o jogo num posto de policia para justificar que nao estam no estadio...acho isto muito bem e voces?

saudacoes portistas

Evidente...

Isso aplica-se a todas as claques sem excepção! O comentário do Nuno é bem revelador...

Saudações Benfiquistas.

Se acabassem com elas...

O futebol só teria a ganhar. Está certo que se podia perder alguma cor, animação e essas coisas, mas por outro lado também voltaria a ser possível levar os putos à bola, como se fazia antigamente. Uma pessoa hoje em dia se vai a um jogo tipo Benfica vs Porto (só para dar o exemplo da próxima jornada) já tem que ir com cuidado para não se meter em confusões. Basta ver que há jogos considerados de "alto risco"... faz algum sentido que uma pessoa se arrisque a ser agredida por ir apoiar a sua equipa? Por mim a polícia e os clubes deviam acabar com as claques, isso tornaria logo o futebol muito mais pacífico, além de que acabariam aquelas excursões organizadas de vândalos e gatunos que são as deslocações de algumas claques a estádios fora da sua cidade.

Não há santos...

Sinceramente só confunde claques com o clube com as claques quem quer, e quem tem má fé!! As claques têm 2/4 mil pessoas (na melhor das hipóteses), compare-se com o universo de adeptos dos clubes...

Tal como já disse há uns tempos (tendo até levado uma clubite!!), nisto de claques não há santos... são todos iguais, uns mais violentos, outros menos, mas todos com enorme propensão a fazer asneiras... o comportamento de grupo muitas vezes leva a exageros!

Eu gosto de ver as claques a apoiar, gosto das claques a fazer coreografias, gosto de ver as claques com faixas de humor refinadissimo... mas já não gosto de ver insultos, nem atitudes de violência... os clubes tendem a acreditar que a 1ªparte é importante, e que a segunda terá de ser controlada quer pelos chefes da claque, quer pelos elementos da segurança.

Em grupos tão grandes há sempre ovelhas negras, que acabam sempre por arrastar os outros para situações inaceitáveis!!

P.S. continuo sem entender o porquê de se usar sempre a mesma claque para dar exemplos... ou se calhar até percebo.

outro exemplo

PSP de Alvalade .... estes estão no centro de todo o mallll ;)

Re:outro exemplo

Eu bem digo, tu confundes adeptos com claques, e agressão com protecção...

Deixo aqui depoimentos de adeptos, que não membros de claques que sofreram a barbarie de quem os deveria proteger:

"Vi mulheres e crianças serem agredidas gratuitamente"

Hugo Pires, Director de Marketing


Estava a falar com um agente da BAC de Lisboa e ouvi um outro para os colegas - >. " (...) " Antes daquilo acontecer já a policia estava totalmente desorganizada, segmentada e sem suficiente comunicação. A BAC estava em baixo, na conversa, a SIR estava a fazer um cordão já sem sportinguistas e o Corpo lá fora estava entregua às sua própria vontade... Impensável."

Pedro Barbosa, Eng.Industrial


"Quando entravamos no estádio levavamos com bastões de forma arbitrária.. tinhamos escrito na entrada "Entrada dos Cães" que a PSP teve todo o tempo do mundo para pintar o muro antes de chegarmos, ou deixar os outros pintar.."(...) "Vi uma míuda de 13 anos a levar uma bastonada por tentar fugir , caiu e ainda levou outra. Que policia é esta?"(...)"se eles tivessem camaras de gaz tinham morrido 4000 adeptos
vestidos de azul e branco".

José Sousa, Professor ES


"Vim com amigos do Barreiro ver o jogo e sempre pensei que a policia é que nos protegia das claques. Hoje já não penso assim. Ou aquilo foi uma excepção, ou a policia é bem mais perigosa que as claques."

Tiago Matias, Decorador


"300 Km para apoiar a minha equipa...Pagar 25 euros...para assistir a um deploravel espectaculo de brutalidade paga por todos nós contribuintes, onde mulheres crianças e homens foram tratados como cães...Bem Vindo a Lisboa é essa a vossa Saudação?"

Pedro Moreira, Dir Comercial


mas, se queres vai lá e vê: www.vergonha.com

Eu não me revejo nestas acções, tu pelos vistos parece que sim!!

Re:outro exemplo

meu caro:

eu não defendi AQUELA actuação da polícia, até porque não não conheço a situação em detalhe. Se os agentes acturam mal à um código disciplinar a cumprir. Serão castigados.

e quem é que fez esse site? que procedimentos seguiu para averiguar a veracidade dos depoimentos? quantos depoimentos queres em contrario, inventados já e aqui na hora? queres quantas cassetes de video de segurança, p.ex. de estações de serviço ?

não me venham é com merdas de dizer que a culpa é da polícia: a culpa é daqueles animais que vão ao futebol pela violência ...

Cumprimentos

Re:outro exemplo

Então explica-me porque é que tendo eu falado nesta situação tu resolveste contestá-la??

Um ex-secretário de estado não tem credibilidade?? Aquilo que está gravado não tem credibilidade? Aquilo que está fotografado não tem credibilidade??

Pois, é o costume são tudo invenções, nada dquilo se passou, são tudo depoimentos vindos das mentes engenhosas e demoníacas que dedicam o seu tempo a magicar estórias!!

Quem querias que tivesse feito o site?? Logicamente foram aqueles que tem capacidade para tal... achas que uma qualquer pessoa tem disponibilidade e meios para isso?

Eu já percebi onde tu queres chegar... há muito tempo!!

Re:outro exemplo

É claro que um secretário de estado tem credibilidade, mas também o tem uma peixeira ou um trolha ..

É preciso é as situações serem esclarecidas nos locais próprios (tribunais)..

Não venham com a história das lamúrias, q está tudo contra voçês, etc, etc simplesmente esse discurso já não pega

As imagens, videos, depoimentos soltos não valem nada, podem ser manipulados e tem que ser investigados e julgados pelas pessoas competentes.

Tu olhas para aquele site e "comes" tudo o que te dão! Onde é que está o "site" com a defesa dos polícias? Ou esses não tem direito a defesa? A minha pergunta sobre quem fez o site era para chegar a esta conclusão: uma das partes! E a outra?

"Eu já percebi onde tu queres chegar... há muito tempo!!"
ainda bem, porque eu ainda não percebi onde é que tu queres chegar ...

Cumps

Re:outro exemplo

espero sinceramente que nunca tenhas o azar de sofrer o que aquelas pessoas sofreram... Ou na tua opinião aquilo que não aconteceu...

Razões

Dei os Superdragões como exemplo pelo facto dos incidentes terem acontecido aqui à dias na Madeira e também pelo porque eles voltam ao Funchal daqui a dias,o que está preocupando os responsaveis nacionalistas, logo acho que foi pertinente te-los mencionado.Além disso, eu mencionei no artigo os incidentes com a claque benfiquista no jogo com Guimarães e o comportamento da Juve Leo o ano passado na Madeira, só que essa parte foi cortada pela editora. Ainda além disso sou simpatizante portista mas isso não me impede de desprezar os actos de vandalismo, roubo e violencia que os superdragões TODOS os anos fazem na Madeira.
Não era obrigado a me justificar mas não gosto de mal entendidos.
Um abraço desportivo.

Re:Razões

Claro que não era obrigado a justificar... até pq eu percebi o porquê de os ter mencionado. A pergunta era retórica, não esperava qualquer tipo de resposta, até porque, tal como aconteceu, ela foi exactamente a que eu pensava que iria dar.

Re:Não há santos...

Quanto ao "PS", penso que o Tito é do Nacional logo...

Ainda há pouco penso que li um artigo teu sobre «manias» da perseguição... :-)

Abraço

Re:Não há santos...

eu percebi de quem era e porque era... a pergunta era retórica.

Muito bem...

Concordo com o teor do seu comentário.
Pena que não tenha pontos.

Saudações Benfiquistas.

Claques são um problema real

Sinceramente não compreendo como os clubes continuam a apoiar as suas claques. Existem inúmeras vantagens desses adeptos em relação aos outros adeptos comuns e ao contrário só prejudicam o clube.

São bilhetes mais baratos para os jogos, abertura de portas mais cedo para colocar faixas e outros objectos, locais no estádio para guardarem os seus equipamentos, preços especiais para irem ver as equipas a locais distantes, entre outras coisas e depois olha é o que se vê, sinceramente não entendo...