Porque aumentaram golos de bola parada? | Relvado

Porque aumentaram golos de bola parada?

 

Carrico diz: "cerca de 40% dos golos desta Superliga foram marcados em laces de bola parada! Que dizem disto? Num futebol cada vez mais exigente, os lances de bola parada assumem grande importância. Deve-se à evolução táctica, física, ou a uma evolução geral?" Já Restelo questiona: "será
dos árbitros em Portugal que assinalam tudo o que é falta? Será da matreirice de alguns jogadores? Ou da falta de
qualidade de alguns guarda-redes ou defesas?"

I Liga:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É um pouco de tudo...

Penso que esse aumento se deve a uma série de factores. As equipas "pequenas" já se organizam melhor e já estudam melhor o método de trabalho das outras equipas. Os treinadores cada vez treinam mais os lances de bola parade e as jogadas de trabalho especifico.
Devido ao facto de as defesas cada vez mais se superarem aos avançados é cada vez mais importante saber aproveitar oa lançes de bola parada, sejam eles cantos, livres ou foras.
No entanto em Portugal penso que existem faltas a mais. Isso não é benéfico para o nosso futebol e não vejo um jogo com 15 faltas logo aos 5' em qualquer outro campeonato que não o nosso. Os árbitros apitam por tudo e por nada, os jogadores fazem faltas por tudo e por nada e arranjam cada vez mais faltas para poderem de bola parada resolver os encontros.
É triste mas é o nosso futebol.
Ainda me lembro da semana passada ver o "meu" Manchester United a lever 3 secos do rival Manchester City e o tempo útil de jogo foi de 82' com 10 faltas aos 65'. Enfim...

a razao desconheço

mas a verdade é que também eu me tinha interrogado porque tantos golos de bola parada. Mas provavelmente estará ligado a mais investimento nos treinos especificos dada a dificuldade em marcar golos em lances de bola corrida. Depois há falta de trabalho de casa como o Paços na Luz que foi uma desgraça ou o Porto, que é o seu indiscutido calcanhar de aquiles...

Lógico que sim...

Conforme se sabe o futebol tem vindo a evoluir... Em termos físicos as equipas equivalem-se e os jogos são resolvidos muitas vezes em pequenos pormenores... As defesas (não só os defesas, mas sim a equipa no seu todo ao niível de pressão sobre a bola...) estão cada vez mais fortes, o que faz com que quem é tecnicamente superior sobressaia.

Igualmente os únicos lançes que podem ser criados em treinos com maior certeza de aproveitamento são os lançes estudados... que serão quase sempre provenientes de livres, cantos e até mesmo lançamentos de linha lateral!!

Nestes lançes a vantagem é sempre de quem ataca, pois os lançes são feitos de maneira a explorar falhas do adversário, pois este nunca sabe o que poderá sair da movimentação dos jogadores, ou que tipo de colocação levará a bola... Por muito concentrados que estejam os jogadores e guarda-redes, há jogadas que conseguem confundir tudo e todos...

Em relação às faltas está perfeitamente claro que em Portugal os árbitros não têm critérios iguais, o mesmo árbitro num jogo deixa jogar e nem sequer mostra cartões, e no jogo seguinte já apita a tudo e mais alguma coisa, é lógico que nestas situções os jogadores tentam tirar o maior benefício possível.