De pontapés de canto... | Relvado

De pontapés de canto...

 

migtea diz: "existem diversas maneiras de
marcar um canto. Por exº, um pontapé lançado para o coração da
área torna-se difícil de defender por parte do guarda-redes, pois este não sabe
se há-de ir à bola e deixar a baliza desprotegida, ou se fica e confia nos
defesas ou prepara-se para um cabeçeamento ou pontapé adversário. Seja directo,
curto, ao 1º ou ao 2º poste, cada modo tem as suas vantagens. Quais os
vossos preferidos e quem se lembram de serem marcadores exímios nestes pontapés?
Não há nada mais desesperante do que um pontapé de canto longo que
nunca chega à área porque embateu entretanto no defesa mais próximo da
bola."

I Liga:

Comentários [26]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

...

"cabeçeamento"?

Gosto dos pontapés de canto marcados pelo Nani, tensos e com excelente direcção.

Hugo Viana e Deco são os melhores!!!

Em cantos dos meus "artistas" preferidos destaco: do lado direito com o pé esquerdo que são meio golo ao 1ºposte- 1ºHugo Viana 2ºLaurent Robert; 3ºMihajlovic; do lado esquerdo com o pé direito: 1ºDeco; 2ºBeckham; 3ºBruno e Hugo Leal. Porém nunca mais me esqueço de um futebolista francês que passou pelo Sporting que era eximio na marcação de bolas paradas, sobretudo nos pontapés de canto, que era o Didier Lang, que com muita pena minha pouco sucesso teve devido a questões de adaptação, indisciplina e por falta de oportunidades!

Os pontapés de canto

Dependem da estatura e habilidade de cabeça e anticipação possiveis nos jogadores de uma equipa, para em conformidade , optar para o melhor local para pôr a bola.
Quanto a exímios marcadores de canto, sublinho Bruno do Nacional , Quaresma do FCP e penso que o Francês do Benfica.

Lets luk ét a trailer

lol

Bom, hoje em dia com as polemicas futebolisticas aquelas palmadas facilmente se consideram agressões...

... Provavelmente se fosse à três anos com despoletar do processo Casa Pia, poderiam aquelas palmadas serem vistas como sinais pedofilos...

Sinais dos tempos...

á cantos e cantos...!!

joguei varios anos futebol ! e curiosamente a minha posição era a mais recuada de todas , presisamente guarda-redes, livres e cantos por norma são dos lançes mais dificies para um guarda-redes ! todos os cantos apontados ao 2º posto que passam fora do alcance do gr são sempre dos mais dificies de intrevir e ai o papel fundamental passa a ser o do defesa que como principal "colaborador" do keeper tem por obrigação aliviar o lançe ! cantos ao 1º poste e no coração da pequena area têm de ser sempre do guarda-redes , é a area de jurisdição do keeper na qual tem por obrigação ser dono e senhor do lance !
cantos apontados a entrada da area também são lances com dificil grau de intrevensão do guarda-redes ! torna-se bastante complicado ver a bola partir num emaranhado de jogadores e se o lance for bem apontado só a classe do gr poderá ditar o desfecho !!

entao ja que foste gr entao diga me uma coisa

por favor

Nos cruzamentoe saias para agarrar a bola ou socavas a bola para longe?
Ou eras como o Ricardo que nos cruzamentos falhava varias vezes?

Olha que eu tambem jogava a guarda redes e lembro que nos cruzamentos raramente fallhava porque praticamente socava tudo

Re:entao ja que foste gr entao diga me uma coisa

depende da quantidade de jogadores envolvidos no lance !!
se estiveresse claramente em situação priviligiada de agarrar a bola nunca a socava (a não ser em casos praticulares como as situações climaterias quando a bola esta molhada e escorregadia é sempre mais seguro aliviar do que agarrar, podes não conseguir a 1ª e pode ser fatal)!!
se estiveresse num aglumerado de jogadores a melhor solução é sempre socar com ponhos serrados e de preferencia com os dois braços juntos e nunca horizontalmente !!
todos os guarda-redes de futebol têm o seu ponto fraco e por vezes as asneiras que fazem têm muito a ver com a decisão que tomam numa fração de segundos !! no caso do ricardo o seu ponto fraco é os cruzamentos !! mas ultimammente noto que tem tomado a decisão correcta ao não tentar agarrar quando poderá haver perigo eminente !! parece-me que esta a melhorar nesse aspecto !!

Re:entao ja que foste gr entao diga me uma coisa

eu queria é dizer que nos cruzamentos quando estava sozinho é claro que eu tentava agarrar a bola nao ha perigo mas por exemplo quando estao muitos gajos adversarios perto de mim é claro que soco a bola para longe e quando chove entao nao é bom agarrar a bola nos cruzamentos.

È por isso que admiro o Quim o gajo pode nao agarrar uma bola nos cruzamentos mas o gajo soca quase sempre a bola para longe,é feio mas muito eficaz ja o ricardo tenta sempre agarrar a bola mesmo quando ha adversarios pela frente e quando nao agarra sai frango.

Re:entao ja que foste gr entao diga me uma coisa

sim !! sim !!
quando estão muitos gajos por perto deve-se sempre socar a bola para longe nunca horizontalmente e com força !!
alias essas são logo das primeiras regras que se ensinam a um gr quando começa a sua formação .
um gr é o jogador em campo que tem mais tempo para pensar , mas ou mesmo tempo o que tem menos tempo para reagir, uma exitação e é a morte do artista ! a segurança num guarda-redes também tem muito a ver com a capacidade de avaliação dos lances e a maneira como deve atacar a bola !!
o ricardo por vezes não pensa e depois faz merda ! lembro-me por exemplo de lances que sai da pequena area em disputa com os adversarios e tenta segurar quando as regras falam em aliviar e em consequencia disso o sporting sofre golos desnecessarios !!
o ex de 1 dos lances que agora me lembro:
no jogo em inglaterra na epoca passada para a uefa com o boro em que saio da area á toa e tenta agarrar a bola !!
esses eram daqueles tipos de lance que eu nunca agarraria !!!

futebol é uma desporto facil

havia um treinador famoso que agora nao recordo o nome disse que o futebol é o desporto mais simples que ha no mundo,e quem nao o complicar sera grande jogador e quem complicar nao é grande jogador.

È por isso que ha uns tempos atras a Alemanha praticamente ganhava quase sempre titulos porque os gajos jogam sempre feio mas é terrivelmente simples e eficaz
e portugal nao ganhou nada ate agora porque os nosso jogadores gostam de complicar as coisas,é sempre mais uma finta a mais aqui ou ali.

Re:á cantos e cantos...!!

Ora, aqui está um ponto de vista de quem aparenta saber da poda! LOL
São estes comentários -construtivos- que fazem deste Relvado um sítio aprazível, quem sabe até para uns piqueniques! LOL

Cumps

Re:á cantos e cantos...!!

caro amigo !! o que se sabe na teoria !! acontece na pratica !!
não disse nada que ninguem não saiba !!
mas é mais dificil quando se esta la dentro do que quando se fala de fora !!

Cantos e cantos...

Canto do cisne- A última criação de um artista.
Canto da sereia- Linguagem agradável e lisonjeira, para atrair.

Mais a sério, a malta dos 30's deve lembrar-se do Euro-88 e da fabulosa Holanda! Aqueles pontapés-de-canto ao primeiro poste em que aparecia alguém a cabecear para o segundo e outro colega de equipa a "fuzilar"! Sempre que a Holanda beneficiava de um pontapé-de-canto havia um "frisson" já que era uma situação de perigo garantida.

P.S.- Estou a fazer um trabalho acerca do uso de peles no Mundo da Moda. Se alguém me conseguir arranjar Links onde eu possa arranjar informação adquada, agradeço.
Tudo o que se relacione com este assunto, desde os primórdios até à data actual fazia-me um jeitão.
Desde já muito obrigado!

Cumps

A tactica do benfica nos cantos é

Pôr o Luisão a saltar para cima do guarda-redes, impedindo-o de chegar as bolas, que o resto acontece por acrescimo

Re:A tactica do benfica nos cantos é

o luisão é daqueles jogadores lixados para qualquer gr ! é alto á cachaporra e chega com a cabeça quase onde o gr chega com as mãos e mesmo que não faça falta estrova sempre muito a acção ao gr !!
o problema é que luisão por norma faz sempre falta !! os arbitros é que raramente apitam !!
na pequena area o gr é intocavel ! quando salta com um adversario o minimo contacto que haja(nem que seja um encosto ligeiro ou um leve contacto com as mãos do gr) tem de ser sempre falta é o que dita as regras !!!

Re:A tactica do benfica nos cantos é

contra estes tipos altos como o luisao nos cruzamentos so ha uma soluçao é socar a bola para o mais longe possivel e levantar o joelho para proteger e quando der o soco se nao for na bola entao vai a direcçao a cabeça do adversario,nao ha nenhum arbitro que marca penaltie ou falta nestes lances,os gaurda redes nao podem é ser anjinhos

lembro do bento que so tinha 1,73 m mas nos cruzamentos o gajo ou agarrava tudo ou era soco na bola ou na...cabeça do adversario sem querer claro

esta tactica depende ja do arbitro e do estadio

se for no estadio da luz cheio e se o arbitr.o for lampiao o luisao pode empurrar o gr na area de gr que nunca ha falta.

esta tactica depende ja do arbitro e do estadio

se for no estadio da luz cheio e se o arbitro for lampiao o luisao pode empurrar o gr na area de gr que nunca ha falta.

Sem Duvida

os cantos estudados pelo Mourinho no Porto quando na maioria das vezes aparecia o Costinha ao 2º poste.. tinham uma eficáçia muito grande de facto.

Cumps

Os cantos do Branco

Sem dúvida dos melhores!!!! Principalmente quando eram do lado esquerdo do ataque, O efeito que dava à bola era como o código postal, meio caminho andado para o golo....

Saudações desPortistas

1 canto em Portugal é...um canto e pouco mais...

Na Inglaterra, um canto é...quase meio penalti!

Claramente um tipo de lance sub aproveitado em Portugal.

Nas épocas de Mourinho no Porto eram várias os golos que a equipa marcava por intermédio de cantos, uma oportunidade que está ali para ser aproveitada mas que aqui em Portugal não lhe dão a devida atenção. Uma equipa durante 90 minutos pode até ter 15 cantos e aproveitamento zero! São oportunidades que não são aproveitadas.

Quanto ao melhor marcador de cantos, um muito bom marcador do lado direito era (e é) Deco. Um artista destes põe a bola onde quer.

Do lado esquerdo, o melhor que eu já vi em toda a vida foi o Balakov. O gajo imprimia uma velocidade à bola, com esta a fazer um arco tenso em direcção à baliza que bastava um ligeiro toque na bola para ser golo. Lembro-me que sempre que era canto do lado esquerdo para o Sporting, era sempre uma aflição para as equipas contrárias quando o Balakov se dirigia para a marcação.

Cantos

Esta época eu vejo os cantos para o meu clube como jogadas perdidas, pois a maioria dos cantos sai para o guarda-redes ou é batido com força a mais e sobrevoa a área toda e sai de jogo. Acho que esta época as ordens do banco para os cantos é para porem a bola lá para o meio e rezar...

Um dos melhores batedores de cantos que passou pelo FCP dá pelo nome de Deco, que saudades, tentava muitas vezes marcar canto directo e conseguiu marcar alguns, mas mais importante é que punha a bola onde queria.

De resto é mais importante ter jogadas estudadas para estas situações do que ter um grande marcador de cantos, veja-se o primeiro golo do Chelsea frente ao Liverpool à pouco tempo.

O meu tipo favorito de cantos são os cantos directos, eu sei que é raro ser golo mas quando acontece é por norma um grande golo.

cumps

o Bruno di Nacional esta epoca ja marcou 1

golo de canto directo,foi contra o Maritimo no ultimo segundo do jogo e o nacional ganhou

De pontapés de canto...

os que entram..

Disseste tudo

Estes gajos fazem cada pergunta!!