"Apagão" na Luz pôs polícia em risco | Relvado

"Apagão" na Luz pôs polícia em risco

Responsável pelo dispositivo policial diz que decisão do Benfica de apagar as luzes do Estádio da Lu
 

O subintendente Costa Ramos, responsável pelo dispositivo policial destacado para o jogo de futebol Benfica-FC Porto, criticou os dirigentes "encarnados" por no final "terem dado ordem para apagar as luzes e acionar o sistema de rega".

“Ao desligarem as luzes e ao ligarem a rega puseram em causa a segurança dos agentes da polícia em serviço no interior do estádio e isso não pode voltar a acontecer”, disse Costa Ramos, que revelou ter manifestado aos responsáveis do Benfica o seu "desagrado" por aquela decisão, que podia ter tido "consequências lamentáveis".

Quanto aos incidentes antes do jogo, na sequência dos quais se registaram várias detenções e até alguns feridos, Costa Ramos rejeitou a ideia de ter havido falha de planeamento: “Uma coisa é estar preparado para qualquer alteração da ordem, outra é planear que uns quantos indivíduos vão arremessar 20 ou 30 pedras que podem estar em cinco, 10 ou 20 sítios”.

Para o subintendente, “não é possível planear” uma ocorrência como a que referiu, quando indivíduos que “não sabem comportar-se têm atitudes condenáveis”, razão pela qual considerou “não ter havido qualquer falha a nível de planeamento”.

“Repare que os incidentes foram provocados por alguns adeptos do Benfica e envolveram apenas a polícia”, disse Costa Ramos, lembrando que "a caixa de segurança" montada à volta dos cerca de cinco mil adeptos do FC Porto revelou-se "eficaz e correu em conformidade com o que foi planeado".

O responsável pela força policial revelou ainda terem sido detidos “11 adeptos encarnados”, seis dos quais por “terem arremessado pedras”, dois “por atitudes agressivas para com a polícia”, dois por “transportarem material pirotécnico” e um por “atirar com berlindes” para o banco do FC Porto, os quais “atingiram um agente policial”.

Entretanto, a saída dos adeptos do FC Porto do Estádio da Luz até ao local onde se encontravam as 30 camionetas que o levaram para o Porto, num descampado em Carnide, e que se processou a pé, decorreu sem incidentes, apesar de algumas trocas de provocações com adeptos "encarnados" ao longo do percurso.

Os adeptos portistas tiveram de aguardar cerca de uma hora para abandonarem o estádio e o cordão de segurança montado pela polícia ao longo de cerca dos três quilómetros até ao local onde se encontravam as camionetas impediu qualquer incidente.

Benfica:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Uma palavra apenas:

Uma palavra apenas: lamentável!

Depois do que li e ouvi sobre os balneários dos visitantes no antigo estádio das antas este foi o segundo momento mais triste, revelador de uma falta de fair-play inconcebivel! Proclamam paz e serenidade aos adeptos e depois têm atitudes destas que podem colocar em causa a integridade fisica até dos próprios adeptos. Qualquer dia ainda vou ver alguém a distribuir caçadeiras!

JASS como isto anda não me

JASS como isto anda não me admirava nada!!!!! epara apimentar mais um pouco fazer uma exposição de armamento pesado á porta do estádio, qual Egipto qual Libia qual quê!!!!!Ontem estava a reparar nos momentos após os golos,reparei em algumas feições dos adeptos com um profundo olhar de revolta e raiva.............eu estou convencidos que naquele momento se os mandassem matar eles matavam sem exitar.
Viram uns verdadeiros animais selvagens

Aguardemos as palavras do Sr. Ministro..

Aguado as declarações do Ministro da Administração Interna acerca do presente caso.
Agora vamos tirar todas as dúvidas acerca do homem que temos nesse lugar: é Ministro ou sócio do SLB??

Acerca da atitude do SLB, eu considero-o uma tráfico-comédia..

Geralmente quando cai a máscara a luminosidade aumenta, neste caso, a queda da máscara deu-se com a escuridão.. O SLB passou toda a época a verbalizar algo que era acercada sua verdade desportiva e ontem todo o Mundo viu quem é a verdadeira Direcção do SLB..
Mas alguns dos seus adeptos também mostraram todo o seu não-desportismo.. Pedras, pedras, pedras, bolas de golf e afins. E contra quem?? bem, ontem alguns adeptos viraram-se contra a polícia!!!!

Contra a policia??!!!

Depois do jogo de júniores, algusn adeptos deram um deplorável espectáculo, no lançamento de pedras.. No jogo de júniores a culpa foi de toda a gente menos do SLB, e agora a culpa foi de quem??

Para quem gosta de fazer do FCP o mau da fita, o SLB esforça-se imenso pela santidade!!!!

termino como comecei, aguardo as declarações do Sr. Ministro.

Curiosamente não vêm os

Curiosamente não vêm os jornais pós o jogo a dizer "terror na auto-estrada" porque e pelo que se sabe também ouve apedrejamentos ao autocarro e aos carros de apoio do porto e à própria escolta policial em Aveiras.É triste tudo isto por causa de uns gajos que correm atrás de uma bola e que dão milhões ao clubes a presidentes e a empresários, eo zé povinho é claramente um boneco manipulada por este tipo de pessoas que lhes alimentam de raiva e rivaldades enzacerbadas para cometerem estes actos de loucura e de violênca gratuita.O povo é tão pouco inteligente que vão na cantiga destes ditadores que a um estimulo do seu Rei reagem como cães raivosos

O Porto deu um banho de bola

O Porto deu um banho de bola ao Benfica e o Benfica deu um banho de água ao Porto! Como o Porto disse e bem....caiu a máscara aos falsos moralistas!

gostava de ouvir agora

o ministro da administração interna... alguém que apenas falou uma vez sobre violência no futebol, alguém- que pelo cargo que ocupa- devia estar muito acima de rivalidades futobolisticas...

Vejam o que dizem os jornais pelo mundo fora

O triunfo do F.C. Porto fez eco um pouco por todo o Mundo. O título ganhou expressão em várias línguas, é verdade, mas não foi só o título que encheu espaço na imprensa internacional. Também se destacou o Tchubirabiron, por exemplo. Mais o apagão na Luz que deixou a festa portista às escuras.

«Com frango e Tchubirabiron de Hulk, Porto vence o Benfica e é campeão», titula o Globoesportes. «O brasileiro Hulk fez o segundo golo da equipa treinada por André Villas-Boas e comemorou com o Tchubirabiron, dança do grupo baiano Parangolé», acrescenta a nota do site brasileiro.

Tudo sobre o título do F.C. Porto

Ainda no Brasil, o Lancenet titula «Porto é campeão português sobre o Benfica» e adianta: «Equipe de Helton e Hulk fez 2 a 1 no rival em pleno Estádio da Luz - que virou estádio sem luz após o apito final». A Folha de S. Paulo afina pelo mesmo tom e coloca uma imagem dos festejos às escuras.

Na Argentina, o Olé titula «um campeão conhecido», destaca Otamendi, Belluschi, Falcao e James e fala de «um título de ponta a ponta». «De resto, o Benfica acabou apagando as luzes e accionou o sistema de rega para que o F.C. Porto não desse a volta olímpica», escreve ainda o jornal desportivo.

Ainda por Buenos Aires, o Clarín fala de um «flamante campeão» e diz que «os seus números são impressionantes: em 25 jogos, ganhou 23 e só empatou dois, com 58 golos a favor e apenas 9 contra». O Clarín escreve também que Belluschi, Otamendi e Mariano «puderam festejar a coroa».

O título portista enche ainda páginas no Uruguai, na Colômbia, no Peru e um pouco por toda a América Latina. O El Colombiano, por exemplo, destaca o golo de Guarín, fala em «incidentes entre adeptos» e termina que «o Porto deu uma lição de estratégia num choque entre estrela sul-americanas».

Em Espanha, a Marca titula que «Porto sagra-se campeão em casa do inimigo», fala em «dia negro de Roberto» e destaca que «apagaram as luzes enquanto o Porto festejava o êxito no relvado». «Era demasiado duro para qualquer adepto do Benfica. Feio gesto, mas até certo ponto entendível».

A imagem dos jogadores às escuras tem lugar de primeira página no site do Ás. «O F.C. Porto celebra o título às escuras e entre aspersores», titula. Já o El Mundo Deportivo diz que o F.C. Porto é campeão «ao derrotar o Benfica no seu estádio da Luz, numa jornada salpicada de incidentes violentos».

Em França, o LEquipe escreve que «Porto assegura o título» e diz que «não foi uma transição gentil entre os dois rivais do país». Já em Inglaterra, o Independent fala em «jogo emocionante» e num «título notável do F.C. Porto» que «pode ser a segunda equipa a terminar o campeonato sem derrotas».

Em Itália, por fim, a Gazzetta dello Sport titula na primeira página «Triunfo do novo Mourinho, que é campeão com o Porto». «Por um Mourinho que cai, um Mourinho se levanta», escreve o jornal desportivo, que ainda adianta que «os números não deixam dúvidas: 23 vitórias e dois empates».

In maisfutebol

Convém lembrar...

Como convém não ter memória curta, coloco o artigo emitido pelo SLB à 3 dias!!!

"Comunicado Benfica:

"O Sport Lisboa e Benfica face a algumas posições públicas assumidas nas últimas horas vem esclarecer que não quer alimentar nenhum tipo de polémica em relação ao jogo do próximo domingo, contra o FC Porto.

O Sport Lisboa e Benfica vai tratar com o respeito e o fair-play merecidos a instituição, os dirigentes e adeptos do FC Porto. Nesse sentido – e ao contrário do que sucede em outros campos - não vai omitir o nome do FC Porto, nem deixar de hastear a sua bandeira, como é próprio de instituições sérias e sem quaisquer tipo de complexos."

O futebol português dispensa a violência e a intolerância, mas também prescinde de “virgens ofendidas”."

Isto é a actual Hipócrisia da actual Direcção do SLB"

Gente muito pequenina!

A história não é inédita, já que algo de semelhante tinha sido feito em Barcelona após a derrota nas meias finais da Champions frente ao Inter, mas é própria de gente pequenina e tacanha! Desligar a luz e ligar a rega, para tentar evitar a festa dos adversários, não só é típica da falta de desportivismo de dirigentes pequenos que não estão á altura de serem responsáveis pelo Benfica, como colocou em perigo a segurança montada na Luz!
Mais uma tristeza que se segue a muitas outras!

MAU PERDER!!!!

Hoje a lampionagem se queria mostrar que era diferente falhou redondamente. Espalharam-.se ao comprido!!!

Demonstraram ser uns arruaças do car***, desde o comum adepto, passando pelas associações criminosas - vulgo claques, até aos dirigentes. Rui dos tuneis, criminoso, julgado e condenado, etc.

Mal vi o apagão pensei na segurança e nos riscos desta acção. Felizmente não aconteceu nada, mas este apagão (o sistema de rega a trabalhar vale o que vale) podia ter corrido mal.

O moralismo e os discursos hipócritas desses fdp do slb valem zero.

Somos todos uns arruaças...

Somos todos uns arruaças...

ddd

recroec e ro coieroc

Foi das maiores

infantilidades que se viu. Ao fim destes 2 anos de fanatismo puro, aquelas virgens ofendidas lá se vão calar por uns tempos. Assim espero eu, e esperam os próprios benfiquistas que viram os seus carros todos destruidos pelas enormes claques do próprio benfica e da humilhação de ver o rival festejar no seu estádio.

Ambiente de guerrilha

Estava uma adepta Benfiquista em estado de choque com o que esses adeptos lhe fizeram ao carro, lamentável, pelos vistos tentaram durante a viagem atirar pedras ao autocarro do Porto mas acertaram do carro da agência Lusa, ambos os clubes têm muita culpa nesse ambiente de guerrilha.

eheheh

nem pontaria têm.... eu vim pela A17 até ao POrto, seguramente não me cruzei com mais de 20 carros

I'm not holding my breath,

mas vamos ver o que e que a Liga tera a dizer em relacao a isto.....