O subintendente Costa Ramos, responsável pelo dispositivo policial destacado para o jogo de futebol Benfica-FC Porto, criticou os dirigentes "encarnados" por no final "terem dado ordem para apagar as luzes e acionar o sistema de rega".
“Ao desligarem as luzes e ao ligarem a rega puseram em causa a segurança dos agentes da polícia em serviço no interior do estádio e isso não pode voltar a acontecer”, disse Costa Ramos, que revelou ter manifestado aos responsáveis do Benfica o seu "desagrado" por aquela decisão, que podia ter tido "consequências lamentáveis".
Quanto aos incidentes antes do jogo, na sequência dos quais se registaram várias detenções e até alguns feridos, Costa Ramos rejeitou a ideia de ter havido falha de planeamento: “Uma coisa é estar preparado para qualquer alteração da ordem, outra é planear que uns quantos indivíduos vão arremessar 20 ou 30 pedras que podem estar em cinco, 10 ou 20 sítios”.
Para o subintendente, “não é possível planear” uma ocorrência como a que referiu, quando indivíduos que “não sabem comportar-se têm atitudes condenáveis”, razão pela qual considerou “não ter havido qualquer falha a nível de planeamento”.
“Repare que os incidentes foram provocados por alguns adeptos do Benfica e envolveram apenas a polícia”, disse Costa Ramos, lembrando que "a caixa de segurança" montada à volta dos cerca de cinco mil adeptos do FC Porto revelou-se "eficaz e correu em conformidade com o que foi planeado".
O responsável pela força policial revelou ainda terem sido detidos “11 adeptos encarnados”, seis dos quais por “terem arremessado pedras”, dois “por atitudes agressivas para com a polícia”, dois por “transportarem material pirotécnico” e um por “atirar com berlindes” para o banco do FC Porto, os quais “atingiram um agente policial”.
Entretanto, a saída dos adeptos do FC Porto do Estádio da Luz até ao local onde se encontravam as 30 camionetas que o levaram para o Porto, num descampado em Carnide, e que se processou a pé, decorreu sem incidentes, apesar de algumas trocas de provocações com adeptos "encarnados" ao longo do percurso.
Os adeptos portistas tiveram de aguardar cerca de uma hora para abandonarem o estádio e o cordão de segurança montado pela polícia ao longo de cerca dos três quilómetros até ao local onde se encontravam as camionetas impediu qualquer incidente.
Uma palavra apenas:
Enviado por JASS a 04 de Abril de 2011, às 10:42.Uma palavra apenas: lamentável!
Depois do que li e ouvi sobre os balneários dos visitantes no antigo estádio das antas este foi o segundo momento mais triste, revelador de uma falta de fair-play inconcebivel! Proclamam paz e serenidade aos adeptos e depois têm atitudes destas que podem colocar em causa a integridade fisica até dos próprios adeptos. Qualquer dia ainda vou ver alguém a distribuir caçadeiras!
JASS como isto anda não me
Enviado por Pedro79 a 04 de Abril de 2011, às 10:58.JASS como isto anda não me admirava nada!!!!! epara apimentar mais um pouco fazer uma exposição de armamento pesado á porta do estádio, qual Egipto qual Libia qual quê!!!!!Ontem estava a reparar nos momentos após os golos,reparei em algumas feições dos adeptos com um profundo olhar de revolta e raiva.............eu estou convencidos que naquele momento se os mandassem matar eles matavam sem exitar.
Viram uns verdadeiros animais selvagens
Aguardemos as palavras do Sr. Ministro..
Enviado por mercurio44 a 04 de Abril de 2011, às 10:34.Aguado as declarações do Ministro da Administração Interna acerca do presente caso.
Agora vamos tirar todas as dúvidas acerca do homem que temos nesse lugar: é Ministro ou sócio do SLB??
Acerca da atitude do SLB, eu considero-o uma tráfico-comédia..
Geralmente quando cai a máscara a luminosidade aumenta, neste caso, a queda da máscara deu-se com a escuridão.. O SLB passou toda a época a verbalizar algo que era acercada sua verdade desportiva e ontem todo o Mundo viu quem é a verdadeira Direcção do SLB..
Mas alguns dos seus adeptos também mostraram todo o seu não-desportismo.. Pedras, pedras, pedras, bolas de golf e afins. E contra quem?? bem, ontem alguns adeptos viraram-se contra a polícia!!!!
Contra a policia??!!!
Depois do jogo de júniores, algusn adeptos deram um deplorável espectáculo, no lançamento de pedras.. No jogo de júniores a culpa foi de toda a gente menos do SLB, e agora a culpa foi de quem??
Para quem gosta de fazer do FCP o mau da fita, o SLB esforça-se imenso pela santidade!!!!
termino como comecei, aguardo as declarações do Sr. Ministro.
Curiosamente não vêm os
Enviado por Pedro79 a 04 de Abril de 2011, às 11:47.Curiosamente não vêm os jornais pós o jogo a dizer "terror na auto-estrada" porque e pelo que se sabe também ouve apedrejamentos ao autocarro e aos carros de apoio do porto e à própria escolta policial em Aveiras.É triste tudo isto por causa de uns gajos que correm atrás de uma bola e que dão milhões ao clubes a presidentes e a empresários, eo zé povinho é claramente um boneco manipulada por este tipo de pessoas que lhes alimentam de raiva e rivaldades enzacerbadas para cometerem estes actos de loucura e de violênca gratuita.O povo é tão pouco inteligente que vão na cantiga destes ditadores que a um estimulo do seu Rei reagem como cães raivosos
O Porto deu um banho de bola
Enviado por BPereira a 04 de Abril de 2011, às 10:16.O Porto deu um banho de bola ao Benfica e o Benfica deu um banho de água ao Porto! Como o Porto disse e bem....caiu a máscara aos falsos moralistas!
gostava de ouvir agora
Enviado por kiko5575 a 04 de Abril de 2011, às 09:58.o ministro da administração interna... alguém que apenas falou uma vez sobre violência no futebol, alguém- que pelo cargo que ocupa- devia estar muito acima de rivalidades futobolisticas...
Vejam o que dizem os jornais pelo mundo fora
Enviado por Miguel_Peludo_Ruivaes a 04 de Abril de 2011, às 09:56.O triunfo do F.C. Porto fez eco um pouco por todo o Mundo. O título ganhou expressão em várias línguas, é verdade, mas não foi só o título que encheu espaço na imprensa internacional. Também se destacou o Tchubirabiron, por exemplo. Mais o apagão na Luz que deixou a festa portista às escuras.
«Com frango e Tchubirabiron de Hulk, Porto vence o Benfica e é campeão», titula o Globoesportes. «O brasileiro Hulk fez o segundo golo da equipa treinada por André Villas-Boas e comemorou com o Tchubirabiron, dança do grupo baiano Parangolé», acrescenta a nota do site brasileiro.
Tudo sobre o título do F.C. Porto
Ainda no Brasil, o Lancenet titula «Porto é campeão português sobre o Benfica» e adianta: «Equipe de Helton e Hulk fez 2 a 1 no rival em pleno Estádio da Luz - que virou estádio sem luz após o apito final». A Folha de S. Paulo afina pelo mesmo tom e coloca uma imagem dos festejos às escuras.
Na Argentina, o Olé titula «um campeão conhecido», destaca Otamendi, Belluschi, Falcao e James e fala de «um título de ponta a ponta». «De resto, o Benfica acabou apagando as luzes e accionou o sistema de rega para que o F.C. Porto não desse a volta olímpica», escreve ainda o jornal desportivo.
Ainda por Buenos Aires, o Clarín fala de um «flamante campeão» e diz que «os seus números são impressionantes: em 25 jogos, ganhou 23 e só empatou dois, com 58 golos a favor e apenas 9 contra». O Clarín escreve também que Belluschi, Otamendi e Mariano «puderam festejar a coroa».
O título portista enche ainda páginas no Uruguai, na Colômbia, no Peru e um pouco por toda a América Latina. O El Colombiano, por exemplo, destaca o golo de Guarín, fala em «incidentes entre adeptos» e termina que «o Porto deu uma lição de estratégia num choque entre estrela sul-americanas».
Em Espanha, a Marca titula que «Porto sagra-se campeão em casa do inimigo», fala em «dia negro de Roberto» e destaca que «apagaram as luzes enquanto o Porto festejava o êxito no relvado». «Era demasiado duro para qualquer adepto do Benfica. Feio gesto, mas até certo ponto entendível».
A imagem dos jogadores às escuras tem lugar de primeira página no site do Ás. «O F.C. Porto celebra o título às escuras e entre aspersores», titula. Já o El Mundo Deportivo diz que o F.C. Porto é campeão «ao derrotar o Benfica no seu estádio da Luz, numa jornada salpicada de incidentes violentos».
Em França, o LEquipe escreve que «Porto assegura o título» e diz que «não foi uma transição gentil entre os dois rivais do país». Já em Inglaterra, o Independent fala em «jogo emocionante» e num «título notável do F.C. Porto» que «pode ser a segunda equipa a terminar o campeonato sem derrotas».
Em Itália, por fim, a Gazzetta dello Sport titula na primeira página «Triunfo do novo Mourinho, que é campeão com o Porto». «Por um Mourinho que cai, um Mourinho se levanta», escreve o jornal desportivo, que ainda adianta que «os números não deixam dúvidas: 23 vitórias e dois empates».
In maisfutebol
Convém lembrar...
Enviado por mercurio44 a 04 de Abril de 2011, às 08:05.Como convém não ter memória curta, coloco o artigo emitido pelo SLB à 3 dias!!!
"Comunicado Benfica:
"O Sport Lisboa e Benfica face a algumas posições públicas assumidas nas últimas horas vem esclarecer que não quer alimentar nenhum tipo de polémica em relação ao jogo do próximo domingo, contra o FC Porto.
O Sport Lisboa e Benfica vai tratar com o respeito e o fair-play merecidos a instituição, os dirigentes e adeptos do FC Porto. Nesse sentido – e ao contrário do que sucede em outros campos - não vai omitir o nome do FC Porto, nem deixar de hastear a sua bandeira, como é próprio de instituições sérias e sem quaisquer tipo de complexos."
O futebol português dispensa a violência e a intolerância, mas também prescinde de “virgens ofendidas”."
Isto é a actual Hipócrisia da actual Direcção do SLB"
Gente muito pequenina!
Enviado por dragao13 a 04 de Abril de 2011, às 08:02.A história não é inédita, já que algo de semelhante tinha sido feito em Barcelona após a derrota nas meias finais da Champions frente ao Inter, mas é própria de gente pequenina e tacanha! Desligar a luz e ligar a rega, para tentar evitar a festa dos adversários, não só é típica da falta de desportivismo de dirigentes pequenos que não estão á altura de serem responsáveis pelo Benfica, como colocou em perigo a segurança montada na Luz!
Mais uma tristeza que se segue a muitas outras!
MAU PERDER!!!!
Enviado por Zefil a 04 de Abril de 2011, às 02:03.Hoje a lampionagem se queria mostrar que era diferente falhou redondamente. Espalharam-.se ao comprido!!!
Demonstraram ser uns arruaças do car***, desde o comum adepto, passando pelas associações criminosas - vulgo claques, até aos dirigentes. Rui dos tuneis, criminoso, julgado e condenado, etc.
Mal vi o apagão pensei na segurança e nos riscos desta acção. Felizmente não aconteceu nada, mas este apagão (o sistema de rega a trabalhar vale o que vale) podia ter corrido mal.
O moralismo e os discursos hipócritas desses fdp do slb valem zero.
Somos todos uns arruaças...
Enviado por blaked a 04 de Abril de 2011, às 04:00.Somos todos uns arruaças...
ddd
Enviado por mariza gomes a 04 de Abril de 2011, às 01:43.recroec e ro coieroc
Foi das maiores
Enviado por The Revolution a 04 de Abril de 2011, às 01:24.infantilidades que se viu. Ao fim destes 2 anos de fanatismo puro, aquelas virgens ofendidas lá se vão calar por uns tempos. Assim espero eu, e esperam os próprios benfiquistas que viram os seus carros todos destruidos pelas enormes claques do próprio benfica e da humilhação de ver o rival festejar no seu estádio.
Ambiente de guerrilha
Enviado por Vingador_Azul a 04 de Abril de 2011, às 02:18.Estava uma adepta Benfiquista em estado de choque com o que esses adeptos lhe fizeram ao carro, lamentável, pelos vistos tentaram durante a viagem atirar pedras ao autocarro do Porto mas acertaram do carro da agência Lusa, ambos os clubes têm muita culpa nesse ambiente de guerrilha.
eheheh
Enviado por kiko5575 a 04 de Abril de 2011, às 11:18.nem pontaria têm.... eu vim pela A17 até ao POrto, seguramente não me cruzei com mais de 20 carros
I'm not holding my breath,
Enviado por dragao dos eua a 04 de Abril de 2011, às 00:52.mas vamos ver o que e que a Liga tera a dizer em relacao a isto.....