Perigo de Racismo | Relvado

Perigo de Racismo

 

ee95104 diz: "praticamente erradicado de
Inglaterra, até pelas punições exemplares, o racismo está agora a denegrir o
campeonato espanhol e ameaça o português. Nas últimas semanas em particular
adeptos benfiquistas insultaram vergonhosamente Eto'o e no jogo da Taça foram os
sportinguistas os que injuriaram McCarthy, que com travo de ironia foi celebrar
imitando um macaco junto dos adeptos verdes. Todos os clubes deveriam unir-se
nesta luta, assim como a Liga e a Federação para rapidamente se eliminar esta
manifestação vergonhosa dos estádios, que em nada dignifica o desporto. Que
medidas sugerem os Relvas que sejam tomadas?"

I Liga:

Comentários [34]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Bani-los da face da terra?

No Bonfim já chamei uns quantos cromos de palhaços por causa da merda das macaquices. Dá-me especial prazer dizer-lhes para olharem os jogadores de listas verdes e brancas. Palhaços de merda!

Consta que o PacMan 'levou para azeite' à conta disso na Luz. Eu sempre tive sorte. Será por ser no Bonfim, ou por ser branca?

A FIFA, finalmente, decidiu criar medidas para combater o racismo nos estádios mas eu não acredito que isso vá resultar. Os "hooligans" também custam castigos aos seus clubes e não é por isso que eles deixam de existir. Por cada palhaço proibido de entrar no estádio, haverá um novo adepto(?) que segue a triste 'moda'. Mais grave, quando todos sabemos que existem atletas em campo que demonstram a mesma atitude. Belos exemplos!

Como a elizajane já comentou, o racismo é um problema e uma questão social. É em cada um de nós que está a solução. O problema é que, como se diz, "cada pessoa é um mundo".

es mulher,se fosses homem é claro que te batiam

no estadio.

Racismo

Em relação ao tema proposto deixo-vos com um excerto de um artigo publicado pelo correio da manhã e divulgado por um blog nacional (adeptosblogspot.com):

Correio da Manhã – Como está o seu braço?
Pacman – Imobilizado. É como vai ficar durante três semanas, contando a partir de terça-feira, o dia do jogo [Benfica-Barcelona].
– Quantas pessoas imitavam um macaco quando Eto’o tocava na bola?
– Não sei dizer com precisão. Mas ouvia-se perfeitamente.
– Eram de uma claque?
– Não.
– O que sente quando adeptos do Benfica gozam um jogador só porque é negro?
– Fico estupefacto. O futebol é um espaço de partilha de culturas, em que participa muita gente não branca. Eu e o grupo com quem estava ficámos espantados quando começámos a ouvir aquilo.
– Sendo de origem africana, reagiu contra a ofensa a um jogador africano?
– Tem a ver com as minhas raízes e com o que sou, mas se em causa estivesse um jogador chinês ou outro qualquer faria o mesmo.
– Como é que se compreende que adeptos do Benfica, cujos símbolos maiores são jogadores negros, ajam com racismo?
– Não percebo. Mas esta atitude não é nova ou exclusiva do Benfica, que nem sequer é dos piores. Isto já aconteceu lá fora. Portugal não é excepção. É o mesmo com a presença de skinheads nas claques do Sporting e do Benfica.

PS1: O vocalista dos "Da Weasel tentou demover um grupo de pessoas de fazerem "uh uh uh" para Samuel Eto'o e ainda foi agredido. No entanto, e apesar de ter sofrido na pele, o PacMan dá ao caso a devida proporção e nem sequer apresentou queixa na polícia, nem se vitimiza em demasia, fazendo questão de salientar que se tratou de um grupo isolado, que nada teve a ver com claques, isto já em resposta à inevitável pergunta dos sensacionalistas de serviço. Ao fim e ao cabo, teve mais maturidade do que alguns ilustres senhores que, noutra peça, justificam a sua predilecção pelo sofá com receios que deviam procurar resolver com ajuda profissional. Os jogos entre Benfica e Sporting não vinculam o país desportivo e, de resto, o medo é tanto que são sempre jogados com lotações esgotadas.

PS2: Já aconteceu com uma claque do Sul, agora passa-se com outra do Norte. A mesma Comunicação Social que critica o alargamento das actividades dos Grupos Organizados de Apoio para além dos "allez allez" na Curva, sobrevaloriza depois o estatuto de alegado elemento de claque em relação ao de mero cidadão quanto isso convém ao reforço do sensacionalismo. O espanto é tanto que nem parece que estamos no país do "Apito Dourado", com o seu número recorde de 171 arguidos, quase todos eles figuras ilustres e impolutas do nosso futebol...

por acaso

não estou recordado dos insultos racistas ao Etoo, mas se realmente aconteceram é totalmente condenável.Quanto ás possíveis punições... Para mim teem de ser o mais drásticas possíveis:

Interdição do estádio onde decorreu os insultos pelo menos por 4 jogos;

Multa de 50000 € para cima para que de vez se pare com esta pouca vergonha!

Re:por acaso

50.000 € de multa? Não falta aí pelo menos um zero? É que isso não chega a duas semanas do salário do Simão...

Re:por acaso

10 mil contos ainda é bastante dinheiro... e se tivermos em conta que a maioria dos actos racistas em portugl acontece com os clubes denominados de pequenos, era um preço justo para acabar de vez com este flagelo. Se os jogadores pagam multinhas de trampa por situações quase ridiculas então acho que se deve punir os clubes com dinheiro que no final do mês é crucial para sobrevivÊncia.

Mas como cá em Portugal as multas e castigos são só para alguns era provável que se pudesse recorrer, e recorrer e recorrer e quando se fosse a ver sobravam quinhentos euros dentro de uma carta a pagar no destino.

Cumps

Artigo pertinente!

Eu não estava no estádio, mas no início do jogo, deu-me ideia de ouvir alguns apupos racistas, quando o Eto'o disputou uma bola perto da linha lateral. Durante o jogo a situação não se viria a repetir, ou pelo menos eu não dei por isso, e eu fiquei na dúvida se tinha sido impressão minha ou não. Pelos vistos e infelizmente, não tinha sido!

Não estudei sociologia, mas creio que no fundo, os comportamentos nos estádios são o reflexo dos valores da própria sociedade. A mim o meu pai quando me levava ao futebol, ensinou-me que se devia bater palmas a todos, inclusivamente aos árbitros e adversários. Não sei se há mais que pensam como eu, mas na verdade quando vou à bola, o pessoal quando me vê a bater palmas ao adversário e ao árbitro, fica a olhar para mim, assim um bocado de lado...

Mas os assobios ainda são o menos, muito mais grave são mesmo os actos racistas. É-me difícil adjectivar as atitudes racistas, chamar-lhes estúpidas é o mínimo que posso dizer. Ainda para mais, os fanáticos que apupam os pretos da equipa adversária, nem se lembram que na sua equipa também existem jogadores da mesma côr. Ou será que o Eto'o está mais bronzeado que o Mantorras ou o Alcides?

Não sei se viram a reportagem da SIC que deu no jornal da noite de Domingo, mas parece que há muitos miúdos negros, ou com problemas sejam eles físicos ou mentais, que não conseguem ser adoptados em Portugal e acabam adoptados por estrangeiros. Parece que os portugueses que adoptam putos, querem-nos perfeitinhos, sem chatices e com menos de cinco anos. E ainda há dúvidas que somos racistas?

Já agora, gostava de esclarecer apenas que para mim, como um dia uma amiga me ensinou, não existem "coloureds" ou tipos de côr; de côr somos todos! Uns são negros, outros são brancos, mas côr todos temos e dizer que os pretos são de côr, pode ser nalguns casos considerado racismo. Há que chamar as coisas pelos nomes, porque isso só demonstra que estamos à vontade para falar delas...

Já agora, chamo a vossa atenção para o facto de tirando o hóquei em patins, o andebol e mais duas ou três modalidades, está mais que visto que os atletas negros, são normalmente melhores que os brancos... talvez seja por se dizer que têm uma perna a mais!

o tiger woods que diga

embora o gajo é filho de pai preto e filho de mae tailandesa.

Criminosos

Eu acho que enquanto se continuar a culpabilizar os clubes pelos crimes dos seus adeptos estes nunca irão aprender a lição pois saiem sempre ilesos das atrocidades que cometem. Hoje em dia na maioria dos grandes estádios existem câmaras de vigilância que podem ser usadas para identificar os adeptos infractores. Eu penso que a melhor opção seria colocar esses criminosos no seu devido lugar: a cadeia.

Acho que a atitude do McCarthy também não foi bonita, não resolveu nada, além de que foi observada quer pelos prevaricadores quer por quem lhes estava alheio. No entanto depois do que ele ouviu o que ele fez é desculpável.

Racismo

O Racismo não é uma questão a ser resolvida pelos clubes, é uma questão que tem que ser resolvida na sociedade. Se nos estádios deixarem de imitar macacos porque tal foi proibido mas as ideias xenófobas cá fora continuarem de que valeu a pena a proibição? Não valeu de nada.

Lutar contra o racismo e contra os ideais xenófobos não coisa de agora nem é tarefa fácil. É uma guerra que ainda tem muitas batalhas pela frente e que muito dificilemnte algum dia será ganha por qualquer dos lados.

Eu que cresci e vivi grande parte da minha vida na Amadora senti-me muitas vezes esrangeira na minha terra e na minha escola só porque era branca. Vive-se um clima de guerra nestas escolas sinceramente é por aí que devem começar e verdadeiramente preocupar.

Parte da sociedade

E o futebol não é parte da sociedade? Enquanto espetáculo transmitido pelos media e visto por milhões de pessoas não se devia ter especial cuidado com os exemplos.

Há que começar por algum lado, e sacudir a água do capote não leva "água ao moinho". É verdade que o racismo não parte do futebol para a sociedade, mas pelo menos o futebol poderia ser um sítio onde ele para.

Re:Racismo

O Racismo não é uma questão a ser resolvida pelos clubes, é uma questão que tem que ser resolvida na sociedade. Se nos estádios deixarem de imitar macacos porque tal foi proibido mas as ideias xenófobas cá fora continuarem de que valeu a pena a proibição? Não valeu de nada.

Lutar contra o racismo e contra os ideais xenófobos não coisa de agora nem é tarefa fácil. É uma guerra que ainda tem muitas batalhas pela frente e que muito dificilemnte algum dia será ganha por qualquer dos lados.

Eu que cresci e vivi grande parte da minha vida na Amadora senti-me muitas vezes esrangeira na minha terra e na minha escola só porque era branca. Vive-se um clima de guerra nestas escolas sinceramente é por aí que devem começar e verdadeiramente preocupar.

O meu melhor amigo

que considero meu irmão, é preto.

Tenho orgulho em dizer, que é a melhor pessoa do mundo, tem um coração enorme e ajuda todos.

Detesto racismo, apesar de muitas vezes ter de conviver com isso na nossa sociedade.

Esses clubes, mesmo que seja o meu que ja foi multado por isso, deviam realmente ser severamente punidos.

É do pior k há!!

nao tomava nenhuma medida porque é perda

de tempo preocupar com o racismo no futebol sempre houve e existira
o ica que irao fazer?
Punir o clube com perda de pontos ou descida dvisao?

Em qualquer jogo futebol principalmente nos paises latinos da europa e america do sul ha sempre adeptos que insultam jogadores negros,chamam o arbitro e jogadores adversarios de filhos da puutas,os jogadores fazem o mesmo

faz parte do futebol é ninguem pode evitar isso nem a fifa nem ninguem

nao é por causa de uns adeptos atrasados mentais que o clube deveria ser punido,nao tem culpa

Racismo

O perigo maior, e quase nunca observado pelas autoridades e pela sociedade, em geral, eh que atos de racismo nos estadios, funcionarao para os pequenos torcedores (adeptos, como se fala em Portugal) como liçao futura de desrespeito aos seus semelhantes. Criaças de 8, 10 anos, por exemplo, vendo adultos inconsequentes praticando tais atos, poderao ha vir considerar normal fazer o mesmo, quando crescerem e estiverem frequentando os estadios. Isso soh servirah para fomentar o odio racial, com consequencias inimaginaveis no futuro. Eu mesmo, que sou branco, de olhos claros, nao me considero melhor do que pessoas que sejam de cor ou etnia diferentes. Perante Deus, somos todos iguais, todos irmaos!

vou provar que alguns pretos sao racistas

nos autocarros os pretos ficam todos juntos o mais atras possivel e falam entre eles aos berros

na linha cascais e sintra os pretos assaltam so os brancos e nunca os pretos

se chamas 1 preto de preto ele fica muito xateado mas se o preto xama 1 branco de branco os brancos nao importam

isto so prova que os pretos teem complexo inferioridade

nao sou racista mas estou dizer o que é verdade.

há duvidas

Isto é tudo mt bonito,coitadinhos dos pretinhos,bla bla bla.. mas os maiores racistas sao mesmo os pretos!há duvidas?

dou te uns exemplos

nos autocarros os pretos ficam todos juntos o mais atras possivel e falam entre eles aos berros

na linha cascais e sintra os pretos assaltam so os brancos e nunca os pretos

se chamas 1 preto de preto ele fica muito xateado mas se o preto xama 1 branco de branco os brancos nao importam

isto so prova que os pretos teem complexo inferioridade

nao sou racista mas estou dizer o que é verdade

Racismo

Situacoes que nao devem ser nunca toleradas, seja num estadio de futebol, seja no emprego seja onde for.

Concordo que nao e um problema isolado do futebol, talvez nos estadios, onde as emocoes estao a flor da pele, o coracao na boca e dizemos o que "vai-nos na alma", algumas pessoas digam e facam coisas que no seu dia a dia nao fariam, isso so demonstra o que na realidade sao no seu interior.

A descrimincao e condenavel venha de que lado vier, ja vi brancos a serem discriminados por estarem em minoria, da mesma forma que ja vi pretos e asiaticos a o serem. Ja vi brancos a descriminarem brancos apenas por nao serem da mesma classe social.

Isto e um problema profundo e que a sociedade como um todo tem que se educar para o resolver.

Racismo...

Já que os adeptos do Sporting são racistas, acho bem nós também passar-mos a ser...então eles não são lagartos1?

Medidas...

As medidas que deviam ser tomadas eram:
- Proibir os adeptos de andarem em contacto com os outros jogadores!
- E manter sempre os adeptos da equipa adversária numa claque para os adversários!

F.C.P 4ever!

Injustificável

De realçar em primeiro lugar que a situação que se passou com Eto'o na Luz foi algo de inacreditável. A primeira vez que ele tocou na bola começaram-se a ouvir uns urros, e a maioria do Estádio estava estupefacto a ouvir isto. Num clube onde o maior simbolo é preto e com todo o mérito, como é possível ainda haverem imbecis que no século XXI ainda sejam de tal forma ignorantes?

De resto foi só mesmo no inicio pois nas situações seguintes eram mais os "palhaços" e "cabrões" que se ouviam de alguns a chamar aos racistas.

Re:Injustificável

De realçar em primeiro lugar que a situação que se passou com Eto'o na Luz foi algo de inacreditável. A primeira vez que ele tocou na bola começaram-se a ouvir uns urros, e a maioria do Estádio estava estupefacto a ouvir isto. Num clube onde o maior simbolo é preto e com todo o mérito, como é possível ainda haverem imbecis que no século XXI ainda sejam de tal forma ignorantes?"
"De resto foi só mesmo no inicio pois nas situações seguintes eram mais os "palhaços" e "cabrões" que se ouviam de alguns a chamar aos racistas."

Isto acabara por ser dito por o autor deste comentário! Concordo contigo!

Identificar, Alertar, Exterminar

Já há uns tempos que não assisto, por impossilidade geográfica, a um jogo do Nacional na Choupana. No entanto da última vez que assisti, em Outubro, fiquei revoltado por algumas situações que estavam a ocorrer no sector da bancada onde estava sentado. Um grupo de labregos caídos do céu, quais macacos, começaram a insultar os jogadores negros da equipa adversária. Não eram mais que 10...mas irritavam profundamente as restantes 3000 pessoas que estavam no estádio.

Ainda por cima, um dos 10 labregos tinha uma camisola do Nacional vestida...o que causou uma série de sentimentos nos restantes adeptos que não se reviam naqueles comportamentos.

No 2º jogo, os labregos lá continuavam. Mas já era de mais...formularam-se queixas á direcção do clube para evitar que tal se sucedesse.

Ao 3º jogo os labregos...desapareceram! Não sei se foram impedidos de entrar no estádio. Se foram, a direcção agiu muito bem. Se não foi a direcção, então devem ter sido devolvidos á savana ou estão enjaulados para exposição num sítio qualquer.

O racismo é uma praga...

Admito que não soube desses dois casos, mas o racismo não pode ser visto como sendo apenas um problema do clube x, y, ou z, mas sim como uma praga à escala Mundial. Ele tem obrigatoriamente que ser combatido onde quer que ele se manifeste e se de facto isso está a acontecer nos campos de futebol, há que criar novas leis se for necessário para banir de vez com essa praga. O racismo tem que ser mesmo uma doença, do foro psicológico, mas tem que ser uma doença! Reparem, qual é a moral/autoridade/direito que cabe a alguns ditos seres humanos para decidirem se outros seres humanos, em tudo iguais a eles, são-lhes inferiores? E o pior é que muitos dizem-se religiosos e esquecem-se onde nasceu, viveu e morreu Jesus e não foi Deus, seu Pai, que criou tudo o que existe à nossa volta, tudo o que conhecemos e não conhecemos? Então esses ditos seres humanos devem achar que Deus também erra ou errou!

Este sentimento de racismo vai e vem consoante a economia mundial, quando ela está ao de cima somos todos irmãos quando aparecem os primeiros sinais de crise começam uns a serem mais irmãos do que outros...

No meu caso posso dizer com muito, mas mesmo muito orgulho que dois dos meus maiores amigos foram um de cor e outro de origem árabe, seguimos entretanto caminhos diferentes mas nunca os esquecerei.

O preconceito limita-nos a inteligência e passamos a ser o melhor amigo do nosso cão.

JF

Facil

E por esses clubes a descer de divisao, como a FIFA ta a fazer

finalmente o slb ira descer divisao

eheh

Re:finalmente o slb ira descer divisao

Se as regras se cumprissem, quem estivesse envolvido em casos de corrupção, também descia de divisão. Era o regresso do clássico, agora na 2ª B!

Re:finalmente o slb ira descer divisao

pois devia descer divisao quem faz corrupçao no caso do fcp ainda ninguem provou que comprou arbitros ja o calabote foi irradiado por ajudar o slb,ja ficou mais que provado e mesmo assim o slb nao desceu divisao

Re:finalmente o slb ira descer divisao

Calaquem? Tu nem eras nascido nessa altura rapaz!