Patrocínios nas camisolas dos árbitros | Relvado

Patrocínios nas camisolas dos árbitros

 

mingos diz: "no âmbito da actual
conjuntura comercial do futebol assitimos a todo o tipo de sponsorização. Os
clubes de futebol aceitam todo e qualquer tipo de patrocínio, nomeadamente, das
camisolas. Seria possível assistir ao patrocínio da equipa de
arbitragem? Estes fundos poderiam ou não servir para pagar mais condignamente o
serviço prestado pelas equipas de arbitragem? Poderia este ser um dos passos
para a profissionalização dos mesmos?"

I Liga:

Comentários [5]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Cenário paranoico

Imaginem este cenário:

Um árbitro toma um par de decisões muito polémicas num determinado jogo. Como são muito polémicas as imagens (lances, árbitro a marcar, jogadores atrás do árbitro, etc) aparecem muitas vezes nos telejornais, programas desportivos, etc. A marca na camisola do árbitro está então sempre a aparecer, a publicidade está a ser feita.

Quando um árbitro tem uma exibição discreta e sem problemas, não aparece ( ou não aparece tanto) do que quando tem uma exibição com problemas.

Para quem fosse pagar a publicidade seria melhor que o árbitro não tivesse decisões acertadas, mas sim que tivesse decisões polémicas. As decisões polémicas do árbitro poderiam ser associadas e dar má imagem da empresa, mas "qualquer publicidade é boa publicidade".

Quero chegar aqui: não me parece muito bom para o futebol que haja um interesse que saia a ganhar - mesmo que marginalmente - com polémicas a nivel da arbitragem criadas por erros do árbitro. Os árbitros não precisam de mais pressões, sejam externas ou internas de forma inconsciente.

Patrocionador

Talvez os arbitros venham a serem patrocinados pelos seus seguros.... assim eram protegidos contras botas de jogadores... :-)

Profissionalismo

Eu acho que os árbitros deviam ser profissionais e por isso mesmo, ter uma organização que lhes defenda os seus direitos. Essa organização poderia encarregar-se de arranjar os patrocínios, como em outras modalidades como o basquetebol, e depois distribuir soba forma de ordenados pelos árbitros.

Qual a vantagem? Como eram profissinais, podiam ser mais facilmente responsabilizados pelos seus erros, como todos nós quando erramos na nossa profissão.

Agora, favorecimentos, podem já existir, dado que os árbitros não são profissionais, e podem ter patrões, ou chefes que simpatizem com o clube A ou B.

Hum..

isso já acontece em alguns países não?!
  E quem patrocinaria os àrbitros? Se fosse a PT, diriam que os árbitros beneficiariam o Sporting e Porto, se fosse a Vodafone beneficiariam o SLB, se fosse o BES beneficiariam os grandes...enfim...

  OLHÓ SISTEMA NÉ?!

Penso que ainda existiria mais polémica

Se um árbitro fizesse uma má exibição onde tivesse favorecido uma equipa, teriamos quase de certeza um certo clima de desconfiança pelo dono da empresa que financia os ábitros ser do clube X, ou por ser mais vantajoso o clube Y vencer.

Penso que os patrocinios não são o mais importante apesar dos árbitros serem intervenientes do jogo(às vezes até demais), porque penso que o verdadeiro protagonismo deve ser dado aos jogadores que em campo são os verdadeiros artistas.

Cumps