Paços de Ferreira: um exemplo? | Relvado

Paços de Ferreira: um exemplo?

 

luis ferreira diz: "é notório de ano para ano o notável trabalho que José Mota tem realizado na capital do móvel, vai para 5 anos. Jogadores quase desconhecidos como Zé Nando, Zé Manel, Carlos Carneiro, Mauro, ou os já saídos Marcos Paulo, Glauber, Rafael, tornaram-se referências nos seus postos. A renovação é feita à custa de um minucioso trabalho de prospecção nas divisões secundárias em detrimento da compra de brasileiros às «carradas» e «por atacado». Que pensam disto? Será um exemplo a seguir por outros?"

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Pesquisa nacional

È verdade que nos nomes apontados figuram 2 brasileiros Rafael e Glauber, embora este último tenha sido contratado a uma equipa portuguesa de divisão inferior, mas tenho para mim que uma das razões do relativo fracasso do Boavista prende-se com a substituição das aquisições nacionais em clubes mais pequenos ou nos seus próprios escalões de formação por brasileiros em catadupa.

Reparem que o quarteto que assegurava o jogo boavisteiro para além da magia de Erwin Sanchez era formado pelos dois centrais e pelos dois trincos. Quem?
- Litos, Pedro Emanuel, Petit e Jorge Silva.
Os quais foram substituidos paulatinamente por Paulo Turra, Eder, Ávalos (latino americano) e o remanescente Jorge Silva.

O futebol tornou-se menos concentrado e logo mais permeável.

Um bom exemplo de um certo equilibrio tem sido o Belenenses, Marinho Peres todos os anos introduz 3 ou 4 brasileiros na equipa, mas não deixa de apostar em jogadores jovens como Marco Paulo, Neca, César Peixoto e agora novos juniores.

Quanto ás aquisições para as equipas grandes venho lembrar que FC Porto e Sporting estão a apostar nos escalões de formação embora o FC Porto mescle esta situação com a contratação de jovens de equipas mais pequenas para a equipa AA (Paulo Ferreira, Marco Ferreira e provavelmente os varzinistas Pepa, Jorge Ribeiro e Rui Baião).

Exemplo é...

Um exemplo é comprar sempre mais barato do que depois se vende e/ou, dentro de campo o investimento feito ser concluido com êxitos, veja-se o exemplo de Jardel...

Cumprimentos,

Re:Exemplo é...

o jardel foi mesmo um mau investimento ja viste? ainda bem que o teu clube nao o comprou

Concordando com o artigo

Concordo com o artigo proposto, mas pertmito-me a acrescentar mais 2 nomes,

Paulo Sousa e Mário Sérgio,

O primeiro que se vai estrear na selecção B
O segundo internacional esperanças

Depende...

Pode-se analisar esse asunto sob vários prismas, caro luis.

No caso de um clube "grande", leia-se SCP, SLB, ou FCP, esse exmplo poderá, deverá e penso estar a ser seguido, mas ao nível de escalões etários mais baixos, ou então para que esses atletas sejam integrados nas "bês". Isto porque para estes clubes seria correr um risco muito grande fazÊ-lo para integração directa na equipa principal.
Por outro lado, as exigÊncias de vitória e os budgets (embora não haja dinheiro, mas enfim!!!), são colocados a níveis mais elevados...Na prática, o Sporting, por exemplo, é o que faz, embora limitado a uma unica equipa - O Sporting B.

Por outro lado, poderão também os grandes olhar para equipas de clubes como o Paços de Ferreira, o Leiria, o Guimarães, o Beira-Mar, como potenciais formadores de jogadores nos quais á partida não apostariam, e onde poderão recrutar mais tarde aqueles que se venham a confirmar, embora, lógicamente já por ouro preço. Um pouco como tem estado o Benfica a fazer ao ir buscar alguns valores já confirmados a Braga, Beira-Mar e salvo erro Leiria.

Muito bom artigo, caro Luis Ferreira.

Saudações.

Caro Paulo Verdes

Quantos aos valores acho que o Benfica se tem reforçado em grande parte com jogadores vindos do Braga e do FCP.

Além de alguns do Alverca e Beira Mar que não estão a vingar, alguns já foram até emprestados.

Do Leiria acho que não veio ninguém, acho.

Concordo tb que esta época a maior parte dos reforços dos clubes vieram dos mais pequenos vejamos o FCP por exemplo na equipa titular entraram o Paulo Ferreira, Nuno Valente, Derlei e Pedro Emanuel que se estão a revelar importantes e ainda há outros como o Cesar Peixoto, Marco Ferreira, Tiago e Bruno que podem ser importantes a curto prazo.

Além de mais barato é mais seguro. O Sporting não tem precisdo tanto porque eles saltam de todos o lado das camadas jovens para o plantel principal.

Saudações Azuis e Brancas