As novas tácticas! | Relvado

As novas tácticas!

 

Em teoria o Futebol Clube do Porto leva alguma vantagem, pois a aquisição do João Moutinho, enquanto jogador extremamente experiente no campeonato português, possuidor de reconhecida capacidade técnica, lança o mote para que o clube azul e branco consiga estabelecer um meio-campo de excepção. James Rodriguez, por outro lado, parece lentamente assumir-se como a grande promessa sul-americana e poderá vir a ser uma das grandes revelações da época que se avizinha.O Sporting, talvez ainda a lamber as feridas da época menos feliz que teve, encetou uma semi-revolução no plantel. A saída do capitão poderá manter as tais feridas abertas por mais um tempo, mas as recentes contratações (bem como algumas agora indicadas, como é o caso de Drenthe), pelo menos no papel, definem uma equipa que consegue aliar juventude com experiência. Veloso parece ser o próximo a sair, mas quando vemos um meio-campo onde pontuam jogadores de grande maturidade (como é o caso de Maniche e Pedro Mendes) aliando-se a jovens promessas (Matias e André Santos), bem como a aposta na reabilitação de jogadores dotados (Vukcevic), permanência de atletas que são quase símbolos (Izmailov, Tonel, Polga, Liedson), e contratações que oscilam entre a segurança (Evaldo) e o assumir de um risco (Salomão), somos tentados a acreditar que o trabalho está a ser bem feito.O Benfica. Nesta fase, deverá de ser complicado resistir aos milhões que sustentam as propostas para levar alguns dos esteios da conquista do campeonato 2009/2010. A grande questão prende-se com a manutenção da qualidade colectiva, caso saiam peças tão fundamentais como David Luiz, Ramires ou Cardozo. A saída de Di Maria, segundo o que tudo indica, foi bem acautelada, e Gaitan parece estar a segurar o lugar que pertenceu ao argentino. Jara será o inevitável suplente de Saviola. Fábio Faria é um suplente que poderá ter futuro... mas ainda alguns furos abaixo dos centrais que o clube da Luz possui nas linhas principais. Roberto é o guarda-redes que todos queremos que faça esquecer Preud´homme (ainda que tal seja impossível), mas que, e enquanto tal não acontece, chegou para agarrar a titularidade das redes benfiquistas. As novas contratações são também elas uma incerteza. Conseguirão adaptar-se bem? Estará o Benfica preparado para perder jogadores influentes e manter a mesma competitividade? E que coelho tirará Jesus da cartola desta vez?Ficam as perguntas aos relvas, até para ver se falamos de algo que não envolva a "troca de galhardetes".Saudações.GVF

I Liga:

Comentários [77]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

É disto que o meu povo gosta, caro GVF. Boa malha!

Ainda é muito cedo para tirarmos conclusões definitivas, porque o mercado de transferências ainda começou há relativamente pouco tempo. Até às 0h do dia 1 de Setembro tudo pode acontecer. SL Benfica Pontos a favor: • A equipa técnica mantém-se; • Os prováveis substitutos dos 2 titulares que abandonaram o clube (até ao momento) já se encontram a trabalhar com a nova equipa e lutam pelo seu espaço; • A segunda linha deu um salto qualitativo. Pontos contra: • Alguma indefinição quanto á permanência de jogadores fulcrais (Cardozo, David Luiz, Ramires, Luisão); • Os internacionais que estiveram na África do Sul (5 titulares) vão falhar grande parte da pré-época; • Tendo em conta que Di Maria era jogador importantíssimo na manobra ofensiva da equipa (autêntico "abre-latas"), uma colmatação deficiente pode "estremecer" a estratégia, enquanto o substituto não se adapta convenientemente. O esquema táctico (4-4-2) deverá manter-se, com os naturais pequenos ajustes aqui e ali, até porque a maioria das alternativas desempenha o papel das primeiras escolhas de forma semelhante. Rumo à 4.ª Estrela!

Re: É disto que o meu povo gosta, caro GVF. Boa malha!

Ou muito me engano...ou o David Luis já foi... Aguardemos por mais novidades, pois a sua saída poderá complicar algumas coisas... De resto, concordo com o que dizes da segunda linha. Ganhámos algumas soluções de grande qualidade...e estou mesmo a ver que o Jesus vai tirar uma baleia da cartola. :) Abraço.

Re: É disto que o meu povo gosta, caro GVF. Boa ma

Eu estou mais inclinado para a saída do Luisão, mas manter os dois era fundamental. Veria a saída do David Luiz como um doloroso tiro no pé. Até porque é um profissional fantástico e independentemente de ver a sua cotação subir diariamente, nunca forçou uma saída nem recusou treinar-se, pelo menos até ao momento e duvido que o faça. Logo, se já vendemos um jogador e segundo o Rui e o LFV vamos apostar forte este ano, não vejo a necessidade de vender o David por um valor inferior à cláusula num ano em que vai jogar a mais importante competição europeia de clubes e, muito provavelmente, ganhar um lugar no Escrete. Amanhã já vamos poder tirar algumas conclusões, apesar do valor do adversário ser baixo. Se essa "Bal"eia que falas conquistar um lugar na equipa no final do estágio, vou ficar bastante surpreendido. Mas , vamos ver… Abraço

Re: É disto que o meu povo gosta, caro GVF. Boa ma

Concordo em tudo, amigo...preferia manter Luisão e David Luis (aliás, acho que seria essencial)...mas será complicado manter os dois. Gostei do trocadilho com a baleia...é mesmo por aí. :) Abraço.

Se o Jesus regenerar esse tipo...

...tipo, ofereço um Larousse de graça ao Jesus e ainda como uma "sande" de coirato. ;) Cumps

Re: Se o Jesus regenerar esse tipo...

AHAHAH...tiveste bem. :) Mas paga lá uma mini com o coirato, que eu faço-te companhia!

Re: Se o Jesus regenerar esse tipo...

Preferes Sagres, Super ou Carslberg? Eu é mais Super (geladinha). As outras dão-me diarreia. :) Cumps

Re: Se o Jesus regenerar esse tipo...

Sagres, man...geladinha de preferência. Mas se houver caneca, melhor! :) E essa da diarreia é nova. Terrível... :) Abraço.

Re: As novas tácticas!

Bom artigo! Mais do que as tácticas a apresentar pelo AVB, espero é uma mudança na atitude e filosofia do meu FCP. Estou farto das transições rápidas! Espero que consiga colocar o FCP a jogar em posse, e que principalmente seja fiel ao seu modelo de jogo em todas as situações, isto é, evitar ao máximo os coelhos tirados da cartola em jogos importantes. Todos os treinadores que passaram pelo FCP o fizeram, excepto os que conseguiram atingir o Olimpo: o Rei Artur e Mourinho. Quanto ao posicionamento dos jogadores, acredito que a base seja um 4-3-3, que se transforme em 4-4-2 conforme a necessidade. Médios para isso há, pelo menos.

Re: As novas tácticas!

A vocês, caso fique Bruno Alves...já só vos falta uma alternativa ao Falcao... Penso eu de que... :)

Re: As novas tácticas!

Acima de tudo a maior falta que o BA faz é como capitão. Mas este é o ano para renovar, as dificuldades serão menores do que num ano de Champions. Não há substituto para o Falcao... Quando muito um complemento, ou alternativa!

Re: As novas tácticas!

Sim, sem dúvida...e caso saia também o Meireles, a questão do capitão complica-se. Acho que ainda virá aí uma solução para o Falcao...ainda que nunca será tão bom como o bicho. :) Abraço.

Off Topic - Mudanças na Formação do FC Porto

ESCALÃO PRINCIPAL 1º ASSISTENTE Sub-19 Rui Gomes Paulinho Santos Sub-17 Capucho José Semedo Sub-16 João Brandão António Folha ESCALÃO PRINCIPAL 1º ASSISTENTE Sub-15 José Tavares António Frasco Sub-14 António Folha Batista Sub-14 (Dragon Force) Simão Freitas Álvaro Silva In O JOGO http://www.ojogo.pt/26-190/artigo873547.asp DM

Re: Vingador o teu amigo......

....sempre voltou para a estrutura.Não tenho duvidas que ele e o Paulinho vão fazer um excelente trabalho. Abraço!

Re: Vingador o teu amigo......

Desculpe mas não percebi.

Re: Vingador o teu amigo......

O user Vingador é amigo de Rui Gomes,elemento esse que este ano voltou ao FC Porto. Cumps

Re: Vingador o teu amigo......

Não conheço o novo treinador dos juniores mas certamente fará melhor do que o Holandês que lá esteve. Cumprimentos DM

O Porto em vantagem???!!!

Ele há com cada um!!! Então o Benfica até agora, perdeu um jogador que já tem substituto e mantém o mais importante o treinador, e é o que estará com mais dificuldades? O Benfica parte em enorme vantangem, pois não começa do zero. Mantém a estrutura técnica e a equipa, portanto será "apenas" retomar automatismos. Sinceramente duvido que saia mais alguém. A sair será um destes 3: Cardozo, Ramires e David Luiz. Destes apenas o Cardozo causará menos impacto. Os outros serão mais difíceis de substituir, mas tendo em conta que já temos uma equipa a funcionar, quem chegue tem a tarefa facilitada. No entanto, repito, por enquanto são só especulações e a sair mais alguém, não acredito que saia mais do que um. O Porto e Sporting têm treinador novo e estão a começar do zero, logo estão em clara desvantagem... isto parece-me óbvio.

Re: O Porto em vantagem???!!!

nao entendeste, o porto parte em vantagem fruto da mudanca da presidencia da liga para o ex admnistrador e para o futuro presidente da FPF, antonio oliveira. Parte em vantagem tambem com o novo conselho juridico da FPF bem como com a queda do Ricardo costa. Ha muito que o porto prepara a epoca, nao comecou agora a pre epoca...

Re: O Porto em vantagem???!!!

Não me ouviste falar em dificuldades para o Benfica, pois não?! Para todos os efeitos, ainda persiste muita indefinição no plantel do Benfica, nomeadamente em termos de saídas. Jorge Jesus inclusive já se pronunciou relativamente a esta situação. A pré-época está a ser feita sem que se saiba quantos jogadores irão permanecer. O FCP, teoricamente, acautelou o que precisava (falta-lhe outro ponta de lança e eventualmente um central com a provável saída do Alves)...mas parece-me estar a trabalhar com grande solidez e coerência. Do Sporting tenho acompanhado menos...mas tudo indica que se estão a mexer bem e que o novo treinador entrou com ambição. Jorge Jesus e a sua permanência é, como dizes, fulcral para as aspirações benfiquistas...mas lá por ter nome de milagreiro, não quer dizer que faça milagres. Acredito que lhe esteja a ser complicado gerir a indefinição do plantel. Tão somente isto... Cumps.

Re: O Porto em vantagem???!!!

Não concordo que o Porto esteja em vantagem, mesmo nada. Começar do zero com uma equipa técnica nova é o maior atraso de todos. Até podem ter contratado os melhores jogadores (mas também ainda há indefinições BAlves, Farias, Meireles - mesmo apesar do Moutinho), mas não há mais "nada". É trabalhar um sistema táctico do zero ou praticamente. Até podes dizer que o Benfica a época passada também começou com técnico novo e foi campeão, no entanto, não querendo por em causa o valor do Vilas-Boas, não será para o técnico do Porto tão fácil de o conseguir, pois está a dar o primeiros passos… enquanto o Jesus tem muitos anos disto. Na minha opinião o Vilas-Boas terá uma primeira época de aprendizagem (espero :)). O Sporting está situação idêntica, com a agravante de ainda estar a mudar mais. A indefinição que dizes ser difícil de gerir, pode sê-lo somente para fora. Não sabemos ao certo o que se passa lá dentro. Não acredito de todo, que o Benfica vá vender ainda mais do que 1 jogador. E mesmo só esse 1 poderá não sair. Os jornais precisam de vender. E para isso já venderam meia equipa do Benfica. Portanto “a indefinição” só existe para nós, que vemos os jornais. Acredito sinceramente que uma possível saída que possa acontecer, já esteja acautelada. Na pior das hipóteses, até acho que poderia sair um dos centrais e o Cardozo. E se isso se verificasse, relembro que com uma equipa onde transitam os processos da época passada, qualquer reforço tem a vida facilitada Acho difícil de substituir o Ramires, mas mais uma vez podem ser os jornais que o querem vender. Difícil seria se saísse o Luisão, D. Luiz, Ramires e Cardozo. Mas alguém acredita que isso vai acontecer? Aliás, se isso acontecesse, se calhar a seguir saía o Jesus. O milagre do Jesus foi a época passada. Nesta “só” tem que manter…

Bom artigo, GVF...

E, de facto, as perguntas que deixas no ar são bastante pertinentes, apesar de não poderem passar de meras previsões as respostas que aqui te surjam. Fica, no entanto, a excelente intenção de falar de futebol e de todos por igual... Quanto ao "5 em 6", creio que Villas-Boas manterá o 4-3-3 que tanto aprecia e que utilizou na Briosa, trabalhando em alternativa o 4-1-3-2 para jogos onde seja preciso algo mais do que apenas impôr o nosso jogo. Moutinho, Micael e Belluschi dão garantias de qualidade na posse de bola; Hulk, Rodriguez, Varela e James garantem a arte nos corredores. Pelo que me tenho vindo a aperceber, será um Porto de posse e circulação quando em ataque organizado mas que será muito forte nos contra-ataques. Trocas de bola rápidas, objectividade e muitas oportunidades de golo. Vamos ver no que dá, sobretudo no capítulo defensivo (Villas-Boas passou a semana toda a treinar meio-campo e ataque). Quanto ao Benfica, será, previsivelmente, mais do mesmo. O futebol rápido e apaixonante da época passada, com grande agressividade, intensidade, ritmo e pressão. A arte está também ela garantida pela permanência de jogadores como Aimar e Saviola, aos quais se junta um Gaitán (e porque não um Jara)que já encanta os adeptos com pormenores de grande recorte técnico. Em termos estruturais não mudará muito, será o 4-4-2 da temporada passada mas, para garantir o mesmo equilíbrio, será fundamental a continuação de Ramires (bem como Javi e David Luiz). Creio que a grande questão estará em aumentar a qualidade da 2ª linha de forma a perceber se é possível atacar em todas as frentes porque o espectáculo e os resultados, esses, parecem-me garantidíssimos. Quanto ao Sporting, outra pré-época que sigo com interesse por ser um admirador confesso de Paulo Sérgio, creio que vai ser uma equipa (como dizes) renovada e com grande equilíbrio entre a juventude e a experiência. É um grupo que parte do zero com as saídas de Moutinho, Veloso e Djaló (caso estas 2 se confirmem) e que poderá surgir com uma nova atitude competitiva. Vão jogar num 4-1-3-2 e ser muito fortes a defender, com uma série de princípios ofensivos que rapidamente se perceberá que são trabalhados ao detalhe. Espero, inequivocamente, uma época muito melhor do que a anterior mas, para que isso aconteça, o plantel ainda tem de estar um pouco longe de estar fechado. Drenthe para lateral-esquerdo (e não para médio, como dizem os jornais) e mais um central a juntar a um bom desiquilibrador para o ataque... e o Sporting pode vir a surpreender muito boa gente. Mas é como dizia Lineker... "O campeonato são 16 equipas umas contra as outra e, no final, ganha o Porto". ;) Abraço, JC

Re: Bom artigo, GVF...

prefiro a frase do fergusson desvalorizando o sucesso interno do porto. --"eles compram os campeonato no tesco"

Re: Bom artigo, GVF...

Não ligues, ele ficou foi fodido por ser enrabado no último minuto e ver-nos ganhar a Champions a seguir...

Re: Bom artigo, GVF...

mas ele disse isso na antevisao do jogo.. devia ser que estava entao a prever a derrota...

Re: Bom artigo, GVF...

Era um mind-game... ou então era adivinho, como o polvo. Mas, seja como for, a verdade é que demos a melhor resposta ao homem e mostramos que é por sermos o melhor clube português que ganhamos muito mais vezes do que os outros.

Re: Bom artigo, GVF...

Eu não percebo porque é que eles interpretam essa frase, que apesar de tudo era claramente um mind-game, como positiva para eles! Se o Porto comprava campeonatos no supermercado, eles eram a caixa!

Re: Bom artigo, GVF...

LOL. ele quer conversa, mas não tem hipótese... Fomos bons demais durante demasiado tempo para que eles sequer queiram pôr isso em causa. Andaram anos a fio com operações coração, a comprar Pringles e Michael Thomas e a ver o campeão passear-se por Portugal e pela Europa, ganhando tudo o que havia para ganhar. Isso doi-lhes e eles tentam arranjar desculpas para as próprias frustações, mas caga nisso... Deixa-os ser felizes com essa ideia, senão como será possível que continuem a gostar de futebol e do clube deles com tanta miséria enquanto vêm o clube rival a ganhar títulos atrás de títulos?... tsc tsc

Re: Bom artigo, GVF...

Eu sei que a última pergunta é uma provocação, meu caro...mas isso é fácil de falar para quem não viveu o limbo de títulos do FCP. A pergunta, talvez mais pertinente, será de que quando a fonte do FCP secar (e irá secar, pois a história ensina-nos que o futebol é feito de ciclos)...continuarão vocês a apoiar o clube e a gostar de futebol? O Benfica é sustentado pela alma de um povo. Já escrevi aqui um artigo sobre isso. Goste-se ou não, pratique bom ou mau futebol, é algo indissociável daquilo que nos define enquanto país Portugal. Talvez seja esse o aglutinante que faz com que as tais operações coração e seus similares resultem. Não estou aqui a criticar o FCP...mas caso entrem num processo semelhante ao que sucedeu ao Benfica há uns 12 anos atrás...será extremamente complicado sairem dele com sucesso. Eu sei que aquilo que a direcção benfiquista lança cá para fora é pão para os papalvos comerem. Mas eles têm uma verdade incontornável a sustentá-los: o maior património do clube é a sua massa adepta. E venham de lá anos a fio sem ganhar nada...que Benfica é Benfica! E isso é motivo de orgulho...no sucesso e no fracasso...nas vitórias...mas principalmente nas derrotas, pois é nessas que se vê onde param os verdadeiros. Abraço.

Re: Bom artigo, GVF...

Não sabia que o Lineker também dizia isso...ai o malandro. :) Não queria contradizer tão célebre avançado...mas lá terá que ser. :) De qualquer das formas, tiveste uma resposta bastante boa, até porque estamos todos à espera de ver o que farão Paulo Sérgio e Villas Boas. Do Benfica creio que as coisas têm sido acauteladas com alguma cabeça, ainda que o eixo da defesa esteja num limbo preocupante. O FCP reforçou-se bem. Têm alternativa a Fernando, que creio que seria essencial...e foram busacr um miúdo do qual se espera muito. No sector do meio campo mais avançado é que penso haver ainda alguma indecisão...e será sempre um risco meter Micael e Moutinho no mesmo onze, isto se estivermos a falar num 4-3-3. Mas a capacidade de passe e posse de bola poderá ser decisiva com estes dois. Aquela treta das transições rápidas do Jesualdo é que tem que ir com os porcos. Isso não é o futebol do FCP... Do Sporting...indecisão táctica, neste momento...mas apresentam soluções viavéis para um jogo também ele de posse de bola e passe curto. A ver vamos, amigo...olha, que o Lineker se engane. :) Abraço.