Os nossos árbitros | Relvado

Os nossos árbitros

 

Referee diz: "sou árbitro de futebol e
queria perguntar-vos o que acham dos nossos actuais árbitros. Entendo
que os árbitros devem ser responsabilizados pelos erros que cometem. Acham que
erramos de propósito ou que somos os 1ºs a encaixar mal as asneiras que
fazemos?" aestevao acrescenta que
"o ex-árbitro
Jorge Coroado afirmou no passado fim de semana que, 2º vários especialistas, o
grupo de árbitros do escalão principal nesta época é o pior de há muitos
anos. Concordam?" Já Tó Natário
sugere que "enumerem as características essenciais para se ser um bom
árbitro."

I Liga:

Comentários [39]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

3 Características Fundamentais

Competência, Isenção e Boa forma (física e psicológica) - é tudo o que eu exijo a um árbitro.

Arbitros!!

Em primeiro lugar os nossos arbitros são maus arbitros,alguns,péssimos mesmo,que nunca deviam ter lugar na 1ª Liga muito menos na Europa,o Lucilio Baptisma é um exemplo!
  Depois há a questão da pressão em que os arbitros são colocados antes dos jogos grandes, pq nos jogos pequenos não há essa pressão!
  Depois há o medo de errar contra os clubes grandes e por isso é que se constacta que as equipas grandes são mais protegidas e beneficiadas do que as mais pequenas!!Como o Porto é neste momento o grande de Portugal é natural que seja a mais protegida.
  Quanto á corrupção ,também existe, mas muito mais em escalões inferiores onde não há tanta exposição publica nem grande presensa da imprensa como existe na 1ª liga...logo,as coisas tornam-se muito mais complicadas de se fazerem sem que ninguém se aperceba e coloque nas 1ªs páginas dos jornais!!

os nossos arbitros são cobardes

uma coisa é errar pontualmente ..outra coisa é apitar tendenciosamente...por isso vemos o que vemos ...

Ó Noko tu és um nojo

Cobardes são individuos que pensam como tu. Devias ter um familiar árbitro para dares o valor o que é ser difícil ser árbitro em Portugal. Os nossos árbitros quando vão arbitrar no estrangeiro são valorizados por todos e fica a saber com notas elevadíssimas. Por isso o que está mal são tipos com tu que metem os árbitros na boca do lobo. E cobardes são os nossos jogadores que com jogos internacionais não fazem nem metade que fazem na Super Liga, porque sabem que com a UEFA e a FIFA os castigos são a dobrar.

Re:Ele é nojo, tu és corrupto

Ou familiar de um corrupto.

Arbitros = Cancro do Futebol

Re:Ó Noko tu és um nojo

(...)os nossos jogadores que com jogos internacionais não fazem nem metade que fazem na Super Liga(...)

Por acaso estava mesmo a reparar nisso, por exemplo o Simão, que tem 5 golos marcados em 35 jogos da seleção e 6 marcados em 10 jogos da superliga! Exactamente pelo que tu dizes, na seleção apanham árbitros internacionais (ok, por vezes há quem apanhe o Lucílio Batista, mas nunca é Portugal que o apanha).

Principal característica??

Ter tomates!!!

Pai natal em Novembro... Acreditam?

Há alguem no seu perfeito juizo que nao acredite que os arbitros façam arbitragem tendenciosas???

É claro que todos erram, mas o problema é errar sempre para o mesmo lado, no mesmo jogo.

Eu conheço um ex-arbitro que abandonou a arbitragem (na 3ª divisao) porque nao aguentava os telefonemas constantes e as tentativas de compra de favores. Só quando arbitrava miudos é que tinha alguma paz. Isto contado por ele...

Esse senhor referee, se é mesmo arbitro, diga-nos se nunca aceitou prendas. Ou se nunca lhas tentaram oferecer.

Re:Pai natal em Novembro... Acreditam?

Caro relvinha,antes de mais confirmo-lhe que sou mesmo árbitro de futebol profissional.E compreendo a sua questão,mas asseguro-lhe - sob palavra de honra - que nunca até hoje sofri tentativa de aliciamento por parte de um clube ou dirigente. Julgo que esse tipo de...ofertas, são mais fruto de uma mentalidade antiga e que, nos tempos que correm, os arbitros apresentam uma formação e posturas diferentes, mais personalizadas e independentes, o que inibe, desde logo, qualquer tentativa de "influência".

Re:Pai natal em Novembro... Acreditam?

profissional? hehe já tá tudo curioso por aqui

Re:Pai natal em Novembro... Acreditam?

Curiosos porquê? Por ser árbitro de futebol...profissional? É uma actividade. Como qualquer outra. Como a sua, por exemplo.Devo confessar que aderi ao vosso forum precisamente porque queria dar o meu humilde contributo, não para que mudem as vossas opiniões de adeptos para com os árbitros, que respeito...mas porque parece-me que não conhecem "por dentro" aquilo que é ser um árbitro de futebol. Quando e onde treina, como se alimenta, como prepara os jogos e viagens jornada após jornada, que conversas tem com a sua equipa, como decide em lances de duvida, como reage quando corre mal um jogo, como é a sua vida de cidadão...enfim. Aos poucos, perceberá algumas coisas que, se calhar, nunca pensou antes.E a curiosidade desvanece...

Artigo dificil este

Tem de ser isento, aguentar as pressões e sobretudo não aceitar presentes suspeitos :)

não são piores que a maioria

dos dos outros países

mas actuam sempre, ou quase, extremamente condicionados.

desde a pressão psicológica, à pressão de agradar ás pessoas certas por causa da carreira, até por vezes a pressões físicas...

há medo.

vemos como há sempre trafulhice nas ascensões de carreira, compadrios e tyransmissões pai para filho ou irmão para irmão.

vemos como as classificações finais muitas vezes nos deixam incrédulos.

vemos a mal explicada actuação dos observadores, cujos relatórios deviam ser sempre publicos em nome de limpar a suspeição

vemos que a lei da rolha impede um árbitro de dizer qualquer ciosa que seja sobre os jogos. não deve mse robrigados a fazê-lo nem impedidos de o fazer.

isenção, honestidade, frieza, distanciamento, capacidade d diálogo (veja-se a premier), respeito pelo espectáculo, ser discreto e n querer ser protagonista, conhecimento absoluto das regras e uniformidade de critérios, equidistãncia, etc

temos bons árbitros, piores são oso dirigente se de que maneira

problemas - vedetismo - lucilio baptista, pedro proença e durate gomes são exemplos de árbitros de gostam de se fazer notar

carreirismo - pensam mais em agradar a quem os pode (supostamente) ajudar a subir de escalão ou chegar a internacional. vemos que uma vez lá fora fazem boa figura.

irregularidade - de muitos

incapacidade pedagógica

incapacidade técnica ou disciplinar

incapacidade de lidar com a pressão seja ela de que género for

são alguns problemas que vêm ao de cima

Não é fácil

"Acham que erramos de propósito ou que somos os 1ºs a encaixar mal as asneiras que fazemos?"
Devo dizer que por regra não acredito que os árbitros errem premeditadamente com intuito de prejudicar uma equipa e beneficiar outra.
No caso do futebol dsitrital (AFLeiria), já reparei que muitas vezes há erros propositados que surgem como uma forma de reacção ao ambiente desfavorável e ameaçador a que os árbitros são sujeitos.

Não se trata de prejudicar alguém.

Em causa está o marcar de uma posição, ao jeito de quem diz :"quanto mais me ofenderem pior para vocês. Eu não tenho medo."
Provávelmente a unica forma de reacção à proximidade do público e ao anti-desportivismo do mesmo.

Quanto à afirmação de Jorge Coroado, penso que este grupo de árbitros ainda é meuito novo, e que falta uma referência de grande qualidade que Lucílio Baptista não soube ou não pode ocupar, depois da saída de Vitor Pereira e de Jorge Coroado .

Re:Por falares em AFLeiria...

Digo-te que há árbitros que erram premeditadamente e geralmente erram para os clubes que estão mais a norte do Distrito.

O ano passado Castanheira de Pera estava próximo de subir na última jornada, ganhou o seu jogo literalmente a ser roubada e depois e ainda para ajudar o outro clube subiu graças a uma roubalheira de todo o tamanho frente a um clube rival. Mas é sucessivo todos os anos, e porquê?

Estes concelhos ou estes clubes não têm ninguém na Associação logo fazem-se negociatas, duvidas? :-)

Abraço

Do que conheço…

Do que conheço…

Antigamente dizia-se que os clubes da zona sul (A Sul da Batalha) eram os mais beneficiados uma vez que eram os mais representados na Associação.

Actualmente e considerando que as eleições de há um ano foram muito disputadas entre o actual presidente (Júlio Vieira) e o candidato da oposição (Paulo Sarraipa), as coisas mudaram um pouco.

Perdeu a lista apoiada por João Bartolomeu e a maioria dos grandes clubes do distrito (Sp.Pombal, Marinhense, Caldas, entre outros), ganhando a outra suportada em pequenas agremiações, mormente sediadas a norte (com o vareador o desporto da câmara de Ansião (Avelarense, Chão de Couce e Ansião) a ser um dos vice presidentes e penso também com alguém da Câmara de Figueiró dos Vinhos), o Portomosense (clube do qual Júlio Vieira foi presidente) e mais alguns clubes pouco conhecidos.

Sendo assim é natural que o centro geográfico do poder tenha subido mais para Norte.

Mas é como digo, acredito na honestidade das pessoas. Embora creia mais facilmente que um árbitro do distrital, com 40 anos e sem perspectivas de chegar mais longe, que deia a família em casa todos os fins de semana, para ganhar uns míseros Euros, se deie corromper, do que alguém que já está na Super Liga com uma actividade devidamente remunerada e a pensar numa carreira internacional.

SAud.

Nenhumas

Tens toda a razão no comentário que escreveste! Joguei muitos anos na AF Leiria e a lógica era e/ou é a seguinte:

- No início de cada época estão "definidas" as equipas que interessa dar uma ajudinha para subir de divisão, mediante determinados interesses.

Para quem não conhece, isto é como 2 + 2 serem 4...

Má arbitragem

para mim, má arbitragem não é quando um arbitro erra num penalti, ou mesmo num golo mal marcado ou mal anulado.
Em quase todos os jogos os árbitros erram, tal como os jogadores falham passes e golos, tal como os treinadores erram na táctica, tal como os comentadores erram nos comentários, mesmo com uma tv à frente.

Esse tipo de erros são apenas boa venda para os jornais. Vende mais um jornal que disser que o árbitro não marcou um penálti do que um que diga que o pinilha falhou um golo de baliza aberta. Porque o joagador é da nossa equipa, e então defendemo-lo. O árbitro, esse, não é de nenhuma das equipas então pode ser criticado porque ninguém o defende e ninguém fica ofendido com os meios de comunicação que o fazem.

Não vou dizer que não existem arbitragens tendenciosas. Existem, mas poucas. E uma arbitragem tendenciosa não é marcada por um ou dois lances, é marcada por todo o jogo, em que existe dualidade de critérios.

Se um árbitro errou 30 vezes num jogo, mas foi mais ou menos 15 pa cada equipa, podemos dizer que foi uma péssima arbitragem, mas não devemos dizer que a equipa A ou B foi roubada. Foi prejudicado o espectáculo, isso sim.

Como adepto neutro (SCP) no jogo SLB-FCP, confesso que achei que a arbitragem esteve em bom nivel. Ainda não vi nenhuma imagem nem vídeo que me mostarsse que foi golo.

OS próprios comentadores, quantas vezes nas repetições dizem: "Achoq ue foi. Parece que sim! Agora nesta imagem já da a entender o contrário." Mas o árbitro, esse sim, tem de ajuizar semrpe bem em milésimos de segundos.

características essenciais para se ser um bom árbi


  • Ter uma queda para a lampionice

  • Não ser muito caro de subornar

  • Ter uma boa capacidade para ignorar o facto de todas as pessoas honestas saberem que são corruptos

  • Saber distinguir o vermelho das outras cores, de modo a que possam evitar a amostragem de cartões a jogadores vestidos desta cor, especialmente quando o seu nome começar por "P" acabar em "t" e tiver pelo meio as letras "eti"

Re:características essenciais para se ser um bom á

"Não ser muito caro de subornar"

tipo carlso calheiros no brasil, ou quinhentinhos para o guimaro?

"especialmente quando o seu nome começar por "P" acabar em "t" e tiver pelo meio as letras "eti""

e também o jogador começado por "j" e acabado em "a" com "orge cost" no meio, não?

Re:características essenciais para se ser um bom á

e também o jogador começado por "j" e acabado em "a" com "orge cost" no meio, não?

Sim senhor! Tinha-me esquecido desse!

Os n/árbitros são tão bons ou melhores

Falamos muito dos nossos árbitros, que são maus e tendenciosos, um puro engano. Vêmos árbitros estrangeiros a terem erros clamorosos, um exemplo no Euro 2004, que dizem eles que eram os 12 melhores árbitros. Isto parece-me aquele provérvio que diz: A galinha da minha vizinha é melhor que a minha. Eu acho que antes de criticar um árbitro, todos deviamos experimentar a arbitrar um jogo depois então sabiamos valorizar o quanto é díficil de ajuizar-mos em segundos. É que a maior parte desta gente ingénua e incompetente que crítica os árbitros infelizmnte não tem a míníma credibilidade no que diz.

Re:Os n/árbitros são tão bons ou melhores

Ninguém duvida que é difícil ajuizar em segundos.
O problema é que quando é para apitar certos lances contra certas equipas essa dificuldade desaparece.
Eu pergunto.Porque é que há árbitros que para sacar do cartão para certos jogadores são mais rápidos que o Lucky Luke e para outros tipo o Jorge Costa nem pensar no assunto?
O problema dos árbitros não é o errarem!!É errarem sempre para os mesmos lados (normalmente 3).

as características essenciais...

...para ser um bom árbitro é só uma.
Estar morto.
EH!EH!EH!

eu penso que os arbitros nao estao piores

eles estao maus igual a epocas anteriores , o sistema é que esta temporada esta a funcionar em pleno . para colmatar as dificiencias apresentadas e nao esperadas.

Era Uma Vez....

Era Uma Vez um árbitro de nome Joaquim Gonçalves e um jogador chamado Néné Pirita.
O Senhor gonçalves é advogado e ganha em média 300cts p/mês. No seu trabalho entra ás 08:30 e sai ás 20:00, sendo que muitos dos dias não almoça em casa com a familia porque têm almoços com clientes. O Sr. Gonçalves treina 3 dias por semana, das 22:00 ás 23:30 para a sua profissão amadora que quase não dá para as despesas. A mulher anda constantemente chateada porque vê muito pouco o seu marido e os filhos passam o dia a perguntar pelo pai.
O Pirita é jogador de um dos grandes e ganha 6000 cts/mês. No seu clube, treina todos os dias de manha (10:00 ás 12:00) e 3 dias por semana á tarde das 16:00 ás 18:00. O Pirita gosta de dormir uma sesta depois do almoço para digerir a boa picanha que almoçou e depois do treino da tarde (quando o tem)gosta de jogar CM.... jogo que é viciado!!! Á noite não prescinde de passar um agradável momento com a familia, á frente da lareira, a ver a quinta das celebridades!!!

Um certo dia, calhou o Sr. Gonçalves ser o árbitro do jogo do Pirita, onde jogavam com uma equipa mais fraca. A Equipa de Pirita começa a todo o gás, mas não consegue materializar em golos o seu dominio.... o tempo passa.... e passa..... os sócios impacientes assobiam.... até que aos 83 minutos Pirita desmarca-se, finta o GR mas, por azar, atira ao poste... Como é que é possivel!!!
3 minutos mais tarde, aos 86, um jogador da equipa adversária cai na área após um contra golpe rápido e o Sr. Gonçalves, coberto pelo suor, desgastado pelo sprint e prejudicado pela chuva, assinala penalti com a certeza de que na altura foi a decisão mais acertada.... mas, não era.... a repetição mostra que não era....
O jogador corre para a bola e marca golo.... e a equipa de pirita perde.

No dia seguinte lê-se declarações nos jornais do presidente a dizer " que roubalheira".... "isto é um escandalo"... etc.
Mas o Sr. Gonçalves não se importa, até porque, ele não tem tempo para ler jornais e por muito que queira, não se pode profissionalizar como árbitro de futebol porque o Dinheiro não chega mas da sua cabeça não sai um pensamento: "será que se esses presidentes que tanto reclamam pagassem as dividas dos clubes á liga, eu já poderia receber um pouco mais?"

Para ambos os individuos ficam duas certezas:
- O Pirita quando entrar no próximo jogo ninguém se vai lembrar do falhanço de baliza aberta, porque na mente de todos (eu incluido) a culpa da derrota não foi dele.... mas sim do árbitro que não marcou o penaltie!!!
Pirita terá a certeza que um dia poderá voltar a ser aplaudido!!!
- O sr. gonçalves terá a certeza que por muitas boas arbitragens que faça, nunca será aplaudido!!!!

Re:Era Uma Vez....

joaquim gonçalves , nao te estas a referir ao arbitro joaquim gonçalves que apitou na decada de 80 que tinha como equipa fernando silva pinto e (o outro ja nao me lembro) e era das coisas mais corruptas que eu já conheci .
mas não é esse pois nao.

Re:Era Uma Vez....

não... inventei o nome :)

Dos comentários mais oportunos que já li aqui

Só faltou referir que uma equipa de arbitragem, excepto os das Ligas Profissionais, faz 3/4 jogos por fim de semana.

Escolas e Infantis, Sábado de Manhã.
Juniores, Sábado à Tarde.
Iniciados e Juvenis, Domingos de Manhã.
Seniores, Domingos à Tarde.

Bastante agradável e motivador.

São só os nossos?

Já vi muitos árbitros ditos internacionais de outras nacionalidades a cometer erros tão ou maiores do que os nossos. Lembro-me do FC Porto - PSG (anti-jogo praticado) , assim como muitos árbitros que estiveram no Euro e até mesmo erros escandalosos na tão espetacular "Premier League".

hoje em dia o futebol está muito mais rápido em vários aspectos. A decisão dos árbitros aumentou muito assim como a pressão que neles é exercida porque cada vez menos o que conta com são as vitórias, o prazer de ganhar por ganhar, mas sim o dinheiro que está envolvido.