Nacional: 99 anos de história | Relvado

Nacional: 99 anos de história

 

O Nacional faz-me lembrar o Braga de há uns anos que cresceu muito, mas que depois nunca se conseguiu intrometer na luta pelo título. Nos últimos anos tem feito mais dinheiro em transferências que Benfica ou Sporting. O ano passado perdeu nas meias-finais da Taça de Portugal, há 2 anos foi às competições europeias e este ano parece que a luta por um lugar nas competições europeias da UEFA não lhe vai fugir.A grande questão agora é se vai manter Ruben Micael até ao fim do campeonato e se vai esperar que seja um dos 23 no Mundial ou se o vai vender já no mercado de transferências de Inverno. Concordam comigo?LeiriaBest

I Liga:

Comentários [18]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

99 anos de história e...

21 anos de prazer como sócio nacionalista. Numa Região desportivamente adversa, onde os nacionalistas são, efectivamente, uma minoria, a ascensão do Nacional tem sido estrondosa. No espaço de 10 anos passou-se de uma média de assistências de 200 pessoas para 2000, tendo já registado casas na ordem das 5 mil pessoas. O maior problema do Nacional está no facto de partilhar a história numa cidade de 115 mil habitantes com outro clube que está há 30 anos continuamente na 1ª Liga. Não pode, por isso, ser comparado com um Leiria, uma Académica, um Braga, clubes que são omnipresentes nas respectivas cidades e com maior capacidade de captação de sócios. Mas até nisso o Nacional cresce a olhos vistos. A juventude madeirense é nacionalista e daqui a 10 ou 15 anos penso que será possível atingir médias de 7 a 10 mil pessoas numa nova Choupana (quem sabe com uma bancada ainda maior). A Choupana...tantas vezes criticada...é agora um dos melhores recintos desportivos portugueses onde é possível ver as nossas camadas jovens lutarem de igual para igual com os maiores clubes. Inúmeras histórias enquanto nacionalista....as idas à Europa, a vitória ao Zenit, a vitória por 4-0 no Dragão...é estrondoso o sucesso sustentado do clube. Tudo isto com talento. Uma das melhores montras de talentos para Europa. Fantástica a forma como os jogadores nacionalistas começam a entrar nos melhores campeonatos europeus. Muitas referências. O presidente. Um génio da gestão e técnica desportiva. Técnicos fundamentais para o sucesso como José Peseiro e Manuel Machado. Um clube por onde passaram jogadores como Costinha, Oceano, Rossato, Paulo Assunção, Adriano, Nené, Maicon, entre tantos outros. Muitos anos de vida Nacional. Adivinho um centenário em grande! Não há gente como a gente!

Nem vale a pena eu...

..escreve rum comentário pois disseste tudo e muito bem. Só acrescentoq ue não temos maior massa associativa não por causa do Maritimo que continua a decair assustadoramente em numeros....mas sim por causa dos grandes. O pessoal, especialmente juventude, prefere vibrar com um dos 3 estarolas (que me perdoem os adeptos)do que com os clubes madeirenses, de qualquer forma, mesmo com esse fenomeno o Nacional continua a ganhar adeptos...graças também às modalidades amadoras e ao futebol de formação com milhares de jovens , diariamente treinando no nosso complexo...e os resultados estão á vista...desde que o complexo foi inaugurado, os juniores do Nacional são os que têm dado luta à hegemonia do Sporting e Benfica na respectiva divisão nacional.

Re: 99 anos de história e...

Um belo comentário! Era bom que voltasses ao fórum do clube! Fazes lá falta! Não sou tão optimista. Acho que tudo depende de quantos anos o Rui Alves ficar em presidente. Não vejo substituto à altura. Quanto às assistências quando chegarmos ao 3 mil de média será muito bom, pois a sociedade madeirense neste momento vibra mais com Porto, Sporting e Benfica. Felizmente o Marítimo sofre mais com isso, com reduções de assistências, que todos sabemos serem reais, apesar dos números que eles fornecem à Liga. Mas sem dúvida que o Nacional é o clube do momento na Madeira, com um protagonismo enorme, mesmo com uma imprensa muito hostil. A cidade desportiva é um marco incontornável, movimentando dezenas de jovens diariamente. E há espaço para crescer. Para o ano, cá estaremos para festejar os 100 anos!

Nacional

Grande clube,grande diracção,so peca por um recinto curto para os seus adeptos.excelente organização,nao é por acaso que os melhores brasileiros que passaram nos ultimos anos por portugal,vinham sempre desde grande clube,lembro me so de rossato,nene,luiz alberto,maicon,felipe lopes,felipe grabryel,alonso,etc.com a parceria com o ipatinga e do cruzeiro que são dos clubes com melhor formação da américa do sul,deve se ao excelente presidente e á sua diracção.parabens nacional

Nacional um bom exemplo

É verdade que recebem muito dinheiro do governo regional,mas é preciso dar valor ao trabalho que Rui Alves tem vindo a fazer. Parabéns Nacional.

Parabéns...

...ao Nacional. Provavelmente o clube que mais cresceu nos últimos 10 anos no futebol português.

O fruto do trabalho

Parabéns Nacional. Na Madeira trabalha-se a sério e com objectivos claros e bem suportados. Eu vivo cá, embora seja Aveirense, e bem vejo o esforço e a dedicação de muito desta gente. Está no sangue do madeirense a superação. A competitividade. O querer ser sempre o melhor. È admirável esta característica Madeirense, esta capacidade única de acreditar em si, esta capacidade singular de formar grandes atletas, desde a natação ao ténis de mesa, desde o andebol ao atletismo, do hóquei ao bilhar. Esta capacidade impar de trabalhar. De querer. È nesta linha de evolução que surge a explosão, não só do Nacional, com um presidente esperto e entendido em futebol, mas também do Marítimo. E não é só o futebol sénior que dá cartas. É ver o excelente campeonato de juniores que o Nacional protagonizou a época passada ou ver a classificação actual deste mesmo campeonato, onde na Zona Sul, são os únicos clubes a fazer sombra ao Benfica e ao Sporting. Por cá o trabalho prossegue e as sementes do futuro estão lançadas.

No Karaté...são vários...

...os campeões e campeãs nacionais. Na vela, João Rodrigues é rei à muitos anos...Marco Freitas e Enio Mendes ...e nos femininos a luso-chinesa Maria Xiao, estrela da selecção de tenis de mesa é madeirense. No atletismo já tivemos melhor mas ainda tem um ou outro que vai à selecção e aos Jogos Olimpicos...na Natação, Paulo Franco (do Nacional) bateu o recorde nacional dos 800m a semana passada e na ginastica artistica o Nacional foi vice-campeão nacional em femininos...no andebol feminino o Madeira SAD esmaga a concorrencia à mais de 10 anos...e por aí em diante...só falei dos que me lembrei no momento...

o trunfo de quem vive fora da capital é mesmo este

de mostrar de ser MELHOR que lisboa o "lisboa é capital e o resto é paisagem" é que motiva as pessoas que moram fora de lisboa quem vive na madeira sabe o que isso é

Re: O fruto do trabalho

Tirando o meu Ténis de Mesa onde a Madeira tem como seu expoente máximo o Marco Freitas, diz-me lá porque eu sinceramente não estou a ver (mas não duvido)que grandes atletas formados Madeirenses nas outras modalidades ou seja, andebol, atletismo, hóquei, bilhar. Volto a frisar que de momento não ocorre nenhum nome.

Re: O fruto do trabalho

O expoente máximo do desporto português actual é madeirense. Sim esse mesmo, Cristiano Ronaldo. No Pool (bilhar) o Campeão Nacional é Madeirense e chama-se Miguel Silva. Na vela temos João Rodrigues. No tenis Martim Trueva. Tiago Silva conquista uma medalha de bronze no campeonato mundial de sub-23 em Duatlo. E se eu pesquisasse a net mais arranjaria... Mas não são só os nomes. É também o trabalho invisivel. A aposta em modalidades quase abandonadas como o Badminton. A aposta no desporto feminino. Tanta coisa bem feita, Polo.

Re: O fruto do trabalho

Não penses que eu estou em desacordo contigo porque não estou, só que podes mesmo acreditar que não me estava a lembrar de nomes. Agora posso dizer-te que depois de tere os enumerado que eu conheço os todos podendo acrescentar que por exemplo o Martin Trueva tem sido para mim uma grande desilusão por ainda não ter chegado ao patamar onde todos pensavam que ele chegasse. É mais novo que o Gastão Elias mas chegou a ser uma esperança maior que este que tinha pelo seu lado o estar nos USA. O João Rodrigues já campeão mundial e europeu na sua especialidade que se não estou em erro é a prancha, o Miguel Silva apesar de ter sido uma surpresa o seu titulo de campeão nacional é um dos melhores jogadores nacionais e, o Tiago Silva, é só uma das grandes esperanças do Duatlo português e espera-se que ele faça uma aposta grande também no triatlo. eu devo ser o rei das modalidades ditas amadoras mas, por vezes, tenho uma certa dificuldade em identificar os atletas com a sua zona geográfica e daí o meu pedido anterior o qual agradeço desde já a tua resposta. Cumps..

Re: O fruto do trabalho

Outros madeirenses ilustres: Filipe Bezugo - Campeão Nacional de ginástica e atleta olímpico português. Marco Vasconcelos - Campeão Nacional de badminton e atleta olímpico português. Marco Ferreira - Campeão Nacional de ténis de mesa e atleta olímpico português. Emanuel Pombo - Campeão Nacional de downhill Bernardo Sousa - Piloto do mundial de rallys WRC Flávio Cruz - Campeão de vólei pelo Sp. Espinho e atleta da selecção nacional. Francisco Abreu - Campeão Nacional de karting. Sinto que estou a esquecer muitos outros...Muitos mais virão. Os jovens madeirenses vivem para o desporto e basta ver a cerimónia de abertura dos jogos escolares no estádio dos barreiros...

Re: O fruto do trabalho

Eu não quero que pensem que estou a tentar denegrir a imagem do desporto Madeirense porque não o estou e longe de mim o fazer. Acreditem mesmo que eu tenho por vezes uma certa dificuldade em saber de onde pertence os atletas apesar de os conhecer bem como é o caso destes nomes que o amigo e muito expôs. Penso que não é preciso que eu faça um retrato dos atletas em questão mas caso seja, neste ponto já não tenho dificuldades de fazer. Obrigado. Cumps

Re: O fruto do trabalho

Sei que não ;) Apenas quis expôr mais alguns nomes para mostrar que a face da aposta no desporto madeirense vai além do Cristiano Ronaldo, Danny ou Rúben Micael. Nos Jogos Olímpicos da China estiveram 6 atletas madeirenses. Acho notável para uma Região da nossa dimensão.

Re: O fruto do trabalho

Sem dúvida meu amigo.E é de louvar esta aposta forte no desporto madeirense. Cumps.

Bom exemplo

O Rui Alves, amado por uns, odiado por outros é o grande mentor do ingresso do clube na ribalta. A sua postura “galifona” e não submissa agrada-me bastante. Para já vai destronando o Marítimo, como o melhor das ilhas, mas só daqui a meia dúzia de anos poderemos observar se este sucesso se mantêm, de modo a poder equiparar-se com o S.C. Braga. Tem tido uma evolução assinalável e isso é que é preciso destacar.

o rui alves faz lembrar o João Jardim,já se sabe

que em Portugal quem está contra lisboa é odiado por muitos milhoes de portugueses