Mercado português novo oásis? | Relvado

Mercado português novo oásis?

 

JohnnyD questiona ainda: "não deveriam os clubes portugueses ter começado a apostar nos nossos valores atendendo a essa boa relação qualidade/preço em vez de fazerem contratações milionárias em mercados sul-americanos? Quanto dinheiro não teriam a mais neste momento Benfica, Porto ou Sporting se em vez de contratar Rubens Júniores, Ibarras, Penas, Zahovics, Rogers ou tantos outros tivessem estudado bem as possibilidades do mercado interno? Comparem as diferenças da relação qualidade/preço de jogadores como Tiago, Maniche, Paulo Ferreira ou Ricardo Rocha... a que conclusão chegam?"

I Liga:

Comentários [3]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Segundo ouvi falar...

Acho que andam a observar no Benfica o Peixe, o Andrade, o Bossio e o Cabral, no Sporting andam a obervar o Hugo, Rui Jorge, o Sá Pinto e o Jardel e no Porto é o Nuno, o secretário, o Paulinho santos, e o clayton...

Tu bem

querias que viessem buscar esses jogadores ao Benfica :=) Contenta-te se o Benfica conseguir rescindir sem ter que lhes pagar indeminização.

No meu Porto eu já ficava muito contente em alguns casos se isso acontecesse.

Saudações

Duvido que o mercado português seja um filão

por várias razões:

Temos alguns jogadores de qualidade é certo, com bastante potencial e que podem vir a tornar-se em excelentes reforços. Mas os nossos principais clubes já praticam ordenados ao nivel do que se pratica nessa Europa fora. Por isso não é muito mais barato vir buscar um jogador como um Quaresma, um Ronaldo, um Postiga a Portugal.

Quanto aos jogadores de outros clubes se os montantes envolvidos são bastante mais reduzidos a verdade é que a imagem do futebol português ainda não tem a força suficiente para que venham apostar por exemplo num Mário Sérgio, Quim, Nuno Assis, Pedro Mendes, Bosingwa que são jogadores com bastante potencial. São mais baratos que um jogador espanhol, inglês ou italiano mas na maioria dos casos, têm muito talento, mas ainda lhes falta crescer como jogadores, sendo necessário serem confrontados com outras exigências que não as do nosso campeonato.

Há um outro contra que é o elevado número de jovens promissores que fracassou ou tem um sucesso reduzido nessa Europa fora: Edgar, Agostinho, Zeferino, Tinaia, Ednilson, Petit Youssef, Edgar Caseiro, Vasco Faisca, o próprio Boa Morte, Hugo Leal, Dani, Bruno Basto, Dominguez, Nuno, Helder, Vitor Baia, Simão Sabrosa, Almani Moreira, Sá Pinto, etc... Não dá uma boa imagem do futebolista português.

Quem são em contrapartida os que triunfaram? Figo, Sérgio Conceição, Costinha, Pauleta, Rui Costa, Fernando Couto, Paulo Sousa em tempos mais recuados o Futre, Oceano, Carlos Xavier e o Rui Barros e em certa medida o Abel Xavier, Cadete, Litos... Poucos mais...

Acredito que o Jorge Andrade se imponha no estrangeiro. Tem todas as qualidades como futebolista para o conseguir. O Fernando Meira tem sido titular. De resto dos últimos a sair duvido que o Hugo Viana consiga afirmar-se no futebol inglês apesar de ver nele qualidades...

Quanto a possiveis nomes que poderiam vir a sair de Portugal tendo em conta o seu reduzido preço e/ou serem jovens temos o Postiga, Quaresma, Ronaldo, Petit, Tiago, Simão, Miguel, Quim, Ricardo, Bosingwa, Carlos Martins, Paulo Ferreira, Pedro Mendes, Nuno Assis, Mário Sérgio, Silas, Neca...