Meio-campo dos grandes na época 2010/2011 | Relvado

Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

 

No Futebol Clube do Porto, e dada a aparente fidelidade ao já quase inconsciente 4-3-3, tudo indica que estaremos na presença de um meio-campo que privilegia a técnica em detrimento do combate. Sendo assim, e com a contratação de João Moutinho, será legítimo afirmar que um tridente invertido, tendo na ponta Fernando, estando no banco Souza, e nos cantos Moutinho e Micael, será a escolha acertada para o clube da Invicta? E, caso não seja, poderá Rodriguez imiscuir-se numa eventual mudança para um 4-4-2?Em Alvalade, e confirmada a saída de Veloso, parece haver um leque de opções de extrema validade para este sector, podendo Maniche e Pedro Mendes assegurar as manobras centrais, entregando-se as alas a Valdés e a Vukcevic. Contudo, e adoptando um losângulo, quem ficaria no vértice mais recuado? Será preferível vitimar consistência no meio-campo defensivo, colocando Matias no apoio directo aos avançados? Ficará Liedson sozinho na frente, tendo uma linha de 3 jogadores no apoio? Ou Paulo Sérgio irá adoptar um esquema clássico, beneficiando da enorme experiência dos dois centro-campistas internacionais?No caso do Sport Lisboa e Benfica o 4-1-3-2 parece ser ainda o esquema privilegiado e, em função da pré-época, Airton está a morder com violência os calcanhares a um dos grandes pilares benfiquistas na conquista do título no ano passado. Será suficiente para assegurar a titularidade, e colocando-se assim um jogador que me parece fornecer outro tipo de qualidade de passe à equipa? E estará Aimar pronto para manter a batuta na organização de jogo... ou Martins ficará encarregue das operações? Nas alas, Gaitan e Ramires parecem ser as escolhas óbvias... mas caso se confirme a saída do "Queniano", Amorim e o próprio Martins parecem ser as opções mais válidas para ocupar o seu lugar. Do outro lado, falta claramente uma alternativa de qualidade ao argentino, havendo somente Coentrão para desempenhar tal lugar. Aguarda-se uma surpresa nas hostes benfiquistas. Estará para breve uma contratação quase essencial?Digam de vossa justiça...GVF

I Liga:

Comentários [23]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Maios campos com muitas dúvidas!

No Benfica, com os processos de jogo mais estabilizados, Javi Garcia será de novo trinco, pese embora as boas provas de Airton; Ramires, se não for vendido, jogará pela direita e pela esquerda será Gaitán ou Fábio Coentrão se o argentino não conseguir ter ritmo. Rúben Amorim será a alternativa para a direita, embora Jara também o possa ser numa versão mais ofensiva, enquanto à esquerda Carlos Martins, que também será o suplente de Aimar como médio mais ofensivo, poderá ser ocasionalmente utilizado. No Sporting, creio que haverá falta, pelo menos em alguns jogos de um verdadeiro trinco. Pedro Mendes e Maniche ou Zapater poderão ser utilizados ao lado um do outro como mésios defensivos, mas esta é uma estratégia a que os portugueses não estão habituados. E Maniche, se estiver muito atrás não consegue organizar o ataque! Valdés não me parece ter muita apetência para as alas enquanto Vukcevic é pouco para jogar junto à linha lateral. Veremos como Paulo Sérgio resolve este problema! Quanto ao meu Porto as dúvidas são ainda mais e a uma semana da Supertaça não arrisco quem irá jogar! Dos dois jogos do Torneio de Paris resultou ainda maior confusão! Fernando parece firme como trinco. Tem progredido no controlo de bola e tem uma excelente prestação defensiva. Souza, ainda precisa de muito treino táctico para chegar a Fernando sobretudo em jogos em que seja mais importante defender. Assumindo que Villas Boas quer jogar em 4-3-3, o que me parece um erro pois o plantel está talhado para o 4-4-2, são precisos mais dois médios. O técnico parece preferir João Moutinho e Rúben Micael mas Belluschi e Castro foram os melhores a actuar em Paris. O ex-sportinguista é certinho mas não tem uma ponta de rasgo e o madeirense ainda não está em forma. Castro tem muita raça e qualidade nos pés e Belluschi sabe passar como mais ninguém ali. Guarin tem falta de qualidade e o jovem James está longe de poder jogar a alto nível na Europa neste momento. Ukra, outro jovem de excelente nível, seria um bem melhor médio ala que um avançado a tempo inteiro e aliás o mesmo se passa com o uruguaio Cristian Rodriguez. Muitas dúvidas e indefinições a não augurarem nada de bom a uma semana da Supertaça!

O Benfica tem um grande meio-campo!

Um clube que tem este meio-campo como titular: ..................Javi Garcia.................. ........Ramires.................Gaitán......... .....................Aimar..................... E que ainda se dá ao luxo de ter estes jogadores como alternativa: Airton Rúben Amorim Carlos Martins Felipe Menezes Fábio Coentrão Só pode ter razões para se sentir confiante.

SuperLiga Agente Desportivo – Soccer Manager

SuperLiga Agente Desportivo – Soccer Manager Axas que percebes de Futebol? Então entra neste desafio. http://www.agentedesportivo.com/?p=9818

O Porto tem jogadores de maior qualidade..

..mas isso não quer dizer que consiga ter o melhor meio-campo do futebol português. Ainda nos falta ter uma dinâmica que permita alterar jogadores e manter o mesmo nível. O jogo de ontem foi exemplo disso onde a ausência de ruben micael ou belluschi ao lado do indiscutivel moutinho proporcinou uma evidente baixa de rendimento de todo esse sector. No benfica se o ramires ficar temos ai o motor de todo o meio-campo por isso as prespextivas são boas. Já no sporting o destaque vai direitinho para a maniche, mas ainda me falta ver um jogo dos leoes para ter uma ideia mais concreta.

O Porto tem jogadores de maior qualidade.. errata

* proporcionou * perspectivas

Meio-campo...

... como se costuma dizer, em equipa que ganha não se mexe, dai o Benfica e por força da saida de Di Maria tem apenas de mexer numa peça sendo esta do lado esquerdo do ataque, não estou assim tão dentro da realidade dos reforços do SLB para dizer quem vai ser o substituto de Di, os restantes à partida serão os mesmo, o trinco deverá ser Javi apesar do aparecimento de um excelente Airton e o médio-direito Ramires mantendo-se a rotatividade no "10" entre Martins e Aimar para que este não fique com os "arames" por um fio antes do final da época :) No FCP, falha grave GVF, não mencionas-te o melhor médio de ataque do Porto, Fernando Beluschi, este tem de jogar, os outros devem ser Moutinho e Fernando mas cuidado com Souza, parece-me ser mais completo do que Fernando a nível de passe, algo que agradará a ABV... No Sporting as opções são quase todas de qualidade, não sei que esquema utilizará Paulo Sérgio mas a titularidade parece-me garantida para Maniche a Váldes, com a lesão de Mendes não estou a ver quem assumirá a titularidade, talvez seja necessário ir ao mercado de novo. Nota final para o Braga, Luis Aguiar deve ficar por isso será o "10", os outro médios serão Vandinho e Madrid ou Mossoró. Parabéns pelo excelente artigo GVF, um abraço :)

Re: Meio-campo...

Meu caro amigo, muito boa tarde. Concordo com quase tudo o que apontaste, mas no nosso caso ainda estamos dependentes da eventual saída de Ramires. No FCP não coloquei o Belluschi, pois dá-me a sensação de que não é primeira escolha de AVB. Está a jogar hoje contra o Bordéus...mas já fez mais algum jogo? De qualquer das formas, acho que esse gajo é um enorme jogador...e é incompreensível o Moutinho ou o Micael tirarem-lhe o lugar. No Sporting, a lesão do Mendes complica um bocadinho as coisas...mas olha que entre os arames do Aimar...e os do Maniche e do Mendes...vai lá vai. No Braga não conheço muito...e não sabia que o Aguiar já se confirmou no Braga. Sendo assim, temos praticamente o mesmo meio campo da época passada...ainda que não percebido qual é verdadeiramente o lugar daquele Salino. Boa sorte para a segunda parte, meu caro. Abraço...e obrigado.

Re: Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

Como é óbvio e devido ao mercado só fechar no dia 31 de Março, não vou, não posso nem devo responder a esta pergunta pois modificações nos planteis ainda podem acontecer até ao fecho. Mais um artigo com cabeça, tronco e membro, e óptimo para se comentat mas, que teria mais lógica sair, a partir do dia 1 de Setembro, data que já nos permite ter conhecimento dos planteis definitivos até há proxima reabertura do mercado. Peço desculpa amigo mas esta é a minha opinião.

Re: Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

Na boa, meu caro... Abraço.

Meio-campo de FC Porto, Benfica, Sporting e Braga

Se não sair nenhum jogador dos planteis dos clubes referidos, penso que as melhores opções são as seguintes: FC Porto: ----------J. Moutinho---R. Meireles------------ -----------------R. Micael--------------------- Caso Raul Meireles continue de Dragão ao peito penso que seria interessante inverter o triângulo no meio-campo, colocando Moutinho e Meireles lado a lado, sendo que se um deles subisse um pouco mais no terreno o outro teria que compensar defensivamente. Se Meireles for vendido, Fernando entraria (gostei bastante de o ver jogar hoje) e o triângulo do meio-campo voltaria ao "normal". Benfica: -------------------Aírton---------------------- ------Ramires-------------------C. Martins----- -------------------Aimar----------------------- Aírton é na minha opinião superior a Javi García e Gaítan ainda não me convenceu por isso colocaria Carlos Martins descaído no flanco esquerdo que serviria de apoio a Aimar e ao mesmo tempo poderia combinar com Fábio Coentrão quando este subisse no terreno. Se Aimar se apresentar bem fisicamente tem lugar garantido no onze, o mesmo acontecesse com Ramires se não for vendido. Sporting: ------------P. Mendes------Maniche------------- --Vukcevic-----M. Fernández----------Izmailov-- Tive algumas dificuldades em encontrar um meio-campo ideal para o Sporting, mas este parece ser o mais indicado, sendo que Izamilov neste momento não está apto, por isso Valdés ou Salomão são as opções neste momento para esse lugar onde também pode jogar Pongolle. Veremos o que pode Zapater acrescentar ao futebol do Sporting. Braga: ------------------Vandinho--------------------- -------Alan---------------------L. Aguiar------ ------------------Mossoró---------------------- Luís Aguiar é neste momento uma incógnita pois não se sabe se continua no plantel do Braga. Mossoró recuperado da lesão que o tem afastado dos relvados é uma pedra essencial no onze bracarense. No entanto Domingos deverá utilizar um sistema de jogo completamente diferente deste.

Off-topic!

O avançado brasileiro Robinho surge novamente na órbitra do Benfica, de acordo com o "Telegraph". Com o empréstimo ao Santos prestes a expirar, o jogador prepara-se agora para regressar aos Citizens, que não pretendem renovar o acordo de cedência com os brasileiros. Por não ser um jogador da preferência de Roberto Mancini, o brasileiro é dado como negociável pelo clube de Manchester e são vários os interessados em contar com o avançado canarinho. Um desses clubes é o Benfica, que segundo o diário "Telegraph" deseja ter o jogador por empréstimo, se o City estiver disposto a pagar uma parte do seu vencimento. http://www.record.xl.pt/Futebol/Nacional/1a_liga/Benfica/interior.aspx?content_id=454920 O Record anda doido!!!

Re: Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

inquestionavel um meio campo que fabrica 128 golos numa epoca...

Re: Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

Sou, como é óbvio, obrigado a concordar... :) Abraço.

Re: Meio-campo dos grandes na época 2010/2011

Exacto, um meio-campo muito produtivo e trabalhador. Assim as bolas chegam com qualidade à fase de finalização. Os quase 130 golos numa época não mentem sobre a qualidade da equipa. Já agora, um aparte. Alguns adeptos do FCP sempre fizeram charcota da forma como o Jesus fala, do seu mau português, etc. Então agora que finalmente já contrataram o analfabeto do Walter já não podem mandar as pedras, era preciso ter lata. (Para além do mais, em linguagem de futebol, quem dera a muitos a Sabedoria do JJ)

2 perguntas só...

Qual é a diferença entre "128 golos" e "quase 130 golos"? O que te leva a dizer que Walter é um analfabeto?

Re: 2 perguntas só...

A primeira pergunta é absolutamente irrelevante! Quanto há segunda, já é de conhecimento público desde o início da novela "Walter" que o rapaz não sabe ler nem escrever. Mas veremos dentro de campo o que vale que é aí que interessa.

Ai agora dentro do campo é que interessa???

...Não te estou a perceber... é o analfabetismo ou o jeito para o pontapeio??

Re: Ai agora dentro do campo é que interessa???

Claro, nunca disse o contrario. So queria deixar patente que antes de falaram do mau português do Jesus, que vejam primeiro o facto de terem no clube um analfabeto (um gajo de 20 anos apenas).

grande lol...

Re: grande lol...

Foi o empresário do Walter que espetou a tanga do gajo ser analfabeto, não saber ler nem escrever para ajudar ao negócio do Porto.

Re: grande lol...

Se ele não soubesse ler nem escrever tinha de ir para o benfica para ser treinado pelo Jesus...

Re: grande lol...

Se viesse para o Benfica iria render o triplo do que vai render no Porto.

Re: grande lol...

...Se fosse tipo Eder Luiz ia render o quíntuplo...