Males do mercado de Inverno... | Relvado

Males do mercado de Inverno...

 

Misty diz: "todos os anos assistimos ao desmembramento de várias equipas que, fazendo uma 1ª volta promissora no campeonato, acabam por mudar o discurso dos seus objectivos na Liga com a venda dos seus melhores jogadores no mercado de Inverno. O Vit.Setúbal, por motivos financeiros e, acima de tudo, pela péssima noção de gestão do seu presidente, destruiu uma equipa que prometia vôos que pareciam impossíveis. O Sp.Braga, entre trocas e baldrocas, acabou por desfazer uma das melhores defesas do campeonato. A Académica não resistiu a emprestar o seu
goleador ao Benfica. Que pensam disto? Os euros valem a destruição de uma equipa, de um projecto? Definitivamente, penso que não. Por mim, a bem do futebol e dos objectivos iniciais de cada equipa, o mercado de Inverno bem podia desaparecer!"

I Liga:

Comentários [20]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Só dá para dizer...

Realmente falar é fácil.

E que tal propôres uma lista para a direcção do clube da tua terra.

Pode ser que percas a eloquência.

Só para te perguntar...

tens algum problema com a minha pessoa?

E, aproveitando o espaço, deixo-te alguns nomes da lista do candidato Fernando Oliveira (o tal que já foi presidente do Vitória no século passado), que aparecem nos jornais desportivos de hoje:

Direcção - Luís Lourenço, Rui Salas, Júlio Adrião e Eng. Contreiras
Conselho Fiscal - Pedro Constantino
Presidente da Assembleia Geral - João Carlos Fidalgo

O mandatário desta candidatura será Félix Mourinho [o pai do José].

O jornal Record adiante ainda que Fernando Oliveira tem um projecto de 10 anos negociado com a banca portuguesa.

Parece-te suficientemente eloquente?

A mim, sinceramente, não me desagrada, sabendo que Fernando Oliveira tem um passado no clube e 'arrasta' um bom grupo de investidores privados atrás de si. Apesar disto tudo estou certa de que os problemas do Vitória não irão 'desaparecer' com a nova Direcção, resta-me a consolação de acreditar que não vão continuar a agravar-se como até agora - Chumbita já sai tarde!

Proponho o seguinte.

Vamos todos partir do príncipio que todos os responsaveis de todos os clubes, são sérios, inteligentes e competentes.

Depois juntemos-lhe o facto de se poderem mesmo fazer estas trocas e baldrocas próprias da altura do ano.

Por fim, desejemos boa sorte aos que chegam e digamos um grande hasta la vista aos que vão.

No fim do ano, fazemos contas e veremos quem foram os irresponsaveis, os sortudos e os competentes.

Que acham?

nao concordo, misty

talvez ache que a janela devia ser mais "apertada"... mas acho bem que se permita aos clubes fazer restruturaçoes... aos planteis reequilibrarem-se... corrigirem-se erros... e aos proprios jogadores sentirem-se satisfeitos por ter chance de jogar noutros sitios apos verem que nao contam para o treinador do momento...

e é bom para alguns jovens serem emprestados como helio roque apos seis meses de aprendizagem no plantel principal do slb, ou varela, ou se calhar o ivanildo se relamente for para belem... etc

de resto, é verdade que isto é um encher de pança para empresarios comissionistas e ate dirigentes, mas acho que isso ninguem consegue parar...

Fazendo contas...

Encaro uma equipa de futebol como um projecto e podemos até 'medir a coisa' por época.

Uma época de futebol ronda os 10 meses e um plantel contém, em média, 28 jogadores. Está nas mãos de cada clube, com orçamento de que dispõe, 'equipar-se' o melhor possível. A partir daqui e sabendo que cada equipa parte para o campeonato com objectivos definidos, não me parece muito honesto que se mudem de 'armas a meio do duelo'. E isto serve para todos, até para o 'meu' Benfica que acho que se 'reforçou' muito bem neste mercado de inverno [Marco Ferreira, à parte].

Concordo contigo na referência à reestruturação de uma equipa e ao reequilíbrio de um plantel, mas na época seguinte. Senão vejamos: regra geral, são mais as equipas que se 'desequilibram' nesta época de transacções, não te parece? E são sempre os mesmo, os mais 'pequenos'.

É a minha opinião.

Epá

Acho que apenas prova a realidade. O Setúbal acredita que assim consegue garantir a Manutenção (Objectivo inicial.); O Braga acredita que terá plantel para suplantar as saídas de Abel, Nunes e Jorge Luiz (Luis Filipe, Paulo Jorge e Rossato cumprem tão bem quanto os anteriores, ou lá perto), não descurando, assim, uma ida à Europa (Objectivo inicial.); A Académica não tinha grandes hipóteses. Ou deixava de parte, até final da época, um jogador que entrou em ruptura com o clube ou procurava encaixar um dinheiro com ele. Assim o fez.

Conclusão:

- Sp. Braga: Soluções garantidas, preciosos 5M/€ para as contas do clube + Frechaut (segundo li).
- Vit. Setúbal: Profunda crise financeira, as soluções eram reduzidas...
- Académica: 2,5M prováveis no final da época (ao que consta) e perde um jogador que estava fora do plantel.

Então, onde estão os grandes problemas ?

Off Topic - Curiosidade

O Homem que no inicio da época, disse que ia ganhar estas "competições" com a sua "grande perspicácia para o fenomeno futebolistico".

http://xs64.xs.to/pics/06034/noko.JPG

Re:Off Topic - Curiosidade

lol atao deste-te ao trabalho de ir ver isso?eu é que já não tenho hipoteses,em 24º a mais de 200 pontos dos primeiros:(

Re:Off Topic - Curiosidade

Não sei o que é pior, se o facto dele ter dito isso ou o facto de te lembrares, dares-te ao trabalho de ir procurar a pontuação, tirar a screenshot, alojá-la e vires mandar a boca ao Relvado. LOL

Sinceramente acho que a pior é mesmo a útima!

Re:Off Topic - Curiosidade

Estava a ver classificação e deu-me para ver os últimos e reparei no Noko. Lembrei-me daquilo que ele escreveu. Perdi menos de 1 minuto tirar o print screen e a alojar a imagem. Agora tu, eras capaz de demorar 10 minutos a fazer esse processo.

Relativamente ao Braga:

Abel ------------> Luís Filipe
Jorge Luiz ----> Rossato
Nunes ----------> Paulo Jorge

Além do mais, o Delibasic está quase pronto, ainda foram buscar o Frechaut e fala-se no Turra para a defesa. Sinceramente, não estou a ver muitas perdas, até porque entrou muito dinheiro e isso significa que o motor da equipa (Andrés Madrid) vai continuar em Braga!

Comentário pertinente

Este comentário é deveras pertinente mas não tão facil de analisar como pareçe.
Terá de ter se sempre em conta o a relação desportiva/financeira e ás vezes até a vontade dos jogadores.
No caso do Setubal o que prevaleçeu foi a sobrevivencia do clube por mto que nós estajamos contra o desmantelamento de uma equipa no meio campeonato.
O Braga teve em conta novamente a relação desportiva/financeira.Jorge Luiz de 29 anos e Nunes de 28 por um montante conjunto de 5 milhoes de euros(especulação) é uam oportunidade a não desperdiçar.
O caso da Académica é o caso mais insólito mas a Académica n teve grandes alternativas ou transferia o jogador ou então ficaria com uma activo importantissimo a desvalorizar assim conseguiu salvaguardar a vertente financeira visto q em termos desportivos todos nós sabemos quem ficou a ganhar...

Os jogadores que o Braga vendeu

com excepção do Abel, estavam todos na casa dos 30 anos, se não fosse agora seria muito díficil tirar rentabilidade daqueles jogadores.

É claro que o Braga agora vai se ver mais aflito, mas também precisa de pagar as suas contas.

Quando não há um plano

Bem deleniado, mesmo contabilisticamente falado e boa gestão, a médio longo prazo, muitas vezes a alienação de os principais activos são o seu reflexo.
Creio que único dos clubes mencionados, apenas vejo o Braga com algum "encosto pensado" porquanto ocupação dos lugares vagos.Mas isso vai para os de primeira linha , pois o banco fica completamente descurado.Depois há o problema de um Jorge Luiz ser único, e o defesa central ter quase relva bracarense no seu corpo tal era a sua influencia na defesa e equipa...a ver iremos.

Quanto ao Setúbal..tenho dito.
Relativamente à Acadêmica, apesar dos amuos de Marcel que forçam uma saída , o empréstimo se me afigura uma solução muito muito estranha.

Mercado do Inverno

O Mercado do Inverno serve para comprar e vender jogadores, não percebo porque não devia haver um mercado do Inverno. Se as outras equipas não conseguem gerir os seus clubes, ou comprar e vender jogadores decentes existem outros clubes que sempre precisam de dar um toque a sua equipa.

Só para me desalojar do Top, né menina Misty?

Não faz mal, também gosto de ficar por baixo...

Antes de mais...

... obrigada pelas gargalhadas que me proporcionaste à hora de almoço : )

O Top de Prestígio não é, decididamente, o meu lugar preferido neste fórum. A exposição 'prestigiante' tem os seus 'perigos' e, como tal, prefiro manter um low profile o que, no entanto, não evita certas manifestações de 'ressabiamento'; valha-me que não são 'letais' e convivo bem com isso.

No fim das contas, continuas 'por cima', por enquanto ; )

Re:Só para me desalojar do Top, né menina Misty?

Também gostas de trocar de posição, estás outrava vez por cima. :P

Re:Só para me desalojar do Top, né menina Misty?

Eu quando entro numa "festa" é para valer. Vale tudo menos arrancar molas ao colchão...

Re:Só para me desalojar do Top, né menina Misty?


Competição só faz bem. É onde ela merece estar:)