Os mal-amados | Relvado

Os mal-amados

Quais os motivos do desfasamento entre a eficácia demonstrada por alguns avançados e a paixão dos ad
 

Ao longo da história do futebol vários avançados, apesar de se revelarem temíveis marcadores, nunca caíram no goto dos adeptos. Explicações não existem, porque o rendimento de um avançado, em última análise, avalia-se pelos golos que marca.

Nos dias de hoje a incompatibilidade de Cardozo com grande parte da massa adepta encarnada é notória, mas outros jogadores nos mais diversos clubes e seleções foram sempre encarados com desconfiança e até desagrado, apesar dos golos que marcavam. Pauleta, outro exemplo, foi sempre mal-amado na seleção (ao contrário do que acontecia nos clubes onde atuava), ao invés de Peter Crouch, querido na seleção e indesejado nos clubes que representou.

Quais os motivos deste desfasamento entre a eficácia demonstrada e a paixão dos adeptos?

Na minha opinião, a maioria das vezes tem a ver com a falta de estética de alguns avançados, preferindo os adeptos jogadores como Falcão a Jardel, Miccoli a Magnunson ou Acosta a Yordanov. Será, talvez por isso, que um dos melhores marcadores portugueses da última década (Bock) nunca tenha tido uma oportunidade na 1.ª Liga.

I Liga:

Comentários [6]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Creio que há vários aspectos a considerar!

Não me parece que a estética seja o único aspecto que faz com que os adeptos prefiram este àquele! Acho que há muitos outros pontos a considerar: por exemplo, acredito que, por regra, os adeptos preferem um jogador que trabalha a bola, que a vem buscar atrás e a joga a um outro que se limita a ficar na área à espreita da sua oportunidade! Também penso que um avançado lutador, que tenta sempre tirar a bola aos defesas, tipo Lisandro Lopez chega mais facilmente ao coração dos seguidores que outro que apenas participa quando a sua equipa tem a posse de bola e estou convicto que um ponta de lança que marca de cabeça, batendo os defesas, é mais bem visto que outro menos dotado nesse tipo de jogo.
Mas há ainda dois outros aspectos importantes: há jogadores que, como Nuno Gomes, precisam de alguém perto de si para render em pleno, sobressaindo no 4-4-2, enquanto há outros, como Jardel, que rendem mais como únicos homens de área e que precisam é de dois extremos bem abertos que cruzem bem e há avançados, nomeadamente sul americanos, que precisam de muito mais tempo de adaptação quando chegam à Europa, muitas vezes mesmo uma época inteira, para conseguirem render o que está ao seu alcance!
Há uma grande variedade de razões para se obter a preferência dos adeptos, mas a mais importante de todas é a eficácia! Se um ponta de lança marca muitos golos e falha poucos, é certo que vai cair no goto dos que apoiam a sua equipa! Jogadores como Nené (Benfica), Fernando Gomes (Porto e Sporting), Jordão (Benfica e Sporting), Rui Aguas (Benfica e Porto), Jardel (Porto e Sporting), Keita, Manuel Fernandes e Acosta (Sporting), Madjer, Kostadinov,, Domingos, Lisandro ou Falcao (FC Porto), Nuno Gomes (Boavista e Benfica), Magnusson ou Miccoli (Benfica, com formas variadas de actuar e com estéticas ainda mais diferenciadas foram ídolos dos clubes que representaram! Cardozo é um excelente avançado, muito bom também a marcar bolas paradas, mas tem uma maneira de ser que o torna mais dificil de amar!

Jardel

nunca foi um mal amado... pelo menos , nuynca no Dragão, e se o foi em Alvalade foi por motivos extra futebolistas....

No Dragão já tivemos um mal amado Bosingwa, mariano, há de haver sempre, embora não seja uma coisa racional

O Jardel não era mal-amado

O Jardel não era mal-amado pelos adeptos, mas era visto pelos rivais, apesar dos golos que marcava, como um jogador tosco, donde que nunca se lhe reconheceu o talento, seja pelos rivais, seja mesmo por algumas pessoas ligadas ao futebol, como por exemplo as da selecção. Foi talvez dos poucos jogadores desses que o autor do artigo fala que nunca foi criticado pelos adeptos.

Não confundas...

Eu não disse que Jardel foi mal-amado. O que eu disse foi que, apesar de ter marcado muitos mais golos, Jardel não caiu tanto no goto dos adeptos como Falcão.

tens razão

li mal, sorry... mas olha que o Jardel foi muito idolatrado no dragão

Amigo

Parabéns pelo artigo.
Está tudo dito.