Os mal-amados | Relvado

Os mal-amados

 

Strizkiz diz: "em Portugal há o hábito
de criticar treinadores, principalmente nos 3 grandes. Adriaanse é o exº mais
recente e talvez o mais gritante, pois é líder com 5 pontos de avanço. Não é
caso virgem no futebol português. Lembro-me de Oliveira que também foi muito
contestado e foi campeão; Trapattoni passou uma época inteira a ser
criticado e conquistou um título que fugia ao Benfica há 11 anos; Peseiro que
chegou à final da Taça UEFA; Fernandez que conquistou a Taça Intercontinental...
Mas alguns treinadores que pouco ou nada ganharam merecem louvores de
adeptos e imprensa - casos de Camacho, Paulo Bento... A que se deve este facto?
Exige-se demais em Portugal? Terá a imprensa alguma coisa a haver com isto com
as suas simpatias e antipatias? Os adeptos dos grandes serão demasiado
exigentes? "

I Liga:

Comentários [16]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Treinadores de bancada

Uns treinam na bancada os outros são pagos para treinar no campo. Por isso mesmo serão eles sempre os unicos responsáveis pelos resultados da equipa.

Concluindo e resumindo criticar da bancada não custa nada principalmente quando não se tem de prestar contas a ninguem.

Paulo Bento

Paulo Bento começou a sua carreira de treinador com o tal "crédito" que Peseiro tanto reclamou e com alguma razão. Isto porque enquanto jogador de futebol foi sempre um bom profissional pelos clubes que passou e conquistou o respeito da maior parte dos portugueses bem como da comunicação social. Como tal, Paulo Bento está agora num "estado de graça" que durará algum tempo independemente dos resultados que alcançar.

Neste momento, no entanto, é um treinador que nada ganhou e que convenceu tanto como qualquer um dos outros holandeses que treinam Porto e Benfica. O futebol de Bento não é tão atractivo como o de Peseiro, e os resultados por comparação aos de Peseiro não são melhores. Mas tem o tal crédito. Agora ainda mais porque ganhou a Benfica e Nacional.

Há que referir a questão da disciplina. Eu sou um defensor de que um treinador, que tem uma equipa com uma média de idades de 24 ou 25 anos, tem como função discipliná-la tacticamente e não ensinar valores de moral, desportivismo e bom senso que deviam ter aprendido na 4ª classe. Peseiro teve azar pois encontrou uma equipa em que a maior parte do plantel, e principalmente o actual capitão, faltaram a essas tais aulas de disciplina e moral da 4ª classe. Que vantagem tem Paulo Bento em relação a isso? Conhece-os e foi colega de muitos deles. Logo certamente tem mais "pulso" no campeonato visto também que pôs alguns miudos de 18 e 19 anos a jogar na equipa principal. Esse era um risco demasiado grande para Peseiro.

Resta agora saber, quando Liedson, Deivid e Polga voltarem a ser maus profissionais, ou mesmo quando Sá Pinto ultrapassar os limites do inimaginável (visto que os limites do razoável já os ultrapassou há muito), que peso e força terá Paulo Bento nessa altura.

Re:Paulo Bento

"Logo certamente tem mais "pulso" no campeonato visto também que pôs alguns miudos de 18 e 19 anos a jogar na equipa principal. Esse era um risco demasiado grande para Peseiro"

não concordo !!!
risco demasiado grande!!???
quem foi que lançou o moutinho ???
quem foi que lançou o nani ???

paulo bento só lançou 2 juniores e porque foi obrigado ! na altura o sporting não tinha mais jogadores disponiveis..!!
peseiro era bom treinador !! concordo consigo qdo diz que não teve sorte e que o jogavamos um futebol mais atractivo qdo era nosso treinador..!!

Não é gostar ou Desgostar

do treinador é não entendê-lo!
Alguém percebia as substituições do Peseiro, do Trappatoni ou do Co Adriaanse, ou mesmo os seus esquemas táticos ninguém!
É por isso que quando vemos treinadores como o Camacho e o Paulo Bento disciplinadores e lógicos nas substituições dos jogadores pensamos eis um bom treinador!

Sobre Adriaanse e a equipa

É uma ansiedade estúpida ser sócio do Porto e ver os jogos no estádio. Esta equipa do FC Porto apresenta esquizofrénica em campo. Dá espetáculo, mas compromete em momentos decisivos. Lembra-me uma célebre equipa do sporting dos anos noventa, que NUNCA GANHOU NADA.

É uma ansiedade com que as pessoas com fé vivem bem - e talvez as que vêm o futebol sem consciência, apenas pela TV e com um espírito "ganha-perde" competitivo - mas é uma angústia que nós sócios, que vamos há tantos anos ao estádio não gostamos, e sobretudo não queremos.

Que experimentem, noutro clube que não o meu. Que façam experiências no AZ Alkmaar. Aqui, joga-se para ganhar. E faz-se o que for preciso para isso. Nem que seja jogar à defesa. Que birnquem com o coração e as emoções dos outros, que não sejam as nossas.

Se querem cá ficar, ESTABILIZEM A EQUIPA. A sua constituição, o lay-out táctico! Se não estabilizarem, se deixarem o Baía no banco, se continuarem a variar TODOS os jogos, não se queixem dos lenços, e não se queixem dos assobios. Nenhuma equipa se pode gerir contra as bancadas. Nenhuma equipa pode ser gerida contra os sócios. Nenhuma equipa pode ser gerida fracturando ao meio a forma como é vista pelos sócios.

Imagino que jogando desta forma, Adriaanse e a SAD partam de um princípio: quem quer ver futebol de ataque contínuo e quem tem fé absoluta no trabalho do treinador, continuará a ir ao estádio e trará gente consigo que sente este momento dessa forma. Suponho que a evolução natural é quem, como eu, não aguenta, nem aceita este ritmo, esta incerteza, esta falta de constância, deixe de ir ao estádio.

Suponho, e tudo me leva a crer, que a evolução natural seja de os sócios críticos, que são os que sofrem até aos limites do desespero do suportável com estas opções, vão deixando e desistindo de ver os jogos no estádio. Suponho que o estádio se recheie de gente que quer esppetáculo e incerteza. Suponho que estejamos a assistir ao nascimento de um novo FCPorto. Um novo espírito, um novo paradigma.

E eu, não sei se gosto. Não sei DE TODO. Uma coisa é certa: este holandês passará, e eu estarei sempre cá, sempre no e´tádio, com qualquer equipa do FCP. Se tenho que aguentá-lo, seja. Não me peçam é para lhe dar tempo, ou para ter paciência. Já passei dos limites do suportável há muito. A gota de água foi a eliminação das competições europeias.

Daí para cá, e no meu sentir, ele só anda atrás do prejuízo.

Muita coisa em questão

Pra já os adeptos do FCP têm muita ânsia em ganhar este campeonato o quanto antes, por isso a continua contestação ao Co.
O Paulo Bento pegou num balneário e põs ordem na casa.
O Trapatoni não se deixou levar "muito" pelos adeptos.
Agora coloca-se uma questão que faz a diferênça: os adeptos, simpatizantes e principalmente os sócios pagam para ver a sua equipa ganhar.
No meu caso, se assitisse a um jogo do SLB e este perdesse por culpa deste ou daquele, iria-me sentir desiludido e arrependido por apostar numa coisa que não me tem vindo a satisfazer.
O futebol existe para o público e não o público para o futebol.

O problema

é que em Portugal está-se habituado a pensar em curto prazo. Por isso é que se começa a criticar um treinador muito antes que ele tenha tido tempo de pôr o que sabe em prática. Em Portugal é impossível um treinador permanecer tanto tempo num clube como acontece noutros países.

Esta questão das danças de treinadores é um reflexo do que é a típica mentalidade portuguesa - o que interessa é ter resultados já, mesmo que depois se venha a pagar por isso. E esta forma de pensar ultrapassa em muito o mundo do futebol, e observa-se em todas as esferas da vida portuguesa, desde a política até ao quotidiano da maior parte dos portugueses.

Cumprimentos.

Camacho ganhou uma taça de Portugal

e como já referi num artigo, só não foi campeão porque quem comandava o fcp nesses anos era Mourinho.

Não posso falar sobre os outros casos e mesmo sobre a imprensa só a on-line.

No caso de Ronald Koeman, parece-me ter uma proteção por parte dos media dez vezes superior à que teve Camacho e cinco a que teve Trappatoni.

É claro que ainda não perdeu nada, ainda está em todas as provas, mas também ainda não ganhou nada e se a equipa jogar o que jogou em 150 dos últimos 180 minutos para o campeonato, arrisca-se a ficar fora da taça de Portugal.

Já vi um caso semelhante a este.
Na altura, tive que engolir imensos sapos.

Frank Rijkaard no Barcelona, também começou muito mal, a equipa oscilou, não jogava futebol nem nada de semelhante, e, qual fada madrinha, ele ou alguém dentro do Barça (sim, porque ainda hoje suspeito que é Txiki Begiristain quem comanda as tropas), pôs a máquina a funcionar e o conjunto Catalão é hoje uma das melhores equipas da europa.

Também aqui gostaria de engolir sapos, mas duvido que tal venha a acontecer.

                                                                                                                              JPS

                                                                                           

Re:Koeman ganhou uma Supertaça de Portugal

Esta época ganhou a supertaça, não vale nada, mas é mais uma

As coisas valem pela importância

que lhe quisermos dar.

Uma taça, disputada em plena pré-temporada, com as equipas ainda à procura de definir um rumo, a mim, pessoalmente, não me merece grande relevo.

Mas isso é com cada um.

Com os meus cumprimentos,

                                                                                                          JPS

Eu não me importo

Trapattoni passou uma época inteira a ser criticado

Não é por voces me criticarem que irei voltar para a minha Paola, porque o relvado é para mim como aquele ditado;

«Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti»

Eheheheh

Por acaso...

acho que o Camacho está ao nível do Mourinho pk é um excelente comandante de homens ! O koeman já mostrou fraqueza nisso porque nunca devia ter substituído o quim pelo Moretto sem uma razão válida e isso causa mau-estar num balneário. O adriaanse falava muito em atacar e atacar e jogar muito bem e o que é certo é que contra o Braga o Porto estava a esmagar o adversário quando o treinador decide defender o resultado, achei absurdo. O Peseiro é um bom treinador mas é demasiado "bom", aquilo sempre se notou que ele mandava mas muito pouquinho lá dentro até eram os jogadores a decidirem quem marcava as penalidades. cumps

Incompetencia

A imprensa em Portugal e demasiado dura e critica quem nao deve na altura errada. Em Inglaterra, onde o futebol esta muito mais enraizado na cultura que em Portugal, so ha 3,4 paginas desportivas nos jornais. Aqui, temos 3 jornais distintos e concorrentes que precisam de encher as suas paginas com alguma coisa. Nao ha nenhum treinador que tenha formulas magicas para vencer e o equilibrio no jogo e as vitorias solidas so acontecem depois de muito trabalho e de paz para trabalhar.

Posto isto, nao entendo porque continuam a criticar Co Adriaanse. O sistema de 3-3-4 tambem nao me deixa relaxado ou confiante, mas nao e por isso que vou pedir a sua demissao, quando o FC Porto esta a 5 pontos da concorrencia e ainda so tem 2 derrotas. E pasmem-se: com 3 defesas o Porto tem menos golos sofridos que o Benfica com 4. Estes sao os factos.

Deixem-np(s) trabalhar!!!

Re:Incompetencia

mania de falar de inglaterra...

ja te deste ao trabalho de ler o q dizem essas 3 ou 4 paginas nos jornais ingleses???

bem e q nao dizem de certeza...

Camacho

Tava a gostar do teu comentário até á parte do Camacho.
Mas alguns treinadores que pouco ou nada ganharam merecem louvores de adeptos e imprensa - casos de Camacho, Paulo Bento

O Camacho ganhou uma taça de Portugal e só não foi campeão por causa do Super-Porto do Mourinho "The Special One". Mais que isso o Camacho devolveu alegria aos adeptos por ter construido uma equipa com garra, com querer, que ama jogar á bola.
Camacho devolveu a mistica ao Benfica, devolveu o tal "à Benfica".

Cumps!

O Rui alves?

Que o diga!!!