Liga: "Nunca afirmei que não haverá descidas", diz presidente | Relvado

Liga: "Nunca afirmei que não haverá descidas", diz presidente

Mário Figueiredo reafirma alargamento, mas quer "discutir todas as soluções com todos clubes".
 
Mário Figueiredo toma posse como presidente da Liga de Clubes (foto 1)
Lusa

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Mário Figueiredo, reforçou hoje, em declarações à Lusa, o propósito do alargamento do campeonato principal para 18 equipas, mas negou ter afirmado que não haveria descidas de divisão.

“Nunca afirmei - nem afirmo - que na atual época desportiva não haverá descidas de escalão na primeira e na segunda Liga”, disse o sucessor de Fernando Gomes, eleito no passado dia 12.

O dirigente insiste na defesa do alargamento “como uma solução para acrescentar valor a uma prova que tem tido sucesso internacional”.

Ressalvou, porém, o facto de estar “nos primeiros dias” de um mandato de dois anos e meio e a vontade de decidir em função da avaliação de “todos os cenários, para perceber os sinais dos associados, dos adeptos, do mercado e das empresas”.

Mário Figueiredo insistiu que “importa discutir todas as soluções com todos clubes”, pois a eventual alteração aos quadros competitivos “exige um amplo debate interno e uma decisão com apoio alargado”.

“É nesse debate e nesse amplo consenso que estou interessado”, sublinhou, revelando que não há necessidade de decidir até 31 de janeiro, conforme se chegou a ventilar.

O presidente da LPFP escusou-se, por isso, a avançar com prazos para o processo de alargamento ou formatos de competição a implementar, e concluiu: “O fortalecimento da indústria do futebol profissional é um objetivo de todos”.

Mário Figueiredo foi eleito presidente da Liga de clubes com 27 votos, contra 21 do seu oponente, António Laranjo, e no próprio dia, na tomada de posse, anunciou que o alargamento do principal campeonato seria o maior objetivo, a par das negociações dos direitos televisivos em bloco e a reconquista, em sede legal, dos direitos aos patrocínios das casas de apostas desportivas online.

I Liga:

Comentários [2]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

Perdeu Laranjo ganhou Banano

E a dúvidas responde...NIM.

Alargamento e descidas

Concordo que haja um alargamento para 18 equipas. No entanto eu creio que deveria haver descidas para as duas ultimas equipas da primeira liga e subida das primeiras quatro equipas da segunda liga.
E ainda defendo que, para os campeonatos futuros, deveria descer automaticamente as duas ultimas da primeira e subir automaticamente as primeiras duas da segunda liga e fazer uma liguilha com as 15ª e 16ª da primeira liga e as 3ª e 4ª da segunda liga, penalizando assim as ultimas quatro equipas da primeira e premiando as primeiras quatro da segunda liga.
Isto sim daria competitividade ás duas ligas Portuguesas, mas eu creio que as equipas que normalmente lutam para não descer não irão querer este sistema enquanto estiverem na primeira liga. É conveniente para elas o sistema actual, pelo menos enquanto estiverem na primeira.