Liga: FC Porto vence na Luz e reforça liderança | Relvado

Liga: FC Porto vence na Luz e reforça liderança

 


Liga: FC Porto vence na Luz e reforça liderança
O FC Porto venceu o clássico na Luz e aumentou para sete pontos a vantagem sobre o Benfica. Um lance individual de Ricardo Quaresma, que resultou num golo de trivela, resolveu o jogo. Fica assim consumada a primeira derrota dos encarnados em casa, após mais de 30 jogos. De registar que, para o campeonato, o Benfica já não perdia há mais de um ano. Quanto aos dragões, vitória justa que permite consolidar a liderança da Liga. De destacar ainda os três mil adeptos do FC Porto que, no Estádio da Luz, muito se fizeram ouvir.
No final do encontro, ambos os treinadores estavam de acordo quanto à justiça do resultado.

Jesualdo Ferreira revelou-se bastante satisfeito com o desempenho da sua equipa frente ao seu rival mais directo. «Ganhámos onde o Benfica não perdia há mais de 30 jogos e acho que o resultado foi justo», afirmou, acrescentando: «O FC Porto dominou e controlou o jogo na primeira parte».


Quanto ao segundo tempo de jogo, o treinador portista admite que os encarnados entraram mais fortes. «O Benfica pressionou muito na segunda parte, a minha equipa acusou alguma fadiga como consequência de uma semana muito intensa, mas fomos colectivamente muito fortes e ultrapassámos tudo isso com muita solidariedade».

Para terminar, Jesualdo Ferreira congratulou os jogadores pela exibição realizada: «Às vezes, é preciso perder para encontrar o caminho certo. Tenho de felicitar a minha equipa, que foi brava».


José Antonio Camacho assumiu o fraco desempenho dos encarnados, em particular nos primeiros 45 minutos. «Fomos menos espertos que o FC Porto, porque na primeira parte perdemos demasiadas bolas», declarou o técnico espanhol, que destacou o segundo tempo, o qual, de acordo com o próprio, «foi disputado quase sempre no meio campo do Porto».

Relativamente aos sete pontos que agora separam as duas equipas, Camacho apenas referiu que ainda falta muito para o campeonato terminar: «Estamos a trabalhar e vamos ver onde chegamos. Agora tudo depende do FC Porto mas há ainda muitos jogos para disputar».

De salientar que o próximo embate do Benfica é já esta terça-feira, na Ucrânia, frente ao Shakhtar, jogo que, em caso de vitória, assegura à formação encarnada um lugar na Taça UEFA. Para este encontro, Camacho garante que a sua equipa vai «dar o máximo».


Ricardo Quaresma afirmou que «é sempre especial ganhar ao Benfica» e, apesar de ter sido o autor do único golo da partida, destaca, acima de tudo, a vitória conquistada. «Foi um bom golo, que ainda não vi na televisão, mas o mais importante foi a vitória», referiu o número sete do FC Porto.

Em relação à vantagem consolidada na Liga, o jogador relembra a época passada, salientando que é necessário «continuar a trabalhar e, claro, continuar a ganhar».

«No ano passado tínhamos mais pontos e perdemos bastantes. No final andámos a discutir o campeonato com o Sporting, mas penso que este ano não vai acontecer isso», afiança.

Neste encontro registaram-se algumas lesões que deixaram marcas em três jogadores do FC Porto. Tarik saiu na segunda parte, com um hematoma na perna direita, e Ricardo Quaresma, também substituído depois do intervalo, apresenta-se com uma contusão na coxa esquerda.

Pedro Emanuel, para além de um forte hematoma na cara, teve de levar cinco pontos, depois de um lance disputado no ar com Cristián Rodriguez.

Imagens: Lusa

I Liga:

Comentários [133]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

A meu ver...

O destino do jogo começou a ser traçado na 4a feira na eliminatória da CL... Com o Benfica a ser obrigado a correr 90minutos e com a carne toda no assadouro era normal que ontem não se apresentassem ontem em campo com frescura física! -Quanto ao jogo em si vi um porto que dominou a primeira parte e pelo que fez mereceu ganhar! Depois foi jogar á Jesualdo,ou seja jogar na retaguarda,espreitando o contra ataque e acabar com os cojones na mão!!! Uma nota final e a meu ver a mais significativa: o comportamento das claques azuis e brancas no estádio onde foram altamente criticados ( e com razão). Um apoio incansável há equipa,chegou a parecer que jogavamos em casa!

Re: Liga: FC Porto vence na Luz e reforça liderança

Penso que ficou claro ontem a noite a diferença existente entre as duas primeiras equipas do Campeonato Nacional. Um Benfica que embora tenha mais jogadores e com maior qualidade do que a dois/três anos atrás não tem ainda um fio de jogo claro e uma disciplina táctica sólida. Vinha beneficiando de lances de bola parada para fazer golos ou de erros graves do adversário mas sem nunca convencer. Quanto ao Porto é uma equipa que tem surpreendido e passo a explicar porquê. Acabou a época passada campeão perdendo muitos pontos no final, a certa altura duvidava-se e ainda se duvida das capacidades de Jesualdo para estar a frente de equipa mas o facto é que acontece o mesmo que com Scolari na Selecção, não gostam mas o que conta é resultado final e esse está a vista de todos. Tive algumas duvidas também quanto as capacidades de Jesualdo mas o facto é este, ganhar na Luz não é fácil e o Porto não só ganhou o jogo como não sofreu golos. Tenho notado também que o Porto, beneficiando do momento de forma de alguns dos seus melhores jogadores, tem conseguído uma superioridade a meio-campo muito boa, em quase todos os jogos, com uma qualidade de passe acima da média e joga um futebol muito apoiado, ou seja, este Porto de agora é melhor que o da época passada, penso que isso é notório. Se as coisas correram assim podemos ver um Porto "agradável" não só internamente como na Champions. Sete pontos de vantagem que por esta altura significam muito pouco mas que coloca pressão em quem vem atrás.

Re: Re: Liga: FC Porto vence na Luz e reforça lide

Comentário moderado com "Interessante" mesmo se continuo a ter enormes dúvidas sobre as capacidades de Jesualdo Ferreira e não é por um jogo, em que esteve bem, que essas dúvidas se desvanecem!

Camacho e a visão distorcida dos factos

“Acho que não foi uma derrota justa, mas somos uma equipa mais inexperiente." Cara**, do onze inicial do FCP, só 3 nasceram na década de 70!!! No slb 7 nasceram na década de 70!!! A equipa do FCP é MUITO MAIS JOVEM do que a do slb! Factos são factos! Sr. Camacho reveja os factos se faz o favor!!!

quando ele diz inexperiencia NADA tem a ver com

a idade mas sim com a experiencia internacional,nos jogos intercionais como a liga campeoes e seleccão nacional a equipa do fcp é mais jovem que a equipa do slb mas tem mais experiencia internacional ser mais velho nao quer dizer nada porque por exemplo ha muitos jogadores veteranos a jogar na liga vitalis ou nas distritais mas nao tem mais experiencia internacional que os jogadores do fcp certeza que sao muito mais jovens

LOL!!!

Não vás por aí... a inexperiência não é só na idade. O Benfica é uma equipa jovem no sentido global da palavra. É uma equipa que foi formada este ano. Tem potencial para crescer a nível técnico, mas neste moemnto o que faltou ao Benfica foi estofo psicológico para dizer a eles próprios que eram capazes de ganhar ao Porto. O mais engraçado nisto tudo foi que tirando o Petit e o Quim todos os outros mais "velhos" foram aqueles que mais desiludiram. A meu ver o rei da desilusão ontém foi Katsouranis. Este desde que David Luiz regressou à defesa não tem encontrado o seu lugar no meio-campo e isso reflecte-se em, bolas perdidas, timings de soltar a bola imperfeitos,... Mas, nada se pode tirar quanto ao mérito do Porto em vencer o jogo de ontém, até porque o Porto a meu ver tem o mérito de subir a parada de exigência dos clubes em Portugal. Contudo, gostaria de salientar que no site O'Jogo dá para ver os lances de perigo das duas equipas e modestía a parte, tirando o golo, o Benfica foi em todo o encontro aquela equipa que poderia ter marcado mais golos. Pelo menos dá-me essa ideia pelos lances, isto porque não vi a 1ª parte do jogo contra o Porto. Só para tu veres, o Nuno Gomes teve nos seus pés e cabeça 3 oportunidades, um para o pé direito, outro para o pé esquerdo e outro para a cabeça e não concretizou nenhuma. Cumprimentos Futebolísticos!

tambem acho....

Apesar de ser verdade q temos clubes de 2a linha muito fraquinhos, eu acho q tu tens muita razao.... dpois d ser campeao europeu, as 5-6 melhores equipas portuguesas tem vindo a melhorar a nivel d qualidade aos pouqinhos e principalmente a nivel d mentalidade e exigencia...concordo plenamente.

Off topic- parece que afinal no Slb há 2 maestros:

O Rui Costa e este aqui. podem vê-lo a actuar a dirigir a orquestra a partir dos 20 segundos do video.

Re: Off topic- parece que afinal no Slb há 2 maest

nada disso. O 2º maestro é o Quim com as seus pontapés de baliza, sempre a acabarem nos pés do adversário...

Re: Liga: FC Porto vence na Luz e reforça liderança

Este é o clássico dos clássicos. Desde há vários anos que um Benfica-FCPorto ou vice-versa atrai as atenções daqueles que gostam de futebol. Para mim, ultrapassa claramente um derby da segunda circular, e ontem não foi excepção. Estes são os jogos pelos quais os adeptos das duas equipas anseiam ano após ano, e como foi dito primeiro pelo Adriaanse e agora pelo Camacho, vencer o rival tem sempre um gostinho especial! Eu também não fujo à regra, e sair do estádio da Luz com uma vitória é sempre sinal de contentamento. Do jogo já foi tudo dito, as duas equipas estiveram à altura de um grande espectáculo de futebol, a Luz registou a maior enchente da época e é impossível ficar indiferente à presença maciça dos adeptos naquele estádio, afinal a maior força do Benfica. Talvez devido aos jogos a meio da semana para a Champions, com resultados negativos para ambas as equipas (uma com uma pesada derrota, outra afastada dos oitavos da Champions), as habituais trocas de palavras entre os dirigentes dos dois clubes deram lugar a um silêncio muito favorável ao futebol. Não houve casos de distúrbios antes do jogo e mesmo a colocação das claques azuis e brancas não foi desta vez contestada. De resto, um dos melhores clássicos dos últimos tempos. O FCPorto foi melhor, mostrou mais clarividência, mas até ao apito final reinou sempre a indecisão no resultado. FORÇA GRANDE PORTO

Está tudo dito

Excelente sumário do jogo e do fim de semana. Subscrevo.

Re: Re: Liga: FC Porto vence na Luz e reforça lide

Bom comentário moderado com "bem escrito"! Estou de acordo contigo e o facto de os dirigentes não terem querido ficar com o protagonismo nos dias que antecederam o jogo foi muito benéfico para o encontro e para o ambiente que o rodeou! Cumprimentos!

Vitória justa...

O FC Porto foi melhor e ponto final. O Benfica não jogou nada, nem consigo dizer um jogador do meu clube que tenha estado bem, salve provavelmente o Quim! O meio campo não apareceu, foi certamente dos piores jogos que já vi do Rui Costa e Katsouranis, o Petit corria apenas desorientado de um lado para o outro... E quando o meio campo não funciona, não há milagres... Aproveito como ontem não tive oportunidade de passar pelo relvado, de dar os meus parabéns ao FC Porto e seus adeptos (tirando aqueles habituais fanáticos de claque com aqueles cânticos que devem inclusive envergonhar qualquer bom portista.) Quanto ao Benfica a partir de agora, vai ter que pensar no que anda a fazer. A Taça da Liga já se foi, a Taça UEFA depende de uma vitória no próximo jogo e o campeonato depois de uma recuperação volta a complicar-se... A Camacho deixo algumas perguntas: - Até quando o Luis Filipe será titular?! - Até quando terás dúvidas no sistema de jogo a utlizar?! - Até quando Cardozo no banco?! E como diria alguém que anda por estas bandas do futebol... "E o burro sou eu?!" xD cumps

Re: Vitória justa...

Quim, foi enorme .Uma exibição de mão cheia. Não percebo , porque não é o Gr. da selecção. Cumps.

Re: Vitória justa...

Como adepto do Porto obrigado pelos parabéns! O meu comentário é apenas para te dizer que os cânticos não são muito diferentes de um clube para o outro! Claro que lamento as imbecilidades que saem dos adeptos do meu, mas coros como "Em cada tripeiro há um paneleiro" e outros semelhantes, ainda ontem audíveis nos adeptos do teu não permitem fazer qualquer diferença entre um e o outro! Digamos simplesmente e infelizmente que em ambos os clubes (nos outros também) há maus adeptos que envergonham os seus clubes! Cumprimentos!

Re: Re: Vitória justa...

Não tenhas dúvidas. Adeptos desses há em todos os clubes. Adeptos desse género no meu clube para mim não são verdadeiros adeptos. O verdadeiro adepto é aquele que apoia incondicionalmente a sua equipa respeitando sempre o seu adversário. A ti dou-te os parabéns por seres aqui no relvado dos melhores relvas portistas. cumps

Essa invocação do Scolari...

... foi mesmo a "cereja em cima do bolo"! LOL Mas, First, olhando para os lances importantes do Benfica e do Porto (podes ver no site de O'Jogo) facilmente contabilizarás mais lances de perigo do Benfica. Eu pelo menos contabilizei 3 lances de gol claros protagonizados por Nuno Gomes e quando assim é, o Camacho até pode dizer que a culpa foi de o Benfica não ter marcado, que até tem a sua razão. Cumprimentos Futebolísticos!

Re: Essa invocação do Scolari...

Aquele em que o Nuno Gomes atira contra o Pedro Emanuel a bola era capaz de sair pela linha lateral tal foi o desacerto do remate. Os restantes sim, houve grandes defesas do Helton.

É verdade!!

Mas o que interessa é que ele desmarcou bem e apareceu isolado. Falta-lhe mais sangue felino para concretizar! Cumprimentos Futebolísticos!

Re: É verdade!!

Nao me fales em sangues felinos ....

Lol! Tu percebeste-me...

... se o Nuno Gomes fosse mais aguerrido como um "Tigre" seria um sr. ponta-de-lança, agora como não é... é mais um jogador importante mas nada de transcendental. Cumprimentos Futebolísticos!

Análise ao jogo...

...Como benfiquista quero começar por endereçar aos portistas os meus sinceros parabéns. Pela vitória e pelos 7 pontos de avanço no campeonato. Em relação ao jogo já se disseram aqui no Relvado muitas coisas. Vou começar pelo árbitro, porque, tal como refere o Sartor, já se falaram aqui em 3 pénaltis (lol). Na minha opinião, e depois de passar os olhos pelos jornais e sites desportivos, há 2 erros da equipa de arbitragem, que acabam por não influenciar o resultado: 1º a falta de David Luiz sobre Lucho, que era claramente merecedora de cartão amarelo; 2º uma falta de Bruno Alves sobre Cristian Rodriguez junto à área portista que o árbitro virou ao contrário (Rodriguez não saltou, mas não é obrigado a faze-lo!). De resto pequenos erros, porque Não há pénalti sobre Lisandro! (ver análise feita pelo tribunal do jogo, a qual partilho. Mas cada um pode ter a sua opinião!) Agora em relação ao jogo. As duas equipas apresentam esquemas tácticos semelhantes, com a nuance do meio campo do Porto ser mais táctico e sólido: Lucho é mais novo e dá mais consistência defensiva do que Rui Costa. O Benfica entrou bem, e falhou a primeira grande oportunidade! O Porto começou a controlar o jogo e a criar oportunidades. Numa delas, com naturalidade surge o golo de Quaresma, onde David Luiz foi facilmente batido (até calha bem depois de um artigo que gerou tantas diferenças de opinião sobre o jogador. Na minha opinião não é este lance que retira qualidades ao excelente central que é David Luiz. É com os erros que se aprende e que se vai crescendo, pena ter sido com o Porto. Aliás tirando este lance e a entrada sobre Lucho fez um jogo bom, com cortes importantes, ...lembro um em que Lisandro ficaria isolado. Por duas ou três vezes saiu a jogar, e tentou lançar a equipa de trás. Para quem o crucificar pelo lance do golo, não se esqueçam da fífia de Bruno Alves, que não deu golo porque Hélton esteve a bom nível. E se tivesse dado? Deixava de ser um central para a selecção?) Continuando com a análise ao jogo, o Benfica entra na 2ª parte como fez na 1ª: grande oportunidade de golo, com Nuno Gomes a permitir defesa de Hélton. Até ao final do jogo vimos um Porto muito táctico/defensivo, a ter 1/2 oportunidades (se foram mais peço desculpa!) para matar o jogo em contra-ataque, e com o Benfica a tentar com o coração chegar ao golo. Teve algumas hipóteses, remates de Petit, Nuno Gomes, Adu, mas nada que desse em golo. Nos últimos minutos o Porto esteve muito bem a controlar a bola e a segurar a vitória. Assim sendo acaba por ser justo o resultado e a vitória do Porto, como também seria o empate. Contudo foi uma vitória da táctica sobre a alma e o coração encarnado. Mais uma vez parabéns! Aos benfiquistas uma mensagem: não vamos desanimar. 7 pontos é uma diferença grande e difícil de recuperar, mas no futebol não há impossíveis. Há que retomar a série de vitórias e continuar com apoio à equipa! Vamos ter fé já para 3ª Feira! FORÇA BENFICA!

Re: Análise ao jogo...

Bom comentário! Como tenho pontos, vai um "bem escrito" até pelo Sartor!

Re: Análise ao jogo...

refresca-me a memória desse comentário (dos três penalties-lol) se fazes o favor?

Re: Re: Análise ao jogo...

Estava a referir-me ao que o Srtor disse. Que ontem um benfiquista tinha dito que ficaram 3 penalties por marcar a favor do Benfica.

Em que planeta é que andas?????

Não há penalty?????? porra é só ver as imagens!

Re: Em que planeta é que andas?????

Não há pénalty para mim, e para nenhum dos 4 árbitros que compoem o Tribunal do Jogo! Benvindo à Terra!

Re: Re: Em que planeta é que andas?????

Sabes porque é que "não há" pénalti sobre o Lisandro?.. Porque os fdp dos gajos da sporttv só mostraram imagens a 100 metros de distância! Já o pseudo-pénalti sobre o Di Maria foi analisado em super-zoom e de 3 ou 4 ângulos diferentes. Consegues perceber a diferença?.. cumps

Re: Re: Re: Em que planeta é que andas?????

Não há penalti porque não há qualquer falta, percebes? vão os dois jogadores a disputar a bola e caem os dois sem falta. Que mania de inventarem, nem quando todos os críticos (não os de bancada) dizem que não.

Re: Re: Re: Re: Em que planeta é que andas?????

Admito que possa não haver pénalti mas não é com as imagens disponíveis que foram disponibilizadas pela sporttv que se poderá esclarecer isso. Penso que é óbvio para qualquer um tratamento diferenciado por parte da realização que fizeram do lance de lisandro e di maria. Ou achas que não?