Liga: Clubes discutem castigos mais duros para a corrupção | Relvado

Liga: Clubes discutem castigos mais duros para a corrupção

 

A AG desta segunda-feira, no Porto, promete ser longa e com muita discussão. Com os casos "Apito Dourado" e "Apito Final" ainda a ferverem na actualidade do futebol português, os clubes serão chamados a votar a nova proposta disciplinar da CD. Os castigos mais severos que a CD liderada por Ricardo Costa pretende impor poderão não suscitar a unanimidade dos emblemas.Entre as medidas previstas na proposta de alteração ao actual Regulamento Disciplinar está a pena de exclusão das competições profissionais para os clubes que corrompam a equipa de arbitragem, além de multa que pode ir até aos 200 mil euros. A corrupção tentada será sancionada com a descida de divisão, além das sanções pecuniárias adicionais.A CD pretende também introduzir nas normas disciplinares a infracção de tráfico de influências, que não está prevista no actual Regulamento. Neste caso os clubes que usem o poder dos seus dirigentes para obterem favores incorrem na pena de despromoção ou na perda de 18 pontos e derrota no jogo ou jogos influenciados quando estiver em causa a forma tentada de influência. Os dirigentes desportivos arriscam suspensões de um a cinco anos.Já quanto aos casos de corrupção, a CD quer impôr a suspensão dos dirigentes infractores por um período de dois a 10 anos.Em debate na AG estará ainda a ideia de punir os clubes com salários em atraso com a perda de pontos já a partir da próxima época.
A impossibilidade de inscrição dos emblemas com incumprimentos salariais será igualmente analisada.Susana Valente

I Liga:

Comentários [12]

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Guardar configuração" para activar as suas alterações.

o mais chocante

nito tudo, é apenas 2, repito 2 dos clues votarem a favor.... há coisas que sinceramente não compreendo

Para mim os pontos para melhorar esta liga:

  • Gestão empresarial, ceder os direitos desportivos, de imagem, enfim tudo, a uma empresa que possa gerir a competição de forma profissional e independente e que rentabilize o produto chamado futebol português. Talvez assim, houvesse menos compadrio, não?
  • Maiores penas? Penso que não se pode distinguir a tentativa da consumação, porquê? Porque assim, estamos a ceder que os clubes podem tentar... para mim a diferença é nula! Pergunto-vos, o que seria pior: o vosso melhor amigo perguntar à vossa mulher para "comerem" ou apanhares eles a "comerem"?
  • Situação dos clubes que não pagam aos jogadores, tem de ser claramente um tema;
  • Número crescente de jogadores estrangeiros deve ser debatida, até porque há uma questão social inerente ao futebol, daí terem os apoios estatais e camarários!
  • Número de jogadores emprestados a clubes do mesmo escalão, deve ser debatido urgentemente. Prevejo um deterioramento dos clubes mais pequenos se não for revisto estas políticas.
  • Cumprimentos Futebolísticos!

    Re: Para mim os pontos para melhorar esta liga:

    eh a 1a vez k vejo em ti 1 comentário tão +-

    Reparem como as coisas se fazem!

    Vão colocar à aprovação temas como a corrupção, tráfico de influências, coacção, salários em atraso e respectivas penalizações tudo no mesmo pacote. Claro que poucos se atreverão a votar contra a corrupção e quejandos mas, ao colocar a questão dos salários em atraso conjuntamente na mesa, vai dar origem a que não se aprove nada. E porquê? Porque nesta questão inúmeros argumentos se poderão levantar contra (fundamentados ou não) mas tudo servirá para, encapotadamente, não aprovar as outras questões! É assim que se fazem as coisas em Portugal e no futebol português e só assim se compreende como é que a coacção tem uma pena mais pesada do que a corrupção na forma tentada. Oxalá me engane mas daqui não vai sair nada ou vai sair uma merda qualquer aplicável daqui a 10 épocas e com tantas ressalvas que ficará tudo na mesma. Curioso de ver será a posição do FCPorto em relação a este novo Regulamento já que nada deverá ter a opôr em relação à questão dos salários em atraso. Cheira-me que, com a desculpa de não querer dar paleio institucional a Ricardo Costa, não vão estar presentes ou vão sair antes da votação!

    Re: Reparem como as coisas se fazem!

    vou tirar o curso de arbitro mas so para apitar odos dos corruptos la vale a pena = quinhentinhos

    gostava de saber o que defende o FCP

    Re: gostava de saber o que defende o FCP

    JUSTIÇA!

    Re: gostava de saber o que defende o FCP

    essa foi a melhor trata-te nao vais longe loooooooooooooooooooool

    ...

    Casa assaltada, trancas na porta... *Nito*

    Re: ...

    Exactamente...

    Re: ...

    apenas faltou dizer que quem "assaltou" a casa foram os proprio donos (clubes), todos sem excepção, porque foram eles que aprovaram o antigo regulamento disciplinar, bem como aprovará este novo regulamento. É que quem le alguns comentarios que aqui se escrevem, ate parece que os regulamentos foram aplicados por uma qualquer entidade obscura a soldo de alguem,

    Re: Liga: Clubes discutem castigos mais duros para a corrupção

    E punir os arbitros que aceitem ou estejam envolvidos em corrupção? quer dizer um arbitro recebe um envelope... e aceita... nada lhe acontece?

    Re: Liga: Clubes discutem castigos mais duros para a corrupção

    então não acontece? levou 6 anos de suspensão, enquanto o " banqueiro" que lhe deu o dinheiro nada lhe vai acontecer. o clube perdeu 6 pontos e ele vai andar por aí